Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#3301 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 29, 2017 12:41 am

Carlos Lima escreveu:Nao.
A missao 'e para ser cumprida com ambos... STucanos e HINDs. Nao existe esse papo da missao ser cumprida 'somente' pelos ST.
Uma coisa sao os nossos 'desejos' de entusiastas (aonde eu gostaria do HIND no EB), e outra 'e a realidade (eles sao usados pela FAB para serem operados em conjunto com os ST) e de quebra servirem de 'ca'ca carros de combate' naquele pedacinho de Terra la do Norte aonde esse tipo de veiculo pode ser operado.
[]s
CB
Já nos ocorreu que os Hind estão sendo operados em um tipo de missão para a qual jamais foram planejados? E mais, que o tipo de missão que eles fazem na FAB é por pura e simples incapacidade - ou irresponsabilidade/negligência? do poder público equipar o DPF/PRF com os recursos necessários a vigilância e proteção das nossas fronteiras? Já nos ocorreu que caçar traficantes na fronteira é um problema de polícia e não da FAB?

Mas tudo isso não é levado em consideração porque simplesmente o nosso pensamento é pequeno e tacanho demais para perceber as nuances das questões de segurança nas fronteiras. É mais fácil o pensamento ralo e imediatista que não nos desacomoda de nossas posições.

Se o DPF tivesse os recursos necessários ao melhor cumprimento das suas obrigações, talvez a FAB não tivesse que se ocupar em comprar helos de ataque para suprir parcialmente as limitações de seus ST. Na verdade, eles estariam sendo bem melhor utilizados nas suas funções primárias que é o apoio aproximado e escolta. Mas isso aí não dá manchete e nem parece politicamente correto. Fica mais bonitinho dizer que eles estão ajudando a "pegar ladrão" nas fronteiras. Deixa o pessoal nos shoppings mais a vontade.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Aviação do Exército

#3302 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 29, 2017 12:45 am

Tikuna escreveu:Na verdade pra mim faz todo o sentido interceptar com o MI. cumpre uma lacuna que é quando as aeronaves pousam em autopistas na hora da interceptação o ST só pode observar (como já aconteceu naquele famoso caso filmado). O mi pode pousar e desembarcar equipes da pf ou da propria fab, e até seguir os meliantes.
Saudações
Repito o que já disse ao Carlos. O que os Hind fariam que o DPF/PRF não fariam também se bem equipados e adestrados nas fronteiras?
Caçar traficantes na fronteira pode dar ibope no jornal ou atrair olhares para as páginas de internet, mas não resolve o problema. Os da FAB, e menos ainda da fronteira.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#3303 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 29, 2017 12:53 am

MasterCaiafa escreveu:NUNCA HOUVE TRANSFER DE HELIS ENTRE FAB E EB.
ISSO É MALUQUICE E FORÇADA DE BARRA.
Pode ser. Mas ao ler o atual documento Dimensão 22 da FAB, entendo que os Hind não terão vida longeva na instituição. Mas, claro, posso estar enganado em minha interpretação.
No mais. helis de ataque em um força aérea são algo bem raro por aí. Não que eu não goste da ideia, pelo contrário, como já expus anteriormente, mas, se vamos ter um helo de ataque na FAB que ele seja usado para o que foi feito, e não como um paliativo para as deficiência de outro meio, e menos ainda como quebra galho de missão policial na fronteira.

ps: um único esquadrão de helo de ataque em Rondônia é tão relevante para o combate ao narcotráfico e a defesa aérea nas nossas fronteiras quanto o EB comprar mais de 100 Leo 1A5 para defender a tríplice fronteira na região sul sabe-se lá dos fantasma de Solano Lopez...:roll:

abs.




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Re: Aviação do Exército

#3304 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 03, 2017 1:35 am

Um mais que sério candidato a substituir os Fennec na Avex. Daqui uns vinte anos, eu acho... :roll:

https://farm3.staticflickr.com/2906/14285348951_075fc11efb_b.jpg

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Re: Aviação do Exército

#3305 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2017 2:07 pm

E por falar em treinamento conjunto, o novo helo da Bell Helicopters o 505 se apresenta como uma das alternativas mais interessantes para a função.
Prático, simples, leve e com potência suficiente para formar os novos aviadores das ffaa's.
A ver.

https://www.helis.com/h2/bell_505_hai2014.jpg

http://www.bellhelicopter.com/commercial/bell-505

abs




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Re: Aviação do Exército

#3306 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 15, 2017 2:16 pm

A revista ASAS que está nas bancas aborda sobre um seminário da AvEx que houve em 26 de setembro. Leitura importante.

Eu tirei uma foto de um trecho que os oficiais do Exército (a partir da 3ª linha) falam sobre o heli de ataque e as configurações para o sistema de armas o Fennec.


Imagem




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Re: Aviação do Exército

#3307 Mensagem por Fábio Machado » Qua Nov 15, 2017 4:08 pm

AW129 não existe mais, O que tem hoje é o T129 produzido na Turquia. A Itália está desenvolvendo um novo heli de ataque. O EB demorou tanto que chegou atrasado.




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Re: Aviação do Exército

#3308 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 15, 2017 4:38 pm

Há coisas melhores e por um preço melhor que esse heli de brinquedo. Só falta falarem que o Mi-28 é pesado demais e vai demolir os helipontos também.




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Re: Aviação do Exército

#3309 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 15, 2017 4:47 pm

Fábio Machado escreveu:AW129 não existe mais, O que tem hoje é o T129 produzido na Turquia. A Itália está desenvolvendo um novo heli de ataque. O EB demorou tanto que chegou atrasado.
Pior que é verdade. No portfólio de produtos da Leonardo, há apenas o T129 turco.

http://www.leonardocompany.com/en/-/t129




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Re: Aviação do Exército

#3310 Mensagem por Zelhos » Qua Nov 15, 2017 6:23 pm

O Mangusta só valeria a pena se fosse fabricado no Brasil e junto de um pacote de novos helicópteros, como já disseram, tem coisa melhor e muito mais barata por aí.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


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Re: Aviação do Exército

#3311 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2017 10:41 pm

Espera e senta o EB adquirir Mi-28... :|

abs




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Re: Aviação do Exército

#3312 Mensagem por vplemes » Qui Nov 16, 2017 9:05 am

Espera e senta o EB adquirir qualquer Helo de ataque tão cedo! Hoje, e por um bom tempo mais, a realidade da asas rotativas da força terrestre serão os fenec e mais nada.




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Re: Aviação do Exército

#3313 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 12:33 pm

Concordo. Só um outro pacotão político favorecendo os HM-4 fará com que a Avex receba helos novos nos próximos 10 anos. De ataque então...

abs.




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Re: Aviação do Exército

#3314 Mensagem por Fábio Machado » Qui Nov 16, 2017 6:20 pm

Porque eles não armam os panteras ao invés dos Fennec? são aeronaves mais robustas.




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Re: Aviação do Exército

#3315 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 16, 2017 6:30 pm

Os Panteras precisam levar as tropas. Os Fennecs fazem a missão de apoio aproximado. Mas há a perspectiva futura de armá-los também. Mas os fennecs, pelas atividades deles, é prioridade.




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