Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Aviação do Exército

#5101 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 04, 2024 8:50 pm

Viagens e mais viagens, outro dia falaram aqui que estão negociando 48 F-16, já já aparece alguém falando que vamos vender as Niterói pra OTAN transferir pra AFU.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Aviação do Exército

#5102 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mar 04, 2024 9:34 pm

De resto, os Sabre continuam estocados e guardados até ordem em contrário, pois a FAB esperava poder negociar eles por mais BH, e deu com a cara no chão, pois o governo não permite que os helos sejam negociados com os norte americanos, e nem com ninguém, que vincule estes helos com a guerra na Ucrânia. Politizaram os helos russos e ficaram chupando o dedo.
Sinceramente tenho certeza de que isso nunca chegou nem perto de ser algo concreto a ser discutido na FAB, eu que havia levantando essa hipótese como apenas uma mera possibilidade de transformar os Mi-35 em algo útil, antes de serem cortados e vendidos como sucata por peso, visto que enquanto o pacote de ajuda para a ucrânia não é aprovado, os EUA estão enxugando tudo que podem de material russo.

E mesmo assim os americanos teriam que topar montar um circo gigantesco para dissimular essa compra, e fazer com que a FAB tivesse repassado os helis sem ter ideia de nada, coisa que provavelmente os gringos não teriam nenhum interesse de fazer para preservar nossa neutralidade.

Enfim, o futuro desses helicópteros é bem nebuloso, visto que se a FAB já fazia ladainhas do custo logístico antes, agora então... e perdemos a chance de vende-los antes da invasão, quando os russos vieram ao Brasil, interessados em comprar praticamente todos os componentes estocados, deixando de lado apenas as células.



Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Aviação do Exército

#5103 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 04, 2024 10:36 pm

O EB deveria ter ido logo nos AH-1Z. É incrível como o EB perdeu chance de se reequipar via EDA entre 2017-2019, chega a ser inacreditável, pois teve chance de M1A1SA, M2A2, AH-1Z ex-USMC, mais M109, enquanto sonhava com MMBT novo, IFV novo, Heli novo...

Temer e o Trump possuíam boas relações, Bolsonaro e Trump melhoraram, mas ficaram sonhando molhado e ferraram a defesa de um país. Nem tem como falar que não tinha dinheiro, Marrocos pegou M1A1SA por USD 1.75 mi e a Croácia M2A2 por menos de USD 1.2 mi cada, enquanto hoje o EB gasta USD 7.5 mi em protótipos de EE-9. Sei que é choro repetitivo, mas é inadmissível isso, talvez sejamos o País que pior administra seu orçamento de defesa, de longe!




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Aviação do Exército

#5104 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mar 04, 2024 10:55 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 04, 2024 10:36 pm O EB deveria ter ido logo nos AH-1Z. É incrível como o EB perdeu chance de se reequipar via EDA entre 2017-2019, chega a ser inacreditável, pois teve chance de M1A1SA, M2A2, AH-1Z ex-USMC, mais M109, enquanto sonhava com MMBT novo, IFV novo, Heli novo...

Temer e o Trump possuíam boas relações, Bolsonaro e Trump melhoraram, mas ficaram sonhando molhado e ferraram a defesa de um país. Nem tem como falar que não tinha dinheiro, Marrocos pegou M1A1SA por USD 1.75 mi e a Croácia M2A2 por menos de USD 1.2 mi cada, enquanto hoje o EB gasta USD 7.5 mi em protótipos de EE-9. Sei que é choro repetitivo, mas é inadmissível isso, talvez sejamos o País que pior administra seu orçamento de defesa, de longe!
Mas nem pra ir no deserto buscar uns M198 se prestaram, ficaram enrolando até estourar uma guerra e os americanos sangrarem todo o estoque de 155mm que prestavam no deserto. Enquanto isso a gente está ai com uns M114 da segunda guerra, que não demora muito vão ficar restritos a meia dúzia de tiros por ano, comprando um punhado de obuseiros sobre rodas para serem entregues em um ritmo de produção quase artesanal.


Um abraço e t+ :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Ter Mar 05, 2024 1:06 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#5105 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 04, 2024 11:49 pm

Dizem que a oportunidade faz o ladrão.
Quem sabe estão botando pilha no PR em relação às pretensões do bigode do Caribe e, só pra precaver, vamos ali fazer umas comprinhas. Não seria de todo estranho o dinheiro aparecer do nada para comprar de tudo um pouco.
Políticos no Brasil são extremamente hábeis em arrumar soluções a troco de caixa e aparecer bem na fita.
E uma suposta guerra aqui na vizinhança cai como uma luva para justificar qualquer coisa feita na área da defesa. E ninguém vai reclamar.
Até os Mi-35 podem virar moeda de troca
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2912
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Aviação do Exército

#5106 Mensagem por saullo » Ter Mar 05, 2024 8:34 am

De onde não se espera nada é que não vem nada mesmo.

Abraços




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Aviação do Exército

#5107 Mensagem por gabriel219 » Ter Mar 05, 2024 10:25 am

O problema é que não esperamos absolutamente nada desses caras - me recuso referir a eles de acordo com seus postos - e o que vem é uma conta alta de projetos que não fazem o menor sentido, como agora querem colocar Remax 4 e UT-30 em M113, sendo que nem vai ter direito pro Guarani, que vai operar na maioria com REMAN. É inaceitável ter torre manual exposta pra Infantaria/Cavalaria Mecanizada em pleno 2024!

O Brasil só terá uma segunda chance de se reequipar se o Zé Topete assumir e o Lula cair pra um cara que, ao menos, tente peitar a Venezuela, pois ai EDA vai liberar igual água pra aquetar o fogo no cu do Maduro e garantir a Shell seus pertences na Guiana. E ainda digo que o EB é capaz de negar, pois um 1A5 modernizado é fofo demais, ain :oops: :oops: :oops: .




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#5108 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2024 12:30 pm

Eu não seria tão cético ao ponto de dizer que nada se cria ou nasce por aqui em termos de projetos estratégicos das ffaa's.

O governo sabe que a melhor forma de manter os militares na deles e ocupados com seus afazeres é favorecendo os seus projetos, e para isto funcionar, a economia tem que funcionar e os recursos fluírem. Aqui e ali se vê movimentações, como agora no caso do helo de ataque, proposto somente para a próxima década, se tornar assunto do cmdo do EB em março de 2024.

Idem para a artilharia AR, a aquisição do Centauro II, VBCOAP SR, modernização do Cascavel, AAe média altura em compra solo para o EB junto ao programa AAe comum, a manutenção dos programa da Remax com compras paulatinas e acrescentando outras viaturas além dos Guarani, que inclusive teve suas VBE com requisitos emitidos. Tudo isso não é e não pode ser medido como mera obra do acaso. Existe um planejamento por trás, ainda que não visto e percebido como tal.

Se fôssemos levar tudo ao pé da letra, tudo isso e mais um pouco deveria estar simplesmente cancelado e jogado ao vento pelo grosso de um governo sabidamente contrário a qualquer tipo de investimento em Defesa, mas, ainda assim estamos vendo avanços que não se viu nos últimos anos sob outras gestões. Neste aspecto é preciso dar o braço a torcer, pois os governos sob o atual PR foram os únicos em que projetos estratégicos em defesa foram concebidos e levados a termo. Nunca se viu isso em outras gestões ditas favoráveis ao militares e seus projetos. Enfim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#5109 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2024 12:59 pm



Embora eu seja a favor do ATAK II, o AW-249 ainda quando na sua fase de concepção foi oferecido ao exército na forma de parceria entre os países, o que poderia nos dar, à época, maior influência e participação sobre seus requisitos e a parte industrial. Mas isto não progrediu. Conquanto, o modelo italiano continua sendo um vetor muito interessante para a Avex, tendo em vista sua proximidade com o AW-149 em termos logísticos, outro helo da empresa já testado pela Avex.

Como ainda existem muitas carências nas ffaa's em termos de helos, e a Leonardo mais de uma vez tendo acenado para a implantação de uma linha de montagem por aqui junto à sede da empresa, onde ela realiza todo o processo de apoio logístico, técnico e comercial de seus produtos no país, e América do Sul, fica sempre a oportunidade de se dispor de mais esta possibilidade, visto que todas as forças poderiam ser beneficiadas com mais este investimento no país.

Por mim, helos como o AW-139, AW-149 e AW-169, além dos leves AW-09, AW-119 e AW-109 tem qualidades de sobra para encontrar o seu lugar nas ffaa's brasileiras. E as necessidades, e demandas, existem há muito.

Quem sabe se o MD fizer o seu papel de integrador de soluções para nós, essa história de helo de ataque para o EB não nos oportuniza soluções para as demais forças, também. É sentar e conversar. Precisamos, como sempre, de mais investimentos. E isto por sí só já é um atrativo e tanto para os políticos de plantão.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Aviação do Exército

#5110 Mensagem por gogogas » Qua Mar 06, 2024 7:37 pm

O Pantera EB-2023 pertencente ao 4 Bavex se acidentou em terras Yanomami




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#5111 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 8:01 pm

Menos um.
E não esperem substituição em qualquer prazo. Quando, e se, um dia os Pantera K2 forem aposentados, daqui uns 15 ou 20 anos, vão pensar nisso.
Até lá a Avex se vira com o que tem e ainda consegue voar. E o que não pode, ou não consegue, vai virar repositório de partes e peças para os demais.
Segue a vida.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2912
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Aviação do Exército

#5112 Mensagem por saullo » Qui Mar 07, 2024 9:15 am

Transportar cesta básica com uma máquina cara dessas.
Pelo menos a tripulação escapou.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#5113 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 07, 2024 12:53 pm

Segundo informações da mídia na internet, o governo está negociando com o ministério dos indios, funai e meio ambiente a contratação de empresas privadas para fazer o transporte dos suprimentos necessários para as aldeias na reserva Ianomami com... Black Haws civis. :roll:

Bom, sabe-se que no Brasil não existem empresas operando helos como este civis. A frota de helos médios grandes no país praticamente foi para o brejo depois da pandemia, e o que há de maior operando hoje está a serviço da Petrobrás no apoio as plataformas no mar.

No passado recente havia por aqui Mi-8, e até Sea King, fazendo o apoio da Petrobrás no Amazonas, mas todos foram embora e sem substitutos à altura. Talvez se fizerem uma seleção internacional encontrem algum interessado com helos com grande capacidade de carga para fazer esse serviço.

Não tenho certeza, mas os maiores helos civis hoje operando no Brasil são os AW-189. Havia H215 civis também, mas parece que até esses foram retirados de operação.

Enfim, um preço caro demais para fazer o trabalho dos outros - que nunca querem fazer - que quase ceifou vidas, sem que o governo sequer emitir uma nota sobre o assunto. É o MD fazendo o seu serviço porco de capitão do mato do governo.

Pelo menos agora vão apressar a compra dos Black Hawk que se diz estarem negociando. Péssima forma de justificar o investimento na Avex junto ao populacho eleitor.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Aviação do Exército

#5114 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Mar 08, 2024 7:16 am

Imagem




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Aviação do Exército

#5115 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Mar 09, 2024 10:49 pm

saullo escreveu: Qui Mar 07, 2024 9:15 am Transportar cesta básica com uma máquina cara dessas.
Pelo menos a tripulação escapou.

Abraços

será tão difícil assim esses indígenas produzirem alguma comida nessas aldeias? Desculpem o off-topic mas isso não me entra na cabeça...

Já passou da hora da FAB coloca uma pista de pouso por lá e descer a ajuda por aviões e transportar o restante com esquilos e balsas, fora que os indígenas deveriam ter uma "milícia" para sua proteção contra garimpeiros.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder