Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#1 Mensagem por JavaLindo66 » Ter Mai 11, 2021 10:00 pm

Força Aérea da República da Coréia do Sul - Republic of Korea Air Force - Daehanminguk Gong-gun
Imagem




Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#2 Mensagem por JavaLindo66 » Ter Mai 11, 2021 10:00 pm

VÍDEO: Coreia do Sul revela seu projeto para futura aeronave de transporte militar
Por Fernando Valduga | 11/05/2021

Imagem

A Korea Aerospace Industries (KAI) da Coreia do Sul lançou um pequeno vídeo promocional de seu projeto proposto para uma futura aeronave de transporte militar.

O vídeo lançado não revela muito mais do que uma forma que se assemelha a quase todas as outras aeronaves da classe, como o C-2 japonês ou o An-178 ucraniano. Ao mesmo tempo, o avião inicialmente designado C-2, será uma aeronave multi-missão que será desenvolvida para transportar cargas, mísseis, lançar foguetes ao espaço e inserir operadores especiais e reabastecer outras aeronaves, entre outros usos.

No mês passado, a Yonhap News Agency também citou o vice-presidente executivo da empresa, Ryu Kwang-su, dizendo que a KAI já havia chegado a um consenso com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) sobre a necessidade de desenvolver aeronaves de transporte e polivalentes no futuro.


“Atualmente, são 30 aviões polivalentes e 70 aviões de transporte operados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Nosso objetivo é substituir as aeronaves importadas por aeronaves desenvolvidas internamente e avançar para os mercados internacionais com nossos próprios aviões no longo prazo”, disse Ryu.

A Força Aérea da República da Coreia opera aeronaves C-130s e CN-235s, principalmente para operações de transporte aéreo.

Se desenvolvida, a nova aeronave de transporte seria usada para vários fins, incluindo missões de reconhecimento e aeronave de patrulha marítima, pois compartilha a mesma plataforma de uma aeronave de médio porte, acrescentou Ryu.

Aproximadamente um ano antes, a KAI informou que será capaz de construir sua própria aeronave de transporte em sete anos, com um investimento de cerca de US$ 2,7 bilhões.

Artigo: https://www.cavok.com.br/video-coreia-d ... te-militar
Continuação da notícia que eu postei do Cavok sobre isso no mês passado.

Batendo o olho, parece ser concorrente direto do nosso C-390.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#3 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 12, 2021 12:30 pm

A julgar pelos modelos que pretende substituir, no caso os C-130 e talvez os C-235, é admissível que este avião deva ser da mesma categoria do KC-390. Pelo apresentado nas imagens, a ideia é tirar de linha todo o material americano tanto na força aérea como na marinha, incluindo P-3. A ver se eles terão capacidade de realizar o projeto dentro do cronograma apresentado e nos custos estimados.
O mercado interno sul coreano é grande o suficiente para gerar demanda e manter linha de produção. Mas fora isso, encontrar mercado no exterior será um desafio diferente e em outro nível.
A ver qual será a realidade comercial e operacional do nosso KC-390 daqui a sete anos, quando se supõe o "C-2" esteja entrando em operação.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#4 Mensagem por Túlio » Qua Mai 12, 2021 12:41 pm

JavaLindo66 escreveu: Ter Mai 11, 2021 10:00 pm
VÍDEO: Coreia do Sul revela seu projeto para futura aeronave de transporte militar
Por Fernando Valduga | 11/05/2021

Imagem

A Korea Aerospace Industries (KAI) da Coreia do Sul lançou um pequeno vídeo promocional de seu projeto proposto para uma futura aeronave de transporte militar.

O vídeo lançado não revela muito mais do que uma forma que se assemelha a quase todas as outras aeronaves da classe, como o C-2 japonês ou o An-178 ucraniano. Ao mesmo tempo, o avião inicialmente designado C-2, será uma aeronave multi-missão que será desenvolvida para transportar cargas, mísseis, lançar foguetes ao espaço e inserir operadores especiais e reabastecer outras aeronaves, entre outros usos.

No mês passado, a Yonhap News Agency também citou o vice-presidente executivo da empresa, Ryu Kwang-su, dizendo que a KAI já havia chegado a um consenso com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) sobre a necessidade de desenvolver aeronaves de transporte e polivalentes no futuro.


“Atualmente, são 30 aviões polivalentes e 70 aviões de transporte operados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Nosso objetivo é substituir as aeronaves importadas por aeronaves desenvolvidas internamente e avançar para os mercados internacionais com nossos próprios aviões no longo prazo”, disse Ryu.

A Força Aérea da República da Coreia opera aeronaves C-130s e CN-235s, principalmente para operações de transporte aéreo.

Se desenvolvida, a nova aeronave de transporte seria usada para vários fins, incluindo missões de reconhecimento e aeronave de patrulha marítima, pois compartilha a mesma plataforma de uma aeronave de médio porte, acrescentou Ryu.

Aproximadamente um ano antes, a KAI informou que será capaz de construir sua própria aeronave de transporte em sete anos, com um investimento de cerca de US$ 2,7 bilhões.

Artigo: https://www.cavok.com.br/video-coreia-d ... te-militar
Continuação da notícia que eu postei do Cavok sobre isso no mês passado.

Batendo o olho, parece ser concorrente direto do nosso C-390.
Só eu que não levo muita fé nisso? Os caras estão até hoje tentando chegar ao Block 20 de um LIFT que entrou em serviço há 16 anos e vendeu menos que o Super Tucano e necas, é sempre "ano que vem ou no seguinte" (e aí o T-7 já vai estar sendo entregue e anunciados os aperfeiçoamentos); também estão correndo atrás de um 4G fantasiado de 5G (ou seja, SE SAIR aguardem mais "blocks eternos") e agora um Cargo. E isso tudo numa Economia fragílima, onde a morte de um bilionário quase quebrou uma empresa TOP (Samsung), que só consegue manter megacorporações em pé dando-lhe dinheiro ad eternum.

Sei lá, PARA MING :twisted: é muito otimismo, tipo aquela estranha FÉ do Carvalho véio na indústria aeronáutica DA UCRÂNIA... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 12, 2021 12:48 pm

Eu creio em milagres... :mrgreen: :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#6 Mensagem por Túlio » Qua Mai 12, 2021 2:05 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:48 pm Eu creio em milagres... :mrgreen: :twisted:
Mas eu não disse que eles não vão DESENVOLVER, cupincha véio, na verdade disse o contrário: como vivem de verbas governamentais, aposto que sai do papel. A treta é a mesma de sempre: botam um novo produto num Mercado saturado e espalham que vão sair vendendo feito pão quente. Depois ferra mas aí tanto faz.

Deviam é fazer curso de Marketing (incluindo Estudos de Mercado) na EMBRAER. :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 12, 2021 10:24 pm

Ao menos para eles mesmos teoricamente vão conseguir vender. Se vai rolar exportação é outra aventura.
Se os números da demanda interna forem forem qualquer coisa perto de fidedignos, existem muitos vetores para substituir. A começar pelos Hércules. É um mercado a menos para a Embraer.
E como eles vivem as turras com os vizinhos, bem, resta saber quanto do que a propaganda deles consegue convencer mais alguém de que todos esses projetos quase que ao mesmo tempo sairão de fato do papel.
Dinheiro parece não irá faltar. Competência ainda tem de provar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#8 Mensagem por knigh7 » Qui Out 14, 2021 12:22 pm

Novo caça sul-coreano terá drones como “loyal wingmans”
12 de outubro de 2021



Desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), o futuro caça KF-21 Boramae terá a possibilidade de voar ao lado de drones de combate capazes de atuar como “loyal wingmans”. Essas aeronaves não tripuladas devem contar com sistemas de inteligência artificial e voo autônomo, porém as ordens serão passadas pelo piloto do KF-21.

A capacidade faz parte de um vídeo promocional lançado pela KAI. As imagens em solo são do rollout do KF-21, realizado em 9 de abril desse ano. Já as imagens no ar foram desenvolvidas com computação gráfica. O primeiro voo real está programado para ocorrer em 2022.

Outros detalhes chamam a atenção: apesar de a capacidade stealth ter sido inicialmente apontada como prioritária, posteriormente a Coreia do Sul decidiu que a cracterística já não seria o destaque. O resultado é que no vídeo promocional o KF-21 aparece com muita carga bélica sob a fuselagem e sob as asas, uma configuração mais próxima aos caças da chamada geração “4,5”, como o Gripen, o Super Hornet, o Rafale e o Eurofighter.

O vídeo também revela o uso do sistema de reabastecimento em voo do padrão adotado pela United States Air Force, ainda que o tanker principal da Coreia do Sul seja o Airbus A330MRTT. Há, também, a previsão de uso de um sistema eletro-ótico, logo acima do nariz da aeronave.

Segundo a KAI, o KF-21 deve levar dois motores F414, da General Eletric, semelhante aos utilizados pelo F-39 e pelo F-18. A velocidade máxima deve ficar próxima a Mach 1.8. Já a carga bélica será levada em dez pontos, sendo seis sob as asas e quatro abaixo da fuselagem.
https://www.edrotacultural.com.br/novo- ... -wingmans/




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#9 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 14, 2021 5:39 pm

knigh7 escreveu: Qui Out 14, 2021 12:22 pm
Novo caça sul-coreano terá drones como “loyal wingmans”
12 de outubro de 2021



Desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), o futuro caça KF-21 Boramae terá a possibilidade de voar ao lado de drones de combate capazes de atuar como “loyal wingmans”. Essas aeronaves não tripuladas devem contar com sistemas de inteligência artificial e voo autônomo, porém as ordens serão passadas pelo piloto do KF-21.

A capacidade faz parte de um vídeo promocional lançado pela KAI. As imagens em solo são do rollout do KF-21, realizado em 9 de abril desse ano. Já as imagens no ar foram desenvolvidas com computação gráfica. O primeiro voo real está programado para ocorrer em 2022.

Outros detalhes chamam a atenção: apesar de a capacidade stealth ter sido inicialmente apontada como prioritária, posteriormente a Coreia do Sul decidiu que a cracterística já não seria o destaque. O resultado é que no vídeo promocional o KF-21 aparece com muita carga bélica sob a fuselagem e sob as asas, uma configuração mais próxima aos caças da chamada geração “4,5”, como o Gripen, o Super Hornet, o Rafale e o Eurofighter.

O vídeo também revela o uso do sistema de reabastecimento em voo do padrão adotado pela United States Air Force, ainda que o tanker principal da Coreia do Sul seja o Airbus A330MRTT. Há, também, a previsão de uso de um sistema eletro-ótico, logo acima do nariz da aeronave.

Segundo a KAI, o KF-21 deve levar dois motores F414, da General Eletric, semelhante aos utilizados pelo F-39 e pelo F-18. A velocidade máxima deve ficar próxima a Mach 1.8. Já a carga bélica será levada em dez pontos, sendo seis sob as asas e quatro abaixo da fuselagem.
https://www.edrotacultural.com.br/novo- ... -wingmans/
Quem irá produzir esses drones? A KAI também?! Complicado...

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#10 Mensagem por J.Ricardo » Qui Out 21, 2021 10:38 am

Gente qual a necessidade de misseis em uma avião de transporte?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#11 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 21, 2021 10:05 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Out 21, 2021 10:38 am Gente qual a necessidade de misseis em uma avião de transporte?
Necessidade eu creio que nenhuma, mas como a propaganda da KAI dá a entender que o cito avião será multiplataforma, é possível então o avião levar este tipo de armamento sob as asas de acordo com o que cada cliente desejar do mesmo em termos de capacidade.
Uma eventual versão de patrulha naval, ou mesmo quebra galho de "bombardeiro", para os sul coreanos deve ser interessante. Eles tem razões de sobra para isso.
Agora, entre dizer que pode levar e, fazê-lo concretamente, vai uma boa quantidade de anos investidos em projeto, testes e avaliações.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#12 Mensagem por Suetham » Qua Jun 01, 2022 7:10 pm

https://www.janes.com/defence-news/sout ... e-systems/
South Korea plans to procure additional PAC-3 air-defence systems
South Korea's DAPA plans to procure additional PAC-3 interceptor missiles to defend Seoul from attack from North Korea. (Lockheed Martin)




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#13 Mensagem por Suetham » Seg Jun 27, 2022 8:16 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#14 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 28, 2022 6:14 pm

Se tudo der certo no desenvolvimento desta versão do caça sul coreano, eles podem até mesmo adiantar a proposta da versão de 5a ou 6a G dele em mais 10 ou 15 anos. Vai ser mais um competidor para o mercado internacional.
Ao menos a partir dos anos de 2030 o que não vai faltar no mercado é caças de 5a G para escolher.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#15 Mensagem por Suetham » Seg Jul 04, 2022 10:34 pm


KF-21 no teste em solo no dia 02 de julho




Responder