Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5206 Mensagem por P44 » Qui Mar 07, 2024 3:32 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5207 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 07, 2024 7:24 am

Só se for a versão com 9000 toneladas, com VLS, sonar rebocado, radar 3D moderno e mesmo assim dúvido que fosse capaz devido à velocidade máxima ser relativamente baixa para um navio combatente.

Ter 50 drones de todos os tipos é bom, mas não faz todo o serviço.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5208 Mensagem por EduClau » Qui Mar 07, 2024 2:04 pm

Esses navios, se provarem a que vieram, terão muitas marinhas interessadas, eu acho.

Sds




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5209 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 07, 2024 2:12 pm

EduClau escreveu: Qui Mar 07, 2024 2:04 pm Esses navios, se provarem a que vieram, terão muitas marinhas interessadas, eu acho.

Sds
Vantagens:

- Podem realizar muitos tipos de operações;
- São navios baratos de adquirir, manter e com uma tripulação bastante reduzida;

Desvantagens:

- Não são Navios Combatentes, como são as Corvetas ou as fragatas;
- Não podem executar as mesmas missões que os Navios Combatentes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5210 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 07, 2024 8:18 pm

Esse conceito pode ser muito bom para marinhas sem dinheiro como a MB, que tem de se multiplicar em vários eixos de ação mantendo os mesmos recursos, ou menos a cada a ano que passa.

Para quem tem e pode gastar o quanto for necessário, até mesmo para manter a sua indústria naval e de defesa funcionando, ele pode ser um plus a mais, mas nunca o navio de referência de uma esquadra.

Os dinamarqueses já tem alguma experiência com projetos assim, mas que não foram muito longe de casa em termos comerciais. A própria Damen já concebeu e dispôs no mercado conceitos semelhantes, que também não convenceram muita gente.

A ver o que o futuro reserva para estes navios.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5211 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 08, 2024 7:34 am

FCarvalho escreveu: Qui Mar 07, 2024 8:18 pm Esse conceito pode ser muito bom para marinhas sem dinheiro como a MB, que tem de se multiplicar em vários eixos de ação mantendo os mesmos recursos, ou menos a cada a ano que passa.

Para quem tem e pode gastar o quanto for necessário, até mesmo para manter a sua indústria naval e de defesa funcionando, ele pode ser um plus a mais, mas nunca o navio de referência de uma esquadra.

Os dinamarqueses já tem alguma experiência com projetos assim, mas que não foram muito longe de casa em termos comerciais. A própria Damen já concebeu e dispôs no mercado conceitos semelhantes, que também não convenceram muita gente.

A ver o que o futuro reserva para estes navios.
A Marinha Holandesa vai vender estes:

Imagem

https://en.wikipedia.org/wiki/HNLMS_Rotterdam_(L800)

+

Imagem

https://en.wikipedia.org/wiki/Holland-c ... rol_vessel


E vão substituir por uma nova classe que vai realizar as missões de ambas as classes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5212 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 08, 2024 9:33 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5213 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 08, 2024 9:33 pm

Quanto aos holandeses, a classe Holland é bem vinda por aqui, dado que não fizemos o dever de casa com a Classe Amazonas, mesmo podendo produzi-los sob licença, e atualmente não se tem recursos e nem intenção de comprar navios novos tão cedo. São navios muito bons para o que se pretendem, e viriam bem a calhar. Seria também a chance da Holanda finalmente colocar algum produto na MB.

O conceito deste NPC é muito interessante, principalmente para adoção pelos DN responsáveis pelas região norte e centro oeste. O calado dele é adequado para atuar nas calhas dos principais rios onde ele teria ótima serventia como navio capitânia de uma frota de navios atuando em cooperação.

A ser se alguém por aqui na MB chama a atenção para estes projetos da marinha portuguesa. Teríamos muito a conversar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5214 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mar 09, 2024 7:50 am

Estes navios Holandeses vão ter muita procura na Europa, duvido que saiam do continente para fora.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5215 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 2:20 pm

Eu imagino que sim. A realidade hoje na Europa é de cada um cuidar do seu quintal.
No caso da MB, com todos por aí voltados neste momento para a próxima guerra com os russos, difícil que algum estaleiro, empresa ou linha de produção não esteja voltada totalmente para as necessidades prioritárias de suas próprias ffaa's.
Azar dos almirantes da MB que pensam e restringem os nossos fornecedores militares navais a refugo norte americano e europeu. Ou quando, e raramente, compram novo, também tem que ser apenas e tão somente destas duas origens.
Tem mais é que tomar na cabeça mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37825
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5216 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mar 09, 2024 2:35 pm

Atenção, são uns senhores NPO, estão melhor equipados do que qualquer Fragata da Marinha Portuguesa ou Brasileira (e estou a contar com as vossas futuras A100) e tem uma guarnição relativamente pequena para um navio daquelas dimensões.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5217 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 2:40 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 09, 2024 2:35 pm Atenção, são uns senhores NPO, estão melhor equipados do que qualquer Fragata da Marinha Portuguesa ou Brasileira (e estou a contar com as vossas futuras A100) e tem uma guarnição relativamente pequena para um navio daquelas dimensões.
Por melhor que sejam, estão muito distantes do padrão orçamentário atual da MB, e não haveria de qualquer forma recursos para comprá-los. Os holandeses não vão vender estes navios a preço de pinga, dado que são muito novos ainda e possuem qualidades que ressaltam o preço que será cobrado por eles.
A MB aqui não tem nem de onde tirar para os seus patrulha de 500 ton, imagina esses navios aí.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5218 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 2:49 pm

Eu ainda prefiro, até prova em contrário, que a MB após a entrega das 4(6) Meko A100 se engaje a seguir na construção das versões de patrulha oceânica destes navios. É a melhor forma de dar continuidade ao processo produtivo em Itajaí e não deixar que se perca, de novo, todo o conhecimento e infraestrutura deste projeto.
Com 12 unidades a construir, se o ritmo destes navios forem iguais aos das fragatas, conseguimos colocar todos os 12, talvez, antes do fim da próxima década. E como são navios muito menos complexos do que as Tamandaré, motivos não faltam para isso.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5219 Mensagem por hotm » Sáb Mar 09, 2024 3:08 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mar 08, 2024 9:33 pm Quanto aos holandeses, a classe Holland é bem vinda por aqui, dado que não fizemos o dever de casa com a Classe Amazonas, mesmo podendo produzi-los sob licença, e atualmente não se tem recursos e nem intenção de comprar navios novos tão cedo. São navios muito bons para o que se pretendem, e viriam bem a calhar. Seria também a chance da Holanda finalmente colocar algum produto na MB.

O conceito deste NPC é muito interessante, principalmente para adoção pelos DN responsáveis pelas região norte e centro oeste. O calado dele é adequado para atuar nas calhas dos principais rios onde ele teria ótima serventia como navio capitânia de uma frota de navios atuando em cooperação.

A ser se alguém por aqui na MB chama a atenção para estes projetos da marinha portuguesa. Teríamos muito a conversar.
Imagem

e o Brasil comprar esta beldade? 8-] 8-]
Fora piadas, era um navio que se encaixava nas necessidades brasileiras?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Marinha de Portugal

#5220 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 3:12 pm

Sim, com toda a certeza. Para o que ele se presta, enquanto navio de patrulha está bem dentro do que a MB requer ao seu projeto do futuro NaPaOc BR.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder