Insubordinaçao no Exercito?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

Insubordinaçao no Exercito?

#1 Mensagem por Einsamkeit » Dom Jul 17, 2005 8:20 pm

Venho aqui ver se muitos compartilham da minha opiniao, Soldados que nao respeitam Superiores e por ai vai, um soldado amigo meu chingou o coronel de sua base e nao lhe ocorreu nada, ele me conta historias de oficiais sendo humilhados e tudo mais por pessoas de patente menor, e de historias de soldados, cabos e sargentos maltratanto praças, Duvido que antes era assim, o que esta Havendo no Exercito?

Muitos Militares reclamam que a policia "se passa" com eles, vendo que é do exercito ja vai dar uma dura, alguem aqui ja sofreu com isso?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Mas aí não é mole...

#2 Mensagem por Túlio » Dom Jul 17, 2005 10:37 pm

:shock: Bom, não chego a duvidar, e por uma boa razão: aqui no Sul, fomos (des)governados pelo PT e tive a oportunidade de presenciar um capitão da BM a passar uma descompostura num coronel em uma reunião entre todos os escalões da Segurança Pública para a chamada Operação Verão, em 2000 ou 2001, não tenho certeza. Alguns amigos disseram, ante meu choque, que isso estava se tornando comum, o PT só aprecia a Disciplina quando é dirigida a seus cupinchas. O resto é resto...




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Mas aí não é mole...

#3 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Jul 18, 2005 12:52 am

tulio escreveu::shock: Bom, não chego a duvidar, e por uma boa razão: aqui no Sul, fomos (des)governados pelo PT e tive a oportunidade de presenciar um capitão da BM a passar uma descompostura num coronel em uma reunião entre todos os escalões da Segurança Pública para a chamada Operação Verão, em 2000 ou 2001, não tenho certeza. Alguns amigos disseram, ante meu choque, que isso estava se tornando comum, o PT só aprecia a Disciplina quando é dirigida a seus cupinchas. O resto é resto...



Boa noite a todos,

Na minha opinião, o problema não é o direcionamento ideológico, nem tão pouco político e sim as condições de trabalho ruíns, os baixos salários e a total obsolência das ferramentas de trabalho. Tudo isso, leva a uma total falta de perspectiva que geram problemas que afetam, diretamente, a moral e conseqüentemente a disciplina da tropa.

Abraços.




Avatar do usuário
kobra
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 270
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 4:26 pm
Localização: São Paulo-Brasil

#4 Mensagem por kobra » Seg Jul 18, 2005 2:11 am

Muitos Militares reclamam que a policia "se passa" com eles, vendo que é do exercito ja vai dar uma dura, alguem aqui ja sofreu com isso?



isso é um absurdo onde se viu um policinha de m...... desacatar um oficial do exercito,o exercito é a autoridade máxima do país e sempre será.. :evil:




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5240
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Insubordinaçao no Exercito?

#5 Mensagem por delmar » Seg Jul 18, 2005 9:45 am

Einsamkeit escreveu:Venho aqui ver se muitos compartilham da minha opiniao, Soldados que nao respeitam Superiores e por ai vai, um soldado amigo meu chingou o coronel de sua base e nao lhe ocorreu nada, ele me conta historias de oficiais sendo humilhados e tudo mais por pessoas de patente menor, e de historias de soldados, cabos e sargentos maltratanto praças, Duvido que antes era assim, o que esta Havendo no Exercito?

Muitos Militares reclamam que a policia "se passa" com eles, vendo que é do exercito ja vai dar uma dura, alguem aqui ja sofreu com isso?


Einsamkeit, afirmo, sem necessidade de conhece-lo pessoalmente, que teu amigo soldado é um faroleiro. Tipo peão de obra que, tomando umas birita num boteco depois do trabalho, fala grosso "hoje botei o dedo na cara do mestre-de-obra e disse umas verdades!". E bota faroleiro, foi chingando logo o coronel, passando por cima do sargento, tenente, capitão e major. Por fim, na atual estrutura militar, o soldado só conhece o coronel comandante de longe.
Sempre residi, no interior do RS, em cidades com unidade militares e, desde sempre havia brigas entre milicos e brigadianos (PM) principalmente em festas e bailes populares e na zona de prostituição. Os milicos se proclamavam "federais", tropas de "1ª linha" contra os brigadianos que eram "forças auxiliares". Da discussão para a paulera era um passo. A coisa continua da mesma maneira, faz parte da tradição.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#6 Mensagem por talharim » Seg Jul 18, 2005 10:23 am

Ricardo Rosa escreveu:
Boa noite a todos,

Na minha opinião, o problema não é o direcionamento ideológico, nem tão pouco político e sim as condições de trabalho ruíns, os baixos salários e a total obsolência das ferramentas de trabalho. Tudo isso, leva a uma total falta de perspectiva que geram problemas que afetam, diretamente, a moral e conseqüentemente a disciplina da tropa.

Abraços.


Concordo plenamente.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#7 Mensagem por Guerra » Seg Jul 18, 2005 10:39 am

Einsamkeit, o que o delmar disse é uma verdade. Toda vez que alguem vem conversar comigo sobre quartel tem sempre um historia sobre um soco na cara do sargento, dedo na cara do tenente e por ai vai. Problemas de disciplina sempre existiu, tanto que foi preciso criar um regulamento para assunto. Por incrivel que pareça é possivel enquadrar qualquer transgressão de um militar pelo regulamento, isso prova que todas as trangressões ja foram praticadas um dia, mas algo tem acontecido na parte de justiça no EB e isso esta de certa forma afetando a parte disciplinar. Eu tenho minha tese sobre essas mudanças que o EB vem passando. Na decada de 30 o Brasil passou por algumas turbulencias, depois veio a 2 GM, logo em seguida a guerra fria e paralelo a isso o governo militar e mais um periodo conturbado da historia. O regulamento do EB passou todo esse periodo praticamente sem mudanças por motivos obvios. Ate ai tudo bem, mas o problema surgiu depois da constituição de 88. Era obvio que um regulamento que passou por todo esse periodo conturbado tinha que passar por mudanças e se adaptar a nova constituição, mas isso não foi feito. Os militares continuaram sendo enquadrados nesse regulemento ate que um dia um militar resolveu procurar seus direitos baseados na constituição. O EB começou a perder feio, e no meio dessa confusao, começou a aparecer os “excessos do outro lado”.
Eu acho que ainda vamos ver alguns cenões por ai, porque o EB esta fazendo as mudanças de acordo que vai “apanhando”, assim como vamos ver muito militar indo preso por achar que liberou geral, e não é bem assim. Na minha opinião o EB precisa mudar um dos pilares da instituição. De hieraquia e disciplina para hierarquia e justiça.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Wagner L Carvalho
Júnior
Júnior
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 22, 2005 9:32 pm
Localização: Brasilia

#8 Mensagem por Wagner L Carvalho » Seg Jul 18, 2005 10:50 am

Tenho um primo que qd serviu em Porto Velho-RO, Acho que foi no exército... não sei. Bom isso não vem ao caso. Teve um dia que um superior deu um tapa na cara dele. Meu amigo não deu outra. O sujeito levou um coro, foi preciso 4 pessoas pra tirar meu primo de cima dele. No final da história meu primo foi expulso... Fazer o quê né? Sujeito esquentado esse meu primo. :D

Abraços,

Wagner




Avatar do usuário
- R O T A -
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Jul 18, 2005 12:33 am
Localização: Porto Alegre - RS

#9 Mensagem por - R O T A - » Qua Jul 20, 2005 1:26 am

Uma coisa que deve colaborar pra algums situações em que oficiais fracos aceitam essas coisas é o fato de o EB estar meio ocioso, é muito manual, muito método, muito papel e pouca ação. Além do Estado estar sempre pejorando as FA.
Só vou entrar no EB em razão dos péssimos salários da Brigada Militar (polícia estadual do RS).
Se não fosse por isso, seria brigadiano com certeza (como muitos oficiais da minha família). O que quero dizer é que acho muito mais ÚTIL ser policial do que milico. O EB é legal, tem seu valor, mas na hora que o bicho pega é a PM que resolve, no pau ou não. Nada pessoal.
Mas infelizmente aqui não dá pra sustentar a família com salário de policial, então...

Desculpa a fugidinha do assunto, mas tive que dar minha opinião.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 20, 2005 2:00 am

Uma coisa que deve colaborar pra algums situações em que oficiais fracos aceitam essas coisas é o fato de o EB estar meio ocioso, é muito manual, muito método, muito papel e pouca ação. Além do Estado estar sempre pejorando as FA.


O Exército não está ocioso. Há unidades com diferentes graus de capacitação e prontidão. Eu moro perto da BDA PQDT, da janela do meu apartamento posso ver os treinamentos de salto, dizer que estão "ociosos" é sacanagem. Há trabalho mas, claro, não estamos em guerra, então o trabalho das FFAA de maneira geral não é aparente. Você não tem na imprensa um interesse sobre o tema, então fica mais complicado ainda. Soma-se a isso a restrição orçamentária criminosa que faz diminuir os treinamentos, etc.

Só vou entrar no EB em razão dos péssimos salários da Brigada Militar (polícia estadual do RS).
Se não fosse por isso, seria brigadiano com certeza (como muitos oficiais da minha família).


Os salários no EB não estão lá essas coisas também...

O que quero dizer é que acho muito mais ÚTIL ser policial do que milico.


São profissões diferentes. Não tem como entrar nesse mérito. Na atual conjuntura, segurança particular é mais útil que a polícia. Quem é mais útil, o cardiologista ou o neurologista?

O EB é legal, tem seu valor, mas na hora que o bicho pega é a PM que resolve, no pau ou não. Nada pessoal.


Depende. Que bicho? Bandido comum? Realmente é PM que resolve, e não faz mais que sua obrigação porque ela existe pra isso. Agora, será que a PM com seu armamento, seu treinamento, consegue resolver quando o "bicho pega" na fronteira com a Colômbia? Cada um na sua. Não se mistura alhos com bugalhos...

Mas infelizmente aqui não dá pra sustentar a família com salário de policial, então...


Então você vai para uma carreira para a qual não tem vocação nem gosta? Talvez seja o caso de pensar um pouco mais. Nada pessoal. :wink:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
- R O T A -
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Jul 18, 2005 12:33 am
Localização: Porto Alegre - RS

#11 Mensagem por - R O T A - » Qua Jul 20, 2005 1:05 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Uma coisa que deve colaborar pra algums situações em que oficiais fracos aceitam essas coisas é o fato de o EB estar meio ocioso, é muito manual, muito método, muito papel e pouca ação. Além do Estado estar sempre pejorando as FA.


O Exército não está ocioso. Há unidades com diferentes graus de capacitação e prontidão. Eu moro perto da BDA PQDT, da janela do meu apartamento posso ver os treinamentos de salto, dizer que estão "ociosos" é sacanagem. Há trabalho mas, claro, não estamos em guerra, então o trabalho das FFAA de maneira geral não é aparente. Você não tem na imprensa um interesse sobre o tema, então fica mais complicado ainda. Soma-se a isso a restrição orçamentária criminosa que faz diminuir os treinamentos, etc.

Só vou entrar no EB em razão dos péssimos salários da Brigada Militar (polícia estadual do RS).
Se não fosse por isso, seria brigadiano com certeza (como muitos oficiais da minha família).


Os salários no EB não estão lá essas coisas também...

O que quero dizer é que acho muito mais ÚTIL ser policial do que milico.


São profissões diferentes. Não tem como entrar nesse mérito. Na atual conjuntura, segurança particular é mais útil que a polícia. Quem é mais útil, o cardiologista ou o neurologista?

O EB é legal, tem seu valor, mas na hora que o bicho pega é a PM que resolve, no pau ou não. Nada pessoal.


Depende. Que bicho? Bandido comum? Realmente é PM que resolve, e não faz mais que sua obrigação porque ela existe pra isso. Agora, será que a PM com seu armamento, seu treinamento, consegue resolver quando o "bicho pega" na fronteira com a Colômbia? Cada um na sua. Não se mistura alhos com bugalhos...

Mas infelizmente aqui não dá pra sustentar a família com salário de policial, então...


Então você vai para uma carreira para a qual não tem vocação nem gosta? Talvez seja o caso de pensar um pouco mais. Nada pessoal. :wink:



Grato, mas para criar uma família nem sempre podemos priorizar nossos valores ideológicos. Às vezes é necessária uma análise mais fria, sobre salários e plano de carreira mesmo. Não sei onde tu moras, mas aqui a PM é muito mal remunerada (2ª pior remuneração do país) e mesmo assim é a menos corrupta. Também fiquei sabendo que o EB tem sofrido cortes severos no seu orçamento, uma administração após outra.
Ok, me expressei mal quanto à utilidade. O que quis dizer é em tempos de paz, em situações de crise comum.
E se tu fores milico com certeza entenderá o que quero dizer com "ociosidade". Ficar 12h no quartel fazendo faxina, dormindo e fazendo guarda não é exatamente a Infantaria que eu esperava.
Enfim, como tu disseste - e muito bem -, cada um tem seu papel, em âmbitos diferentes, com qualidades e falhas técnico-administrativas distintas. Impossível compração direta.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#12 Mensagem por Guerra » Qua Jul 20, 2005 1:19 pm

Rota, você é o cara que o EB esta precisando. Faça o concurso da ESA no final do ano mete um PQDT no peito e pede para ir para brigada PQDT ( a falta de sgt e Oficiais lá é eterna). No EB tem gente ociosa sim, mas fica quem quer.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8829
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

#13 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jul 20, 2005 3:32 pm

Pessoal a ociosidade foi um dos motivos que fez com que eu pedisse baixa da FAB, pra mim não adinatava ficar numa unidade que só mostrava sua face guerreira em formaturas, e durante todo o ano ia pra base pra ficar ouvindo rádio e olhando tv o dia inteiro, uma unidade de infantaria que só via armas no dia de tirar serviço e que sequer tinha um suspensório pra dar ao soldado e o pior que não se preocupa com a situação vergonhosa em que se encotra, eu sentia um orgulho enorme em usar meu uniforme, mas quando as pessoas me perguntvam o que a infantaria da BASM fazia eu era obriado a dizer: NADA ALEM DE TIRAR SERVIÇO, a maioria de meus colegas se comformava e até gostava dessa ociosidade, mas eu não, tive que comprar todo o meu material (cinto NA, porta carregadores de fuzil e pistola, suspensório e coldre) pq na base não tinham e qdo tinham era pra ser uasado só em formaturase, e ainda tinha que aturar brincadeirinhas dos outros que me chamavam de sr operacionalidade e de rambo, ja no BINFA-E de canoas a coisa é diferente os terinamentos são constantes e o pessoal é bem equipado, por isso agora decidi entar para o EB, quero ver se for aprovado na ESA após a escola faço alguns cursos pois pretendo chegar a entrar nas FE's.


Um abraço e t+ :D




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#14 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jul 21, 2005 5:46 pm

SGT GUERRA escreveu:No EB tem gente ociosa sim, mas fica quem quer.



Boa tarde a todos,

Concordo, escolhe quem quer, fica quem quer, veste a camisa quem quer e sai quem quer. A lógica é bem simples.

Abraços.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#15 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 21, 2005 11:47 pm

Mais o Militar é apenas mais um na sociedade, nao tem mais sua posiçao destacada como antes, como salvaguarda do modo de vida nacional, nao tem seu belo uniforme para envergar e se destacar, sao apenas uniformes timidos, salarios timidos e performance idem.
Isso pra mim é falta de culhoes, que façam panelaço com Tanques, que nao fiquem estudando e ganhando uma miseria enquanto os INUTEIS dos deputados que nao fazer porra nenhuma ganham milhoes de reais.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder