F-X - O Fim Definitivo - FAB Anuncia o Cancelamento

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Lauro Melo
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F-X - O Fim Definitivo - FAB Anuncia o Cancelamento

#1 Mensagem por Lauro Melo » Qui Fev 24, 2005 10:14 am

A NOVELA CHEGA AO FIM

Cancelado o F-X

Extra D@N Cancelado o Programa F-X BR

Carta Enviada aos Participantes comunica o encerramento

Inicia o FX-B

Defesa @ Net

http://www.defesanet.com.br

Ano V - edição 16
24 Fevereiro Quinta-Feira 2005

1261 Dias Após o RFP
10 Set 2001

470 Dias Após as Entregas das Propostas
da 2ª Fase e nenhuma Comunicação aos Participantes nesse Período
10 Nov 2003
10 Anos de Processo F-X
Iniciado em 1995 com o RFI


O governo envia correspondência às empresas participantes, no dia 22 Fev 05, com um dos parágrafos mais marcantes da história aeronáutica nacional:

"De acordo com o que estabelecem as PRERROGATIVAS, expressas no documento " Request for Proposal - RFP", de 10 de setembro de 2001, em particular, nos seus itens 1, 3 e 8, fica encerrado pelo Comando da Aeronáutica o Processo de Seleção do Projeto F-X BR"

Ou o impensável, nas palavras dos concorrentes aconteceu, como já tinha alertado Cosme Degenar, 15 Jul 03, em artigo especial para Defesanet :

"Também no mercado há quem acredite no cancelamento do processo ou na mudança de suas regras. Na verdade, o Comando da Aeronáutica mantém essa janela aberta e pode alterar o processo de seleção, conforme suas necessidades, interromper as tratativas com qualquer ofertante, em qualquer fase do processo de seleção, encerrar o processo de seleção como um todo e tratar individualmente qualquer empresa ofertante, ou procurar alternativas para a aquisição de aeronaves de superioridade aérea, caso o governo julgue que os resultados finais do processo de seleção não atenderam às exigências técnicas, logísticas ou industriais ou que as ofertas não estão adequadas às verbas disponíveis. As empresas que participam do processo sabem disso."- "Um novo tempo para o F-X"
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgapIV/espera.htm

Assim, em uma carta de três parágrafos, incinera milhões de dólares, que as empresas gastaram em promover, demonstrar, preparar documentos e reuniões infindáveis com a COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate).

Em trabalho conjunto com o jornal Zero Hora, Defesanet já tinha afirmado o que iria acontecer, e aconteceu. Isso em 08 ABR 04. O governo encerra, com o envio de uma simples carta, após 470 dias de NENHUM comunicado aos participantes, o programa F-X BR. Mesmo assim, o fez, pela necessidade, pois já está em negociações adiantadas no Projeto FX-B.

Estaremos sujeitos a ver novas e intermináveis indecisões existenciais e falsas discussões, mesmo por aviões usados?

Detalhes do Programa FX-B( inclui aviões e mísseis BVR):
Brasil comprará Aviões Usados ZH http://www.defesanet.com.br/fx/zhfxb

F-X is Dead - Long Live F-X http://www.defesanet.com.br/dn/07JAN05.htm

F-X Está Encerrado(?) ou o F-X do B http://www.defesanet.com.br/dn/08ABR04.htm




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Carlos Mathias

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2005 10:37 am

Puta que pariu!!!!




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#3 Mensagem por Lauro Melo » Qui Fev 24, 2005 10:47 am

Brasil negocia compra de caças usados

A FAB poupará US$ 750 milhões orçados para aviões novos

KLÉCIO SANTOS
Agência RBS/Brasília

O Brasil deve anunciar até abril a compra de caças usados para substituírem os Mirage III. A licitação para a compra de novos supersônicos - o chamado Programa F-X - está sepultada.

Os cinco concorrentes começaram a receber ontem uma carta do comando da Aeronáutica declarando encerrado o projeto.

- Começou a guerra de oferta de aviões usados - anunciou um integrante do comando da Aeronáutica.

A compra de aviões de segunda linha é solução emergencial. No final do ano, os Mirage precisam ser retirados de operação.

Com o fim da licitação, o governo brasileiro não precisará desembolsar US$ 750 milhões. Uma opção mais barata começou a ganhar força dentro do governo no ano passado, conforme revelou Zero Hora. A Aeronáutica está disposta a pagar entre US$ 4 milhões e US$ 5 milhões por aeronave. Um lote com até 18 aviões custaria cerca de US$ 90 milhões, alternativa mais econômica. O preço médio dos aviões oferecidos pelos cinco consórcios que participavam do Programa F-X era de US$ 40 milhões.

- É uma opção mais pé no chão diante da realidade brasileira. Não estamos preocupados com luxo. O avião precisa ter apenas um bom radar e capacidade de lançar mísseis de longo alcance - diz um brigadeiro envolvido nas negociações.

O Brasil estuda adquirir caças F-16 da Holanda, da Dinamarca ou da Bélgica, países com excedente de aeronaves. Além dos F-16, disputam a primazia do negócio o Kfir C-10, de Israel, e o Cheetah, da África do Sul, além dos Mirage 2000 C da França ou dos Emirados Árabes. A aeronave participou da Cruzex - exercício que envolveu a FAB, a força aérea da França e de países da América Latina em Natal (RN) no fim do ano passado - e foi testada pelos pilotos brasileiros.

As maiores chances recaem sobre os F-16 da Holanda, versão modernizada do modelo originário dos EUA. Têm ainda vida útil de 20 anos. O Brasil negocia a compra de mísseis ar-ar para as aeronaves. Estão na lista os R-Darter (África do Sul), Derby (Israel) e Mica (França).
Não está descartada adiante uma licitação para ter acesso a uma nova geração de supersônicos como o francês Rafale.

Para o especialista militar Nelson Düring, editor do site http://www.defesanet.com.br, mesmo com os caças do Programa F-X, seria necessária uma solução tampão, já que essas aeronaves só seriam entregues em quatro anos e o espaço aéreo brasileiro não poderia ficar descoberto.

- A questão é emergencial, mas temos de ter cuidado para não comprar uma sucata voadora - alerta.
Mudança de prioridade: opção mais barata
ganhou força no ano passado, como revelou ZH 08 Abril 2004
Operação de retirada: até o fim do ano, o Mirrage III será aposentado


Defesanet

Para matérias adicionais sobre os aviões mencionados acima e alguns
itens importantes acesse:

F-X is Dead - Long Live F-X Português janeiro 2005
http://www.defesanet.com.br/dn/07JAN05.htm

F-X is Dead - Long Live F-X inglês Janeiro 2005
http://www.defesanet.com.br/dn/10JAN05.htm

Boletim F-X está Encerado (?) ou o F-X do B 08 Abril 2004
http://www.defesanet.com.br/dn/08ABR04.htm

Governo estuda Cancelar licitação de Caças 08 Abril 2004
http://www.defesanet.com.br/fx/zhfx

Um novo tempo para o F-X - Julho 2003--Importante referência
para o Programa F-X
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgapIV/espera.htm

Cheetah

África do Sul Ainda Vê Chances no Cheetah - Março 2003
http://www.defesanet.com.br/fx/cheetah/
A Oferta do Dia--Cheetah - Jan 2003
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgapIII/III.htm

KfirC10

O Kfir C10 -- Julho 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/kfirc10/kfir.htm
Nota da FAB sobre o KfirC10 -- 31 Julho 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/kfir/

Um Caça para a FAB, Por Favor! (1) Dez 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgap/
Um Caça para a FAB, Por Favor! (2) Dez 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgapII/II.htm

Sobre os Problemas do 'Fill Gap'

Será que existe um Gap?
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/

O Programa F-X Análise

Projeto F-X BR A Retomada
http://www.defesanet.com.br/noticia/fxa ... tomada.htm




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Mateus Dias
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#4 Mensagem por Mateus Dias » Qui Fev 24, 2005 11:11 am

Adoro esse país, sou um nacionalista nato, desde criança. Mas por essas e outras que desanimo. Acho que De Gaulle estava certo.




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#5 Mensagem por César » Qui Fev 24, 2005 1:25 pm

Adoro esse país, sou um nacionalista nato, desde criança. Mas por essas e outras que desanimo.

Olha Mateus, tudo que você disse acima se aplica a mim também.

Mas o buraco é mais no fundo. Não é apenas o governo que não liga para a nossa defesa. A nossa sociedade não se importa se compramos o caça X ou Y, se o avião é velho ou não. Pra falar a verdade, preferem que não se compre avião nenhum, já que esse dinheiro(que nem nosso é) poderia ser aplicado em outras áreas.

Se você fosse a Israel, que vive em perigo devido aos seus vizinhos cada vez mais loucos, e se o governo fizesse essa papagaiada com o seu principal projeto de defesa aérea, eu imagino que a reação da socidedade seria completamente diferente. Mas o Brasil é um país pacífico e aparentemente longe de conflitos, e portanto essa área é completamente esquecida por quase todos. Um engenheiro aeronáutico, que desenvolve sistemas avançados e nacionaliza tecnologias críticas, nem sequer é reconhecido. Esse é o nosso país. Eu o amo, mas, como disse o Mateus, bate um desânimo nessas horas que eu vou te contar....

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 24, 2005 1:43 pm

Alguma surpresa? Apenas formalizaram o que já se sabia. Vamos nos contentar com F-16 MLU da Holanda, estou falando isso há tempos...




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Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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#7 Mensagem por Sniper » Qui Fev 24, 2005 3:46 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Alguma surpresa? Apenas formalizaram o que já se sabia. Vamos nos contentar com F-16 MLU da Holanda, estou falando isso há tempos...


Isso na melhor das hipóteses né... 8)

Agora, Ja pensou se vem um Kfir C-10 ou um Cheetah! :evil:

Puta que pariu! é humilhação demais gente...

E a FAB Também dá mais um sinal de fraquesa de seus comandantes... Brincadeira! :x




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Mateus Dias
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#8 Mensagem por Mateus Dias » Qui Fev 24, 2005 4:09 pm

E a FAB Também dá mais um sinal de fraquesa de seus comandantes... Brincadeira!



Verdade, cancelamento puramente político.




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#9 Mensagem por talharim » Qui Fev 24, 2005 5:29 pm

Sniper escreveu:
E a FAB Também dá mais um sinal de fraquesa de seus comandantes... Brincadeira!


Eu acho que foi fraqueza no sentido de que desde o início do FX os comandantes da FAB nao deveriam ter permitido a abertura de uma concorrencia,............

E depois fraqueza em sucumbir as pressoes a ponto de premitirem os varios adiamentos do programa até culminar com o seu cancelamento definitivo...

Faltou unidade para a FAB num momento desses,cada um deu a sua opiniao na mídia dizendo que X era melhor,que Y estava bem,etc.........................os brigadeiros da reserva e ex-oficiais lobbystas tumultuaram ainda mais a situaçao..........................

Mas eu acho que principalmente faltou política para o alto comando da FAB num momento desses,eles deveriam ter feito o seu própro lobby no congresso nacional e muitas outras coisas mais............

Enfim,agora já era...............pelo menos tiveram a dignidade de nao aceitar goela abaixo a imposiçao política por caça X ou Y.............muito melhor ficar sem caça do que ter que operar um abacaxi escolhido politicamente............................. :cry:




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Carlos Mathias

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2005 5:45 pm

E os interesse por trás dos grupos? E os empreguinhos nas empresas? E as representações dos materiais?
Mais uma vez, puta que pariu!!!!




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#11 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 24, 2005 5:54 pm

Mas creio que ainda há alguma coisa de justo em tudo isso.
Agora a FAB pode fazer a sua escolha de forma direta.
Sobre a compra ienvitável de caças, eu acho que a FAB não engoliria comprar aviões usados, o que eu acho que a FAB faria seria comprar caças usados, mas não de uma forma definitiva, mas sim aquele tampão, podendo ser F-16, etc.
O que eu acho é que a FAB compraria ou faria leasing de algum avião de alguma forma provisória, e esperaria um pouco para depois comprar os seus aviões novos (digamos, no próximo governo), que poderia perfeitamente ser o Rafale ou Eurofighter, uma vez que modelos comprados novos como o F-16 ou o Mirage-2000 estariam já completamente fora de linha em 2007.
Então, considerando um cenário de 2006/2007, a FAB teria quatro opções, são elas:
1_Eurofighter
2_Rafale
3_Gripen
4_Ter como solução definitiva um caça usado como o F-16, e depois integrá-lo à nossa realidade tecnolgógica.

Creio que a última opção seria a menos sensata em se tratando de defesa do Brasil, e realação custo/benefício.

Muita gente vai chiar por eu estar mencionando a possibilidade futura da compra de Rafale ou EF-2000. Mas pra começar, só o EF-2000 já possui muito mais de 600 encomendas só na Europa, e até 2007 o custo será barateado muito, e muito, pois a medida em que se produz em larga escala, diminui-se o preço (e é claro, o tempo passará também para o Eurofighter). Quanto ao Rafale, somente a Força Aérea Francesa se interessou seriamente pelo caça, mas tem a Embraer por trás da história que pode influenciar muito.



abraços




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#12 Mensagem por nemesis » Qui Fev 24, 2005 9:43 pm

concordo com o carlos, puta que pariu, que vergonha, nove anos comprando revista pra sabe alguma coisa sobre essa por.. de F-X, me sinto ofendido!!!!!!! e pensa que gastava 10zão em cada revista, puta que pariu de novo :oops: :!:




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#13 Mensagem por Arthur » Qui Fev 24, 2005 10:05 pm

Brasileiro escreveu:Mas creio que ainda há alguma coisa de justo em tudo isso.
Agora a FAB pode fazer a sua escolha de forma direta.


Caro colega,

Me conta qual a vantagem de fazer a compra de forma direta?
Se quase todo que compra caça de país (não conta quem projeta respondendo a requerimentos do próprio país tipo a França) mundo faz licitação, porque não fazer isso no Brasil?

É mais transparente, mais limpo e com certeza melhor para conseguir um contrato cheio de off-sets e transferência de tecnologia.

Até mais,

Arthur




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#14 Mensagem por Jet Crash® » Qui Fev 24, 2005 10:19 pm

nemesis escreveu:concordo com o carlos, puta que pariu, que vergonha, nove anos comprando revista pra sabe alguma coisa sobre essa por.. de F-X, me sinto ofendido!!!!!!! e pensa que gastava 10zão em cada revista, puta que pariu de novo :oops: :!:


Veja o lado bom. O pasquim mais infame sobre aviação militar brasileira, a revista Armeé d´lair, também conhecida como Revista Força Aérea irá desaparecer, já que vive de matérias pagas sobre o F-16, Gripen e Sucatão.




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#15 Mensagem por Jet Crash® » Qui Fev 24, 2005 10:34 pm

Mateus Dias escreveu:Adoro esse país, sou um nacionalista nato, desde criança. Mas por essas e outras que desanimo. Acho que De Gaulle estava certo.


O FX nasceu errado. As cartas estavam marcadas desde o ínicio do programa FX em favor do Gripen, não que fosse de todo ruim a opção, mas já começou errado.

Depois houve aquela esculhambação de não definir os parâmetros a fim de deixar claro qual tipo de caça a FAB realmente queria.

Houve a trapaça da EmFraer e os francesinhos que resolveram entrar em atrito direto com o Comando da FAB e tentar forçá-la a adotar o Sucatão. O Brigadeiro Cima que tanto combateu a ingerência da EmFraer na escolha do FX foi abatido pelo lobby dos francesinhos no congresso.

A morte definitiva do FX foi excelente pois o programa agonizava. Por mais que eu gostasse de imaginar Flankers na FAB, acho que esta decisão coloca um fim em toda esta polêmica, uma boa vingança por parte da FAB contra a EmFraer, porque além de cancelar o FX estabeleceu requisitos que deixam o Sucatão fora do páreo pois os francesinhos não tem cacife para bancar preço político e isto felizmente abre espaço para o F-16 que poderá ser usado até 2030 purgando as impurezas como o Sucatão do próximo FX deixando abertas as opções mais interessantes como o PAK e o JSF.

Dá-lhe F-16. Viva o ARMAC.




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