60 anos da Força Expedicionária Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#31 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Nov 01, 2005 1:23 am

Super Flanker escreveu:
Alguém poderia tirar uma duvida:

Como que uma divisâo inteira foi se render sem lutar? Mais de 14 mil soldados se entregando sem mais sem menos? Como foi isso?


Se não me engano essa foi uma ação planejada bem-sucedida pelo EB em que a divisão alemã foi atraída para dentro de um vale. Quem estava atraindo era um pequeno número de homens do EB. Quando a divisão alemã percebeu que tinha caído numa emboscada, era tarde demais. O EB esperava no alto dos morros, cercando os alemães. Estávamos em total vantagem tática. Aliando a pouca disposição dos alemães para lutar e a vantagem do EB, não restava muita coisa a fazer para os alemães a não ser a rendição. Apesar disso, não vamos tirar os méritos dos nossos militares. Mais uma bela participação do Brasil no conflito. Dessa vez bela mesmo. Sem disparar um tiro, sem nenhum morto.

Patton escreveu:Por que provavilmente aquela divisao nao tinha mais 14 mil soldados. As divisoes alemes no fim da guerra eram imasculados, alguns tevem apenas 200 soldados. Porque lutar por uma causa perdida sem amunicao, sem apoio, sem todas as coisas nessisarias de fazer uma guerra?


Sim, a divisão tinha 14 mil soldados.

Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.


O Brasil estava lutando no Atlântico Sul, além da Europa. Como mencionado, 25 mil homens podem não ser tanto no contexto geral. Mas era o que poderíamos fazer. Isso correspondia a 25% do nosso Exército na época. No total o Exército Brasileiro aprisionou 20.573 homens, sendo 2 Generais. Quase o total de homens da Força inteira.

Além disso, cito como exemplo a participação da Força Aérea Brasileira:

Apesar de seu pequeno tamanho, o 1° Grupo de Aviação de caça realizou os seguintes feitos:

· 2.546 saídas ofensivas, com 5.465 horas de vôo em combate, de 11 de novembro de 1944 a 4 de maio de 1945;

· Destruição de 2.511 alvos bem como outros 1.947 danificados;

· Lançamento de 4.442 bombas, 850 foguetes e 1.180.200 tiros de metralhadora.

Embora tenha feito apenas 5% das missões de todos os Grupos subordinados ao XXII Tactical Air Command, o 1° GavCa destruiu 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, 28% das pontes, 15% dos veículos motorizados e 10% dos veículos movidos a tração animal. Um feito absolutamente incrível.

Não importa se nossa partipação foi pequena ou se foi grande. Nós participamos da história e devemos dar valor a ela. Aliás, isso foi reconhecido pelos próprios EUA.

Devido ao fantástico desempenho do 1° GavCa, ele recebeu dos Estados Unidos a Presidential Unit Citation (Air Force) , um dos maiores prêmios concedidos pela USAF. Juntamente com duas unidades australianas, o 1° GavCa foi uma das únicas unidades não americanas a receber essa honraria. Na entrega deste prêmio, E. Aldridge Jr., Secretário da USAF, disse as seguintes palavras:

"Seus feitos permanecerão vivos enquanto os homens voarem. Suas vitórias, no campo de batalha, estarão em nossos corações enquanto os homens honrarem o heroísmo e a coragem”.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Paisano » Ter Nov 01, 2005 11:13 am

O Brasil no teatro de operações

Exatamente sete meses e 19 dias foi quanto durou a campanha da FEB na Itália. De 16 de setembro de 1944, quando um batalhão do 6° Regimento de Infantaria iniciou a marcha que redundaria nas conquistas de Camaiore e Monte Prano, até 2 de maio de 1945, dia em que a ordem de cessar fogo foi expedida pelo comando do 4° Corpo do V Exército americano, ao qual a FEB era subordinada, os brasileiros se empenharam em várias batalhas.

A FEB lutou na Itália em duas frentes. A primeira foi na região do rio Serchio durante durante o outono de 1944, e a segunda no vale do rio Reno, em plena cordilheira apenina. Aí, por mais de dois meses os soldados brasileiros enfrentaram um rigoroso inverno e, sob o fogo constante do inimigo, alcançaram seus maiores feitos: as conquistas de Monte Castelo, em 22 de fevereiro de 1945, e de Montese, em 14 de abril, e o aprisionamento da 148ª Divisão Alemã, de remanescentes de uma Divisão de Infantaria Italiana e de forças blindadas do Afrika Korps, em 28 de abril.

A missão mais importante que coube à FEB foi, sem dúvida, a tomada de Monte Castelo. A elevação, dominada pelos alemães, era uma posição estratégica que impedia o 4° Corpo de Exército de prosseguir a marcha até Bolonha, objetivo maior do comando das Forças Aliadas na Itália. No dia 24 de novembro de 1944 foi feita a primeira ofensiva. Depois de se apoderarem do monte Belvedere, ao lado de Castelo, os brasileiros sofreram uma violenta contra-ofensiva alemã que os obrigou a abandonar as posições já conquistadas. No dia 29 os Aliados iniciaram a segunda ofensiva a Monte Castelo, igualmente barrada pelos regimentos de infantaria alemães. No dia 12 de dezembro iniciou-se o também frustrado terceiro assalto dos expedicionários brasileiros a Monte Castelo, que não durou mais de cinco horas. Mesmo assim, as vanguardas da FEB conseguiram chegar além da metade do caminho programado.

O dia 19 de fevereiro de 1945 foi a data estabelecida pelo comando do V Exército para o início de nova ofensiva, que ficaria conhecida como Operação Encore. Nela seriam empregadas todas as forças do 4° Corpo de Exército, visando a expulsar o inimigo do vale do rio Reno e persegui-lo até o vale do rio Panaro. A missão dos brasileiros seria desalojar os alemães de Castelnuovo de Vergato, do Monte Soprassasso e, mais uma vez, de Monte Castelo. A grande vitória finalmente ocorreu em 21 de fevereiro.

Do início de março a meados de abril de 1945 houve um período de menor número de operações. O comando aliado aliado organizava, então, o plano final da campanha da Itália, a chamada Ofensiva da Primavera, destinada a levar com rapidez à derrota definitiva teuto-italiana. Foi estabelecido que caberia à FEB seguir na direção de Vignola, o que veio a acarretar os vitoriosos ataques a Montese e Zocca. A partir dessas vitórias iniciou-se a perseguição aos alemães que batiam em retirada. Seguiram-se o cerco a Colecchio, Fornovo di Taro, a rendição de divisões inimigas e a corrida para o vale do Pó. Prosseguindo em direção a Turim, os brasileiros ocuparam a cidade de Alessandria, em 30 de abril.

De 8 de maio - data da rendição da rendição da Alemanha e portanto do fim da guerra na Europa - até 3 de junho a FEB foi empregada na ocupação militar do território conquistado e começou a preparar seu retorno ao Brasil, l. Quando o 1° Escalão regressou ao Brasil, em 18 de julho de 1945, 454 mortos, ficaram enterrados no no cemitério brasileiro localizado na cidade de Pistóia, perto de Florença.


Grupo de artilharia da FEB, 1944-1945 - Itália
Imagem

Soldados da FEB escoltam prisioneiros alemães, capturados em Monte Castelo, 1945 - Itália
Imagem

Corpos de soldados brasileiros em Monte Castelo, 1945 - Itália
Imagem

Fonte: http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#33 Mensagem por Guerra » Ter Nov 01, 2005 12:21 pm

Patton escreveu:Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.


Dentro do contexto brasileiro acho que a participação brasileira deveria ser mais estudada sim. Que valor historico tem para o Brasil a quantidade de soldado americanos lutando na guerra?
Se voce esta acompanhando o topico voce vai ver que alguem postou que a Argentina era uma ameça ao Brasil na epoca. Eu nunca li isso em nenhum livro.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#34 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Nov 01, 2005 4:01 pm

VICTOR escreveu:
Patton escreveu:Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.

Mas se voce esta ensinando historia para criancas brasileiras, nao faz sentido omitir o papel do Brasil e as repercussoes da Guerra no pais.


César escreveu:E cabe lembrar que, embora em termos absolutos o Brasil tenha enviado uma força minúscula(25 mil), em termos relativos isso representava 1/4 de toda a nossa Força Terrestre à época.

Abraços

César


Fora o fato de que o Brasil deu amplo apoio aos Aliados, no tocante à Logística (o "Trampolim da Vitória"), na Patrulha do Atlântico Sul, seja Aérea seja Marítima. E isso tudo juntamente com a participação talvez pequena, mas extremamente bem sucedida da FEB e da FAB!

O Esforço de Guerra foi grande! E as consequências não somente Militares, mas Sócio-Econômicas, Geo-Políticas, Diplomáticas sentem-se até hoje no país!




Editado pela última vez por FinkenHeinle em Ter Nov 01, 2005 4:05 pm, em um total de 1 vez.
Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#35 Mensagem por César » Ter Nov 01, 2005 4:05 pm

SGT GUERRA escreveu:
Patton escreveu:Mas, tem que ver o assunto em contexto. O Brasil mandou 25 mil soldados para a Italia quando os EUA por examplo teve 3 milhoes de soldados luntando na Europa e tambem estavamos lutando uma outra guerra no mar contra o Japao no mesmo tempo.


Dentro do contexto brasileiro acho que a participação brasileira deveria ser mais estudada sim. Que valor historico tem para o Brasil a quantidade de soldado americanos lutando na guerra?
Se voce esta acompanhando o topico voce vai ver que alguem postou que a Argentina era uma ameça ao Brasil na epoca. Eu nunca li isso em nenhum livro.

Bem, já que surgiu algum interesse pela ameaça que a Argentina representava ao Brasil na época da Segunda Guerra, vou comentar um pouco mais sobre esse caso.

A Argentina foi, possivelmente, o país Latino-Americano mais simpático ao Eixo. Não era o único, o próprio Vargas tinha uma certa simpatia por Mussolini por exemplo, mas era o que tinha essa simpatia mais em evidência.

Ela fez de tudo para evitar que a região cortasse relações com o Eixo em 1942. Se não me engano, após esse corte de relações, Hitler ordenou que a Kriegsmarine atacasse os navios de todas as nações latino-americanas, com exceção de navios Argentinos e Chilenos.

De qualquer forma, essa simpatia não ficou apenas na base de palavras. O nosso vizinho estava cheio de espiões alemães, que tinham uma espécie de porto seguro para fazer espionagem. Isso ficou ainda mais forte quando o Brasil desbaratou a rede de espionagem alemã aqui(qe falavam, basicamente, do movimento de navios aliados, faziam sabotagens contra órgãos aliados aqui, etc..), e os agentes restantes de refugiaram na Argentina.

Com o Brasil se declarando a favor dos Aliados em 1942, a Alemanha tenta bolar com a Argentina uma maneira de tirar o Brasil da Guerra. Ou seja, se a Argentina atacasse o Brasil, não teríamos condições de enviar soldados à Europa.

A Alemanha apoiaria essa iniciativa Argentina, vendendo armas à mesma e, se a Alemanha vencesse a Guerra, iria se empenhar para modificar toda a geografia da América do Sul. Nesse novo mapa só existiriam 5 países: Argentina(que anexaria os territórios do Paraguai, uruguai e Bolívia, também anexaria as Malvinas), Brasil(ficaria como está), Chile(Anexaria os territórios do Peru e, acredito, do Equador) e um novo país chamado "Nova Espanha"(composto pelos territórios da Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Guiana e Suriname). O país dominante seria a Argentina.

Esse mapa foi pego por um Agente inglês em Buenos Aires. O inglês deu uam espécie de trombada no alemão que tinha o mapa em um elevador(na tradução, "meet with an acident"), só que o Alemão caiu morto(obviamente, não foi um empurrão comum). O inglês pegou a mala e foi embora, levando consigo o mapa.

Um plano alternativo propunha que a Argentina invadisse e anexasse o parte Sul do território Brasileiro. Dizia-se que as forças estacionadas no Sul do Brasil não teriam condições de suportar um ataque da Argentina e existia um problema adicional: As ferrovias da região sul eram de padrões diferentes das ferrovias da Região sudeste. Ou seja, o governo, sediado no Rio de Janeiro, teria problemas seríssimos em enviar reforços a partir do sudeste(onde fica a maior parte de nossa força militar). A idéia é que na região sul existiam uma série de descendentes arianos que poderiam lutar pela Alemanha, desde que a região estivesse sob tutela da Argentina e não do Brasil.

Porém, quando os hermanos perceberam que não havia mais condições da Alemanha vencer, esses planos foram abandonados. Muito embora a simpatia tenha continuado, pois a Argentina foi um dos países que mais abrigo deu a refugiados nazistas. Inclusive os péron enriquecerem muito ao fim da guerra, e o motivo, dizem as más línguas, foi como uma forma de pagamento por abrigar os refugiados.

Bem, a história é mais ou menos essa.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#36 Mensagem por Patton » Qua Nov 02, 2005 8:30 pm

Se eles fizerem um filme sobre o 101st Airborne em "Band of Brothers" eu acho eles devem fazer um serie semelhante mas sobre o FEB, seria interessante e bem legal.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#37 Mensagem por Don Pascual » Qua Nov 02, 2005 9:51 pm

É mais facil a gente fazer um filme sobre os "Herois do Araguaia" do que sobre a FEB :roll:




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#38 Mensagem por Einsamkeit » Qui Nov 03, 2005 12:07 am

Herois? So no brasil pra essa gente ser heroi mesmo, e o pior, esse bando de terroristas entrar para a chefia do governo, Só aqui.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#39 Mensagem por VICTOR » Sex Nov 04, 2005 12:11 am

Patton escreveu:Se eles fizerem um filme sobre o 101st Airborne em "Band of Brothers" eu acho eles devem fazer um serie semelhante mas sobre o FEB, seria interessante e bem legal.

Don Pascual escreveu:É mais facil a gente fazer um filme sobre os "Herois do Araguaia" do que sobre a FEB :roll:

Realmente, os atores brasileiros são da chamada "esquerda festiva" e até hostilizam quem pensar diferente. O Paulo Betti já realizou o sonho de protagonizar o filme "Lamarca"... :roll:

A idéia do Patton é espetacular. Acho que isso não acontece porque a ditadura fez muito mal para a imagem dos militares para o brasileiro médio. Ainda se tem mais medo do que respeito ou admiração pelos militares.

O único jeito seria fazer como em "Top Gun", onde a USN colaborou com equipamento, talvez até grana, mas lucrou tremendamente com o filme em termos de imagem. Botavam até agentes de alistamento na saída do cinema... :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

#40 Mensagem por lelobh » Sex Nov 04, 2005 5:21 pm

Queiram ou não os militares tiraram o sagrado direito do povo decidir o destino da nação. O povo não podia escolher ou criticar. Pense você, faça uma reflexão, a maioria aqui critica o governo do Lula, mas ninguém aparece em sua casa cobrando explicações, seria assim na ditadura? A liberdade é um direito que não deve ser desrespeitado por ninguém, seja militar ou o que for. Já durante o Império José Bonifácio pronunciava as palavras abaixo(leia a citação). Não estou falando que José Dirceu é bonzinho, estou dizendo que os militares extrapolaram, fizeram algo que não deveria ser feito e ainda se orgulham disso. A ditadura foi um absurdo lamentável......
Se havia um perigo para a nação deveria este perigo ser combatido e não a liberdade do povo como foi feito. Se a liberdade do povo era o perigo então as FAs eram as inimigas.
Desculpem-me mais apoiar a ditadura nunca. BRASIL!




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#41 Mensagem por Einsamkeit » Sex Nov 04, 2005 5:30 pm

Liberdade demais tambem faz mal.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#42 Mensagem por Patton » Sex Nov 04, 2005 5:31 pm

Entao, o povo brasiliero nao e' bem patriota e nao apoiam seus militares por causa do regime militar? Agora as coisas comecam a fazer sentio.

As Foracas Armadas do Brasil nao recebem tanta apoio do governo por que eles tem uma imagem sujo nos olhos do povo Brasiliero depois o regime militar acabou. Eu lembro as veses falando com pessoas dizendo que talves seria um oficial no exercito americano e depois eles iam olhar para mim com uma cara estranha.

Aqui nos EUA todo mundo respeito muito nossas forcas armadas porque foi eles que defendiam nossa liberdade e maneira de vida, eles nunca eram responsaveis por opressao.

Obrigao por ter me-ajudado entender isso.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

#43 Mensagem por J.Ricardo » Sex Nov 04, 2005 6:00 pm

Um grande erro que os militares fizeram, foi institucionalizar, ou mesmo "roubar" o patriotismo do brasileiro, eles afastaram o povo da bandeira, praticamente só eles podiam usa-la, a bandeira era sinônimo de militares, e não é assim, a banderia é o símbolo máximo na nação e não dos militares, felizmente eles aprenderam a lição, só que pagam um preço alto por isso até hoje.
Mas isso também esta mudando, é só ver as pesquisas que são feitas sobre as instituições em que o povo mais confia, geralmente as FA estão entre as mais prestigiadas, também podemos ver isso nos defiles de 7 de setembro, cada vez mais a população comparece para festejar nossa independência e prestigiar as FA.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#44 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 04, 2005 6:06 pm

O J. Ricardo tem razão!


Acredito que os Militares tenha, sim, cometido diversos erros e excessos nos 21 anos em que comandaram o país!

Também acertaram, é verdade! Mas as sequelas que ficaram, toda a celeuma, ainda tem reflexos ainda hoje!

Mas as coisas vão mudando, todos sabem que os Militares entraram em cena num momento de dificuldades institucionais e de um provável golpe Comunista, o problema foi que a Ala Radical, aquela que queria a manutenção do Regime, venceu, contra a Ala que preconizava o retorno à Normalidade Institucional!

Mas contextualizando o Golpe de 64, acho que o pessoal continua mantendo a Confiança nas FFAA exatamente pelo fato de ser ela uma Corporação extremamente nacionalista, patriota, que cultiva esses valores ao lado da Disciplina, Moral, Ética, entre outros, valores esses indispensáveis à qualquer nação!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#45 Mensagem por César » Sex Nov 04, 2005 6:21 pm

O problema, como o J. Ricardo disse muito bem, é que o Patriotismo está associado, no Brasil, aos militares. Isso é fato.

Também é fato que a imagem dos militares foi praticamente destruída devido ao Regime Militar, e até a cultura do povo Brasileiro de paz. Ou seja, o fato do Brasil, felizmente, não ter nenhuma ameaça externa cria aquela atmosfera de inutilidade dos militares. Perguntas como "Quem vai atacar o Brasil? Pra que precisamos dos militares?" são muito comuns.

Ou seja, essa associação Patriotimo = Militar prejudica muito para qualquer pessoa se declarar realmente patriota. Como se patriotismo fosse uma espécie de crime ou algo inútil. Eu mesmo já tive problemas. Dizia que amava o meu país e recebia olhares quase recriminatórios, como se isso fosse errado! Nunca tive em toda a minha vida aula de dever cívico, isso aliás era uma idéia que apavorava muitos de meus colegas.

Espero que isso mude. Algo que se deve elogiar nos americanos é que eles são Patriotas, e sentem um dever para com o bem estar de seu país. Um americano(e também os europeus) faz muitas coisas pelo bem de sua Nação, e não tanto pelo seu bem individual. Essa é a maior força deles, a unidade.

Deveríamos fazer o mesmo aqui também.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder