Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#46 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 8:10 pm

Brasileiro escreveu: Sex Mai 19, 2023 9:44 am Fazer uma asa nova é praticamente fazer um avião novo.
E se for pra fazer um turboélice (e isso demandará uma nova asa), era melhor esperar pela nova geração da Embraer, que por hora está congelada.
Esse timing vai depender do quanto de pressa a FAB tem.
Quero crer que com as as longarinas novas dê para aguardar um pouco mais, por exemplo, o turboélice.
Pelo que se diz existem apenas 3 células disponíveis de P-3AM na FAB que passaram pelo processo de atualização das asas na AKAER. Das 8 funcionais, apenas 5 ou 6 estariam na verdade em operação, incluindo as que passaram pela AKAER.

Como por aqui nada precisa de pressa ou celeridade em defesa, porque todo mundo acha que nada acontece no Atlântico Sul, é muito provável que a FAB insista na modernização das asas de todos os aviões que ainda voam a fim de os manter o máximo de tempo possível a fim de obter uma solução viável. Mas eu não vi até agora ninguém falar oficialmente em substitutos para os P-3.

No caso do novo turbohélice da Embraer, até agora o que ficou bem claro é que o modelo será baseado nos E-2 com performace próximo de um jato, vide as asas com enflexamento negativo e os motores atrás, além se ser bem baixa. Não deve haver, penso, muitas modificações além destas em relação à fuselagem, já que o problema de o projeto ter sido paralisado é a falta de motores que preencham os requisitos de desempenho e combustíveis da Embraer.

Mas isso por si só não impede de mais para frente se pensar em algo a partir dele. Mas duvido, e muito, que a FAB repita com este avião o que fez com os Bandeirulha. Não conseguem sequer gerar demanda para isso.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#47 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 8:23 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Mai 19, 2023 5:36 pm Pelo que estão falando, não seria então o caso de aproveitar o KC-390? Pelo perfil de missão dele acredito que atenderia bem essa missão. SE não apelar para o caríssimo Kawasaki P-1, pelo menos ele foi criado exatamente para essa missão.
O P-1 tem a vantagem de ter sido pensado desde o início como um avião de patrulha, mesmo tendo motores a jato. E isso fica bem visível aqui nesta imagem.

https://i.stack.imgur.com/7D3T1.jpg

Modificar projetos que já existem para acomodar a missão ASW\ASupW é muito caro, e teria que reprojetar novamente qualquer avião por inteiro. É mais fácil modificar o perfil de missão como fizeram com os P-8.

Em comparação com o P-8:

https://www.itamilradar.com/wp-content/uploads/2021/03/2-copy.jpghttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHwp6T1ppofJ6T1Hrv5z9kgmgovZAtY5oveVG2m7TkGyqwVxNWlkDnDrlwRzgotwV31rU&usqp=CAU

Duvido que a Embraer queira mexer apenas nas asas dos E-2 a fim de adaptar o mesmo para patrulha. Não fizeram isso nem com os ERJ-145 na versão dedicada para o México. Não é agora que farão diferente, e com um avião bem maior.

Já os KC-390 tem um perfil de voo bem mais atraente para este tipo de missão, mas encontra outras questões a serem resolvidas visto que é um cargueiro.

https://embraer.bynder.com/m/4c4f2044456445a6/original/c-390_parallax.png

Eu tenho aqui para mim que o advento dos UAV e UCAV devem ser levado em conta na hora de pensar um substituto para os P-3AM da FAB, já que eles estão ficando cada vez maiores, pesados, mais inteligentes, mais autônomos, e portam cada vez mais carga. É o caso até mesmo de pensar se haverá espaço no futuro a longo prazo para aviões de patrulha tal como os conhecemos hoje, vide a miríade de projetos na área de VANT que pilulam por aí, inclusive com uso naval e aeronaval.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#48 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 8:29 pm

Algo que pode ser pensado para as missões de patrulha marítima, assim como ISR para a aviação naval. Adaptar o que se propõe no vídeo no KC-390 em versão SAR é algo tanto possível quanto viável, aproveitando as muitas qualidades, e espaço, da plataforma. Idem para os E-190 E-2 em versão ASW\ASupW. E no caso deste último, o trabalho pode ser feito em conjunto com drones de ataque equipados devidamente para as função contra submarino e alvos de superfície.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#49 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 8:36 pm

Por que não um toma lá, dá cá entre Brasil e Japão, uma vez que ambos podem ganhar em termos de negócios para seus respectivos modelos.

Vai tu..

Imagem

Vem você...

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#50 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 1:43 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#51 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 1:46 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#52 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 3:07 pm

É possível perceber que uma demanda real e bem atraente no mercado sul americano para a utilização do KC-390 da Embraer é a versão SAR (terrestre e marítimo).

https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2015/11/KC390_SAR.jpg

No contexto do nosso subcontinente, Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colombia possuem as maiores áreas de busca e salvamento marítimo do continente, com os quatro primeiros com áreas sob responsabilidade internacional muito maiores que os próprios países.

A introdução da versão especializada SAR no Brasil, seja na FAB ou MB, poderia proporcionar uma demanda regional para atender as necessidades e obrigações daqueles países junto aos organismos internacionais que regulam esta matéria, objeto de tratados internacionais de segurança de voos comerciais\civis e de transporte marítimo.

Se não estou enganado, ouvi comentários sobre uma possível revisão canadense sobre os atuais SC-295 utilizados na missão SAR naquele país, mas sem qualquer fundo de amparo em fatos ou atos de ofício do governo local. Apenas comentários a boca pequena sobre eventuais problemas - não provados\demonstrados - por aquelas aeronaves em relação às operações sob o duro clima ártico no norte do mundo.

Olhando para o outro lado do lago, temos Angola, Namíbia e Africa do Sul com as maiores áreas SAR navais do ocidente continental. Outras dezenas de países com litorais pequenos mas justapostos uns aos outros até o Marrocos formam também um bloco quase coeso de necessidade de cuidados com as missões SAR em suas respectivas áreas de responsabilidade.

Não é preciso dizer que MB e FAB rotineiramente são demandadas anualmente para apoiar muito daqueles países africanos em função da sua negligência e\ou incapacidade de manter e operar os meios humanos e materiais necessários a fim de prover as atividades de busca e salvamento.

Não é o caso de se pensar em grandes vendas, mas, por exemplo, se cada país comprasse 2 ou 3 undes para missões SAR, somente entre nós e os vizinhos teríamos uma demanda potencial para até 10 a 15 aviões. É um mercado interessante a se pensar, assim como a aquisição no futuro de aeronaves de patrulha marítima, caso saibamos operacionalizar politica, diplomática e comercialmente esta questão.

Fico pensando que se a MB pudesse, ou quisesse, poderia verificar a viabilidade de dispor de um SC-390 para a aviação naval. Com 6 DN ao longo da costa, como já dispus em outros post, seria possível antever até 18 aviões SAR, dada as gigantesca área sob nossa responsabilidade, à qual, na prática, e não por acaso, não ficamos limitados operacionalmente, com os aviões e navios da FAB e MB operando do mar do caribe à costa africana e até o cabo horn. Seria no mínimo mostrar juízo, e responsabilidade, dotar a marinha com capacidades reais e críveis para assumir na íntegra, e não apenas a título de ilustração, suas missões SAR sob nossa responsabilidade.

O nosso incentivo poderia servir de preâmbulo para os demais países vizinhos que compartilham no Atlântico Sul e Pacífico a mesma missão rever suas atuais capacidades e buscar amealhar adequá-las ao mesmo nível nosso. Afinal, SAR não é competição, mas um trabalho conjunto que não precisa de discursos inflamados e nem propagandísticos políticos a fim de justificar-se o investimento neste tipo de aeronave. É só dizer que eles salvam vidas. E isto basta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#53 Mensagem por gogogas » Qui Mai 25, 2023 6:59 pm

O Kc pode fazer patrulhas marítimas ! Durante seu desenvolvimento foi instalado aquelas janelas em formato de bolha ! Sobre patrulha marítima armada , em minha opinião seria um desperdício colocar o KC para esta função , já que foi planejado para outro fim que é cargueiro ! Além disso quem pode financiar um projeto como este ?!
Hoje o Chile tem o Persuader em suas fileiras ( o Brasil deveria considerar esta versão para substituir os Orion ) , a Argentina está buscando comprar alguns Orions usado, Colômbia tem tanta coisa pra substituir ....




Gogogas !
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#54 Mensagem por Viking » Qui Mai 25, 2023 7:22 pm

gogogas escreveu: Qui Mai 25, 2023 6:59 pm O Kc pode fazer patrulhas marítimas ! Durante seu desenvolvimento foi instalado aquelas janelas em formato de bolha ! Sobre patrulha marítima armada , em minha opinião seria um desperdício colocar o KC para esta função , já que foi planejado para outro fim que é cargueiro ! Além disso quem pode financiar um projeto como este ?!
Hoje o Chile tem o Persuader em suas fileiras ( o Brasil deveria considerar esta versão para substituir os Orion ) , a Argentina está buscando comprar alguns Orions usado, Colômbia tem tanta coisa pra substituir ....


E m minha opinião a FAB deveria nos próximos anos adotar e padronizar a patrulha marítima com o P72 da Leonardo e SARP Hermes 900, com 12 e 24 de cada um. Acredito que seria plausível e adequado em termos de custos de aquisição, operação e manutenção e possibilitaria uma presença e controle mais efetivo das AJB.
Eu acredito que em se tratando do Brasil em que agenda de Defesa tem importância pífia o melhor caminho e evitar soluções mirabolantes.

https://www.defenceturkey.com/en/conten ... oject-4300


Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#55 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 2:10 pm

gogogas escreveu: Qui Mai 25, 2023 6:59 pm O Kc pode fazer patrulhas marítimas ! Durante seu desenvolvimento foi instalado aquelas janelas em formato de bolha ! Sobre patrulha marítima armada , em minha opinião seria um desperdício colocar o KC para esta função , já que foi planejado para outro fim que é cargueiro ! Além disso quem pode financiar um projeto como este ?!
Hoje o Chile tem o Persuader em suas fileiras ( o Brasil deveria considerar esta versão para substituir os Orion ) , a Argentina está buscando comprar alguns Orions usado, Colômbia tem tanta coisa pra substituir ....
Olá @gogogas

A Embraer já dispôs e fez saber ao mercado sobre a viabilidade de transformar o KC-390 em P-390 através da adaptação de kits em seu interior, sem comprometer a capacidade cargueira da aeronave.
Tal como é nos SC-105 Amazonas da FAB, tudo no sistemas usados para IRSR pode ser adaptado de acordo com as necessidades. A empresa também afirma que possui um projeto para aeronave de patrulha a partir dos E-2.
A pergunta é: a FAB ou a MB querem, ou podem, bancar um ou outro projeto em substituição aos P-3AM e P-95M? A resposta mais previsível no curto prazo é não.
Demandas nós temos de sobra. Respostas para solucioná-las também a partir da BIDS. O que não temos, como de costume, é vontade e interesse em resolver o problema. Sempre dá para empurrar com a barriga e deixar para depois.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#56 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 2:31 pm

Viking escreveu: Qui Mai 25, 2023 7:22 pm
gogogas escreveu: Qui Mai 25, 2023 6:59 pm O Kc pode fazer patrulhas marítimas ! Durante seu desenvolvimento foi instalado aquelas janelas em formato de bolha ! Sobre patrulha marítima armada , em minha opinião seria um desperdício colocar o KC para esta função , já que foi planejado para outro fim que é cargueiro ! Além disso quem pode financiar um projeto como este ?!
Hoje o Chile tem o Persuader em suas fileiras ( o Brasil deveria considerar esta versão para substituir os Orion ) , a Argentina está buscando comprar alguns Orions usado, Colômbia tem tanta coisa pra substituir ....
E m minha opinião a FAB deveria nos próximos anos adotar e padronizar a patrulha marítima com o P72 da Leonardo e SARP Hermes 900, com 12 e 24 de cada um. Acredito que seria plausível e adequado em termos de custos de aquisição, operação e manutenção e possibilitaria uma presença e controle mais efetivo das AJB.
Eu acredito que em se tratando do Brasil em que agenda de Defesa tem importância pífia o melhor caminho e evitar soluções mirabolantes.
https://www.defenceturkey.com/en/conten ... oject-4300
Sds
Eu tenho uma ideia mais simples e genérica.
Já que ninguém aqui acredita mesmo que vamos à guerra semana que vem, dado este tipo de evento não estar na nossa agenda e dos vizinhos, "temos tempo" para investir na prontificação do SISGAAZ de forma a integrar todos os sensores demandados pelo mesmo, a começar pelos mais básicos, que são os drones.
Temos na BIDS as soluções para essa etapa, com a adoção de 4 ou 5 tipos de VANT para patrulha marítima, policiamento naval, busca e resgate, C4I e o que mais houver.
Cito o exemplo dos drones da Stella Tecnologias. A empresa possui dois VANT prontos para serem produzidos e operacionalizados com o Atobá e o Albatroz. Além destes dois, a empresa também investe na disposição do Condor na categoria 4 ou 5, e podemos mesmo aproveitar o "Atobinha", versão de prova de conceito em escala reduzida do Atobá.
Só nestes temos 3(4) modelos com capacidades para realizar missões de patrulhamento em diversas escalas das AJB.
Tais VANT podem ser operados com diversos tipos de sensores como já foi mostrado diversas vezes pela empresa.
Também é possível trazer para o serviço naval a família de drones Nauru, assim como outros do tipo VTOL em diversas categorias oferecidos pelo mercando nacional.
A aquisição e operacionalização destes drones como vetores de patrulha naval, atendendo a posteriori outras demandas, é um passo mais assertivo e seguro para substituir em um primeiro momento os P-95 e depois os P-3AM. No longo prazo, uma vez o SISGAAZ estando operacional por completo podemos pensar em novos aviões que possam substituí-los com vantagem. E isto pode ser feito via BIDS, também, se quisermos, em um cenário econômico mais propício aos investimentos em defesa que nunca se quer fazer neste país.
É sempre bom lembrar que a patrulha marítima na marinha está ligada operacionalmente aos DN, que por sua vez fazem a gestão de outras subunidades dentro de sua circunscrição. E cada uma delas tem um enorme potencial para operar VANT em diversas categorias.
Quem sabe o pessoa consegue enxergar o óbvio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#57 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 1:52 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Nov 14, 2023 7:32 pm Embraer confirma estudos para versão do E190-E2 de patrulha marítima
https://forcaaerea.com.br/embraer-confi ... -maritima/
Um abraço e t+ :)
Tá na hora da retomada. 8-]

O SISGAAZ finalmente parece vai sair do papel. Pode ser o nosso SIVAM do séc XXI. Temos muito a fazer.

E nem me incomodo se venderem primeiro lá fora. Melhor ainda porque vamos ver os custos de desenvolvimento do projeto serem pagos por outrem e a empresa ter o seus dividendos garantidos sem depender do erário público.

Se estão falando nesta versão agora é porque arrumaram quem queira comprar lá fora. Depender e\ou esperar pela falta de vontade e leniência do poder público na área de defesa é jogar dinheiro fora. E a Embraer sabem muito bem disso. Principalmente depois da lambança do KC-390 com a FAB.

Enfim, sonhando muito alto, a MB tem 6 DN ao longo da costa. Para manter uma capacidade de vigilância mínima 24\7 em todas elas, seria necessário ao meu ver, 3 aeronaves para cobrir cada região marítima dos DN. Isso dá 18 aeronaves, de forma a sempre dispor de uma voando em cada área.

Impossível? Não. Improvável? Com a mais absoluta certeza.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#58 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 19, 2023 6:26 pm

Uma proposta para a patrulha naval da MB para os anos 2030\2040:

1. Esquadrão Patrulha Marítima ASW\ASupW: 6
2. Esquadrão Esclarecimento Marítimo: 6
3. Esquadrão Busca e Resgate: 4
4. Esquadrão AEW&C: 4
5. Esquadrão VANT Naval: 24
6. Esquadrão UCAV Naval: 18

Aeronaves:

1. Embraer P-190 ASW\ASupW
2. Desaer P-100N \ P-300N
3. Embraer SC-390 SAR \ Desaer P-300 SAR
4. Embraer P-600 AEW&C
5. Drones Nacionais Categoria 0 a 5
6. Embraer UCAV + Drones Nacionais cat 4 e 5

Bases:

1. Esquadrão Patrulha Marítima ASW\ASupW - Belém, Natal, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Santos, Florianópolis.
2. Esquadrão Esclarecimento Marítimo - Belém, Natal, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Santos, Florianópolis.
3. Esquadrão Busca e Resgate - Belém, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Florianópolis.
4. Esquadrão AEW&C - Belém, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Florianópolis.
5. Esquadrão VANT Naval - Belém, Natal, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Santos, Florianópolis.
6. Esquadrão UCAV Naval - Belém, Natal, Salvador, São Pedro D'Aldeia, Santos, Florianópolis.

Quantidades:

1. Embraer P-190 ASW\ASupW: 18 a 36
2. Desaer P-100N \ P-300N: 48 \ 24
3. Embraer\Desaer
3.1 SC-390 SAR - 16
3.2 P-300 SAR - 24
4. Embraer P-600 AEW&C: 16
5. Drones Nacionais Categoria 0 a 5: +100
6. Embraer UCAV + Drones Nacionais cat 4 e 5: +50

Falou-se em outro tópico sobre a questão de investimentos na rede de suporte de peças aeronáuticas para a Embraer, que não por acaso, não se trata apenas de um punhado de empresas fornecedoras, mas de toda uma grande rede logística que atende as linhas de produção, e também, de serviços pós venda da Embraer.

Cada avião da Embraer produzido significa mais de 300 empresas envolvidas no processo, direta e indiretamente, aqui e lá fora. E a bem da verdade, se fôssemos um pouco mais inteligentes, envidar políticas de Estado para sustentar esta rede de fornecedores, que vai de empresas pequenas a médio grande, é tão importante quanto apoiar a própria Embraer. O problema é que a grande maioria das empresas brasileiras não raras vezes depende única e exclusivamente das encomendas da Embraer para sobreviver. Ou seja, quando a Embraer vai bem, todos ganham, mas quando vai mal, é a primeira a sentir as consequências, que via de regra aparecem na forma de diminuição de vagas, eliminação de empregos e até mesmo fechamento de empresas.

O mercado de VANT, ainda incipiente no Brasil, pode ser também uma porta de saída para muitas dessas empresas que atuam no ramo de fabricação de peças e serviços aeronáuticos. É questão de fomentar esse mercado tanto civil quanto militar, e por tabela, fazer com que essas empresas tenham alternativas para vender seus produtos e serviços, com respingos em exportações. E como se pode ver acima na proposta que expus, a dispor de uma segunda indústria aeronáutica no país não é problema diante das demandas que temos, se fossem levadas todas a sério, claro. Mas com certeza seria muito importante para manter toda a cadeia industrial e comercial na área de logística, peças e serviços do setor aeronáutico do país.

Quem sabe um dia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#59 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 2:26 pm



A hora é agora.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Aviação Patrulha - Marinha do Brasil

#60 Mensagem por gogogas » Sáb Mar 16, 2024 10:51 am

FCarvalho escreveu: Sex Mar 15, 2024 2:26 pm

A hora é agora.
Estamos atrasados já , C-295 tá vendendo bem , além do ATR




Gogogas !
Responder