Rostec - Helicópteros Russos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Rostec - Helicópteros Russos

#1 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 12:46 pm

Estou abrindo este novo tópico para dedicá-lo apenas aos helos russos, sua história, ações, desenvolvimentos e projetos.
Há muita história para contar, e outras tantas questões que podem gerar bons debates.
Espero que apreciem e seja bem usado.
Começo pelo mais conhecido de todos, e que apesar de já ser um produto com mais de 50 anos de produção initerrupta, continua célere em sua capacidade de renovar-se e manter suas capacidades em dia.
Diria que é quase insubstituível.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#2 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 12:49 pm

Aqui temos o ápice da evolução da família Mil Mi, o Mi-171A3.
Desenvolvido e dedicado, principalmente, à missões de busca e salvamento no mar e, em terra também, como transporte de passageiros sobre o mar para plataformas de petróleo.
Mas isto não impede seu uso em outras formas de emprego, como VIP\VVIP, transporte de passageiros, carga e outros no mercado civil.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#3 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 1:04 pm

Os mais novos podem não saber, mas o Mil Mi-8 chegou a ser cotado à época da recriação da aviação militar pelo exército para ser o primeiro helo de manobra daquela força. Porém, no ambiente político de 1986 era pouco provável, diria, impossível, a compra de qualquer material militar da então URSS, mesmo aquele país dando os primeiros passos na sua liberação política e econômica sob Mikail Gorbachov.

Como se sabe, o Pantera e o Esquilo foram os vencedores, já que a Helibrás estava aqui e eram bem mais baratos de operar manter, principalmente com a linha de montagem aqui em terras tupiniquins.

Por outro lado, o modelo voltou várias vezes ao longo do tempo a ser cotado como opção para novas compras da Avex, sendo preterido sistematicamente em todas. A explicação acima vale para as demais oportunidades, quando da Momep, por exemplo, e da compra dos Cougar, e mais recentemente quando o a Avex buscou substituir aqueles mesmo helos anos atrás.

A expansão da Avex travou em algum momento há coisa de 20 anos atrás, depois da compra dos Cougar, e depois disto nada mais em termos de investimento se ouviu falar até por volta de 2016 ou 2017, quando o comando do exército começou a falar no assunto novo helo de manobra, principalmente para uso na região norte.

Como se sabe, o Mil Mi-17, a versão de exportação do Mi-8, opera na Colômbia e no Peru há anos, principalmente nas regiões amazônicas dos respectivos países, sendo que em ambos há centros de manutenção e revisão destes helos, privados e públicos, no caso deste último. E o retrospecto operacional destes helos tem sido, conforme diversas fontes, muito bom.

Apesar disso, e de ser oferecido diversas vezes à Avex, eu pelo menos nunca ouvi falar que o exército chegou a testar este helo na prática, seja aqui, em países vizinhos ou na Rússia. O mesmo não ocorreu com os helos de ataque, no caso, o Mi-28 foi testado, mesmo não se podendo fazer todas as avaliações solicitadas.

De qualquer forma, me parece que pelos próximos anos, o Mil Mi-17 tem a porta fechada na Avex e em qualquer outra força armada, pelos motivos já sabidos. Uma pena, pois seria um helo de manobra por excelência.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#4 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 1:09 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#5 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Mar 27, 2024 1:32 am

A Rússia tem uma longa tradição de projetar e fabricar helicópteros absolutamente horríveis aos olhos, o que é irônico considerando que o criador desses veículos é um Ucraniano nascido no Império Russo. Mas o Mi-17 é realmente mais relevante do que nunca, tanto que o KA-60 nunca passou de fogo de palha pq o Mi-17, apesar de ser horrendo de se contemplar, continua sendo super fácil de ser customizado e adaptado pra novas tecnologias. Veteranos da Executive Outcomes por exemplo afirmaram categoricamente que o Mi-17 operado pelos Angolanos era muito mais durável e resiliente à manutenção deficiente do que os helicópteros Oryx, cópia Sul Africana dos Puma.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#6 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 12:32 pm

A aposta russa desde os idos tempos da GM II sempre foi por projetar e produzir sistemas bélicos fáceis de manter e operar, e brutos, por assim dizer, no sentido de que aguentam as mais sevaras condições de emprego, dado que um país do tamanho da Rússia, via de regra eles não possuem infraestrutura básica na maioria dos lugares a leste dos Urais.

Desta forma, é importante para eles que qualquer coisa que voe por lá seja antes de tudo forte e resiliente, já que não raras vezes ira enfrentar mão de obra escassa, pouca técnica e muito quebra galho em termos de operação e manutenção.

O Ka-62 nasceu como uma proposta soviética, mas acabou se tornando um helo civil à moda ocidental, querendo atender aos padrões ocidentais, algo muito diferente do que os russos estavam acostumados. E foi uma mudança de mentalidade, e de padrões, muito complicada, visto que até hoje o modelo não chegou a ser certificado. A inclusão de insumos russos no mesmo em padrão ocidental deixou as coisas um pouco mais complicadas, visto que a indústria russa levou muito tempo para se adaptar, e por agora, tivemos esse revés com a guerra na Ucrânia.

Esta mesma situação se aplica ao Mil Mi-38, que começou como um projeto pós fim da URSS, e era para ser o substituto natural dos Mi-8\17, mas no fim, com todos os vai e vem da política e economia durante os primeiros anos do século XXI, acabou que até agora não entrou em linha de produção massiva. Alto custo, muita tecnologia, e a necessidade de dispor de insumos da indústria russa em padrões ocidentais deixaram o projeto todo muito caro para o que eles estão acostumados. E com o Mi-171A2 e Mi-171A3, a empresa mostra que o modelo ainda tem fôlego de sobra para seguir operando por décadas à frente, e sem dar mostras de cansaço do projeto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 12:53 pm

KA-60\KA-62

Why almost no one wants to buy the Russian Ka-60 helicopters
By Alexey Lenkov On Jun 28, 2023

https://aviationweek.com/sites/default/files/styles/crop_freeform/public/uploads/2017/06/kamovka-62.jpg?itok=L1-dMMJAhttps://bulgarianmilitary.com/wp-content/uploads/2023/06/Why-almost-no-one-wants-to-buy-the-Russian-Ka-60-helicopters.jpg

https://bulgarianmilitary.com/2023/06/2 ... licopters/

O projeto do Kamov Ka-60 começou, como quase tudo na Rússia, enquanto projeto militar, e acabou se transformando com o tempo, e as mudanças de ares políticos e econômicos em Moscou, em uma alternativa de produto para o mercado civil russo, e mundial.

Até agora, apesar de estar certificado na Rússia desde 2021, o helo não entrou em produção em massa, e com as recentes limitações impostas por EU e USA, a indústria está tendo que se virar para retirar todos os insumos ocidentais do mesmo.

Confesso que sou fã de carteirinha deste helicoptero desde o primeiro momento em que foi lançado. E com algumas poucas modificações, ele seria muito bem vindo nas ffaa's por aqui, principalmente no caso da Avex, no lugar dos Pantera. E diria que cairia bem no lugar dos Esquilo nos HU da aviação naval.

Diversas versões militares estavam previstas, mas infelizmente ainda não encontraram retorno nem no MD russo e nem no mercado interno civil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#8 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:00 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#9 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:07 pm

Helicopter Novelties. Rosoboronexport at MAKS-2021



MAKS 2021




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#10 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:12 pm

Imagem
Mi-38

https://www.aereo.jor.br/2024/03/08/fot ... stilizada/

Impossível dizer que não são bonitos. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#11 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:15 pm

Mi-38: Entra em produção o novo Helicóptero Pesado Russo

https://www.edrotacultural.com.br/mi-38 ... ado-russo/

A Revista ASAS é a melhor e mais fiável fonte de informações sobre a aviação russa e oriental.
Esta entrevista é de quatro anos atrás, mas fato é que desde então o Mi-38 ainda não entrou em produção massiva na Rússia, e apenas algumas unidades podem ser vistas voando a serviço de empresas privadas no país.
A entrevista é bastante esclarecedora sobre o estado do desenvolvimento do projeto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#12 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:25 pm

Primeiro Mi-38 do Serviço de Proteção Federal Russo

https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Mi-38-FSO-Russo-Foto-Oleg_Podkladov.jpg

https://forcaaerea.com.br/primeiro-mi-3 ... ral-russo/

Até agora, segundo a matéria, de dois anos atrás, cerca de 50 unidades foram produzidas e comercializadas. O que é pouco dado que o modelo teria entrado em produção a partir de 2020. Mas, entre idas e vindas, parece que este helo está com melhor sorte que o da Kamov, o Ka-62, até agora sem uma única unidade vendida.

O futuro deste helo parece estar assegurado em termos de vendas, ao menos para o mercado interno russo e países sob influência russa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#13 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:31 pm

Fábrica russa de helicópteros Kazan certifica novo simulador para o Mi-38
Por Fernando Valduga
Em 09/05/2022

Imagem

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) certificou a operação de um novo simulador de helicóptero Mi-38-2/4 produzido pela Kazan Helicopter Plant, uma subsidiária da Russian Helicopters.

https://www.cavok.com.br/fabrica-russa- ... ra-o-mi-38

Ao menos do pondo de vista operacional, técnico e comercial, o Mil Mi-38 está em dias com o dever de casa.
Sanada a questão dos motores, uma vez que os protótipos iniciais estavam equipados com motores P&W, agora a coisa toda vai para frente.
Fico pensando que talvez passada esta confusão toda da Ucrânia, cedo ou tarde este helo russo irá atrair a atenção de antigos e novos clientes de helos russos. Seja para emprego militar ou civil.
Brasil no meio. Veremos. Capacidades e qualidades não lhes falta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#14 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:37 pm

https://img.aeroexpo.online/images_ar/projects/images-g/first-executive-mi-38-helicopter-delivered-7375-15532837.jpg

https://trends.aeroexpo.online/project-77375.html

#INDUSTRY NEWS
First Executive Mi-38 Helicopter Delivered
Russian Helicopters has delivered the first serial-produced Mi-38 helicopter with a new, 10-passenger “highly comfortable” executive cabin configuration. The delivery to Gazprombank Leasing took place earlier this week at the Kazan Helicopters facility.

“The delivery of the first serial Mi-38 is an important step, confirming that Kazan Helicopters is ready for serial delivery of this type of machine to both commercial operators and governments. The demand forecast of potential buyers for Mi-38 by 2030 is more than 100 aircraft,” said Russian Helicopters director-general Andrei Boginsky.

The multipurpose, super-medium Mi-38 twin is designed to fill the niche between Russian Helicopters’ Mi-8 and heavy Mi-26 models. It is suitable for missions such as cargo, passenger transport, search-and-rescue, air ambulance, and offshore support. The Mi-38 features twin Klimov TV7-117V engines, Transas Aviation glass cockpit avionics, a six-blade main rotor, and rotor anti-ice. Range with auxiliary tanks is 648 nm. Maximum takeoff weight is 15.6 tonnes and maximum payload—internal and external—is five tonnes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Rostec - Helicópteros Russos

#15 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 1:43 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder