Poder Terrestre Europeu

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

Poder Terrestre Europeu

#1 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 09, 2005 12:32 am

Gostaria de Saber qual Realmente Poderosa é a europa Frente as Ameaças Externas, Talvez a Coligaçao Alemanha, França, Italia, Inglaterra e Espanha seja Realmente imbativel, mais gostaria de saber qual a real capacidade terrestre da europa (menos russia), e se a europa tem meios de projetar esse poder em escala mundial.
Essa Recente Compra de material Espanhola, deve se a preocupacoes sobre Ceuta?, ou mesmo ela quer se tornar uma potencia mundial como foi no tempo das grandes Navegaçoes?, Me parece que eles querem é Independencia no quesito defesa, ja que eram praticamente "protegidos" dos eua, mais isso eu acho positivo pra portugal, ja que praticamente a espanha lhe safa de qualquer Ataque a seu territorio.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 09, 2005 9:25 pm

Bom como ninguem ainda falou nada vou postar algo que achei na net

Italian Army

Army (116,000)
1 Operations Command HQ, 1 Corps HQ
1 Projection Force HQ
1 Mountain Force with 3 Mountain Brigades, 1 Engineering Brigade, 1 Aviation Regiment, 1 Alpine Airborne Battalion
2 Division Defense Force
1 with 1 Armed Brigade, 1 Mechanized Brigade, 1 Armed Cavalry Brigade, 1 Airborne Brigade, 1 Airmobile Brigade, 1 Engineering Regiment
1 with 5 Mechanized Brigades, 1 Engineering Brigade, 1 Aviation Regiment
1 Support Command with
1 Air Defense Division
1 Artillery Brigade
1 Engineering Brigade
1 Logistics Division
1 Aviation Brigade

Navy (36,000)
Bases: La Spezia (HQ), Taranto (HQ), Brindisi, Augusta

Air Force (48,000)
1 Operation Command, 1 Force Command, 1 Logistics Command, 1 Training Command

Achei Estranho Isso:


Paramilitary (254,300)
Carabinieri: 111,800
Public Security Guard: 79,000
Finance Guards: 63,500
Harbor Control: 140+ Boats

Os Carabinieri nao Sao Estilo as SA alemas?
Porque 111Mil é um Numero grande

French Army

Total Military Force
Active: 259,050
Reserves: 100,000

Army (137,000)
1 Land Command HQ
5 Regional, 4 Task Force HQ
2 Armored Brigades with 2 Armored, 1 Armored Infantry, 1 Self Propelled Artillery, 1 Engineering Regiment
2 Mechanized Infantry Brigades with 1 Armored, 1 Armored Infantry, 1 Armored Personnel Carrier, 1 Self Propelled Artillery 1 Engineering Regiment
2 Light Armored Brigades with 2 Armored Calvary, 3 Armored Personnel Carriers, 1 Artillery, 1 Engineering Brigade
1 Mountain Infantry Brigade with 1 Armored Calvary, 3 Armored Personnel Carriers, 1 Artillery, 1 Engineer, 1 SPT Regiment
1 Air Mobile Brigade with 4 Helo Regiments
1 Artillery Brigade with 2 Motorized Rocket Launching System, 4 SAM Regiments
1 French / German Brigade

Navy (44,250)
Regional Commands: Atlantic, North Sea/Channel, Mediterranean, Indian Ocean, Pacific Ocean
Bases: Brest, Cherbourg, Toulon, Papeete, La Reunion, Noumea, Fort de France, Cayenne

Air Force (64,000)
Flight Hours: 180

Paramilitary (101,399)
Gendarmerie: 101,399

Strategic Force (4,800 active)
Today the nuclear arsenals, although in reduction, remain very significant. The French concept is of showing the will and of having the capacity to make deter an adversary, by inflicting damage that is out of proportion with the stake of a conflict.

Spanish Army
Total Military Force
Active: 150,700
Reserves: 328,500

Army (95,600)
4 Area Defense Forces
1 Rapid Action Division with 1 Airborne Brigade, 1 Airmobile Brigade, 1 Legion Light Infantry Brigade, 1 Legion Special Operations Unit
1 Mechanized Infantry Division with 2 Mechanized Infantry Brigade, 1 Armed Brigade, 1 Light Armed Cavalry Brigade, 1 Self-propelled Artillery Brigade, 1 Anti-Aircraft Artillery Brigade, 1 Engineering Regiment
1 Mountain Brigade, 1 Cavalry Brigade
1 Army Aviation Brigade with 1 Attack Battalion, 1 Medium Transport Battalion, 4 Tactical Transport Battalion
1 Special Operations Command with 3 Special Operation Battalions
1 Field Artillery Command with 4 Self-Propelled Artillery Regiments and 2 Anti-Aircraft Artillery Regiments
1 Engineering Command with 4 Engineering Battalions
1 Air Defense Command
1 Coast Artillery Command
2 Legion Regiments

Navy (22,900)
Bases: El Ferrol, San Fernando, Rota, Cartagena, Las Palmas, Palma de Mallorca, Mahon

Air Force (22,750)
Flying Hours: EF-18 160, F-5 220, F-1 160

Forces Abroad and Foreign Forces
Independent
Afghanistan (Operation Enduring Freedom)

UN
ISAF (Afghanistan): 350
SFOR II (Bosnia): 1,200
MONUC (Congo): 3 including 2 observers
UNMEE (Ethopia/Eritrea): 5 including 3 observers
CONDORDIA (Fyrom)
KFOR (Serbia/Montenegro): 1,300

The following forces are currently stationed in the Spain:
NATO: HQ Joint Command South-West
US: 2,030

Paramilitary (73,360)
Guardia Civil: 72,600
Guardia Civil Del Mar: 760

Strategic Force
Spain is not known to have or be pursuing nuclear weapon capabilities

German Army
Total Military Force
Active: 284,500
Reserves: 358,650

Army (191,650)
5 Divisions (3 Armed , 2 Armed Infantry)
1 Air-Mobile Division with 1 Air Mechanized Brigade, 1 Aviation Brigade
1 Special Operations Division with 2 Airborne
1 Supporting Arms Command
1 Elite Brigade
2 Logistic Brigades

Navy (25,650)
Bases: Glucksburg, Wilhelmshaven, Kiel, Olpenitz, Eckernforde, Warnemunde

Air Force (67,500)
Flying Hours: 150

The following forces are currently stationed in the Germany:
NATO: HQ Allied Rapid Reaction Crops, HQ Allied Air Forces North, HQ Joint Command Centre, Airborne Early Warning Force
Belgium: 1 Mechanized Infantry Brigade withdrawing
France: 3,200
Netherlands: 2,600
UK: 22,000
US: 73,500
Italy: 91

Eu Pessoalmente desaprovo essa ocupaçao, os aliados ainda nao assinaram um tratado de paz com os alemaes, acham que se sairem vai aparecer um 4 Reich para dominar o Universo, aha realmente esses Paranoicos, Acho que o governo alemao deveria Pedir a Retirada das Bases, ja que uma Invasao Russa é tao provavel como o Brasil ter 5 Porta Avioes com Rafale-M.

English Army

Total Military Force
Active: 212,660
Reserves: 272,550

Army (116,670)
1 Land Command HQ, 3 Division HQs
1 Armored Division with 3 Armored Brigades, 3 Artillery Brigades, 4 Engineering Brigades, 1 Aviation Brigade, 1 Advanced Deployment Brigade
1 Mechanized Division with 3 Mechanized Brigades, 3 Artillery Brigades, 4 Engineering Brigades, 1 Advanced Deployment Regiment
1 Tri-Service Joint Helo Command incorporating 1 Air Assault Brigade
1 Artillery Brigade HQ, 1 Advanced Deployment Brigade HQ, 1 Reconnaissance Brigade HQ
2 Logistics Brigades, 14 Infantry Brigade HQ

Navy (42,370)
Commands: CINCFLEET (CINCEASTLANT and CINCNAVNORTHWEST), CINCNAVHOME,
Bases: Northwood, Davenport, Faslane, Portsmouth, Culdrose, Prestwick, Yeovilton, Overseas: Gilbratar

Air Force (53,620)
Flight Hours: Tornado 188, Harrier 218, Jaguar 215

Strategic Force (1,000 active)
In order to remain a world nuclear power, Britain decided in 1945 to create a weapons programme with the aim of producing atomic bombs, using plutonium as the fissile material in the bombs. Until 1945, Britain had collaborated with the Americans but the latter passed an act in 1946 forbidding information on weapons being passed to another country. On 03 October 1952 the first British atomic test was carried out aboard a ship moored off the north west coast of Australia.
According to the July 1998 Strategic Defense Review [SDR], in current circumstances, nuclear forces continue to make a unique contribution to ensuring stability and preventing crisis escalation. They also help guard against any possible re-emergence of a strategic scale threat to British security. The Review confirmed that in a changing and uncertain world, Britain continues to require a credible and effective minimum nuclear deterrent based on the Trident submarine force. This has provided Britain's only nuclear system since the withdrawal of the last of the RAF's free-fall nuclear bombs earlier this year, performing both the strategic and sub-strategic role. Britain's Trident force provides an operationally independent strategic and sub-strategic nuclear capability in support of NATO's strategy of war prevention and as the ultimate guarantee of British national security.

Bom eu nao achei quantidade de Equipamento, Se Alguem quiser ajudar ai com Numeros, pq so achei efetivos




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Ter Mai 10, 2005 7:57 pm

O poderio terrestre europeu se resume ao poderosíssimo Bundeswehr

2855 Tanques Leopard dá pra botar medo até no USARMY.......

Agora meu comentário técnico-científico: (Sem a Inglaterra)

Espanha,Itália,Polonia,Países baixos nao aguentam um 1 mes de guerra contra quem quer que seja,

A França tem um exército grande,mas na minha humilde opiniao sao um bando de maricas e nao sabem lutar,

Os outros países sem comentários,nao acrescentam nada.......

Na hora de uma guerra total quem vai defender o território europeu vai ser o Exército Alemao e ninguém mais,........




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#4 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 10, 2005 8:02 pm

talharim escreveu:A França tem um exército grande,mas na minha humilde opiniao sao um bando de maricas e nao sabem lutar,

:lol: "menos talharim, menos" (Victor).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#5 Mensagem por talharim » Ter Mai 10, 2005 8:37 pm

Exército contra Exército,sem apoio de força aérea e nem apoio naval (ambas forças equivalentes).............apenas o apoio de suas respectivas cavalarias aéreas........

1° Alemanha
2° Inglaterra
3° França
4° Itália
5° Espanha
6° Turquia
7° Suécia
8° Polônia
9° Grécia
10º Dinamarca




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#6 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 10, 2005 8:45 pm

A Inglaterra tem as forças armadas mais amadoras da Europa, eles gastam masi que qualquer outro e não possuem forças a altura, principalmente porque tem muito político metido a general que quer dizer como se faz uma guerra.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#7 Mensagem por talharim » Ter Mai 10, 2005 9:26 pm

Marechal-do-ar escreveu:
A Inglaterra tem as forças armadas mais amadoras da Europa


:roll: Aff... :roll: (Víctor)




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#8 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mai 10, 2005 10:14 pm

Bom, mais Turquia?, nada contra os turcos, mais eles nem tem sangue europeu e eles sao muculmanos, nada contra, mais acho que turquia é tao europeia quando Zimbabue.

Ao Contrario, a Africa do Sul é mais europeia que muito pais europeu. Mais a Alemanha sempre Foi uma Grande Força Terrestre, Desde os tempos da Prussia, Nao Havera Batalhas Maiores que as que houveram na russa, hahaha se a Wehrmacht da Epoca invadisse o Brasil hoje, perderiamos Brincando, Mesmo com tecnologias de 60 Anos atras, hahaha meu eles lançaram 3 Frentes de Exercito Contra a Russia, o Brasil nao tem nem 3 Exercitos.

Mais a Alemanha como pais é deploravel, os Alemaes nao podem fazer nada, Nem falar o nome do Hitler é permitido, acho que deviam deixar os Alemaes aprender com seus erros, e nao Proibilos de Pensar, Hoje a Alemanha tem Muitos Turcos, todos os alemaes que falo, Estao preocupados com os turcos, e voces sabem, paciencia de Alemao dura pouco, Se nao resolverem o Problema dos Turcos, Os Partidos de Direita vao Vencer as Eleicoes, e ai Meu Amigo...... Só deus sabe




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#9 Mensagem por talharim » Ter Mai 10, 2005 10:35 pm

Einsamkeit escreveu:
nada contra os turcos, mais eles nem tem sangue europeu e eles sao muculmanos, nada contra, mais acho que turquia é tao europeia quando Zimbabue.


É que geograficamente metade da Turquia fica em continente europeu.

O Império Turco-Otomano até o término da primeira guerra dominava a Hungria,Grécia,Chipre,quase todo o leste europeu...

Causaram tamanhas atrocidades contra as naçoes européias que um dia se deus quiser vao levar o troco em dobro :evil:

Mas infelizmente temos que admitir que graças aos EUA a Turquia possui atualmente um exército poderoso,inclusive com alguma capacidade de projeçao no mar mediteraneo até a Grécia..........




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#10 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mai 10, 2005 10:45 pm

hahah Talharim, os Franceses sao tao Maricas, que Dominaram a europa inteira, bem a lingua é fresca mesmo, mais eles sao bem patriotas e contam com Armas Nucleares e Muitos e Muitos Leclerc, e Mirages, Rafales, e tudo mais, Eles tem SSBN, Isso por si So ja cala muitas bocas mundo a fora, e porque o Exercito alemao tem Tantos Leopard, ah Nada que 14.000 Tanques T nao resolvam, hahahaha Mais a Alemanha nao tem capacidade de Projeçao de poder, eles nem tem NAe nem LHD, acho que eles nao podem ser, porque tem um ditado que nao sei ao certo
mais me parece ser assim

1Ingles Faz Chá, 2 Ingleses Jogam Cartas, 3 Ingleses Bebem
1 Alemao é encrenca, 2 Alemaes é briga, e 3 é Guerra, hahahaha

Os Alemaes sempre foram Belicosos, mais temos que ver hoje em dia nao existem mais os Alemaes Propriamente dito, sao um povo moldado pelos Vencedores da guerra, nao digo que os nazistas foram os verdadeiros Alemaes, Mais os do Tempo do Kaiser Foram, Agora a Italia tem 2 Porta Avioes e Uma Marinha Respeitavel, a Holanda é o Pais Maritimo, Eles tem Otimas Fragatas e a recente LCF alem dos Rotterdam, alem de um profisionalissimo Exercito, A Espanha Recentemente Adquiriu 750 Leopard e tem Otima Marinha tambem, alem de Misseis Taurus e futuramente Tomahawk, Bom Ainda temos A Suecia, com sua formidavel força aerea.
Aguardo mais Ajuda dos amigos




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#11 Mensagem por VICTOR » Qua Mai 11, 2005 1:37 am

talharim escreveu:Marechal-do-ar escreveu:
A Inglaterra tem as forças armadas mais amadoras da Europa


:roll: Aff... :roll: (Víctor)

Marechal-do-ar escreveu:
talharim escreveu:A França tem um exército grande,mas na minha humilde opiniao sao um bando de maricas e nao sabem lutar,

:lol: "menos talharim, menos" (Victor).

Que maravilha, obrigado, rapazes! O doce som das caixas registradoras recebendo meus royalties! Vou encomendar meu Audi A4 amanhã mesmo...

[037] [018] [037]




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Holandes Voador
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Dez 04, 2004 3:28 pm
Localização: Goiania

#12 Mensagem por Holandes Voador » Qui Mai 12, 2005 9:59 pm

Acho que os alemaes ja provaram pro mundo inteiro que eles conseguem se armar rapidamente para uma guerra como ninguem. Na hora que o pau quebra tem que junta o mundo pra seguralos!!!!! :twisted:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#13 Mensagem por Guerra » Qui Mai 12, 2005 10:50 pm

Eu li em lgum lugar que o exército sueco tinha simplesmente acabado, eles manteram só os quadros (oficiais e sargentos), alguém já leu sobre isso?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#14 Mensagem por pt » Sex Mai 13, 2005 8:03 am

Peço desculpa pela intromissão, mas vejo demasiado PRÉ-conceito e ideias feitas, e relativamente pouca lógica e conhecimento histórico em algumas afirmações.

A Alemanha, é um país extremamente recente. Na prática, só existe desde 1871. E tem as suas origens, nas lutas dos vários povos de origem germânica contra os franceses.
De notar que, os franceses (Napoleão) venceram todos os povos germânicos, e só foram derrotados, como se sabe, por uma coligação liderada pela Inglaterra.
A Confederação Germânica, posteriormente transformou-se em “Deutsches Reich”, ou império alemão, com Guilherme I como imperador, após a guerra franco-prussiana, onde se concluiu que uma federação dos países de origem germânica era vantajosa

No entanto, a Alemanha, trata-se de uma nação com grandes contradições internas. Lembro que, depois da II guerra mundial, esteve para ser aprovado um plano, que pura e simplesmente acabava com a Alemanha para sempre, voltando a implantar os Estados da Saxónia, Renânia-Westafalia, Prússia(Ocidental) e Baviera.

Só o medo americano dos russos, levou a que Roosevelt decidisse que era melhor manter a Alemanha como país, em vez de acabar com ela, como estava previsto.

Portanto, não nos devemos precipitar a fazer juízos sobre os alemães, quando eles mesmos têm dificuldade em faze-los. Como em todo o lado hà fanáticos e esses fanáticos “alemães” não viam mais nada que não o Deutsches Reich. Mas eu conheço alemães da Renânia e da Baviera, que acham que deviam ser independentes.

O poder da Alemanha, depois da guerra, deve-se principalmente ao interesse americano em reerguer a Alemanha, para aproveitar o potencial industrial alemão contra os russos.

A outra questão que gostaria de recordar, é que se a génese do “Deutsches Reich” foi a Prússia, a derrota nas duas guerras, o esmagamento e a humilhação da Alemanha, levaram a que, o “modelo Prussiano” já discutido noutros tópicos, fosse encarado pelos próprios alemães, como um fracasso. A Alemanha de hoje, já não é a Alemanha Prussiana (que vejo que alguns aqui ainda consideram como modelo) mas sim uma Alemanha muito diferente, muito mais influenciada pelos Bávaros, e pelos alemães da Saxónia Renânia / Westfalia, que são historicamente muito mais próximos da França e da cultura latina e mediterrânica. Só para dar um exemplo, lembro que enquanto a Prússia, era predominantemente protestante, a Baviera é predominantemente Católica.

Além disso, lembro também que, a Alemanha, teoricamente deveria incorporar a Áustria, se eventualmente existisse um povo “Alemão” correspondente aos povos germânicos. MAS como todos sabemos, embora Hitler tenha absorvido a Áustria com o Anschluss, esta acabou por voltar a aparecer como país independente.

Por isso, eu acho que talvez não fosse má ideia, analisar as coisas com um pouco mais de profundidade. Em vez de cair no erro do estereotipo – Alemão bom de briga, Inglês Bêbado, Francês “amaricado”, Italiano imbecil, Turco muçulmano e por aí fora.

A verdade, é que com as armas de hoje, qualquer conflito é sempre difícil de vencer (vide Iraque). Todos os países europeus têm vantagens e desvantagens. A Alemanha, tem, por necessidades da guerra fria, um exército poderoso, embora hoje, o numero de tanques com que conta, seja imensamente inferior a 2000. A Alemanha, tanto quanto sei já só utiliza os LEOPARD-II, e tem planos para utilizar apenas os LEOPARD-II-A6 mais modernos. Portanto, ficará com uma força blindada entre os 400 e os 500 tanques (e vai ser preciso muita pressão no Bundestag para conseguir isso). Os alemães preferem pagar o exército Polaco, que é onde está a fronteira. Os Polacos que lutem (depois se for preciso os alemães ajudam).

No outro lado, está o poder naval, e esse continua a ser Inglês, embora nos últimos tempos dois factores tenham vindo a contestar o poder naval inglês:
Por um lado, os franceses, com o seu porta-aviões, que lhes dá uma capacidade de projecção de forças notável, e (mesmo com operacionalidade parcial) dá à França um poder que os outros países não têm. A fraqueza da França, são os navios de escolta, e aí, o país melhor preparado da Europa, não é nem a França nem a Inglaterra, é a Espanha, que tem os escoltas mais poderosos de qualquer marinha europeia pelo menos até que os novos contra-torpedeiros britânicos entrem em operação.

Com os actuais planos conhecidos, no entanto, parece claro que os britânicos vão recuperar claramente a liderança absoluta, com os seus dois porta-aviões CTOL e os seus contra-torpedeiros e submarinos nucleares, mais os navios auxiliares de transporte.

Mesmo a Itália, tem forças consideráveis, embora a Itália ter o problema de, praticamente não ter nunca ganho guerra nenhuma. A sua curta história, ao contrário da curta história da Alemanha, é uma soma de desastres militares. Mas achar que a Itália não vale nada, por causa disso, é falar demais.

Aliás, em termos defensivos, cada vez mais, os países europeus tendem a considerar a sua defesa como um todo. A verdade também, é que ninguém tem capacidade para atacar um país europeu, no seu próprio território. As politicas de alianças quer na NATO quer na União Europeia, dão aos países europeus uma sensação (se calhar falsa) de total imunidade. A única potência com capacidade para atacar a Europa seria os Estados Unidos. Mas para quê? Na prática as exportações para a Europa, dão trabalho a milhões de americanos.

Portanto, os tanques em grande número, não têm qualquer utilidade. A Europa não tem possibilidade de se equiparar aos americanos, apenas porque não tem capacidade de projectar forças para lado nenhum. Para isso, são necessários meios navais de transporte poderosos, e mesmo assim, neste momento apenas a França, Espanha, Holanda, e em parte a Itália têm meios minimamente eficientes para o fazer. Além dos meios conhecidos. Os meios ingleses estão em construção, de tal forma que os Royal Marines, até já se treinaram a bordo do LPD da Holanda, “Rotterdam”, alugado para o efeito.

Portanto, como conclusão, como no passado, não há nenhuma nação efectivamente dominante na Europa, porque há sempre forças de equilibro.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#15 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 13, 2005 8:22 am

É isso aí, PT.

Desta vez até eu concordo consigo.

Acrescentaria apenas que o "calcanhar de Aquiles" da Europa não é a falta e aviões de combate, de tanques e outros blindados, e de outros sistemas, como fragatas e contra-torpedeiros, mas sobretudo a sua pouca capacidade de projecção de forças a nível planetário, e essa é a grande diferença para os EUA que têm essa capacidade, quer por mar quer pelo ar.




Imagem
Responder