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Submarino chileno O'Higgins acidentado durante os testes
Enviado: Qui Jan 20, 2005 4:51 pm
por JLRC
Abnormal Ascent During O'Higgins Sea Trials
(Source: DCN; dated Jan. 12, web-posted Jan. 19, 2005)
PARIS --- On 1st November 2004 the O'Higgins, the first submarine of the new Scorpene type and the first of two for the Chilean Navy, was undergoing tests off Lorient, France.
One test dive resulted in a so-called "falling leaf" ascent, a well-known physical phenomenon to which all submarine designs are susceptible under certain conditions. This abnormal ascent occurred under test conditions designed specifically to explore the submarine's operating envelope.
Overall, the test results confirm the submarine's excellent seakeeping.
The O'Higgins is proceeding with sea trials as originally planned to the complete satisfaction of partners DCN and Izar and their customers, the Chilean Navy.
-ends-
Enviado: Sex Jan 21, 2005 12:05 pm
por Rui Elias Maltez
Enviado: Dom Jan 23, 2005 8:02 am
por VICTOR
Acidente com submarino destinado ao Chile na costa francesa
BREST, França, 12 jan (AFP) - O submarino "O'Higgins", destinado à
marinha chilena, sofreu um "grave acidente", em que só houve registro
de pessoas levemente feridas, durante os testes realizados na costa
de Lorient (oeste), no dia 1o de novembro, afirmou nesta quarta-feira
o jornal "Le Télégramme", sem citar uma fonte precisa.
"O acidente durou menos de um minuto, mas podia ter sido fatal para
os 31 membros da tripulação chilena e seus vinte responsáveis, entre
engenheiros e técnicos da Direção de Construções Navais (DCN, França)
que se encontravam a bordo", informou o jornal.
Entretanto, a Direção de Construções Navais francesa (DCN), desmentiu
que um submarino destinado à marinha chilena tenha sofrido
um "embaraçoso acidente" durante um exercício de imersão em Lorient
(oeste), como informou o jornal "Le Télégramme" em sua edição de
quarta-feira.
O fenômeno conhecido como 'folha seca' foi usado como explicação para
o acidente com o submarino "O'Higgins". Trata-se de "um fenômeno
físico bem conhecido, previsível, em todos os submarinos do mundo",
afirma o armador em um comunicado.
A DCN construiu o submarino em conjunto com os espanhóis da Iznar
para a marinha chilena, com um custo de 390 a 460 milhões de dólares.
Segundo o jornal francês, que citava "várias fontes que pediram o
anonimato", o submarino havia tomado uma inclinação horizontal
anormal.
A DCN afirmou que o fenômeno "ocorreu em condições limites de testes
pelas quais o submarino passava no momento. Nessa ocasião o submarino
O'Higgins confirmou seu excelente comportamento no mar".
O submarino "continuará com os testes necessários", acrescentou a
DCN.
Enviado: Dom Jan 23, 2005 10:00 am
por P44
Bom parece que Portugal fez bem em optar pelos U209 em vez dos Scorpene...afinal...
Enviado: Seg Jan 24, 2005 12:14 pm
por Rui Elias Maltez
Eu não tenho opinião sobre a escolha dos submarinos, e não sei sinceramente se foram melhores os alemães/americanos, ou os de França.
Aliás, os colegas já sabem o que eu penso sobre este assunto dos submarinos para a nossa Armada.
Mas acho que acidentes são normais, quer na fase de testes, que na operação.
Ainda há pouco tempo, houve um acidente com um dos sub's do Canadá, que este adquiriu à Inglaterra em 2ª mão, dos 4 que a Inglaterra nos chegou a propôr, para substituir os Albacora.
Há menos tempo ainda, houve um acidente/avaria com um sub de ataque da classe Los Angeles, americano no Pacífico, com vítimas.
Mas julgo que este tipo de acidentes também servem para que se tirem lições e se adoptem procedimentos para os evitar no futuro.
Enviado: Seg Jan 24, 2005 12:41 pm
por rodrigo
O submarino "O'Higgins", destinado à
marinha chilena, sofreu um "grave acidente", em que só houve registro
de pessoas levemente feridas, durante os testes
A DCN afirmou que o fenômeno "ocorreu em condições limites de testes
pelas quais o submarino passava no momento. Nessa ocasião o submarino
O'Higgins confirmou seu excelente comportamento no mar".
Era isso que se esperava do submarino?
Bom parece que Portugal fez bem em optar pelos U209 em vez dos Scorpene...afinal...
Mas a manobra foi causada por falha do equipamento ou erro humano?
Enviado: Qua Jan 26, 2005 10:11 am
por P44
Ainda há pouco tempo, houve um acidente com um dos sub's do Canadá, que este adquiriu à Inglaterra em 2ª mão, dos 4 que a Inglaterra nos chegou a propôr, para substituir os Albacora.
Era a classe UPHOLDER.
Enviado: Qua Jan 26, 2005 11:22 am
por Rui Elias Maltez
Já agora, P-44 gostaria de ouvir a sua opinião sobre isso:
Quanto a si, teria sido mais proveitoso aproveitar a "oferta" inglesa para esses 4 submarinos convencionais, grandes, enormes, mas já usados, e que foram para à marinha canadiana, ou comprar os 2 novos?
A opinião do PT é a de que foi melhor a escolha do MDN.
E a sua?
Ou não tem opinião sobre isso?
P.S.
Essa sua assinatura com uma alusão à França é para chatear o Rodrigo ou o Talharim?
Enviado: Qua Jan 26, 2005 12:09 pm
por JLRC
Rui Elias Maltez escreveu:Já agora, P-44 gostaria de ouvir a sua opinião sobre isso:
Quanto a si, teria sido mais proveitoso aproveitar a "oferta" inglesa para esses 4 submarinos convencionais, grandes, enormes, mas já usados, e que foram para à marinha canadiana, ou comprar os 2 novos?
A opinião do PT é a de que foi melhor a escolha do MDN.
E a sua?
Ou não tem opinião sobre isso?
Já agora também posso dar a minha opinião?. Julgo que na altura teria sido boa compra os Upholder. No entanto, os U-209 PN/U-214, por serem um projecto recente, são bem melhores, quer em sistemas, quer em concepção já para não falar do AIP. Acresce que os Upholder têm experimentado dificuldades na reactivação. Mas na altura em que foram construídos, eram os mais avançados submarinos convencionais.
Um abraço
Enviado: Qua Jan 26, 2005 12:39 pm
por Rui Elias Maltez
Obrigado pelo seu contributo, JLRC.
Enviado: Qua Jan 26, 2005 1:00 pm
por P44
concordo com o JLRC, na altura teria sido bom...
Enviado: Sáb Mai 13, 2006 1:32 pm
por Lauro Melo
ACCIDENTE GRAVE DE SUBMARINO SCORPENE SS-1 SALUDOS A TODOS. HACE POCOS MINUTOS ATRAS 12:35 HORA DE CHILE, EN EL NOTICIARIO DE TELEVISION NACIONAL DE CHILE, SE INFORMO QUE EL PRIMER SUBMARINO DE LA CLASE SCORPENE, EL SS-1 "O`HIGGINS", TUVO UN ACCIDENTE DURANTE LAS PRUEBAS EFECTUADAS EN NOVIEMBRE, EL ACCIDENTE OCURRIO DURANTE UNAS PRUEBAS DE INMERSION, AL EMERGER UNO DE LOS SISTEMAS DE AIRE, AL PARECER HABRIA FALLADO HACIENDO QUE EL SUBMARINO QUEDARA INCLINADO FUERTEMENTE HACIA UNO DE SUS LADOS, SOLUCIONADO EL PROBLEMA EMERGIO CON
PROBLEMAS, TODA LA TRIPULACION ESTA EN PERFECTO ESTADO, (SALVO POR EL SUSTITO), LA NOTICIA SOLO SE PUDO CONOCER RECIEN HOY POR CAUSAS QUE SE
INVESTIGAN, Y LAS CAUSAS DEL ACCIDENTE EN SI, ESTAN BAJO INVESTIGACION. EN LO QUE RESPECTA AL SS-1, SIGUE SUS PRUEBAS EN FORMA NORMAL. NOTICIA COMPLETA
Submarino chileno grave incidente Durante un simulacro de averÃa en aguas francesas tuvo una falla al parecer humana que podrÃa haber significado un problema mayor para 31 marineros chilenos y una veintena de técnicos galos
Submarino chileno
sufrió incidente grave con 50 personas a bordo
Miércoles 12 de Enero de 2005
http://www.emol.com/noticias/nacional/d ... cia=169457
Armada bajó el perfil a incidente europeo
Inquietud porteña por submarino
http://www.elsur.cl/edicion_hoy/seccion ... p?id=48225
EL ‘O’HIGGINS’ SUFRIÓ UN RIESGOSO ESCORAMIENTO EN COSTAS FRANCESAS
La Armada le resta dramatismo a un incidente con submarino
http://www.lanacion.cl/prontus_noticias ... 13750.html
Enviado: Sáb Mai 13, 2006 1:33 pm
por Lauro Melo
11 de maio de 2006
Submarino canadense ficará fora de serviço até 2012
Os reparos do HMCS Chicoutimi, submarino canadense da classe “Victoria” (classe “Upholder” britânica), que sofreu um incêndio em alto mar em 2004 (quando em trânsito do Reino Unido para o Canadá), não serão iniciados antes de 2010, e sua volta ao serviço ativo somente terá lugar dois anos depois. Como se recorda, o Canadá concordou em adquirir os quatro submarinos de propulsão convencionais britânicos da classe “Upholder” em 1998, mas os navios tem encontrados vários problemas: rachaduras foram encontradas em válvulas, algumas soldas no casco tiveram que ser refeitas, tubulações precisaram ser substituídas, etc
http://www.segurancaedefesa.com/Victoria_HMCS.html
Enviado: Dom Mai 14, 2006 8:03 am
por thelmo rodrigues
Lauro Melo escreveu:ACCIDENTE GRAVE DE SUBMARINO SCORPENE SS-1 SALUDOS A TODOS. HACE POCOS MINUTOS ATRAS 12:35 HORA DE CHILE, EN EL NOTICIARIO DE TELEVISION NACIONAL DE CHILE, SE INFORMO QUE EL PRIMER SUBMARINO DE LA CLASE SCORPENE, EL SS-1 "O`HIGGINS", TUVO UN ACCIDENTE DURANTE LAS PRUEBAS EFECTUADAS EN NOVIEMBRE, EL ACCIDENTE OCURRIO DURANTE UNAS PRUEBAS DE INMERSION, AL EMERGER UNO DE LOS SISTEMAS DE AIRE, AL PARECER HABRIA FALLADO HACIENDO QUE EL SUBMARINO QUEDARA INCLINADO FUERTEMENTE HACIA UNO DE SUS LADOS, SOLUCIONADO EL PROBLEMA EMERGIO CON
PROBLEMAS, TODA LA TRIPULACION ESTA EN PERFECTO ESTADO, (SALVO POR EL SUSTITO), LA NOTICIA SOLO SE PUDO CONOCER RECIEN HOY POR CAUSAS QUE SE
INVESTIGAN, Y LAS CAUSAS DEL ACCIDENTE EN SI, ESTAN BAJO INVESTIGACION. EN LO QUE RESPECTA AL SS-1, SIGUE SUS PRUEBAS EN FORMA NORMAL. NOTICIA COMPLETA
Submarino chileno grave incidente Durante un simulacro de averÃa en aguas francesas tuvo una falla al parecer humana que podrÃa haber significado un problema mayor para 31 marineros chilenos y una veintena de técnicos galos
Submarino chileno
sufrió incidente grave con 50 personas a bordo
Miércoles 12 de Enero de 2005
http://www.emol.com/noticias/nacional/d ... cia=169457Armada bajó el perfil a incidente europeo
Inquietud porteña por submarino http://www.elsur.cl/edicion_hoy/seccion ... p?id=48225EL ‘O’HIGGINS’ SUFRIÓ UN RIESGOSO ESCORAMIENTO EN COSTAS FRANCESAS
La Armada le resta dramatismo a un incidente con submarino
http://www.lanacion.cl/prontus_noticias ... 13750.html
Enviado: Seg Mai 15, 2006 7:31 am
por Rui Elias Maltez
Estranho o que se passa com esse submarino.
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