Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6177
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 428 vezes

#46 Mensagem por Matheus » Dom Jun 05, 2005 8:33 pm

O contrato dos 8 Cougar sempre apareceu como U$ 91 mi. Este valor(160) deve ser em REAIS.




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#47 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jun 05, 2005 8:58 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Os 8 Cougar custaram 160 milhões de dólares, Lauro? Acho que esse preço é demasiadamente alto.


Os helos franceses toda a vida foram caros. Basta dizer que com o dinheiro da compra de um Esquilo você compra um Mi-17.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#48 Mensagem por nemesis » Seg Jun 06, 2005 12:59 am

jet, que assinatura animal é essa......




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Anonymous

#49 Mensagem por Anonymous » Sáb Jun 11, 2005 3:53 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O caso dos Cougar foi um acordo de governo para governo. Coube ao EB simplesmente engolir o sapo da cagada do FHC.


Todas as aquisições de aeronaves francesas pelo EB foram na realidade acordos comerciais entre o Governo Brasileiro e o Françês e não necessariamente foram pagos com dinheiro , mas com compesações comerciais de troca de produtos entre os dois países e por isso a Eurocopter tem levado vantagem .

Vinicius Pimenta escreveu:Se o EB estuda redução de frota, eu não sei, pode até estar fazendo isso por questões orçamentárias. No entanto, o fato é que a AvEx é muito pequena.


Vc não sabe pq não vive o dia a dia da AvEx e só tem informações pelos canais normais de noticias que normalmente não traduzem a realidade da força.
Na realidade o grande calcanhar de aquiles da AvEx foi justamente o contrário do que vc disse, ela nasceu grande demais em seu período mais crítico de implantação, foram adquiridas muitas aeronaves sem o devido apoio logístico e infraestrutura adequado. Comprar helicóptero e voar e muito fácil, dificil e manter a logistica e manutenção dos mesmos e nisso o EB possuiu muito pouco talento administrativo.
Os dois acidentes do ano passado demonstraram a falta de estrutura de adestramento e inexperiência dos pilotos por voarem pouco devido a falta de aeronaves para se adestrarem. Essa falta de aeronaves é causada pela demora em realizar inspeções de grande porte, devido a falta de estrutura logística adequada.
Exclarecendo então: Quando a AvEx foi criada ela era a maior base de Helicópteros da America latina, ou seja ela já nasceu grande e eu diria grande demais.

Vinicius Pimenta escreveu:O caso dos BlackHawk foi um misto de necessidade e pressão. O EB precisava de um helicóptero do tipo. Coube aos EUA oferecerem as aeronaves.


Com certeza , mas a necessidade não era bem por um helicóptero para a missão, mas sim em ganhar mais uma missão de paz rolha...

Vinicius Pimenta escreveu:Os 8 Cougar custaram 160 milhões de dólares, Lauro? Acho que esse preço é demasiadamente alto.


Como a Sikorsky vendeu o S-70A por 12 milhões de dólares, e a Eurocopter queria empurrar de qualquer maneira o seu “Cougar”, vendeu essa versão pelada do Super-Puma por 10 milhões, que foi considerado uma pexincha, quero ver quando ela começar a mostrar sua verdadeira natureza de “Super-pane”...




Anonymous

#50 Mensagem por Anonymous » Sáb Jun 11, 2005 4:07 pm

Lauro Melo escreveu:Vinicius, Esta é a informação que tenho.

O Exército finalizou a aquisição de 8 helicópteros AS-532U2 Cougar Mk II por US$ 160 milhões, a serem montados na Helibrás, com entregas a partir de janeiro de 2002

Notícias de Junho de 2001

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... jun01.html

Abraços,


Essa informação está totalmente equivocada, vamos tentar separar realidade de lendas:

A versão adquirida pelo EB é o AS532UE, seu motor é o Makila 1 e não II como é dito no artigo acima. o AS532EU e na realidade uma versão muito básica do Super-Puma comum e não tem muito haver com o AS532 Cougar MKII. Só para se Ter uma pequena idéia da diferença entre as duas aeronaves o Cougar do EB possui um peso máximo de decolagem da ordem de 9 Toneladas e o MKII 11 Ton é muita diferença, sem falar da aviônica avançada do MKII.
O preço médio de um Cougar MK II é da ordem de 18 a 20 milhões de dólares e o nosso “Cougar” apenas 10 milhões a unidade...

As aeronaves não foram montadas na Helibras ( a helibras não monta esse tipo de aeronave), mas foram transportadas em aviões Antonov de grande capacidade de carga e desenbarcaram as aeronaves no aeroporto de São José dos Campos.




Anonymous

#51 Mensagem por Anonymous » Sáb Jun 11, 2005 4:39 pm

alex escreveu:Valentim, vamos falar sobre o termo imposição.
o PROBLEMA é que o Governo nunca fornece o dinheiro para a aquisição dos equipamentos nem um plano de pagamentos.
Portanto sempre que o Governo adquire o equipamento ele que também um financiamento do governo que fornecerá o equipamento. Por isso quando bateu na porta da França (por questões logisticas) deve ter recebido uma conta salgada devido aos juros de empréstimos,, isso se não foram adquiridos neste contrato mais consumiveis e sobressalentes, e isso já foi muito pior....veja o caso dos equipamentos das Inhaumas que foram decididos mais pelos emprestimos dos fabricantes dos equipamentos com o então Ministro Delfim Neto do que pelo comando naval (este teve que fazer concessões em relação aos equipamentos desejados) .
Vendo deste angulo os contratos da FAB com financiamentos e offset são maravilhas , lógico que ainda a anos-luz dos desejados.
Lógico que isso não impediu as cagadas do cancelamento do FX e da aquisição dos P3.


Ok vamos exclarecer o termo imposição que a AvEx vem enfrentando desde a sua criação:

1- Todos sabemos que o AS365 não é uma aeronave adequada as operações do EB, mas então pq ele foi adquirido?
Vocês já devem Ter ouvido falar de uma empresa chamada Helibrás, o que vcs não sabem é que o brasileiro que dirige essa empresa é sempre um Françês naturalizado Brasileiro, mas muitos ainda se iludem e acham que a Helibras é uma empresa Brasileira.
A Helibrás entrou no Brasil para simplesmente montar e vender o AS350 Esquilo e o fez a MB e FAB, mas quando o EB foi brincar de aviação viu que o Esquilo não servia para transportar soldados, e a exemplo do Urutu queria uma aeronave que transporta-se um GC e aí nasceu a idéia idiota, que claro foi aceita pelos chefes do EB em adquirir o helicóptero Off-shore Panther, tudo bem o EB aceitou a idéia e não foi realmente uma imposição a compra do Esquilo e Panther, mas com certeza foi uma imposição do Governo Brasileiro que as aeronaves do EB viessem da Helibrás e não de um outro fornecedor de helicópteros.

2- Houve a imposição do Governo Americano em dar apenas a missão MOMEP ao Brasil se esse adquirisse a aeronaves Black Hawk para a missão.
Helicópteros HM-1 cumpririam a missão do mesmo modo já que era apenas uma missão de Observadores de Paz, com vôos de inspeção de Fronteira e nada mais.

3- O Caso Cougar esse sim foi de lascar pois há um consenso entre os pilotos as AvEx que o ideal para o EB seria um helicóptero de grande capacidade de sobrevivencia como é o HM-2, mas ao invés de adquirir mais unidades dessa aeronave e se desfazer dos HM-1(a Sikorsky receberia os Panther como parte do pagamento e os repassaria para a USCG) me vem o Governo françês com suas maracutaias comerciais (escambo???) e nos oferecem o Super pane, ainda mais barato que o S-70A e aí de novo os nossos chefes caíram no conto do vigário.
Agora é esperar o próximo capitulo dessa novela nada profissional de compra de material bélico...




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#52 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jun 11, 2005 8:18 pm

VALENTIM escreveu:AS532EU e na realidade uma versão muito básica do Super-Puma comum e não tem muito haver com o AS532 Cougar MKII.


É algo muito comum nas FAs brasileiras. Sempre são adquiridos modelos pelados. Um grande exemplo são os Super Lynx da MB. Certa vez saiu uma RFA com os Lynx brasileiros e portugueses, dava vergonha tavam comparando um Gol GTI 16V Turbo com um Gol 1000I sem ar condicionado e trio elétrico.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#53 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jun 13, 2005 11:00 am

VALENTIM escreveu:Os dois acidentes do ano passado demonstraram a falta de estrutura de adestramento e inexperiência dos pilotos por voarem pouco devido a falta de aeronaves para se adestrarem.


VALENTIM,

A Aviação Do Exercito teve 3 acidentes entre os anos de 1989 e 2005.
Ou seja 16 anos.
Uma média de 1 acidente a cada 5,33 anos.
Sendo que a maioria deste tempo estavam operacionais 36-Esquilos e 36-Panteras, um total de 72 aeronaves.
Creio ser uma média muito baixa.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#54 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jun 13, 2005 11:07 am

Jet Crash® escreveu:
VALENTIM escreveu:AS532EU e na realidade uma versão muito básica do Super-Puma comum e não tem muito haver com o AS532 Cougar MKII.


É algo muito comum nas FAs brasileiras. Sempre são adquiridos modelos pelados. Um grande exemplo são os Super Lynx da MB. Certa vez saiu uma RFA com os Lynx brasileiros e portugueses, dava vergonha tavam comparando um Gol GTI 16V Turbo com um Gol 1000I sem ar condicionado e trio elétrico.


Jet,


Existe também uma diferença brutal de cenários.

Os Lynx Portugueses teriam teoricamente inimigos fragatas e forças muito modernas.
( Ou seja o Gol GTI 16V - 150 Cv - Enfrentaria : Golf 1.8 Turbo, Astra V.6, BMW Série 3, A-3 180 Cv, etc... )

Os Super Lynx da MB, teoricamente teriam que enfrentar Marinhas bem mais modestas.
( Ou seja Gol 1.0 - Enfrentaria - Corsa 1.0, Palio 1.0 etc... )

Além do vetor é importante analisarmos os cenários de operação.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Walker
Júnior
Júnior
Mensagens: 80
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 6:07 pm

#55 Mensagem por Walker » Sáb Jun 18, 2005 5:55 pm

Lauro Melo escreveu:VALENTIM,A Aviação Do Exercito teve 3 acidentes entre os anos de 1989 e 2005. Ou seja 16 anos.Uma média de 1 acidente a cada 5,33 anos. Sendo que a maioria deste tempo estavam operacionais 36-Esquilos e 36-Panteras, um total de 72 aeronaves.
Creio ser uma média muito baixa.sds,


Fala isso para as famílias dos 13 tripulantes mortos!

Tenho formação pelo Cenipa e como Elemento Credenciado para investigação de acidentes aeronáuticos, posso garantir que todo acidente pode e deve ser evitado e se voce soubesse os detalhes desses tres acidentes(ERRO DO PILOTO) vc veria que essa estatistica nada tem haver...




"Nunca discuta com idiota"
ST Barros

"Estáva-mos em missão real, só faltava o inimigo"
Gen Nery
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#56 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 18, 2005 6:20 pm

Acidentes acontecem, errar é humano e até maquinas erram, não da pra evitar todos os acidentes, pode-mos reduzi-los mas evita-los é impossivel, 3 acidentes em 16 anos é uma média boa sim, ainda mais se tratando de aviação militar onde as manobras são mais ousadas.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#57 Mensagem por Alitson » Sáb Jun 18, 2005 8:41 pm

Walker escreveu:
Lauro Melo escreveu:VALENTIM,A Aviação Do Exercito teve 3 acidentes entre os anos de 1989 e 2005. Ou seja 16 anos.Uma média de 1 acidente a cada 5,33 anos. Sendo que a maioria deste tempo estavam operacionais 36-Esquilos e 36-Panteras, um total de 72 aeronaves.
Creio ser uma média muito baixa.sds,


Fala isso para as famílias dos 13 tripulantes mortos!

Tenho formação pelo Cenipa e como Elemento Credenciado para investigação de acidentes aeronáuticos, posso garantir que todo acidente pode e deve ser evitado e se voce soubesse os detalhes desses tres acidentes(ERRO DO PILOTO) vc veria que essa estatistica nada tem haver...


Para rapaz, acontecem sempre e o indice do EB é simplesmente um fenomeno de segurança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

#58 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 18, 2005 8:47 pm

Olá Stg Valentim.

Falando em quantidades, pelo que sei, o comando do EB sempre defendeu que a estrutura mínima ideal para a Avex seria a manutenção de uma unidade por comando de área, o que nos daria 7 unidades. Portanto entre 80 e 84 aeronaves medias, no caso da utilização dos UH-60 ou Cougar. Penso que este numero não seria demasiado, nem tão pouco diminuto para as já grandes necessidades do EB em termos logisticos e operacionais.
Aproveitando que você está por dentro da Avex, qual seria sua opinião a despeito de uma eventual oferta para a troca das aeronaves atuais HM-2/HM-3 por um unico modelo - a fim de contemplar a dotação de sete unidades da Avex - no caso, por exemplo, um Cougar MK-II e/ou EC-725 com tudo que tivessemos direito, a partir de uma negociação governo a governo? Leve-se em conta um programa de off set incluso.
Pelo pouco que já conversei com você, acho que não gostas muito dos modelos russos, certo? Corrija-me se estiver errado. Qual seria sua opinião e a do pessoal que vive a Avex mais de perto todos os dias, a despeito do modelo Mi-171A que recentemente foi homologado pelo CTA?Pelo que se tem comentado, o aparelho, aparentemente, levaria vantagem não só operacional como financeira (manutenção e operação) em relação aos demais modelos utilizados por aqui. Como ficaria a Avex com 84 Mi-171A?
Meu "sonho de consumo" para a Avex no futuro (muito distantate): 168 Ka-60 + 84 Mi-38

Sonhar ainda não nos custa nada :lol:

Será :?: :twisted:

Abraços.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#59 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Jun 18, 2005 8:59 pm

FCarvalho,

Este Ka-60 é quase igual ao Pantera do EB. Pelo menos na aparência.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#60 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jun 18, 2005 9:05 pm

FCarvalho escreveu: Meu "sonho de consumo" para a Avex no futuro (muito distantate): 168 Ka-60 + 84 Mi-38

Sonhar ainda não nos custa nada :lol:

Será :?: :twisted:

Abraços.


Certa vez fizemos umas contas e chegamos a conclusão que 100 Ka-60 seriam suficientes para atender as necessidades das três forças, isto considerando uma substituição de 1 para 1.

84 Mil Mi-38 seria um completo exagero. Este helo irá substituir alguns Mi-8 e todos os Mi-6 nas Forças Armadas Russas.




Jet Crash®

Imagem
Responder