Página 1 de 1

A Ideia de Força Aerea

Enviado: Qui Jun 16, 2005 8:11 pm
por Einsamkeit
Voces nao acham que nao deveriamos ter uma Força Aerea, Mais sim Aviaçao do Exercito e Naval, porque tudo que a Força Aerea faz é em prol destas duas Forças, Acho que na Russia eles nao tem força aerea, semelhante os US na segunda guerra.

Opinem

Re: A Ideia de Força Aerea

Enviado: Qui Jun 16, 2005 10:13 pm
por FinkenHeinle
Einsamkeit escreveu:Voces nao acham que nao deveriamos ter uma Força Aerea, Mais sim Aviaçao do Exercito e Naval, porque tudo que a Força Aerea faz é em prol destas duas Forças, Acho que na Russia eles nao tem força aerea, semelhante os US na segunda guerra.

Opinem

Caro Amigo,


A História nos provou que uma Força Aérea independente é mais capaz de realizar suas tarefas.

Vide a Batalha da Inglaterra, onde a RAF, que tinha total independência para lutar pela Superioridade Aérea pode se dar melhor no enfrentamento com a Luftwaffe, que era destinada à apoiar o Exército na sua Blitzkrieg, agindo, no pensamento alemão, como "um prolongamento da artilharia".

Claro que a Força Aérea atua no apoio ao Exército e à Marinha, mas ele também tem missões individuais, como a Própria Superioridade Aérea, tão importante como nunca foi!

Por isso, o importante é que possa haver sinergia entre as Forças, para que, juntas, elas posssam dar o melhor de si!

Enviado: Qui Jun 16, 2005 10:20 pm
por Einsamkeit
Mais a Propria Superioridade Aerea serve para que? para que as tropas no chao e a aviaçao de ataque possam agir.

Enviado: Sex Jun 17, 2005 8:09 am
por Rui Elias Maltez
Eu julgo que uma Força Aérea como arma e ramo independente é importante.

Claro que a articulação estreita entre os 3 ramos das FA's é fundamental no esforço de guerra e de Defesa.

Em Portugal, durante a guerra colonial houve essa estreita colaboração entre os 3 ramos.

Em países muito pequenos e sem interesses geo-estratégicos importantes, pode-se colocar essa questão, mas noutros, julgo que a Força Aérea, Marinha e Exército são ramos importantes e devem ser independentes entre si, e simultaneamente inter-dependentes.

Apesar da Marinha e Exército poderem e deverem ter capacidade aérea autónoma, mas apenas para missões específicas à sua actividade.

Enviado: Sex Jun 17, 2005 8:25 am
por alfsapt
Acho que faz sentido existir Força-Aérea porque a "escola" divide-se conforme o meio em que se combate: terra, mar e ar.

Porque o ensino, o treino, e as estruturas correspondentes dividem-se naturalmente nessas áreas a sua gestão é mais fácil se organizada de acordo.

No entanto a necessidade crescente de interoperacionalidade adicionada a questões puramente de gestão/comando pode justificar organizações como os Marines dos EUA que basicamente são 3 em 1.

No caso do Brasil não vejo razão para a não existência de uma Força-Aérea a não ser pela mesma razão que não existe apenas uma ramo de Forças Armadas.

Cumpts
alfsapt

Enviado: Sex Jun 17, 2005 6:54 pm
por Marechal-do-ar
Tanto faz se temos 3 forças, 5 ou só uma, elas precisam atuar em conjunto, não adianta nada você mandar um avião para um local onde você não possui tropas ou que não tenha nada para ser destruído, e não adianta nada você destruir algo e não conquistar, sendo assim o exercito depende da aeronáutica da mesma forma que a aeronáutica depende do exercito, mas isso não significa que eles precisem ser só um, se tivessemos uma quarta força, a infantaria, não teria problema nenhum (tanto que dentro do exército existe essa divisão) basta que todas as forças saibam lutar de forma coordenada.

Enviado: Ter Jun 21, 2005 3:14 pm
por Luiz_Galante
Caros debatedores

Me parece que esta questão fica mais para uma definição de doutrina. Se existem três forças mas cada uma com autonomia operacional, apesar de objetivos comuns, a aeronautica tem seu espaço como força independente. Entretanto, se existir apenas como apoio aéreo as forças terrestres, me parece, no mínimo mais econômico, que seja fundida com o exército.
A marinha pode operar em terra, mar e ar, se necessitar do suporte das outras forças irmãs. O exército, que não tem nada que fazer no mar, já possui estrutura aérea de asas rotativas, dependendo atualmente, apenas e ainda, da FAB para transporte e apoio de atque com asas fixas.
A Força aérea só voa e protege suas bases. Se um avião na amazonia detetar uma pista clandestina ou derrubar um invasor, a FAB terá que pedir as tropas do exército para darem continuidade a missão.
Ou seja, penso que sem que a infantaria da aeronautica seja fortalecida e tenha suas atribuições definidas, a exemplo dos fuzileiros na marinha, sempre será uma força de apoio do exército.
A propósito uma pergunta: se os fuzileiros são infantes da marinha porque partem para o combate de um navio, por que os paraquedistas não são infantes da força aérea se partem para o combate de um avião?

Enviado: Ter Jun 21, 2005 3:44 pm
por Paisano
Seja bem-vindo ao DB, Luiz. [009]