Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Aviação do Exército

#1 Mensagem por talharim » Seg Mai 30, 2005 5:30 pm

Abro este tópico para se discutir a ainda recente Aviação do Exército.

Uma tendência seria uma significativa diminuição de helis operados pela FAB,com esta ficando apenas com tarefas específicas como C-SAR de seus pilotos e nada mais..........

Em contraposição o EB tede a aumentar ainda mais a sua frota de asas rotativas,aumentando o número de esquadrões ficando completamente independente do apoio aéreo da FAB.

Eu acho que o EB ainda não desistiu $$$ completamente de adquirir helis de ataque para seu inventário.

Em 1994 o EB chegou a cogitar a aquisição de helis AH-64D Apache dos EUA,não vindo a se concretizar por razões óbvias de falta de verbas....

Apesar da crônica falta de verbas,o EB vem conseguindo adquirir helis novos nos últimos anos aumentando significativamente a sua capacidade operacional.

Por fim ficam algumas perguntas:

Quantos helis seriam ideais para o EB e de tipos?

Quantos esquadões seriam ideais e qual seria a localização desses esquadrões para uma cobertura ideal do nosso território?

O EB necessita de um heli de ataque dedicado?

O EB necessita de aviões de asa fixa do tipo SU-22 ou A-10?

O EB necessita do seu próprio esquadrão de UAVs?



Falows,




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#2 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 30, 2005 5:41 pm

Eu pessoalmente não gosto de helicopteros de ataque, são caros e vulneraveis, é verdade que causam grandes danos ao inimigo mas não acredito que vala a pena tê-los em quantidade ainda mais com os misseis para aviões sendo cada vez mais modernos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aviação do Exército

#3 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 30, 2005 5:51 pm

talharim escreveu:Por fim ficam algumas perguntas:

Quantos helis seriam ideais para o EB e de tipos?

Quantos esquadões seriam ideais e qual seria a localização desses esquadrões para uma cobertura ideal do nosso território?

O EB necessita de um heli de ataque dedicado?

O EB necessita de aviões de asa fixa do tipo SU-22 ou A-10?

O EB necessita do seu próprio esquadrão de UAVs?

Falows,


Na minha opinião :

1 ) Os heli de ataque estão um pouco em decadência, visto sua vulnerabilidade contra mísseis tipo Igla, tem aumentado muito.
Também acho que um A-29 possa fazer quase o mesmo que um helicóptero de ataque.
Mas se o EB conseguir comprar alguns Cobras por preço bem accessível, quem sabe não seria interessante.

2 ) Tipo SU-22 ? ? Não seria tipo Su-25 ! Acho que este trabalho deve ser feito pela FAB.

3 ) UAV seria muito importante.

Pelo que pude ler o EB quer muito é mais alguns Black Hawk .

Valeu,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#4 Mensagem por talharim » Seg Mai 30, 2005 6:03 pm

Eu acho que o EB é quem deveria possuir uma aeronave caça-tanques...

Utilizar o AMX para essa função é desperdício,além de duvidoso...........

O ALX poderia ser,mas acho que a própria FAB não tem essa intenção...

Seria melhor o EB possuir 20 AH-64D Apache Longbow ou 20 A-10 Thunderbolt?.........até alguns Harriers seriam interessantes para essa tarefa..........

Eu acho que deveria ser obrigação do EB executar a tarefa de apoio aéreo as suas colunas blindadas.Com a FAB fica apenas a tarefa de superioridade aérea.........

E com relação aos UAVs eu acho que é ponto pacífico que o EB já deveria tê-los a muitos anos............

Falows,




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#5 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 30, 2005 6:27 pm

O EB necessita de um heli de ataque dedicado?

O EB necessita de aviões de asa fixa do tipo SU-22 ou A-10?

O EB necessita do seu próprio esquadrão de UAVs?


Um helicóptero de ataque dedicado é bom, mas acho que o EB tem muitas prioridades.

Aviões de asa fixa devem ficar na FAB e MB.

UAV´s seria muito interessante.

Eu acho que deveria ser obrigação do EB executar a tarefa de apoio aéreo as suas colunas blindadas.Com a FAB fica apenas a tarefa de superioridade aérea.........


Não concordo Talharim. As forças devem trabalhar em conjunto não existe Força Superioridade Aérea, nós temos a Força Aérea que deve apoiar o EB não só em superioridade aérea, mas com aviões R-99A, R-99B, aviões de transporte de tropas, superioridade aérea, e obviamente destruir colunas de blindados, destruir helicópteros e apoiar o EB em suas missões.

Acho que o Brasil deveria escolher um helicóptero que sirva para transporte de tropas, ASW, etc. Ou seja, um helicóptero médio que possa ser usado pela Marinha, pelo CFN e pelo EB (para transporte de tropas e secundariamente para ataque). Ou seja, helicópteros de transporte com boa capacidade de ataque. Acho que um helicóptero de ataque dedicado é muito caro e não é nada multifuncional.

Com helicópteros de transporte o EB e o CFN poderiam realizar missões com uma velocidade bem maior, e ao mesmo tempo, teriam um "fogo" a mais.....Sem falar que o mesmo helicóptero seria excelente em questões de logística, manutenção, aquisição ou melhor ainda produção sob licença com transferência de tecnologias.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#6 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 30, 2005 9:10 pm

Sem Superioridade Aerea, sem Apache, vejam no iraqua, como os apaches vao caindo, imaginem contra uma força especial adestrada com mistral, eles tao abatendo com RPG-7, Mais seria otimos uns Cobras sim, nao sairiam muito caro a unidade, mais o que o EB mais precisa eh defesa aerea, um blindado com combinaçao de canhao e missil, algo como o tunguska russo, para defender colunas blindadas e algum missil anti aereo de pequeno alcançe como aquele spyder israelense, mais a Aviaçao do exercito parece bem treinada e atualizada.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

#7 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jun 01, 2005 8:06 am

O exercito argentino recebeu os cobra dos EUA? Eles ja estão operando?


Um abraço e t+ :D




sgt alex
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Ter Set 07, 2004 2:39 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

#8 Mensagem por sgt alex » Qua Jun 01, 2005 8:50 am

Pablo Maica escreveu:O exercito argentino recebeu os cobra dos EUA? Eles ja estão operando?


Um abraço e t+ :D


Não, eles desistiram de comprar os heli por falta de verbas. :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#9 Mensagem por talharim » Qua Jun 01, 2005 11:33 am

Eu não entendo porque as nossas 3 forças ainda não possuem UAVs (é moderno demais para nós?)........

Os israelenses são mestres neste tipo de produto.

Como já mantemos vários contratos comerciais com a IAI e suas subsidiárias não custaria nada adquirir uma dezena de UAVs para que já começássemos a implantar essa doutrina por aqui.

Seria excelente para as 3 forças.Daria um grande ganho na tarefa de reconhecimento,e se adquirirmos um UAV mais avnaçado esses aparelhos poderiam designar alvos para nossas Forças Especiais e caças da FAB e MB,inclusive poderiam ser operados do ar pelos prórios R-99 da FAB.

Dentre 2 opções óbvias para o Brasil temos:



Imagem
SCOUT = Já operado por Cingapura,África do Sul,Sri Lanka e Exército Suíço.

Imagem
SEARCHER II = Já operado pela Índia,Cingapura,Sri Lanka,Taiwan e Tailândia.

Ou então com um pouco mais de grana e SE os EUA permitirem poderíamos comprar essa belezinha:

Imagem
RQ-2A/2B Pioneer

Mas falando especificamente das necessidades do EB,conseguir ver em tempo real via datalink por TV a cores o avanço de uma coluna blindada inimiga nos pouparia tempo e muitas vidas...............

O que será que se passa na cabeça do EB? :roll:




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#10 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 01, 2005 12:14 pm

Acho que eles estão desenvolvendo um...
Enão precisamos comprar isso de ninguem é algo extremamente simples que qualquer engenheiro aeronáutico formado no ITA faz com os olhos fechados....




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

#11 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jun 01, 2005 12:33 pm

Valeu por tirar minha dúvida Sgt Alex!!! :wink: Na minha opinião o EB deveria adquirir mais Black Hawks (25 a 35) para que possua uma frota condideravel e possa dar o devido apoio e mobilidade assim maximizando a operacionialidade da FAR, assim como mais helicópteros pesados para que possua uma capacidade consideravel no transporte de equipamentos (jipes, peças de artilharia etc...) algumas aéronaves da classe do CASA 295 tbm seriam bem vindas ja que os esqudrões de transporte da FAB tem operado no limite principalmente os que operam o Hercules, elas seriam mto uteis principalmente na região amazonica, aliviando assim a FAB de algumas tarefas como o de dar suporte logistico
à unidades isoladas do EB, quanto aos helis de ataque eu não tenho uma opinião bem definida, pois são uma arma valiosa, mas como ja foi citado são vulneráveis a armas como o RPG e Igla, o que seria interessante é se o EB possuisse Helis de reconhecimento armados com misseis anti-carro, e como disse o Talharim, UAVs trariam uma grande capacidade de reconhecimento, principalmente em tempo real.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#12 Mensagem por talharim » Qua Jun 01, 2005 1:47 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Acho que eles estão desenvolvendo um...
Enão precisamos comprar isso de ninguem é algo extremamente simples que qualquer engenheiro aeronáutico formado no ITA faz com os olhos fechados....


Simples pode até ser.Qualquer engenheiro aeronáutico consegue construir um drone comandado por rádio frequência.

Agora um UAV eficiente para uso militar Israel levou 30 anos para desenvolver alguma coisa realmente operacional.

O Brasil não vai construir sozinho um UAV de reconhecimento militar com guiagem por datalink e suíte de guerra eletrônica de um dia para outro.

Isso vai levar 10 anos ou mais no mínimo......................

Mas é um assunto que deveria ser discutido com a Embraer e não feito isoladamente pelo EB,FAB ou MB.....................

Falows,




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#13 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 01, 2005 1:53 pm

talharim, não levou 30 anos para eles construirem um UAV, levou 30 anos para a eletrônica atingir um patamar tecnológico que permitisse a eles construirem um UAV, essa tecnologia eletrônica hoje é comercial, qualquer um pode comprar em lojas especializadas (não no nivel que os americanos tem hoje, mas suficiente para ter um bom UAV), não é segredo para ninguem.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 01, 2005 3:01 pm

O UAV brasileiro está sendo desenvolvido em conjunto com a Avibrás.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: Aviação do Exército

#15 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jun 01, 2005 8:49 pm

talharim escreveu:Quantos helis seriam ideais para o EB e de tipos?

Quantos esquadões seriam ideais e qual seria a localização desses esquadrões para uma cobertura ideal do nosso território?

1- O EB necessita de um heli de ataque dedicado?

2- O EB necessita de aviões de asa fixa do tipo SU-22 ou A-10?

3- O EB necessita do seu próprio esquadrão de UAVs?

Olá!


Obviamente a AvEx ainda está aquém do ideal, assim como todas as FFAA no Brasil.

Entretanto, fica claro que, nessa sua primeira fase, o EB se dedicou à dotar a AvEx da capacidade de transporte de homens, principalmente para mobilidade tática.

Dessa forma, vetores de ataque estão num segundo plano.

Bom respondendo às perguntas:

1- Sim, mas também tem outras prioridades. Um Heli dedicado seria interessante, principalmente no que tange ao combate aos blindados;

2- Não, creio que isso é supérfluo, visto que a FAB pode dar total apoio tático ao EB;

3- Sim, e já está mobilizado, junto com MB e FAB para desenvolver um UAV nacional.

Complemento dizendo que, mesmo estando aquém do ideal, a AvEx permanece em desenvolvimento, e que está prestando excelentes serviços. Sua ampliação fica à mercê de dotações orçamentárias!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder