Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SISGAAZ

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SISGAAZ

#1 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 02, 2023 2:45 pm

Depois de percorrer três páginas deste fórum e verificar que não há um tópico específico para o tema, decidi abrir este para o debate sobre o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, o SISGAAZ da marinha, a fim de que se possa a partir de agora dedicar-lhe um espaço que a meu ver já merecia há muito tempo.

Vou deixar aqui para começo de debate uma notícia auspiciosa que foi a indicação pela MB da SIATT como o consórcio vencedor da primeira fase de implantação do programa.

Sem muitos detalhes ainda sobre o escopo do que será feito, o contrato agora será discutido entre a empresa e a marinha a fim de definir custos, cronogramas, e outros temas afetos à consolidação da proposta vencedora.

Notar que a SIATT não é reconhecida por seu envolvimento em atividades ligadas ao mar, mas, a empresa apresentou proposta neste sentido. Agora é o caso de se discutir o que ela de fato irá fornecer à Marinha, na forma dos insumos determinados para o mesmo.

Vou deixar aqui a notícia vinculada, com a devida licença do @knigh7 no tópico de notícias da marinha.
knigh7 escreveu: Qui Nov 02, 2023 12:50 pm Imagem
matéria completa em:
https://tecnodefesa.com.br/sisgaaz-siat ... -fase-rio/
Espero e acredito que este tópico possa ser bastante enriquecedor em informações e debates ao DB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SISGAAZ

#2 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 02, 2023 2:50 pm

SisGAAz: Proteção e Monitoramento das Águas Jurisdicionais Brasileiras
Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul
A importância estratégica e o aprimoramento


Imagem

https://www.marinha.mil.br/sisgaaz-prot ... rasileiras




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SISGAAZ

#3 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 02, 2023 3:02 pm

A intenção desta fase inicial do projeto é a implantação de uma Unidade de Vigilância Costeira (UV), que é composta por um conjunto integrado de sensores como radar, câmeras de alta resolução e equipamentos de comunicação, dentre outros, que, instalados em locais da costa.

Até onde eu possa saber, a SIATT não tem expertise e muito menos desenvolve programas ou projetos nas áreas apontadas acima, com a empresa participando do desenvolvimento do MANSUP da Marinha e do MSS 1.2 para o EB. Não lembro se eles tem alguma ligação com o AV-MTC da Avibras.

De qualquer forma, a empresa agora terá tempo para negociar todos estes insumos propostos, e outros mais, com a marinha a fim de determinar o contrato a ser assinado, que pelo texto da matéria, não tem cronograma estabelecido, e se eu entendi corretamente, vai depender da disponibilidade de recursos da MB para o próximo ano, ou quiçá além.

Normalmente, a depender da complexidade dos conteúdos, um contrato pode demorar de 3 a 6 meses até ser assinado, ou mesmo mais de 12 meses antes de ter suas linhas definidas. Pelo apontado no texto da matéria, me parece que seja o segundo caso, pois eu desconheço qualquer capacidade da empresa em apor os sistemas citados.

Notar que a Embraer e a dupla AEL\ARES estavam na short list, mas não venceram. A IACIT com o seu radar OTH-100 sequer foi classificada para a short list. Enfim, me parece que a primeira e mais natural pergunta a ser respondida é como uma empresa que não apresenta de público capacidades, soluções e\ou produtos apontados para o SISGAAZ consegue vencer empresas que não só possuem expertise, mas, e também, desenvolvem sistemas para as ffaa's com todo um parque industrial estabelecido há anos, e sem nada a provar, e mesmo assim consegue vencê-las em seus próprios campos de atuação.

Espero que a MB possa esclarecer com o tempo quais os critérios que levaram à vitória da SIATT para esta primeira fase do SISGAAZ. De qualquer forma, mesmo não sendo escolhidas, nada impede ou diz que aquelas empresas não possam vir a fazer parte integrante futuramente das próximas fases do programa. Ou não.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder