NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#16 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Fev 19, 2005 5:32 am

Eu li um texto feito por dois estrategistas chineses.

Um dizia que hoje a China tem poder para destruir uma Força Tarefa americana, mas que 7 seria impossível. Porém em 5 a 10 anos isto seria possível.

Um outro disse que hoje a China pode vencer facilmente 2 forças tarefa americanas e que 7 não da, mas em 5 anos já seria possível.

A China têm forças armadas gigantescas. Porém não totalmente modernizada. Agora, eles estão modernizando suas forças em todos os níveis.

E da mesma forma que eles adquiriram 76 SU-27SK/UBK da Rússia, produziram localmente sob licença 95 SU-27SK e adquiriram 114 SU-30MK/MK2 da Rússia apenas no ano de 2004.

Eu acredito que isto se repetirá em 2005.

Então se a Força Aérea (de tecnologia de ponta) chinesa e japonesa estão equiparadas, eu acho que em um ano isto mudará e estará pendendo a favor da China.

Agora como já foi dito. 1.000 J-7 fazem a diferença. Pode não ser as mil maravilhas, mas não é um teco-teco... é um avião supersônico e que tem total capacidade para abater um F-15.

O F-15 analisando isoladamente é bem superior ao J-7, porém os dois lados apoiados por AW&C´s e contando com uma série de outros fatores para 200 aviões acabarem com 1.000 é bem difícil.

Diria que a China perderia 400 J-7 e uns 100 aviões mais modernos (Su-27, Su-30MK/Mk2) e o Japão já estaria sem Força Aérea.

Além disso devenos nos lembrar que a China está surgindo como uma potência naval também. Está produzindo cruzadores, navios furtivos, etc..

Atualmente e em um futuro bem próximo, acho que só os EUA e a Rússia poderiam vencer a China em uma guerra tradicional. Vencer no campo aéreo e naval, porque por Terra acho que não tem pra ninguém. Uma invasão terrestre na China seria suicídio.

Agora, vale lembrar que uma guerra entre China e Japão, da mesma forma que os EUA podem entrar no meio, a Rússia também pode. A Coréia do Norte se junta a China, assim como todo mundo que odeia os Eua, que seria a Síria, o Irã.... e a Coreia do Sul e Taiwan entrariam do lado dos EUA, e com mais alguns países da Europa no meio, teríamo a 3ª Guerra Mundial.

Agora, se ficar a China isolada contra Japão e EUA, ai a China vai acabar perdendo mesmo.

---------

Numa guerra convencional atualmente a China nao tem chances contra o Japao.


Talharim,

Não conte com isso :wink: . A China tem a maior Força Aérea do mundo (maior que a dos EUA), tem o maior exército do mundo (de longe o maior) e tem a 2ª maior marinha do mundo(só perde para os EUA) e não me venha falar que não adianta tamanho sem tecnologia, porque eles tem tecnologia sim.

É claro que não estão totalmente avançados tecnologicamente, mas tem Su-30MK, AW&C, submarino nuclear, bomba nuclear, cruzadores, e muitas coisas estão chegando...

Além de bomba nuclear são considerados uma das 3 super-potências nucleares, devido ao alcance dos seus mísseis balísticos. EUA, Rússia e China tem mísseis balísticos capazes de atingir qualquer país no mundo. A França, Inglaterra, Índia, Pakistão, etc só conseguem atingir países relativamente próximos.

Os 203 F-15J/DJ que o Japan Air Sef Defense Force possui dao conta do recado,fora os 92 F-4EJ e 49 F-2(F-16) e + de 2 centenas de F-16 que devem ser adquiridos (Produzidos localmente) em breve para substituiçao dos Mitsubishi e F-4.


Ah, lógico... :lol: Os aviões chineses são obsoletos e os F-4Ej e os F-2 são os melhores aviões do mundo.
Na boa, os 203 F-15 podem ser vencidos pelos Su-27 e Su-30. E eu tenho certeza que os 1.000 J-7 podem vencer 92 F-4 e 49 F-2.
E esse negócio de adquirir 200 F-16 não da em nada, já que a China provavelmente adquirirá um número parecido em apenas um ano e continuará adquirindo por vários anos.

Provavelmente manterá uma força de mais de 2.000 aviões modernos em 5 a 10 anos. Utilizando aviões russos e aviões nacionais.


Apesar que esta situaçao tende daqui a 10 anos pender para o lado chines,mas todo mundo sabe que o Japao é uma potencia economica e tem muitos dólares para queimar em armamento top de linha caso se sinta realmente ameaçado pelo dragao Chines...


Talharim, a situação já pende para o lado chinês. E em 1 ou 2 anos penderá muito mais ainda.

Com relação a dinheiro não vejo muita diferença de reserva de dólar e ouro dos dois países.

O Japão tem U$ 664.600.000.000
A China tem U$ 531.100.000.000

Só para ressaltar o Japão é o primeiro da lista e a China é o segundo.

Taiwan é o terceiro com U$ 207.100.000.000

Então se Taiwan voltasse para a China-mãe, a China já seria melhor que o Japão nesse quesito com uma certa vantagem.

Agora a China tem muito mais potencial para desenvolver suas forças armadas do que o Japão. A China tem muito mais dinheiro (em sua própria moeda) tem 10 vezes a população do Japão. Ou seja, muito mais gente para ir pra guerra, e muito mais gente para produzir armamentos e dar suporte a uma corrida armamentista.

Enfim, sem chances para o Japão.


------

Eu digo com quase certeza.

Sem a ajuda dos EUA o Japão não tem a mínima chance contra a China.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#17 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Fev 19, 2005 6:02 am

Nossa, que estranho.
A minha mensagem está saindo em cima ao invés de sair embaixo.
------------
Só para complementar.

7 motivos para mostrar que o Japão não aguenta uma guerra com a China sem a ajuda dos EUA.

1-
A China tem uma dívida pública de 30,1% do PIB o Japão tem uma dívida pública de 154,6% do PIB.

2-
A China cresce mais de 9% ao ano. O Japão cresce menos de 3% ao ano.

3-
A China tem o 2º maior PIB(ppp) com 6,449 Tri e o Japão tem o 3º com 3,582 tri.

4-
A China tem 3.470.000 militares. Exército com 2.800.000 ; Marinha com 250.000 ; Força Aérea com 420.000;
Japão tem 238.300 militares. Exército com 148.700; Marinha com 44.200; Força aérea com 45.400;


5-
A China tem aproximadamente 8 mil MBT, 2.500 VBL, 70 submarinos, 40 fragatas, + de 2.000 aviões.
O Japão tem aproximadamente 1 mil MBT, 750 VBL, 16 submarinos, 12 fragatas, 480 aviões.


6-
A China tem 380 milhões de pessoas de 15-49 anos, disponíveis para guerra.
O Japão tem 29 milhões de pessoas de 15-49 anos disponíveis para guerra.


7-
A China investe de 3,5 a 5% do PIB nas forças armadas,
O Japão investe 1% do PIB nas forças armadas.

Este investimento tende a se manter no Japão, ou ser ligeiramente melhorado. A China tende a aumentar os investimentos e a passar todos os países exceto os EUA em investimento militares. (se é que já náo passou) Pela estimativa da CIA a China já é o 2º país do mundo em investimentos militares. E pelas projeções estima-se que em poucvos anos a China investirá + de 120 bilhões por ano com as forças armadas.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#18 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 11:22 am

China planeja produzir localmente versao do bombardeiro SU-32.


China já iniciou o desenvlovimento de uma nova familia de bombardeiros de longo alcance.Se trata de uma cópia chinesa do bombardeiro SU-32,mas com um alcance ainda maior e também uma versao mais potente produzida localmente do motor AL31F.

Obviamente esse caça terá capacidade para transporte de armamento nuclear.

Imagem

Imagem

Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#19 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 11:51 am

Inventário atual da Força Aérea Chinesa ano 2004:

Foram adquiridos 76 SU-27SK/UBK da Rússia

Foram produzidos localmente sob licença 95 SU-27SK

Foram adquiridos 114 SU-30MK/MK2 da Rússia



Flankers:

Su-27SK : single seat version of Su-30MK. (USD $32 millions)
Su-27UBK: two seater combat trainer. (USD $35 millions)
Su-27SMK : upgradted Su-SK
J-11 : licensed Su-27SK (produced in China)

Su-30MKK : bomber/attacker
Su-30MK2 : navy variant
Su-30MK3 : navy variant



Saldo Atual:

SU-27SK/UBK = 171
SU-30MK/MK2 = 114
J-10 = 24
JH-7 = 50
JH-7A = 20
J-8IID = 150
J-8II = 100
J-7 =1000
Q-5 =500
H-6 =120
H-5 =250

JH-7
Imagem

JH-7A
Imagem

J-8IID
Imagem

J-8II
Imagem

J-7
Imagem

Q-5
Imagem

H-6
Imagem

H-5
Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#20 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 12:05 pm

Conclusao:

O Japao pode ficar tranquilo por nos próximos 10 anos,porque com o que a China tem atualmente (muita quantidade e pouca qualidade) nao oferece muito perigo.

Numa guerra convencional atualmente a China nao tem chances contra o Japao.

Os 203 F-15J/DJ que o Japan Air Sef Defense Force possui dao conta do recado,fora os 92 F-4EJ e 49 F-2(F-16) e + de 2 centenas de F-16 que devem ser adquiridos (Produzidos localmente) em breve para substituiçao dos Mitsubishi e F-4.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#21 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 1:49 pm

Sonha chinesada sonha........................ :lol:

Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#22 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Fev 19, 2005 1:52 pm

talharim escreveu:Conclusao:

O Japao pode ficar tranquilo por nos próximos 10 anos,porque com o que a China tem atualmente (muita quantidade e pouca qualidade) nao oferece muito perigo.

Numa guerra convencional atualmente a China nao tem chances contra o Japao.

Os 203 F-15J/DJ que o Japan Air Sef Defense Force possui dao conta do recado,fora os 92 F-4EJ e 49 F-2(F-16) e + de 2 centenas de F-16 que devem ser adquiridos (Produzidos localmente) em breve para substituiçao dos Mitsubishi e F-4.


203 F-15 dão conta de 285 Su-27/30 ?! Duvido... Temos pelas fontes ai mais 24 J-10, que os analistas dizem ter uma capacidade parecida com a do F/A-18 E/F Super Hornet. E ainda tem o FC-1 que está sendo produzido em conjunto com o Paquistão para substituir os F-7 e F-8.

Além do mais, 1.000 F-7 fazem tamanha diferença... já imagimanaram o número de mísseis para derrubar isso tudo ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#23 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 1:53 pm

Flankers Chineses: (SU-30)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#24 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 2:37 pm

Zero 4 escreveu:
203 F-15 dão conta de 285 Su-27/30 ?! Duvido... Temos pelas fontes ai mais 24 J-10, que os analistas dizem ter uma capacidade parecida com a do F/A-18 E/F Super Hornet. E ainda tem o FC-1 que está sendo produzido em conjunto com o Paquistão para substituir os F-7 e F-8.

Além do mais, 1.000 F-7 fazem tamanha diferença... já imagimanaram o número de mísseis para derrubar isso tudo ?!


Zero,o que eu quis dizer é que numa guerra convencional o Japao conseguiria conter perfeitamente um ataque aéreo chines contra seu território.

Fora os 203 F-15 no estado da arte,tem toda a retaguarda de 13 Hawkeye e+ 4 AWACS, os Patriots e a avançada cobertura radar do territorio japones senao a melhor do mundo.

Idem para a China que conseguiria também rechaçar um ataque japones contra seu território...

Apesar que esta situaçao tende daqui a 10 anos pender para o lado chines,mas todo mundo sabe que o Japao é uma potencia economica e tem muitos dólares para queimar em armamento top de linha caso se sinta realmente ameaçado pelo dragao Chines...

Sobre os FC-1,se trata de um caça considerado um interceptador de terceira geraçao,produzido conjuntamente com o Paquistao tendo o codinome chines FC-1 Xiaolong que é produzido localmente pela Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAC) mas a Força Aérea chinesa nao tem intençoes de adquirir nenhuma unidade desse caça.Esse caça foi produzido visando o mercado exportador,cobrindo um potencial mercado de centenas de aeronaves MIG-21 e F-5 que estarao sendo desativadas por países com orçamento reduzido,se trata de uma opçao realmente atraente...

O parceiro pakistanes do projeto é o Pakistani Aeronautical Complex (PAC),16 unidades deverao ser entregues em 2006 iniciando a produçao em série desse caça.O codinome Pakistanes para o caça é Joint Fighter-17 (JF-17) Thunder .

Alguns dados sobre o caça:

SPECIFICATIONS

Crew: One
Wingspan: 9.00 m
Length: 14 m
Height: 5.10 m
Weight: Empty 6,321 kg; Normal take-off: 9,100 kg; Max take-off 12,700 kg; Max weapon payload 3,800 kg
Maximum Weapon Load: 3,600 kg
Maximum Speed: Mach 1.6
Range: Ferry range 3,000 km; Operational Radius 1,352 km
Service Ceiling: 16,500 m
Maximum Climb Rate: N/A
+G Limit: 8.5

Podem ser escolhidas 3 configuraçoes radar para o caça:

O israelense ELTA-2032,o italiano FIAR GRIFO S-7 e o russo PHAZOTRON KOPYO.O radar escolhido para os THUNDERS paquistaneses foi o FIAR GRIFO S-7.


Imagem

Imagem




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#25 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 19, 2005 8:12 pm

ZeRo4 escreveu:203 F-15 dão conta de 285 Su-27/30 ?! Duvido... Temos pelas fontes ai mais 24 J-10, que os analistas dizem ter uma capacidade parecida com a do F/A-18 E/F Super Hornet. E ainda tem o FC-1 que está sendo produzido em conjunto com o Paquistão para substituir os F-7 e F-8.

Além do mais, 1.000 F-7 fazem tamanha diferença... já imagimanaram o número de mísseis para derrubar isso tudo ?!


Olá Zero,


Sem querer causar polêmica. É extremamente difícil querer prever isso ou aquilo. Mas um exercício de futurologia meu é o seguinte: se ocorre uma guerra entre China e Japão, fatalmente, analizando as possíveis raízes de tal guerra, os EUA iriam apoiar o aliado nipônico, o que garantiria grande aumento das capacidades bélicas. Da mesma forma, talvez possa ocorrer com Taiwan, que poderia ver uma janela de oportunidade para acabar com o regime, ou na menor das hipóteses reduzir o poderio chinês.

Enfim, seria uma guerra em escala no mínimo regional, com implicações para todo o Sudeste Aziático, para a Península Coreana e para toda a Oceania e Ilhas do Pacífico.

Quanto às comparações puramente militares, posso dizer o seguinte. O número de F-15 japonês e Su-27/30 chinês não apresenta nenhuma discrepância gigantesca. O Japão ainda teria a vantagem de ter vários AEW para apoiar as missões aéreas. O J-10, na minha humilde opinião, é comparável mais ao F-16C do que ao F/A-18E/F, já que é um monoturbina. O Japão irá produzir os F-2 que irão substituir toda a frota de F-1 e F-4 do Japão. Deverão ser feitas encomendas totais de mais de 20 ou perto de 300 aeronaves. Quanto ao FC-1, ele é um caça bastante próximo do F-5G/F-20. Talvez até mesmo do AT-50 da KAI.

Por isso, vejo um equilíbrio bastante delicado na região, que fatalmente irá inviabilizar quaisquer investidas militares por um bom tempo. Concordo, então, com o amigo que disse que qualquer lado poderia rechaçar um ataque inimigo. É mais ou menos por aí, a guerra hipotética certamente cairia numa guerra de desgaste.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#26 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Fev 19, 2005 9:19 pm

FinkenHeinle escreveu:O Japão irá produzir os F-2 que irão substituir toda a frota de F-1 e F-4 do Japão.


O Japão irá encerrar a produção do F-2 assim que este atingir 100 unidades. O motivo é que o F-2 é caro demais e seu desempenho está muito aquém do previsto. Pode ser que o JSF venha a ser visto nas cores japonesas muito antes do previsto.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#27 Mensagem por Jet Crash® » Dom Fev 20, 2005 3:19 am

Luís Henrique escreveu:7-
A China investe de 3,5 a 5% do PIB nas forças armadas,
O Japão investe 1% do PIB nas forças armadas.

Este investimento tende a se manter no Japão, ou ser ligeiramente melhorado.


Impossível. A constituição japonesa proíbe que mais de 1% do PIB seja investido nas forças armadas. Este é também um dos motivos de determinou o fim do programa F-2.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#28 Mensagem por talharim » Dom Fev 20, 2005 10:33 am

Luis Henrique escreveu:
O F-15 analisando isoladamente é bem superior ao J-7, porém os dois lados apoiados por AW&C´s e contando com uma série de outros fatores para 200 aviões acabarem com 1.000 é bem difícil.

Diria que a China perderia 400 J-7 e uns 100 aviões mais modernos (Su-27, Su-30MK/Mk2) e o Japão já estaria sem Força Aérea.

Além disso devenos nos lembrar que a China está surgindo como uma potência naval também. Está produzindo cruzadores, navios furtivos, etc..

Atualmente e em um futuro bem próximo, acho que só os EUA e a Rússia poderiam vencer a China em uma guerra tradicional. Vencer no campo aéreo e naval, porque por Terra acho que não tem pra ninguém. Uma invasão terrestre na China seria suicídio.



Vou tentar me ater apenas a um hipotético conflito entre China e Japao,um conflito convencional no qual o Japao estaria sofrendo algum tipo de agressao militar contra seu território. :wink:

Nesse cenário temos que salientar a distancia entre os 2 países.Shangai na China e Tóquio no Japao sao 1700 KM,a distancia entre Hong Kong e Tóquio é a mesma...........

Mais da metade da força aérea chinesa nao teria condiçoes (alcance) para chegar em teritório japones,o restante precisaria de reabastecimento em voo (com exceçao dos obsoletos bombardeiros chineses) e os Sukhoi teriam que voar com grande quantidade de combustível para a perna de volta,o que lhes daria uma grande perda já conhecida de manobrabilidade e nessas condiçoes ficariam em clara desvantagem contra os F-15 Japoneses e até mesmo os F-2.Nesse conflito um PA chines faria muita diferença mas como a PLAN nao tem intençoes de pelo menos nos próximos 10 anos adquirir um nao pode ser levado em conta.

Nao estou contando com o apoio de reabastecimento em voo em aguas internacionais para a viaçao chinesa simplesmente porque poderiam ser facilmente destruídos pelos japoneses............Apesar de considerar uma certa vantagem naval chinesa sobre a japonesa até a PLAN conseguir domínio naval poderia levar meses e com certeza com pesadas perdas...........

A vantagem já nao é tao clara assim concorda?

Nessas condiçoes um conflito poderia durar meses até anos sem um vencedor,os 2 países tem dezenas de bilhoes de dólares para queimar em armamentos,os 2 possuem uma poderosa indústria bélica,o Japao com certeza receberia auxílio indireto (material militar) americano é até mesmo algum apoio sul coreano...................

Seria um conflito sem vencedores.................as forças sao muito equilibradas...........talvez daqui a uns 10 anos a China leve alguma vantagem............

Falows!




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#29 Mensagem por ZeRo4 » Dom Fev 20, 2005 1:44 pm

ZeRo4 escreveu:203 F-15 dão conta de 285 Su-27/30 ?! Duvido... Temos pelas fontes ai mais 24 J-10, que os analistas dizem ter uma capacidade parecida com a do F/A-18 E/F Super Hornet. E ainda tem o FC-1 que está sendo produzido em conjunto com o Paquistão para substituir os F-7 e F-8.

Além do mais, 1.000 F-7 fazem tamanha diferença... já imagimanaram o número de mísseis para derrubar isso tudo ?!


E aew,

FinkenHeinle escreveu:Sem querer causar polêmica. É extremamente difícil querer prever isso ou aquilo. Mas um exercício de futurologia meu é o seguinte: se ocorre uma guerra entre China e Japão, fatalmente, analizando as possíveis raízes de tal guerra, os EUA iriam apoiar o aliado nipônico, o que garantiria grande aumento das capacidades bélicas. Da mesma forma, talvez possa ocorrer com Taiwan, que poderia ver uma janela de oportunidade para acabar com o regime, ou na menor das hipóteses reduzir o poderio chinês.


Finken, minha análise foi apenas do campo militar entre as duas potência. O Japão na minha opinião tem uma melhor força aérea, uma melhor cobertura AEW, os aviões parecem ter melhor disponibilidade... Mas daí, numa eventual guerra, eles ganharem da China, como o amigo Talharim postou acima, eu não acho lá muito correto... ia ser um caldo do bom!

FinkenHeinle escreveu:Enfim, seria uma guerra em escala no mínimo regional, com implicações para todo o Sudeste Aziático, para a Península Coreana e para toda a Oceania e Ilhas do Pacífico.


Como eu disse acima, estava analisando somente os vetores dos dois países em questão mesmo.

FinkenHeinle escreveu:Quanto às comparações puramente militares, posso dizer o seguinte. O número de F-15 japonês e Su-27/30 chinês não apresenta nenhuma discrepância gigantesca. O Japão ainda teria a vantagem de ter vários AEW para apoiar as missões aéreas. O J-10, na minha humilde opinião, é comparável mais ao F-16C do que ao F/A-18E/F, já que é um monoturbina. O Japão irá produzir os F-2 que irão substituir toda a frota de F-1 e F-4 do Japão. Deverão ser feitas encomendas totais de mais de 20 ou perto de 300 aeronaves. Quanto ao FC-1, ele é um caça bastante próximo do F-5G/F-20. Talvez até mesmo do AT-50 da KAI.


Parece que os Chineses resolveram o problema de AEW com o A-50I, com eletrônica Israelense. Sobre o J-10, eu, particularmente acredito que ele deve ter um desempenho semelhante ao F/A-18 C/D... mas como eu digo, na maioria das análises é citado o F/A-18 E/F. Apesar de muitas vezes esses analistas comenterem gafes, acredito que contam com mais experiência, mais fontes de informações e etc... acho difícil deduzir a capacidade de um avião apenas pelo "visual".

Sobre o FC-1, eu realmente me enganei... O Aviões que substituiria os F-7, F-8, F-8II seria o J-10 mesmo! Se levássemos em consideração que apenas o número de F-7 chega a praticamente 1.000 e colocássemos a 50% desse número de J-10, mais os 285 Flankers somaríamos cerca de 785 aviões de "primeira linha" o que já dá uma vantagem numérica pra lá de incrível para a PLAAF

FinkenHeinle escreveu:Por isso, vejo um equilíbrio bastante delicado na região, que fatalmente irá inviabilizar quaisquer investidas militares por um bom tempo. Concordo, então, com o amigo que disse que qualquer lado poderia rechaçar um ataque inimigo. É mais ou menos por aí, a guerra hipotética certamente cairia numa guerra de desgaste.


Com certeza :wink:




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#30 Mensagem por Fox » Dom Fev 20, 2005 1:52 pm

Bom, não sei quem leva a melhor, e não tenho opinião formada! Só estou enviando essa mensagem porque existe um pequeno erro nos números da marinha japonesa.

Luís Henrique escreveu:5-
A China tem aproximadamente 8 mil MBT, 2.500 VBL, 70 submarinos, 40 fragatas, + de 2.000 aviões.
O Japão tem aproximadamente 1 mil MBT, 750 VBL, 16 submarinos, 12 fragatas, 480 aviões.


Destróier = 15
Fragata = 30
Fragata leve = 08
Corveta = 4
Fragata para treinamento = 5 (todos vetores devidamente equipados e armados).
Submarino = 20

Falou!!! :wink:




Editado pela última vez por Fox em Dom Fev 20, 2005 2:08 pm, em um total de 1 vez.
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Responder