SICONTA (em suas mais variadas versões)
Enviado: Sáb Jul 09, 2005 2:41 pm
Em 1985, motivado pela certeza da importância do domínio e da evolução desta tecnologia para a diminuição de custos e aumento de desempenho do aparelho de defesa naval, o Instituto de Pesquisas da Marinha iniciou a tarefa de concepção de uma família de sistemas desta classe, com o nome SITAN ("Sistema de Apoio Tático e Auxílio à Navegação"). Logo a seguir, já denominado SICONTA ("Sistema de Controle Tático"), foi lançado o desenvolvimento de um protótipo para plataforma inespecífica, que serviria de base para a geração de sistemas particularizados para as diferentes embarcações que se fizessem necessárias. Em 1989, como protótipo quase concluído, iniciou-se a instanciação do sistemas para o porta-aviões "Minas Gerais". Em 1992, iniciaram-se os trabalhos de instalação do sistema no navio, concluídos em fins de 1994.
SICONTA MK.1
INTRODUÇÃO
O SICONTA, de forma genérica, é um sistema de controle e comando em tempo real capaz de receber informações do mundo exterior através dos mais variados sensores, condensar estas informações e apresentá-las sob forma gráfica ou cursiva em terminais eletrônicos ou impressoras; é capaz, ainda, de prover informações processadas e seletivas, com o propósito de subsidiar decisões da equipe de controle; mais ainda, tem a capacidade de comandar automaticamente dispositivos externos eletrônicos ou mecânicos.
O sistema é modular, expansível e facilmente adaptado ou convertido para diferentes aplicações, como controle de plantas industriais, C3, aplicações militares, sensoriamento remoto, etc.
FUNÇÕES DO SICONTA
O sistema é destinado ao CONTROLE TÁTICO de operações militares, sejam elas navais, aéreas ou terrestres.
Macrofunções do SICONTA:
- Compilação do cenário tático,
- Avaliação tática,
- Resposta tática,
- Serviços,
Estas macrofunções permitem, entre outras, a execução das seguintes funções:
- Acompanhamento automáticos de alvos provenientes de sensores (radar, mage, sonar, alça ótica) e do enlace automático de dados (EAD);
- Acompanhamento sintéticos de origens diversas introduzidos pelo operador,
- Cálculos táticos;
- Comunicação automática de dados entre navios (LINK);
- Priorização de ameaças (aéreas, superfície, colisão);
- Vetoração de aeronaves;
- Transferência automática ou comandada da posição de alvo para sistemas de armas e contra-medidas eletrônicas (designação de alvos);
- Comando automáticos do equipamento IFF;
- Navegação de precisão;
- Apresentação em telão eletrônico e/ou terminal gráfico;
- Utilização de áreas e planos táticos previamente armazenados; e
- Introdução de códigos de comunicação.
SOFTWARE
O SICONTA possui um software que é constituído do sistema operacional VRTX 32 residente em ROM e um software aplicativo composto por um único executável, contendo um núcleo central e outros módulos responsáveis pelo tratamento das informações de sensores e demais periféricos, que trocam mensagens entre si.
As principais características do software do SICONTA são:
- Escalonamento de processos por prioridade, dirigido por eventos;
- Suporte a multitarefas;
- Resposta em tempo real;
- Comunicação e sincronização entre processos;
- I/O alfanuméricos e gráfico;
- Controle de relógio de tempo real com opção de "time-slicing";
- Modularidade; e
- Estruturação.
HARDWARE
O computador central é dotado de um barramento VME padrão, baseado em processador Motorola 68030 ou 68040, com alta flexibilidade para expansão de sua configuração, através da adição ou remoção de cartões de circuitos impressos largamente oferecidos no mercado (COTS).
Os subsistemas inteligentes que fazem tratamento dos sensores, equipamentos e enlace digital de dados, são baseados em microprocessadores INTEL 8086. A comunicação entre os subsistemas inteligentes e computador central é serial, padrão RS422 com protocolo HDLC, e em rede ETHERNET.
Os consoles dos operadores são constituídos por um terminal gráfico colorido (também baseado na linha 68000 da Motorola e barramento VME), com uma resolução de 1024x768 pixels, e por outro terminal alfanumérico com regiões de "touch-screen" para seleção dos comandos através da árvore hierárquica de funções. Os teclados são iluminados para adequarem-se a diferentes ambientes.
SICONTA MK.II
O SICONTA MK-II é a evolução natural do SICONTA MK-I, capaz de todas as tarefas e recursos do modelo anterior, seus consoles são multifuncionais e modulares, capaz também de atuar no engajamento do inimigo com armas acima e abaixo da linha d'água. O controle de combate(armas) é um dos sub-sistemas que integra o SICONTA MK II, atuando diretamente sobre os sistemas de radares de tiro de mísseis, reparos de lançamento, canhões e armas AS. Podendo ser definido com um moderno Sistema Integrado(totalmente). Foi concebido para o Programa de Modernização das Fragatas da Classe Niterói(ModFrag), e já se encontra instalado e operacional em pelo menos duas unidades(F-43 Liberal e F-41 Defensora-foto). Já tendo praticamente concluído os testes de integração de sistemas, e já passando pela fase de ajustes finais, para ser declarado operacional.
Características Técnicas do SICONTA MK-II:
-Acompanhamento manual e automático de alvos;
- Compilação multi-sensores do panorama tático;
- Auxílio a manobras táticas e à navegação;
- Controle de aenonaves;
- Interface com sistemas de armas;
- Controle de guerra eletrônica e
- Disparo de armas.
Interface com sensores:
- Radares de vigilância e navegação e IFF;
- Transpondedores de helicópteros;
- MAGE/CME/CCME/CHAFF;
- Enlaces digitais de dados e
- Sonares.
Interface com Armas:
- Canhões;
- Mísseis SA(anti-aéreos e de superfície) e
- Armas AS(anti-submarinas).
Equipamento(Hardware) e Programas(Software):
- Dois tipos de consoles vertical;
- Processadores Power PC;
- Barramento padrão VME;
- Rede Ethernet Duplicada;
- Interface de comunicação RS-422 , RS-232 e 1553-B;
- Visualização de radares em terminais gráficos;
- Protocolos TCP/IP e HDLC;
- Sistema operacional VXWORKS;
- Sistema implementado de forma distribuída e tolerante a falhas e
- Avaliação de ameaças.
TTI- Terminal Tático Inteligente(MiniSiconta)
O projeto EAD-Aeronave consiste de um sistema de Controle Tático projetado para ser utilizado em qualquer tipo de plataforma (submarina, superfície ou aérea), fornecendo suporte às atividades de comando e controle. O sistema permite que as aeronaves que não possuam Sistemas de Processamento de Dados Táticos Navais possam ser integrados às forças de superfície através de link de dados táticos (Link YB/Fraterno). O TTI também substitui as repetidoras de radar e outros Consoles de Controle de armas, gerando um sinal digital de vídeo sintético, com informações padronizadas. Cada TTI pode ser modularmente construído, sendo dotado de um "software" aplicativo otimizado e de circuitos digitais de alto desempenho com processamento gráfico avançado, monitor em cores de alta resolução, processamento em 32 bits e capacidade de comunicação de dados. É oferecida uma visão integrada da imagem tática, exibindo-se na mesma tela informações provenientes de radares de navegação e de vigilância, enlace de dados e diversos outros sensores.
O TTI pode operar isoladamente, sendo todas as informações e comandos processados em sua Unidade Central de Processamento, que se transforma no computador central do sistema, ou integrando um sistema distribuído, onde o TTI é conectado a outros processadores ou TTI's instalados no mesmo navio através de rede local Ethernet, ou a outros TTI's em terra ou em diversos navios através de um enlace de dados.
O TTI-2700 é baseado numa CPU 68020(25 mhz) com co-processador matemático 68882(ambos fabricados pela Motorola), com barramento de alto desempenho, display gráfico de resolução 1024 x 768 pixels com 256 cores, sua tela gráfica é de 19 pol. Possuindo arquitetura aberta e modular, podendo atuar em rede por interfaces RS-422 ou RS-232 e protocolo HDLC.
O sistema em sua versão atual, o TTI-2900, é uma evolução do TTI-VME da série 2.800(derivada do TTI 2.700), estas versões possuíam Processadores Motorola da série 680X0. O novo modelo foi implementado em uma plataforma PC robustecida com o sistema operacional Windows NT v4.0(possivelmente deverá ser atualizado para a versão Windows 2000) e CPU Intel Pentium, trata-se de um sistema modular baseado no barramento PCI, extensivamente usado em PCs, servidores e estações de trabalho comerciais. Sua arquitetura é similar à do TTI-2800 mas, por utilizar placas, arquitetura e software básico de um PC industrial, oferece uma excelente relação custo/benefício. Sendo dotado de interfaces para radares, odômetro, giro, GPS e ecobatímetro, módulo de cartas náuticas eletrônicas no formato raster e, futuramente, no formato S-52/S-57 e Link de Dados Táticos YB e 14. Os testes realizados, em fevereiro de 1997, com um protótipo de EAD desenvolvido pelo IPqM para a FAB, e por ela custeado, indicaram ser imprescindível a aquisição de novos equipamentos de comunicações para as aeronaves da MB que possuirão o EAD.
Em Fev/98 foram iniciados os trabalhos de instalação do TTI-2900 na aeronave SH3-A(foto ao lado), sendo concluídos em maio de 1998. Neste período, o sistema foi submetido a testes operacionais, envolvendo testes de integração com a aeronave em solo, em vôo e testes operacionais de Link YB com unidades de superfície (NAeL "Minas Gerais" e Fragata "Constituição") todos concluídos com sucesso e testes de homologação compreendendo testes ambientais (EMI/RFI e Vibração), Ensaios em Solo e em Vôo, sendo obtido aprovação parcial nos testes ambientais e obtido certificação para operação na aeronave no tocante aos ensaios realizados pelo CTA. Em setembro de 1998 foram sanadas as discrepâncias observadas nos testes ambientais e integração do Radar APS-705 na aeronave.
O TTI-2700 e 2900 foram instalados no NAel Minas Gerais e nos CT's da Classe Pará(Ex-FFG Classe Garcia).
Características Técnicas do TTI-2800/2900:
Enlace de dados automatizado :
- Sistema baseado em multiplex por divisão temporal;
- Modos de operação em "Slot" Temporal, Rádio Silencioso e Relatório Isolado;
- Taxas de transmissão até 4800 bps;
- Apresentação dos dados integrados ao cenário tático no ar, submarino e na superfície e
- Com outros navios e instalações baseadas em terra, via link digital ou transceptores de rádio VHF/UHF.
Compatibilidade com "Displays"convencionais :
- Escalas de alcance de 1,5 - 3 - 6 - 12 - 24 - 48 - 96 e 192 NM;
- Persistência ajustável pelo operador, emulando um tubo de raios catódicos com varredura vetorial tradicionalmente usado em radares;
- Apresentação de Vídeo Bruto Radar com 16 níveis de intensidade;
- Possibilidade de seleção do Vídeo Bruto proveniente de até 4 radares e
- Filtros para "clutter" meteorológico e de mar.
Compilação da imagem tática:
- Superposição do Vídeo Sintético ao Vídeo Bruto;
- Seleção dos panoramas submarino, aéreo e de superfície;
- Desenho das áreas táticas e perigosas para navegação e
- Vídeo Sintético com até 16 cores.
Capacidade de rastreio:
- Rastreio manual ou automático;
- Pontos de referência;
- Linhas de azimute;
- Pontos históricos e
- Vetores de velocidade.
Auxílios à navegação :
- Movimento verdadeiro
- Navegação indexada
- Extração automática do azimute, velocidade e posição do navio e
- Interfaceamento com GPS, Giro e Odômetro.
Solução para problemas táticos:
- Ponto de maior proximidade;
- Interceptação;
- Mudança de estação;
- Alarme visual para contatos próximos e
- Cálculo de rumo e velocidade para o posicionamento em formações e telas de acordo com o ATP - "Allied Maritime Tactical Instruction and Position" .
Interface Radar:
Resolução azimutal: 0.086o;
Largura de pulso mínima detectável: 25 ns.;
PRF máximo: 5 kHz e
Vídeos Bruto e IFF com ajustes independentes para ganho e brilho.
Interfaces externas ("I/O") :
- 8 seriais (RS-232 ou RS-422);
- 1 paralela (Centronics);
- Compatibilidade ARPA e
- Controlador de rede Ethernet com 2 canais independentes e protocolo TCP/IP.
- Dados gerais
Monitor em cores de 19" com resolução de 1280x1024 não entrelaçada;
"BITE" interativo (teste automático interno) para facilitar e agilizar a manutenção;
Dimensões externas máximas em cm: 150(altura),76(largura),95(profundidade)(TTI-2800);
Peso: 120 kg (TTI-2800) e
Temperatura de operação: 0o C to 45oC (TTI-2800).
Principais Avanços Técnicos:
Arquitetura aberta:
O "software" do TTI é modular e orientado para objetos, facilitando a evolução do sistema através da adição ou substituição de módulos, sendo disponível sistemas amigáveis para o seu desenvolvimento baseados em PCs comerciais(TTI-2900).
Interface Homem-Máquina:
Essa interface (HMI) é representativa do estado da arte, tendo sido projetada com o objetivo de diminuir o trabalho do operador através de técnicas simples de gerenciamento dos dados, uma estrutura interativa de diálogo e múltiplos dispositivos de entrada tais como chaves iluminadas especiais de função programáveis por "software", teclado alfanumérico e "trackball" de 7,5 cm(versão naval). Essa moderna interface homem-máquina simplifica e aumenta a confiabilidade do sistema, diminuindo as necessidades de treinamento e podendo ser customizada de modo a melhor atender às necessidades de cada usuário.
Tela com vídeo "Raster Scan":
Essa tecnologia apresenta diversas vantagens sobre os mostradores vetoriais convencionais, tais como:
- Operação sob condições de alta luminosidade ambiente, reduzindo a fadiga ocular do operador;
- Tela com persistência ajustável pelo operador, viabilizando a contínua presença nela dos alvos e
- Uso de cores, permitindo melhor identificação de alvos e áreas.
Fontes:
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Siconta.htm
http://ies-sistemas.com.br/arquivos/emgepron.html
http://ies-sistemas.com.br/arquivos/ipqm.html
http://www.cin.ufpe.br/~sapri/
http://www.saorbats.com.ar/articulos/ModFrag.htm
http://www.segurancaedefesa.com/ModFrag_update.htm
Abraços
SICONTA MK.1
INTRODUÇÃO
O SICONTA, de forma genérica, é um sistema de controle e comando em tempo real capaz de receber informações do mundo exterior através dos mais variados sensores, condensar estas informações e apresentá-las sob forma gráfica ou cursiva em terminais eletrônicos ou impressoras; é capaz, ainda, de prover informações processadas e seletivas, com o propósito de subsidiar decisões da equipe de controle; mais ainda, tem a capacidade de comandar automaticamente dispositivos externos eletrônicos ou mecânicos.
O sistema é modular, expansível e facilmente adaptado ou convertido para diferentes aplicações, como controle de plantas industriais, C3, aplicações militares, sensoriamento remoto, etc.
FUNÇÕES DO SICONTA
O sistema é destinado ao CONTROLE TÁTICO de operações militares, sejam elas navais, aéreas ou terrestres.
Macrofunções do SICONTA:
- Compilação do cenário tático,
- Avaliação tática,
- Resposta tática,
- Serviços,
Estas macrofunções permitem, entre outras, a execução das seguintes funções:
- Acompanhamento automáticos de alvos provenientes de sensores (radar, mage, sonar, alça ótica) e do enlace automático de dados (EAD);
- Acompanhamento sintéticos de origens diversas introduzidos pelo operador,
- Cálculos táticos;
- Comunicação automática de dados entre navios (LINK);
- Priorização de ameaças (aéreas, superfície, colisão);
- Vetoração de aeronaves;
- Transferência automática ou comandada da posição de alvo para sistemas de armas e contra-medidas eletrônicas (designação de alvos);
- Comando automáticos do equipamento IFF;
- Navegação de precisão;
- Apresentação em telão eletrônico e/ou terminal gráfico;
- Utilização de áreas e planos táticos previamente armazenados; e
- Introdução de códigos de comunicação.
SOFTWARE
O SICONTA possui um software que é constituído do sistema operacional VRTX 32 residente em ROM e um software aplicativo composto por um único executável, contendo um núcleo central e outros módulos responsáveis pelo tratamento das informações de sensores e demais periféricos, que trocam mensagens entre si.
As principais características do software do SICONTA são:
- Escalonamento de processos por prioridade, dirigido por eventos;
- Suporte a multitarefas;
- Resposta em tempo real;
- Comunicação e sincronização entre processos;
- I/O alfanuméricos e gráfico;
- Controle de relógio de tempo real com opção de "time-slicing";
- Modularidade; e
- Estruturação.
HARDWARE
O computador central é dotado de um barramento VME padrão, baseado em processador Motorola 68030 ou 68040, com alta flexibilidade para expansão de sua configuração, através da adição ou remoção de cartões de circuitos impressos largamente oferecidos no mercado (COTS).
Os subsistemas inteligentes que fazem tratamento dos sensores, equipamentos e enlace digital de dados, são baseados em microprocessadores INTEL 8086. A comunicação entre os subsistemas inteligentes e computador central é serial, padrão RS422 com protocolo HDLC, e em rede ETHERNET.
Os consoles dos operadores são constituídos por um terminal gráfico colorido (também baseado na linha 68000 da Motorola e barramento VME), com uma resolução de 1024x768 pixels, e por outro terminal alfanumérico com regiões de "touch-screen" para seleção dos comandos através da árvore hierárquica de funções. Os teclados são iluminados para adequarem-se a diferentes ambientes.
SICONTA MK.II
O SICONTA MK-II é a evolução natural do SICONTA MK-I, capaz de todas as tarefas e recursos do modelo anterior, seus consoles são multifuncionais e modulares, capaz também de atuar no engajamento do inimigo com armas acima e abaixo da linha d'água. O controle de combate(armas) é um dos sub-sistemas que integra o SICONTA MK II, atuando diretamente sobre os sistemas de radares de tiro de mísseis, reparos de lançamento, canhões e armas AS. Podendo ser definido com um moderno Sistema Integrado(totalmente). Foi concebido para o Programa de Modernização das Fragatas da Classe Niterói(ModFrag), e já se encontra instalado e operacional em pelo menos duas unidades(F-43 Liberal e F-41 Defensora-foto). Já tendo praticamente concluído os testes de integração de sistemas, e já passando pela fase de ajustes finais, para ser declarado operacional.
Características Técnicas do SICONTA MK-II:
-Acompanhamento manual e automático de alvos;
- Compilação multi-sensores do panorama tático;
- Auxílio a manobras táticas e à navegação;
- Controle de aenonaves;
- Interface com sistemas de armas;
- Controle de guerra eletrônica e
- Disparo de armas.
Interface com sensores:
- Radares de vigilância e navegação e IFF;
- Transpondedores de helicópteros;
- MAGE/CME/CCME/CHAFF;
- Enlaces digitais de dados e
- Sonares.
Interface com Armas:
- Canhões;
- Mísseis SA(anti-aéreos e de superfície) e
- Armas AS(anti-submarinas).
Equipamento(Hardware) e Programas(Software):
- Dois tipos de consoles vertical;
- Processadores Power PC;
- Barramento padrão VME;
- Rede Ethernet Duplicada;
- Interface de comunicação RS-422 , RS-232 e 1553-B;
- Visualização de radares em terminais gráficos;
- Protocolos TCP/IP e HDLC;
- Sistema operacional VXWORKS;
- Sistema implementado de forma distribuída e tolerante a falhas e
- Avaliação de ameaças.
TTI- Terminal Tático Inteligente(MiniSiconta)
O projeto EAD-Aeronave consiste de um sistema de Controle Tático projetado para ser utilizado em qualquer tipo de plataforma (submarina, superfície ou aérea), fornecendo suporte às atividades de comando e controle. O sistema permite que as aeronaves que não possuam Sistemas de Processamento de Dados Táticos Navais possam ser integrados às forças de superfície através de link de dados táticos (Link YB/Fraterno). O TTI também substitui as repetidoras de radar e outros Consoles de Controle de armas, gerando um sinal digital de vídeo sintético, com informações padronizadas. Cada TTI pode ser modularmente construído, sendo dotado de um "software" aplicativo otimizado e de circuitos digitais de alto desempenho com processamento gráfico avançado, monitor em cores de alta resolução, processamento em 32 bits e capacidade de comunicação de dados. É oferecida uma visão integrada da imagem tática, exibindo-se na mesma tela informações provenientes de radares de navegação e de vigilância, enlace de dados e diversos outros sensores.
O TTI pode operar isoladamente, sendo todas as informações e comandos processados em sua Unidade Central de Processamento, que se transforma no computador central do sistema, ou integrando um sistema distribuído, onde o TTI é conectado a outros processadores ou TTI's instalados no mesmo navio através de rede local Ethernet, ou a outros TTI's em terra ou em diversos navios através de um enlace de dados.
O TTI-2700 é baseado numa CPU 68020(25 mhz) com co-processador matemático 68882(ambos fabricados pela Motorola), com barramento de alto desempenho, display gráfico de resolução 1024 x 768 pixels com 256 cores, sua tela gráfica é de 19 pol. Possuindo arquitetura aberta e modular, podendo atuar em rede por interfaces RS-422 ou RS-232 e protocolo HDLC.
O sistema em sua versão atual, o TTI-2900, é uma evolução do TTI-VME da série 2.800(derivada do TTI 2.700), estas versões possuíam Processadores Motorola da série 680X0. O novo modelo foi implementado em uma plataforma PC robustecida com o sistema operacional Windows NT v4.0(possivelmente deverá ser atualizado para a versão Windows 2000) e CPU Intel Pentium, trata-se de um sistema modular baseado no barramento PCI, extensivamente usado em PCs, servidores e estações de trabalho comerciais. Sua arquitetura é similar à do TTI-2800 mas, por utilizar placas, arquitetura e software básico de um PC industrial, oferece uma excelente relação custo/benefício. Sendo dotado de interfaces para radares, odômetro, giro, GPS e ecobatímetro, módulo de cartas náuticas eletrônicas no formato raster e, futuramente, no formato S-52/S-57 e Link de Dados Táticos YB e 14. Os testes realizados, em fevereiro de 1997, com um protótipo de EAD desenvolvido pelo IPqM para a FAB, e por ela custeado, indicaram ser imprescindível a aquisição de novos equipamentos de comunicações para as aeronaves da MB que possuirão o EAD.
Em Fev/98 foram iniciados os trabalhos de instalação do TTI-2900 na aeronave SH3-A(foto ao lado), sendo concluídos em maio de 1998. Neste período, o sistema foi submetido a testes operacionais, envolvendo testes de integração com a aeronave em solo, em vôo e testes operacionais de Link YB com unidades de superfície (NAeL "Minas Gerais" e Fragata "Constituição") todos concluídos com sucesso e testes de homologação compreendendo testes ambientais (EMI/RFI e Vibração), Ensaios em Solo e em Vôo, sendo obtido aprovação parcial nos testes ambientais e obtido certificação para operação na aeronave no tocante aos ensaios realizados pelo CTA. Em setembro de 1998 foram sanadas as discrepâncias observadas nos testes ambientais e integração do Radar APS-705 na aeronave.
O TTI-2700 e 2900 foram instalados no NAel Minas Gerais e nos CT's da Classe Pará(Ex-FFG Classe Garcia).
Características Técnicas do TTI-2800/2900:
Enlace de dados automatizado :
- Sistema baseado em multiplex por divisão temporal;
- Modos de operação em "Slot" Temporal, Rádio Silencioso e Relatório Isolado;
- Taxas de transmissão até 4800 bps;
- Apresentação dos dados integrados ao cenário tático no ar, submarino e na superfície e
- Com outros navios e instalações baseadas em terra, via link digital ou transceptores de rádio VHF/UHF.
Compatibilidade com "Displays"convencionais :
- Escalas de alcance de 1,5 - 3 - 6 - 12 - 24 - 48 - 96 e 192 NM;
- Persistência ajustável pelo operador, emulando um tubo de raios catódicos com varredura vetorial tradicionalmente usado em radares;
- Apresentação de Vídeo Bruto Radar com 16 níveis de intensidade;
- Possibilidade de seleção do Vídeo Bruto proveniente de até 4 radares e
- Filtros para "clutter" meteorológico e de mar.
Compilação da imagem tática:
- Superposição do Vídeo Sintético ao Vídeo Bruto;
- Seleção dos panoramas submarino, aéreo e de superfície;
- Desenho das áreas táticas e perigosas para navegação e
- Vídeo Sintético com até 16 cores.
Capacidade de rastreio:
- Rastreio manual ou automático;
- Pontos de referência;
- Linhas de azimute;
- Pontos históricos e
- Vetores de velocidade.
Auxílios à navegação :
- Movimento verdadeiro
- Navegação indexada
- Extração automática do azimute, velocidade e posição do navio e
- Interfaceamento com GPS, Giro e Odômetro.
Solução para problemas táticos:
- Ponto de maior proximidade;
- Interceptação;
- Mudança de estação;
- Alarme visual para contatos próximos e
- Cálculo de rumo e velocidade para o posicionamento em formações e telas de acordo com o ATP - "Allied Maritime Tactical Instruction and Position" .
Interface Radar:
Resolução azimutal: 0.086o;
Largura de pulso mínima detectável: 25 ns.;
PRF máximo: 5 kHz e
Vídeos Bruto e IFF com ajustes independentes para ganho e brilho.
Interfaces externas ("I/O") :
- 8 seriais (RS-232 ou RS-422);
- 1 paralela (Centronics);
- Compatibilidade ARPA e
- Controlador de rede Ethernet com 2 canais independentes e protocolo TCP/IP.
- Dados gerais
Monitor em cores de 19" com resolução de 1280x1024 não entrelaçada;
"BITE" interativo (teste automático interno) para facilitar e agilizar a manutenção;
Dimensões externas máximas em cm: 150(altura),76(largura),95(profundidade)(TTI-2800);
Peso: 120 kg (TTI-2800) e
Temperatura de operação: 0o C to 45oC (TTI-2800).
Principais Avanços Técnicos:
Arquitetura aberta:
O "software" do TTI é modular e orientado para objetos, facilitando a evolução do sistema através da adição ou substituição de módulos, sendo disponível sistemas amigáveis para o seu desenvolvimento baseados em PCs comerciais(TTI-2900).
Interface Homem-Máquina:
Essa interface (HMI) é representativa do estado da arte, tendo sido projetada com o objetivo de diminuir o trabalho do operador através de técnicas simples de gerenciamento dos dados, uma estrutura interativa de diálogo e múltiplos dispositivos de entrada tais como chaves iluminadas especiais de função programáveis por "software", teclado alfanumérico e "trackball" de 7,5 cm(versão naval). Essa moderna interface homem-máquina simplifica e aumenta a confiabilidade do sistema, diminuindo as necessidades de treinamento e podendo ser customizada de modo a melhor atender às necessidades de cada usuário.
Tela com vídeo "Raster Scan":
Essa tecnologia apresenta diversas vantagens sobre os mostradores vetoriais convencionais, tais como:
- Operação sob condições de alta luminosidade ambiente, reduzindo a fadiga ocular do operador;
- Tela com persistência ajustável pelo operador, viabilizando a contínua presença nela dos alvos e
- Uso de cores, permitindo melhor identificação de alvos e áreas.
Fontes:
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Siconta.htm
http://ies-sistemas.com.br/arquivos/emgepron.html
http://ies-sistemas.com.br/arquivos/ipqm.html
http://www.cin.ufpe.br/~sapri/
http://www.saorbats.com.ar/articulos/ModFrag.htm
http://www.segurancaedefesa.com/ModFrag_update.htm
Abraços