Força Aérea Turquia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#61 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 24, 2023 12:49 pm

Li comentários que a BIDS turca tem uma vasta atuação, do básico ao mais tecnológico, afim de não deixar o país nas mãos de fornecedores externos. Mas isso tem um preço, que o país e o governo parecem dispostos a pagar.
É uma conta de difícil equilíbrio, mas como eles tem a OTAN ali ao lado, então tem tempo e condições de ir fazendo tudo o que precisam aos poucos.
Como tenho dito, seria muito bom olhar o que eles tem para nos oferecer, além dos produtos em si, para a seara da defesa.
A BIDS turca é o que a BIDS aqui sempre sonhou em ser quando crescesse. Mas está muito longe disso. Muito longe mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#62 Mensagem por Strike91 » Qua Abr 26, 2023 12:24 am

A indústria de defesa Turca evoluindo muito...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#63 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 26, 2023 2:03 pm

Eu não me lembro do T625 receber a homologação civil com a motor ocidental.
Mas o desenvolvimento da versão turca para ele já vem de longa data. Faz muito tempo eles tem investido nesse e em outros tipos e variantes de motores aeronáuticos. Até o Altay tem projeto para um motor nacional, que parece tem mais problemas do que soluções até o momento.
Mas o exemplo acima é claro e inequívoco de que quando existe vontade política para fazer acontecer, nenhum objetivo é impossível.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#64 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 27, 2023 7:47 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#65 Mensagem por Strike91 » Qui Abr 27, 2023 8:26 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 27, 2023 7:47 am
A indústria bélica da Turquia a cada dia inovando e surpreendendo!?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#66 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 28, 2023 11:36 am

Uma ótima alternativa para dotar os A29 de capacidade de ataque a longa distância.
E não é só a indústria turca que tem apresentado múltiplas plataformas para vetores leves e drones.
O mercado está lotado de ofertas.
Só não tem quem não quer
No caso, nós.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Abr 29, 2023 7:02 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#67 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 29, 2023 12:29 am

Strike91 escreveu: Qui Abr 27, 2023 8:26 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 27, 2023 7:47 am
A indústria bélica da Turquia a cada dia inovando e surpreendendo!?
Muito interessante. Tal minimíssil de cruzeiro permitiria usar o UCAV TB-2/TB-3 para realizar ataques stand-off, deixando o drone fora do alcance de engajamento de sistemas M-SHORAD/SHORAD do inimigo. O alcance dele é de 50 km, mas planejam aumentar para 100 km futuramente.
https://gdh.digital/turkiyenin-yeni-sey ... kti-62232/


Imagem
Imagem




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#68 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 29, 2023 12:36 am

Já que estamos aqui sobre a TAF:

https://video.haber7.com/video-galeri/2 ... -havalandi



Imagem




Imagem


A Turquia encomendou mais dois E-7T Wedgetail dos EUA


A aeronave E-7T em um voo sobre o Bósforo



https://www.reuters.com/business/aerosp ... 023-04-17/
US sets $259 million F-16 equipment sale to Turkey

Trata-se de GCAS (sistema de prevenção de colisão com o solo) e atualização do Link-16. Adicionarão o GCAS aos F-16 e os CCIP F-16 têm link-16, mas serão atualizados para o padrão mais recente.

Em grupos turcos, foi evidenciado que o TB-3 terá capacidade A2A, pois, contará com um radar AESA multifuncional.
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#69 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 29, 2023 7:10 pm

Turquia desenvolve IRST para sua nova aeronave TF-X

https://www.cavok.com.br/turquia-desenv ... onave-tf-x




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#70 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 29, 2023 7:20 pm

VÍDEO: Helicóptero de combate pesado ATAK-2 da Turquia aciona seu motor pela primeira vez
O ATAK-2 foi desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), com o contrato para o projeto assinado em 2019

https://www.cavok.com.br/video-helicopt ... imeira-vez

Em mais dois ou três anos a produção em massa para o exército turco deve ser iniciada, caso tudo ocorra como planejado durante a fase de testes do(s) protótipo(s).




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#71 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 29, 2023 7:25 pm

T-130 ATAK 2 voou pela primeira vez.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#72 Mensagem por Strike91 » Dom Abr 30, 2023 2:57 am

Suetham escreveu: Sáb Abr 29, 2023 12:36 am Já que estamos aqui sobre a TAF:

https://video.haber7.com/video-galeri/2 ... -havalandi



Imagem




Imagem


A Turquia encomendou mais dois E-7T Wedgetail dos EUA


A aeronave E-7T em um voo sobre o Bósforo



https://www.reuters.com/business/aerosp ... 023-04-17/
US sets $259 million F-16 equipment sale to Turkey

Trata-se de GCAS (sistema de prevenção de colisão com o solo) e atualização do Link-16. Adicionarão o GCAS aos F-16 e os CCIP F-16 têm link-16, mas serão atualizados para o padrão mais recente.

Em grupos turcos, foi evidenciado que o TB-3 terá capacidade A2A, pois, contará com um radar AESA multifuncional.
Imagem

Realmente é de impressiona os novos desenvolvimento da indústria de defesa Turca!!! O que mais chama a atenção é o foco em projetos inovadores e visando a guerra do futuro...
Um exemplo de país e política referente ao segmento de defesa que o Brasil poderia se espelhar!!!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#73 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 30, 2023 3:46 pm

Strike91 escreveu: Dom Abr 30, 2023 2:57 am Realmente é de impressiona os novos desenvolvimento da indústria de defesa Turca!!! O que mais chama a atenção é o foco em projetos inovadores e visando a guerra do futuro...
Um exemplo de país e política referente ao segmento de defesa que o Brasil poderia se espelhar!!!
Nos espelhar até podemos. Mas, queremos de fato fazer isso?
O sucesso das iniciativas turcas não se deve apenas ao empenho político e governamental junto à BIDS deles, mas sobretudo à concretude do suporte financeiro longevo, regular e previsível no orçamento da defesa. Traduzindo em miúdos, eles não ficam apenas no discurso, como por aqui se faz tradicionalmente.
Aliás, ao contrário, mais de uma vez nos últimos 2 ou 3 anos, o MD e cmtes das ffaa's já disseram com todas as letras para a BIDS: se vira :!:
Essa é a nossa realidade. Querem tudo do bom e do melhor que a indústria nacional possa oferecer, mas não querem investir um único centavo do erário público para que ela tenha as condições necessárias para oferecer.
Viva-se com isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#74 Mensagem por Strike91 » Ter Mai 02, 2023 2:05 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Força Aérea Turquia

#75 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 02, 2023 1:11 pm

O KAAN, no caso o protótipo, está diferente das imagens que foram expostas, e mesmo do mock up, ao longo dos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao cockpit e sua junção com a fuselagem logo atrás dele.
Mas isso é algo que deve mudar ao longo do processo de avaliação de voo, de forma que o modelo de produção deve estar mais próximo daquilo que foi proposto no lançamento do projeto.
Por enquanto os motores seguem sendo importados. A ver se os turcos também apresentam alguma novidade mais para frente em relação a este item.
Estão trabalhando para isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder