Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#3286 Mensagem por Bolovo » Ter Out 24, 2017 2:53 pm

FCarvalho escreveu:
Luís Henrique escreveu: Sim.
Não é o ideal mas já é uma capacidade muito boa, em vistas do que temos HOJE.
E o legal é que a quantidade de Fennecs é até razoável.
Está questão dos Fennec com certeza também deve estar servindo de argumento para a negativa do EB em ficar com os Mi-35 da FAB.
Mas salvo melhor juízo, qualquer uma das opções seria bem vinda, já que que o exército é das três forças a mais atrasada em termos tecnológicos e doutrinais.
Enfim, o quem não tem cão caça com o gato do vizinho.

Abs
Mas quem disse que a FAB quer dar os Mi-35 para o EB?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#3287 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 24, 2017 8:14 pm

Quer. Só que ninguém vai sair por aí aos berros.
A FAB quer mais BH's e precisa de um esquadrão de helos no nordeste porque o 1o/8o não sai mais de Belém por pressão política. Resta o 2o/8o Gav com seus mi-35.
Como a ideia é diminuir a quantidade de OM's então a realocação daquela unde seria a melhor alternativa.
Só esbarrou na intransigente posição do EB em relação aos helos russos.
Preferem ficar com Fennec tunados a ter um helo de ataque de verdade.
Vai entender. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#3288 Mensagem por Bolovo » Ter Out 24, 2017 10:31 pm

FCarvalho escreveu:Quer. Só que ninguém vai sair por aí aos berros.
A FAB quer mais BH's e precisa de um esquadrão de helos no nordeste porque o 1o/8o não sai mais de Belém por pressão política. Resta o 2o/8o Gav com seus mi-35.
Como a ideia é diminuir a quantidade de OM's então a realocação daquela unde seria a melhor alternativa.
Só esbarrou na intransigente posição do EB em relação aos helos russos.
Preferem ficar com Fennec tunados a ter um helo de ataque de verdade.
Vai entender. :roll:

abs
Cara, sinto muito, mas eu discordo.

A FAB não quer mandar embora os seus Mi-35. Isso é "wishful thinking" do povo que foi contra essa aquisição e mais nada.

Vai lá no 2/8 perguntar se eles querem mandar os Sabre embora e depois volta aqui com a resposta.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#3289 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 24, 2017 11:09 pm

Infelizmente esta não é uma decisão em nível de OM. O buraco é bem mais em cima.
Tenho certeza que o pessoal do esquadrão adora os seus helos porque já mais que provaram as suas qualidades.
Entretanto, o 2o/8maro Gav hoje é uma unde ímpar dentro do contexto organizacional da FAB. É pelo que se nos avizinha no futuro ele não terá espaço na nova concepção de força aérea que vem sendo implementada.
Por isso até, trocar os Mi-35 por helos focados na missão primária de SAR/C-SAR não seria exatamente um problema para o alto comando da FAB.
Já para o exército.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#3290 Mensagem por Bolovo » Qua Out 25, 2017 12:01 am

FCarvalho escreveu:Infelizmente esta não é uma decisão em nível de OM. O buraco é bem mais em cima.
Tenho certeza que o pessoal do esquadrão adora os seus helos porque já mais que provaram as suas qualidades.
Entretanto, o 2o/8maro Gav hoje é uma unde ímpar dentro do contexto organizacional da FAB. É pelo que se nos avizinha no futuro ele não terá espaço na nova concepção de força aérea que vem sendo implementada.
Por isso até, trocar os Mi-35 por helos focados na missão primária de SAR/C-SAR não seria exatamente um problema para o alto comando da FAB.
Já para o exército.

Abs
Cara, você está contradizendo a própria FAB:

"O projeto AH- X da Força Aérea Brasileira prevê a aquisição de doze helicópteros de combate AH-2 Sabre, de fabricação russa, para cumprimento de missões associadas às Tarefas de Superioridade Aérea e de Interdição."

Documento da FAB, pág 10: https://issuu.com/portalfab/docs/construindofuturo

Foi o alto comando da FAB que criou o "Projeto AH-X" sob coordenação do COPAC para a aquisição de 12 helicópteros de ataque.

Os finalistas foram o Mangusta e o Hind, venceu o último e o resto é chororó.

Não tem embasamento nenhum com a realidade e suposição que "a FAB quer passar os Mi-35 para o EB". Isso não existe, cara.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação do Exército

#3291 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 25, 2017 8:13 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Infelizmente esta não é uma decisão em nível de OM. O buraco é bem mais em cima...
Cara, você está contradizendo a própria FAB:
"O projeto AH- X da Força Aérea Brasileira prevê a aquisição de doze helicópteros de combate AH-2 Sabre, de fabricação russa, para cumprimento de missões associadas às Tarefas de Superioridade Aérea e de Interdição."
Documento da FAB, pág 10: https://issuu.com/portalfab/docs/construindofuturo
Foi o alto comando da FAB que criou o "Projeto AH-X" sob coordenação do COPAC para a aquisição de 12 helicópteros de ataque.
Os finalistas foram o Mangusta e o Hind, venceu o último e o resto é chororó.
Não tem embasamento nenhum com a realidade e suposição que "a FAB quer passar os Mi-35 para o EB". Isso não existe, cara.
Bolovo, sabemos que este processo é de cerca de 10 anos atrás. De lá para cá muitas coisas mudaram.
Obviamente que não existe uma decisão tomada, mas o planejamento atual da FAB dá a entender que a missão acima destacada tende a ser suprida pelos ST e não por um único esquadrão de helo. Não faz o mínimo sentido.
Neste caso, é fato que o 8o Gav tem como prioridade o SAR/C-SAR, e não o acima exposto, e que também há a necessidade de novos helos para complementar a frota atual, coisa que atualmente nem BH ou H225M conseguem fazer com as quantidade disponíveis.
De resto, não tenho provas sobre o que expus, mas pelo que podemos ver, os Mi-35 não terão uma vida longa na FAB, ao menos no que depender do atual plano de reorganização da força.
Mas devemos dar tempo ao tempo. Mais para frente estas questões deverão ser dirimidas.
Confesso que para mim seria algo interessante a FAB, junto a MB, requerer um ROB único com o EB no caso do helo de ataque, se o mesmo for mantido no atual escopo de planejamento.
Seria muito mais útil e economicamente viável se comprar um helo de ataque comum para as 3 ffaa's do que isso que vemos aí com cada um olhando para o seu próprio umbigo.
Enfim, falta um MD que preste, e visão mais global das questões da defesa nas próprias ffaa's.
Quem sabe tenhamos um pouco mais de sorte da próxima vez.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação do Exército

#3292 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 27, 2017 7:45 pm

FCarvalho escreveu:
Bolovo escreveu: Cara, você está contradizendo a própria FAB:
"O projeto AH- X da Força Aérea Brasileira prevê a aquisição de doze helicópteros de combate AH-2 Sabre, de fabricação russa, para cumprimento de missões associadas às Tarefas de Superioridade Aérea e de Interdição."
Documento da FAB, pág 10: https://issuu.com/portalfab/docs/construindofuturo
Foi o alto comando da FAB que criou o "Projeto AH-X" sob coordenação do COPAC para a aquisição de 12 helicópteros de ataque.
Os finalistas foram o Mangusta e o Hind, venceu o último e o resto é chororó.
Não tem embasamento nenhum com a realidade e suposição que "a FAB quer passar os Mi-35 para o EB". Isso não existe, cara.
Bolovo, sabemos que este processo é de cerca de 10 anos atrás. De lá para cá muitas coisas mudaram.
Obviamente que não existe uma decisão tomada, mas o planejamento atual da FAB dá a entender que a missão acima destacada tende a ser suprida pelos ST e não por um único esquadrão de helo. Não faz o mínimo sentido.
Neste caso, é fato que o 8o Gav tem como prioridade o SAR/C-SAR, e não o acima exposto, e que também há a necessidade de novos helos para complementar a frota atual, coisa que atualmente nem BH ou H225M conseguem fazer com as quantidade disponíveis.
De resto, não tenho provas sobre o que expus, mas pelo que podemos ver, os Mi-35 não terão uma vida longa na FAB, ao menos no que depender do atual plano de reorganização da força.
Mas devemos dar tempo ao tempo. Mais para frente estas questões deverão ser dirimidas.
Confesso que para mim seria algo interessante a FAB, junto a MB, requerer um ROB único com o EB no caso do helo de ataque, se o mesmo for mantido no atual escopo de planejamento.
Seria muito mais útil e economicamente viável se comprar um helo de ataque comum para as 3 ffaa's do que isso que vemos aí com cada um olhando para o seu próprio umbigo.
Enfim, falta um MD que preste, e visão mais global das questões da defesa nas próprias ffaa's.
Quem sabe tenhamos um pouco mais de sorte da próxima vez.

abs
Nao.

A missao 'e para ser cumprida com ambos... STucanos e HINDs. Nao existe esse papo da missao ser cumprida 'somente' pelos ST.

Uma coisa sao os nossos 'desejos' de entusiastas (aonde eu gostaria do HIND no EB), e outra 'e a realidade (eles sao usados pela FAB para serem operados em conjunto com os ST) e de quebra servirem de 'ca'ca carros de combate' naquele pedacinho de Terra la do Norte aonde esse tipo de veiculo pode ser operado.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#3293 Mensagem por Tikuna » Sex Out 27, 2017 9:21 pm

Na verdade pra mim faz todo o sentido interceptar com o MI. cumpre uma lacuna que é quando as aeronaves pousam em autopistas na hora da interceptação o ST só pode observar (como já aconteceu naquele famoso caso filmado). O mi pode pousar e desembarcar equipes da pf ou da propria fab, e até seguir os meliantes.


Saudações




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#3294 Mensagem por Tikuna » Sex Out 27, 2017 9:22 pm

Registro histórico:

Demonstrador do AS365 PANTHER fazendo vôo demonstrativo no Hotel Mazzaropi em Taubaté em meados dos anos 80.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3295 Mensagem por knigh7 » Sex Out 27, 2017 9:33 pm

Tikuna escreveu:Na verdade pra mim faz todo o sentido interceptar com o MI. cumpre uma lacuna que é quando as aeronaves pousam em autopistas na hora da interceptação o ST só pode observar (como já aconteceu naquele famoso caso filmado). O mi pode pousar e desembarcar equipes da pf ou da propria fab, e até seguir os meliantes.


Saudações
O problema é que o Mi35 não leva ninguém nas interceptações.

Do jeito que está minha opinião a FAB deveria passá-los para o EB.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#3296 Mensagem por Tikuna » Sex Out 27, 2017 9:36 pm

E falando em Panther uma das aeronaves modernizada teve um incidente. Tombou devido aos ventos.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#3297 Mensagem por Tikuna » Sex Out 27, 2017 9:37 pm

knigh7 escreveu:
Tikuna escreveu:Na verdade pra mim faz todo o sentido interceptar com o MI. cumpre uma lacuna que é quando as aeronaves pousam em autopistas na hora da interceptação o ST só pode observar (como já aconteceu naquele famoso caso filmado). O mi pode pousar e desembarcar equipes da pf ou da propria fab, e até seguir os meliantes.


Saudações
O problema é que o Mi35 não leva ninguém nas interceptações.

Do jeito que está minha opinião a FAB deveria passá-los para o EB.
Ao menos consegue seguir mais efetivamente os ocupantes até a chegada das forças policiais da região.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: Aviação do Exército

#3298 Mensagem por MasterCaiafa » Sex Out 27, 2017 9:44 pm

NUNCA HOUVE TRANSFER DE HELIS ENTRE FAB E EB.

ISSO É MALUQUICE E FORÇADA DE BARRA.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#3299 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 28, 2017 1:05 pm

Nos últimos dias deu uma tempestade do caramba aqui pelo Vale e parece que uma rajada de vento forte fez um tombar um Pantera estacionado no BAvEx.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3300 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 28, 2017 1:27 pm

Sim, as fotos estão rolando nos grupos do Whats




Responder