Resgate Aeromédico

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#16 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 3:47 pm

Helicópteros utilizados no Brasil para resgate aeromédico.

https://881539.smushcdn.com/296812/wp-content/uploads/2015/02/10385508_302176659947420_7033036659564552642_n-Jornal-Montes-Claros-620x465.jpg?lossy=1&strip=1&webp=1https://diariodomucuri.com.br/wp-content/uploads/2018/12/61.jpghttps://www.alagoas24horas.com.br/wp-content/uploads/2010/03/8a92a9cfb6e4445c9de1ab994b51a1a3_servioaeromdico.jpghttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bc/Oeamtc_hubschrauber.jpghttps://cursososresgate.files.wordpress.com/2011/08/pqaaai7-9i5stcgdmxrg5pve9l_ubpqvr_e9zldbv5csekgf9_z7qwiu9i_rq1uh2suhd_x7ja-gkt9ggnedqsktfayam1t1unj-qif6sv-3_s9rssngqt_21ffo11.jpghttps://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/aeromedico_1_free_big.jpghttps://www.lideraviacao.com.br/pt-br/vector/arquivos/plugdados/shapez/35/shape_BOX-PAGPRINC-utiaerea.jpghttps://www.resgateaeromedico.com.br/wp-content/uploads/2019/06/resgate03b-1068x588.jpghttps://www.resgateaeromedico.com.br/wp-content/uploads/2013/09/AW139-CAOP-Pol%C3%ADcia-Federal.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#17 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 3:52 pm

https://www.resgateaeromedico.com.br/he ... romedicas/

Helicopteros russos ANSAT preparados para as operações aeromedicas

https://www.resgateaeromedico.com.br/wp-content/uploads/2020/05/IMG_0039-1024x683.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#18 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 3:53 pm

Transporte aeromédico: como funciona e como solicitar a UTI aérea

https://blog.flyadam.com.br/2020/05/27/ ... uti-aerea/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#19 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 3:54 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#20 Mensagem por gogogas » Sex Mai 14, 2021 3:54 pm

Bom , pegando embalo no assunto ....
Deveria existir um único sistema para está modalidade no país ,sendo dividida da segunda forma :
1 - Criar o SAMU ( Aéreo para todos os estados ) ,no âmbito do governo Federal , já que a grana da saúde corresponde uma boa parte do nosso PIB.
2 - Ter um sistema de alerta ( estilo sisdabra do socorro ) , e ter pronto emprego para socorro em todo país.
3- Em caso de SAR em alto mar ,ou resgates especializados em floresta densa poderiam ser repassados para as forças armadas.
4- Está capacidade deveria ser expandida para ASA fixa também , para poder transportar órgãos e fazer socorros em lugares mais isolados e afastados dos grandes centro ( Amazônia , Pantanal ) e o resto do país ...
Este poderia ser o começo , liberando recursos para as forças armadas , polícias e bombeiros do país ,só a caráter de curiosidade , em São Paulo , a PMSP no resgate aéreo , são empregados enfermeiros e médicos civis para este tipo de socorro ,com treinamentos realizado pela polícia paulista !
Já em Alagoas , existe o SAMU Aéreo , q polícia só utiliza seus helicópteros para operações no combate ao crime ....




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#21 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 4:07 pm

Helicópteros militares mais usados em missões de Busca e Resgate no Brasil.

Imagem
ImagemImagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8372
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 242 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#22 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mai 14, 2021 4:20 pm

@FCarvalho, vou monitorar esse novo tópico, e se o assunto se desprender muito do tema da seção, ele será movido para outra mais apropriada.

Vamos debater!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#23 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 14, 2021 4:21 pm

O segundo helicóptero militar mais utilizado em Busca e Resgate no Brasil.

Imagem
Imagem
Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#24 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 06, 2023 3:27 am

gogogas escreveu: Sex Mai 14, 2021 3:54 pm Bom , pegando embalo no assunto ....
Deveria existir um único sistema para está modalidade no país ,sendo dividida da segunda forma :
1 - Criar o SAMU ( Aéreo para todos os estados ) ,no âmbito do governo Federal , já que a grana da saúde corresponde uma boa parte do nosso PIB.
2 - Ter um sistema de alerta ( estilo sisdabra do socorro ) , e ter pronto emprego para socorro em todo país.
3- Em caso de SAR em alto mar ,ou resgates especializados em floresta densa poderiam ser repassados para as forças armadas.
4- Está capacidade deveria ser expandida para ASA fixa também , para poder transportar órgãos e fazer socorros em lugares mais isolados e afastados dos grandes centro ( Amazônia , Pantanal ) e o resto do país ...
Este poderia ser o começo , liberando recursos para as forças armadas , polícias e bombeiros do país ,só a caráter de curiosidade , em São Paulo , a PMSP no resgate aéreo , são empregados enfermeiros e médicos civis para este tipo de socorro ,com treinamentos realizado pela polícia paulista !
Já em Alagoas , existe o SAMU Aéreo , q polícia só utiliza seus helicópteros para operações no combate ao crime ....
Olá @gogogas

Respondendo com muito atraso ao seu post. Vamos lá.
Deveria existir um único sistema para está modalidade no país ,sendo dividida da segunda forma :
Em quase todos os países desenvolvidos existe um sistema único de salvamento e busca e resgate no que diz respeito à sua gestão e organização, seja ela civil ou militar. No Brasil ainda estamos muito longe de enxergar tal perspectiva, apesar das discussões aqui e ali sobre o assunto. Como já disse em outros tópicos, não temos uma cultura de aviação pública e para-pública estabelecida e coerente com as reais necessidades do país. Voar ainda é visto por muitos na administração pública como mero passatempo, curiosidade ou "coisa de burguês".
Criar o SAMU ( Aéreo para todos os estados ),no âmbito do governo Federal, já que a grana da saúde corresponde uma boa parte do nosso PIB.
A criação de um SAMU aéreo depende sobretudo da criação a nível federal e estadual de uma organização administrativa que coordene e opere este sistema a nível de Brasil, deixando sua parte operacional aos Estados, e mesmo municípios, onde houver condições financeiras e organizacionais para isso.
Para ilustrar claramente a dimensão e o alcance deste empreendimento, seria preciso organizar 27 unidades de operação, considerando estados e o DF, e dotar a todos de pessoal, equipamentos, recursos e doutrina para assegurar sua plena capacidade de atingir os objetivos propostos, sendo que cada unidade da federação possui demandas diferentes, de forma que as soluções tem de ser pensadas levando em consideração o que pode e deve ser mantido com o máximo de comunalidade e o que deve ser visto em particular. Isto vale para helos, a construção de helipontos em hospitais e\ou centros de manutenção e operação, bem como para todo o resto. Não adianta ter helos novinhos e zerados se não tiver, por exemplo, tripulações treinadas e especializadas neste tipo de emprego do vetor.
Ter um sistema de alerta ( estilo sisdabra do socorro ) , e ter pronto emprego para socorro em todo país.
Um disque socorro aéreo é algo que pode ser adaptado ao sistema já existente hoje no 192, faltando na verdade gerir a integração e gestão deste sistema à organização e implementação dos vetores aéreos à sua disposição. É como chamar a ambulância, mas com um helo e equipe no lugar. Para isso temos que investir no aparelhamento do sistema SAMU que temos hoje dando-lhe novas capacidades necessárias a introdução do uso de vetores aéreos.
Em caso de SAR em alto ma ou resgates especializados em floresta densa poderiam ser repassados para as forças armadas.
Aqui uma discordância. Tudo o que diz respeito a salvamento aéreo civil pode e deve ser atendido por três veias públicas: a aviação das PM, BM e defesa civil, que no Brasil hoje está nas mãos dos BM a título de gestão. O que falta é deixar claro os limites e possibilidades de cada uma dessas forças e as ffaa's. No caso de termos um SAMU aéreo, ele deve estar integrado hoje como estão as ambulâncias aos centros de operações conjuntas de operações de segurança pública que existem nos estados. Senão em todos, na maioria. Uma das heranças da copa do mundo e olimpíada no Brasil.
Um exemplo prático, é definir quem faz SAR e resgate aeromédico, duas missões diferentes, no litoral, nas 12mn e 24mn de mar territorial, e quem faz além disso. Para ser bem objetivo, não faz diferença alguma se um H-145 de alguma PM ou BM ou SAMU aéreo fizer um resgate a 100 mn da costa em um navio que pediu auxílio ao invés de um H-36 da FAB ou UH-15 da marinha. Isso é o de menos. O importante é que o sistema funcione na hora que ele deve funcionar. Me parece, neste aspecto, que como não temos uma guarda costeira e a MB e FAB tem que dividir esse tipo de missão, geralmente bem longe da costa, adotar uma solução em que prioritariamente a aviação dos BM possa fazer isso do litoral até as 24mn, o que libera os helos militares para missões mais longe da costa, dentro da ZEE. Mas que não impeça de outras instituições equipadas e organizadas para este tipo de missão possam fazê-lo igualmente se necessário e oportuno for.
Está capacidade deveria ser expandida para ASA fixa também, para poder transportar órgãos e fazer socorros em lugares mais isolados e afastados dos grandes centro ( Amazônia , Pantanal ) e o resto do país ...
Este poderia ser o começo , liberando recursos para as forças armadas , polícias e bombeiros do país ,só a caráter de curiosidade , em São Paulo , a PMSP no resgate aéreo , são empregados enfermeiros e médicos civis para este tipo de socorro com treinamentos realizado pela polícia paulista !
Com o tempo a ideia é que um sistema SAMU aéreo possa dispor a si de todos os meios necessários e julgados pertinentes a fim de atender plenamente todas as necessidades em termos de resgate aeromédico no país, de acordo com a realidade de cada estado, região e\ou município. Acrescentar meios de asa fixa neste sentido é uma evolução natural e condizente para que o sistema como um todo seja apto a realizar qualquer missão dentro do que é seu mister particular. Mas para isso precisamos definir de forma clara e inequívoca a missão e os objetivos para um SAMU aéreo no país, de forma a não reinventar a roda.

Acredito que ainda não temos um SAMU aéreo nacional no Brasil por pura e simples falta de vontade, desconhecimento e mesmo irrelevância que o tema possui nos meios políticos. E a criação deste meio de resgate é sintomático vide o que já faz a aviação das PM e BM nos estados, ainda que de forma muito precária e limitada, seja pela inépcia dos governos estaduais, seja pela inviabilidade de se manter todos os meios necessários sem os recursos que lhe fazem jus.

Penso que seja hora de reaver esta discussão. Temos uma boa base sobre onde começar. Falta dar um passo além do mínimo básico necessário das políticas estaduais e nacionais de saúde.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Resgate Aeromédico

#25 Mensagem por Vinícius Almeida » Sex Jul 07, 2023 6:37 pm

Sinceramente eu não vejo muito sentido na criação de um SAMU aéreo, uma vez que praticamente todos os estados já contam com uma aviação nos Corpos de Bombeiros Militar, na Polícia Militar (como no caso do estado de São Paulo) ou possuem uma estrutura conjunta formada pelo pessoal das três forças (PC, PM e CBM) como ocorre em alguns estados.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#26 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2023 11:40 pm

Vinícius Almeida escreveu: Sex Jul 07, 2023 6:37 pm Sinceramente eu não vejo muito sentido na criação de um SAMU aéreo, uma vez que praticamente todos os estados já contam com uma aviação nos Corpos de Bombeiros Militar, na Polícia Militar (como no caso do estado de São Paulo) ou possuem uma estrutura conjunta formada pelo pessoal das três forças (PC, PM e CBM) como ocorre em alguns estados.
Na Europa, USA, Japão, Rússia, Índia, China e outros países as funções de resgate médico não competem com as de segurança pública que estão debaixo de instituições próprias em cada país. Alemanha é um caso clássico onde existe um SAMU aéreo a nível nacional e funciona muito bem, independente de outros órgãos.

No Brasil, por mais que tenhamos PM, PC, BM e até as ffaa's fazendo esse tipo de missão, o que é totalmente fora de questão, olhando a realidade fática o que temos são serviços feitos a troco de caixa na maioria dos estados, que não só não investem na melhoria e ampliação do sistema de apoio aéreo de suas corporações, como limita e muito a sua atuação. Tirando SP, RJ, MG e RS, os demais estados e o DF possuem pouquíssimas unidades de helos e aviões para atender as demandas que possui. Principalmente nas regiões que mais precisam deste tipo de auxílio, como norte, centro-oeste e nordeste.

Te dou um exemplo do meu estado, que com 1,5 milhão de km2, e apenas 62 municípios, um mais longe que o outro, e que só possui dois helos para atender suas demandas de segurança pública e o que mais couber. Se fosse deixar o resgate aeromédico só nas mãos dos bombeiros seria necessário ao menos sete bases no interior nos municípios que possuem alguma infraestrutura aeroportuária minimamente decente de apoio, e todas equipadas ao menos com 3 helos a fim de mante uma operacionalidade\disponibilidade mínima de 2 helos. Imagina se o atual governador, ou qualquer outro iria meter a mão no bolso para comprar 21 helos só para atender o interior, que só é visto e lembrado quando há eleições. Se for considerar Manaus e a dita "região metropolitana", então vamos a mais de 30 helos sem maiores problemas. Mas ninguém aqui se interessa por isso. É sempre mais fácil quebrar o galho com os navios da marinha, os PEF e hospitais do EB, ou qualquer outra campanha de saúde dessas que levam para lá gente que nasceu aqui mesmo mas que nunca tirou os pés de Manaus. Mas já foi a Miami, Paris, São Paulo, Gramado e até Buenos Aires. :roll:

E é sempre bom lembrar que resgate aeromédico é apenas uma das muitas atribuições que hoje a aviação para-pública realiza dentro de suas possibilidades. E mesmo com todas as provas que dá de sua importância e da necessidade de mais investimentos públicos no setor, nada acontece. E quando acontece, é porque realmente algo muito fora da curva aconteceu, e os políticos de plantão estão sendo cobrados. E nada melhor do que um helo para fazer marketing para cada um "defender" a sua gestão. Afinal, pão e circo ainda atrai multidões no Brasil. Nas periferias então.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#27 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 08, 2023 1:56 pm

No Brasil temos poucas organizações públicas, e menos ainda privadas, que operam resgate aeromédico, apesar do gigantismo da missão. Hoje, são 27 PM, outras 27 PC nos estados, assim como 27 CBM distribuídos ao longo do país. E ainda temos a defesa civil, nacional, estadual e municipal, via de regra gerida por BM ou pessoal ligado a estes. Cada qual com a sua realidade, que são tão díspares quanto necessitadas de investimos no setor.

Mas como se pode ver na página anterior deste tópico, a burocracia e as amarras legais dificultam em muito o pleno desenvolvimento deste setor na área para pública, principalmente aquela ligada ao serviços de segurança pública, que é quem acaba respondendo, também, pelo resgate aeromédico no país.

Ao defender a criação de uma SAMU aéreo podemos verificar dois pontos fulcrais que respaldam essa tese: um, é a eterna falta de recursos e de empenho de governadores no sentido de manter e investir no setor aéreo de suas PM, PC e CBM; e dois, o consequente desvio de função destas organizações, a priori PM e PC, da sua missão básica que é prover segurança pública, tendo que alocar\dispor de forma permanente, e precária, os poucos meios de que dispõe para atender aquela missão específica. Isto faz com que se negligencie diretamente as funções básicas de Estado em relação a dois setores básicos que são saúde e segurança. Tal indiferença e omissão dos governos dos estados força o governo federal a suportar, via ffaa's, todas as muitas lacunas deixadas pela aviação para pública nos estados e grandes municípios do país, mas principalmente no interior, onde a presença do poder público é sempre tão escassa quanto ineficiente e omissa.

Podemos observar neste sentido o desvio de função histórico da aviação de asa fixa e rotativa militar de suas missões primarias a fim de atender os pedidos regulares de apoio - cada vez maiores e mais frequentes com o passar dos anos - que fazem municípios e governos estaduais, e não raro o próprio governo federal, que no Brasil virou praticamente uma cultura, gerando uma dependência anacrônica e quase insolúvel, dada a própria indiferença\irresponsabilidade com que o(s) governo(s) sempre trataram o tema da aviação pára pública no país; pior ainda se tratando de aviação médica. Isto dito, faz-se necessário perguntar: quão bom seria para as forças armadas e suas respectivas aviações se pudessem voltar na íntegra os parcos recursos que recebem a título de manutenção da sua operacionalidade objetiva da missão primária ao invés de passar grande parte do tempo realizando atividades que são, ao fim e ao cabo, de responsabilidade da esfera civil do Estado, que por sua vez negligencia abertamente tais atividades de forma inequívoca e quase provocativa?

Cabe dizer ainda que a uniformização de um SAMU aéreo nacional tem o poder de atrair para o Brasil mais investimentos em diversas áreas, como novas tecnologias médicas para serviço aéreo, indústrias fornecedores de insumos, peças e serviços aéreos ao longo do país, formação, treinamento e gestão de pessoal e logística especializados, criação de emprego, renda na gestão de infraestrutura aeroportuária para o interior do país e grandes municípios, modernização da rede pública de saúde para receber a estrutura de apoio de operações com helicópteros, e mais importante, penso, abrir e desburocratizar mais ainda o serviço de busca e salvamento aeromédico para a iniciativa privada a fim de complementar as ações do Estado, nunca substituí-lo. Lembrar que saúde pública é um direito subjetivo basilar, e dele não se pode abrir mão em hipótese alguma. Muito menos arbitrar ao Estado flexibilizar suas obrigações com tal direito.

A título de exemplo, investir em um sistema de resgate aeromédico tipo SAMU nacional por iniciativa conjunta de governo federal e estaduais, poderia ser o mote para atrair uma ou mais indústrias fornecedoras de helicopteros a fim de abrir linhas de produção no país com diferentes modelos que se ajustem às necessidades de estados e municípios, e demais órgãos federais, que por óbvio também precisam deste tipo de vetor. Mas este aspecto fica para outro tópico de debate.

Tentando ilustrar a demanda que se tem no país para um SAMU aéreo, e demais serviços de apoio à segurança pública e busca e resgate, é possível dizer que se cada Estado + DF recebesse 4 helos, 1 para cada órgão público, PM, PC, CBM e SAMU, a princípio nós teríamos uma demanda teórica para 108 helos. Número mais que considerável para obter de qualquer empresa estrangeira a iniciativa por abrir uma linha de produção no Brasil, e todas as consequências que isso trás consigo. No próximo post vou falar sobre as opções que temos para construir tais números de forma objetiva, planejada, racional e tempestiva.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Resgate Aeromédico

#28 Mensagem por arcanjo » Seg Jul 10, 2023 3:38 pm



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#29 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 11, 2023 11:09 am

Pois é. Em São Paulo pode, mas no resto do país inteiro não pode... :roll: :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Resgate Aeromédico

#30 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 3:51 pm

Não que tenha relação direta com o assunto do tópico, mas, em Manaus estamos há vários meses envoltos em uma espécie de microondas climático devido as queimadas que cercam a cidade, com fumaça a perder de vista que vem de outros estados, mas principalmente do sul do estado do Amazonas. Estamos literalmente respirando fumaça. E não é pouca. A qualidade do ar medida do ar já chegou a níveis críticos para a saúde humana.

A PMAM só possui um único helicoptero, assim como a PC, que salvo melhor juízo, é um simples Robson R-44. O outro é um Esquilo comprado usado.

Não há aviões ou helos que possam ser usados como bombeiros ou que sejam empregados mesmo na atividade de resgate médico e transporte de carga e pessoas. Tudo está na dependência do bom humor da meteorologia e da falta de educação e de civilidade de quem queima.

O governo do estado tão pouco tem sequer a disposição de contratar serviços privados para combater o incêndios no estado, e muito menos em investir em material e recursos para o CBM. É patente a falta de visão e de interesse em fazer qualquer coisa que comprometa o status quo de dependência e humilhação pela qual se passa aqui. Afinal, as quadrilhas no poder há décadas neste lugar dependem disso ara manter-se no poder.

Sem falar na seca...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder