Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#46 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 11, 2023 9:13 am

KF-21 Block-II para a FAP parece-me bem!





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#47 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 11, 2023 2:22 pm

Nem completaram o block I e com vários problemas, e já querem o block II.
Não sei, mas, se conseguirem ao menos resolver os problemas de agora, é válido pensar na versão stealh que se propunham em um segundo momento do projeto.
Mas caso eles superem as limitações, principalmente financeiras, creio que avançar para o passo seguinte seria atrativo até para a aviação naval brasileira. A depender dos custos, claro.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#48 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 11, 2023 2:35 pm

O que o autor do texto diz é que é o contrário, o programa está a correr tão bem e a avançar tão depressa que vão comprar menos do block I para comprarem mais do block II.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#49 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 1:45 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Nov 11, 2023 2:35 pm O que o autor do texto diz é que é o contrário, o programa está a correr tão bem e a avançar tão depressa que vão comprar menos do block I para comprarem mais do block II.
Eis a questão. No tópico do KF-21 temos vários post da mídia sul coreana que falam também que há muitos problemas a resolver, inclusive de recursos para o programa, em cortes de compras da força aérea, e por aí vai.
Obviamente que há um certo descontrole de informações sobre a real situação do projeto, já que o governo sul coreano não se pronuncia oficialmente sobre ele. E quando o faz, é com extrema raridade. A KAI também de certa forma colabora para tantas informações desencontradas.
Uma hora está tudo as mil maravilhas, outra está tudo um mar de incertezas, e assim vai.
Particularmente torço para que eles avancem para o block II, que para nós aqui é muito mais interessante do que o Block I.
Resta saber se os custos dessa transformação não irão tornar o caça sul coreano mais caro e, portanto, menos atraente para muitos clientes interessados em fugir dos fornecedores tradicionais no ocidente e oriente.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#50 Mensagem por akivrx78 » Ter Dez 12, 2023 9:42 am

Acidente KF16 da Força Aérea Sul-Coreana causado pela entrada de junta de borracha no motor
Lista de artigos 2023.12.11 16:12

[Seoul Yonhap News] Em relação à queda de um caça a jato KF16 da Força Aérea durante a decolagem em 21 de setembro na base da Força Aérea Sul-Coreana em Seosan, província de Chungcheong do Sul, no oeste da Coreia do Sul, a Força Aérea anunciou no dia 11 que a borracha no sala de máquinas A empresa anunciou que a junta se soltou e entrou no motor, causando uma queda repentina no empuxo.

Imediatamente após o acidente, a Aeronáutica montou uma força-tarefa para investigar a causa do acidente.

Diz-se que a junta de borracha é usada para reduzir a vibração do motor. Oficiais da Força Aérea explicaram que a junta de borracha que entrou no motor danificou as pás do motor e outras peças, causando uma anormalidade no fluxo de ar para a câmara de combustão e fazendo com que o motor morresse.

Imediatamente após a decolagem, o KF16 que caiu em setembro sofreu um total de cinco paradas de motor. Após a ejeção do piloto, a aeronave colidiu com a base.

Segundo o responsável, as juntas de borracha são substituídas por uma empresa privada de manutenção encomendada pelo fabricante do motor. Não há nenhum outro caso em que tenha ocorrido acidente semelhante em qualquer país que opera o mesmo motor do KF16 que causou este acidente, e a empresa solicitou ao fabricante do motor e à empresa de manutenção privada que investigassem a causa da queda da junta de borracha.

Depois de revelada a causa do acidente, a Aeronáutica inspecionou o estado das peças relevantes do KF16 e F15K, que utilizam o mesmo tipo de motor do caça que caiu, e se não houver anormalidades, a aeronave irá gradativamente retomar os voos a partir do dia 18.

https://jp.yna.co.kr/view/AJP20231211002700882




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#51 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 10, 2024 11:21 am

Descoberta do P44:

S. Korea to Begin Production of Homegrown KF-21 Fighter Jet

Jan. 10, 2024
(Source: Korea Herald; issued Jan 10, 2024)

Imagem
South Korea's Defense Acquisition Program Administration is negotiating a contract to launch full-scale production of the indigenously-developed KF-21 combat aircraft within the first half of this year. (KAI photo)

SEOUL --- South Korea is set to begin production of the KF-21 fighter jet this year as planned, the state arms procurement agency said Wednesday, in what would be a major milestone in the country's pursuit of an advanced homegrown fighter.

The Defense Acquisition Program Administration seeks to sign a contract with Korea Aerospace Industries Ltd., the jet's manufacturer, within the first half of the year to pave the way for the KF-21's large-scale production, according to a DAPA official.

In 2015, South Korea launched a joint fighter jet development project with Indonesia, with the aim of deploying 120 KF-21s in the South Korean Air Force by 2032 to replace its aging fleet of F-4 and F-5 jets.

DAPA said all six KF-21 prototypes have successfully staged test flights, carrying out various performance assessments, including supersonic flights and arms separation tests.

The prototypes will continue various testing this year, DAPA said, adding that one of them will undergo extreme weather tests at the Agency for Defense Development's test center in Seosan, 98 kilometers southwest of Seoul, through February.

The joint development project worth 8.1 trillion won ($6.1 billion) through 2026 still faces uncertainties stemming from Indonesia's overdue payments, which were estimated at nearly 1 trillion won as of October last year.

Seoul has agreed to pay about 60 percent of the project's cost, with Jakarta and KAI covering around 20 percent each.

The DAPA official said talks are ongoing for Jakarta to submit an updated payment plan for the project.

-ends-

:arrow: https://www.defense-aerospace.com/s-kor ... ghter-jet/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#52 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 10, 2024 12:11 pm

Não sei se há tanta pressa assim para colocar o KF-21 em produção, mesmo com os protótipos levando a série de avaliações ao máximo possível, visto que são seis unidades, inclusive biposto.

Mas a notícia do lançamento, e exportação, do J-31 para o Paquistão e quiçá outros países como afirmado pelos chineses, talvez tenha feito o pessoal em Seul querer adiantar-se, visto que o caça chinês ser um modelo efetivamente de 5a G e competir pelo mesmo mercado pretendido pelo KF-21.

Se conseguirem superar todas as complicações de início de operação e avaliação do caça, esta produção inicial pode se resumir a menos do previsto, tendo como objetivo básico prontificar o caça para o próximo passo na década de 2030, que é sua evolução para a 5a G na íntegra, e ainda em tempo de competir com o modelo chinês, e outros que venham a aparecer.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#53 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 10, 2024 12:19 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 10, 2024 12:11 pm Não sei se há tanta pressa assim para colocar o KF-21 em produção, mesmo com os protótipos levando a série de avaliações ao máximo possível, visto que são seis unidades, inclusive biposto.
Sabes o que tem acontecido na Península Coreana? talvez começa por aí.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#54 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 10, 2024 2:59 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 10, 2024 12:19 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 10, 2024 12:11 pm Não sei se há tanta pressa assim para colocar o KF-21 em produção, mesmo com os protótipos levando a série de avaliações ao máximo possível, visto que são seis unidades, inclusive biposto.
Sabes o que tem acontecido na Península Coreana? talvez começa por aí.
Saber eu sei. Mas já vi esse filme antes. Aliás, todos por lá já viram e sabem no que dá. Nada.
Mas, como reza o dito popular, melhor prevenir do que remediar.
A ver se é de fato o caso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#55 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 08, 2024 10:10 pm

KAI desenvolverá jato de combate leve FA-50 monoposto
Fabricante sul-coreana também apresentou proposta de veiculo aéreo autônomo para mobilidade aérea.

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/03/295057600_5180126555419023_5748680181087595414_n-750x375.jpg

https://www.cavok.com.br/kai-desenvolve ... -monoposto

Aí está o que a FAC queria. Ideal para o bolso e a consciência anti-guerra do governo colombiano.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#56 Mensagem por hotm » Sáb Mar 09, 2024 3:00 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mar 08, 2024 10:10 pm KAI desenvolverá jato de combate leve FA-50 monoposto
Fabricante sul-coreana também apresentou proposta de veiculo aéreo autônomo para mobilidade aérea.

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/03/295057600_5180126555419023_5748680181087595414_n-750x375.jpg

https://www.cavok.com.br/kai-desenvolve ... -monoposto

Aí está o que a FAC queria. Ideal para o bolso e a consciência anti-guerra do governo colombiano.
https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/com ... -aeronave/

pode ser a "outra aeronave" para a realidade da america do sul era uma boa aeronave ?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#57 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 3:46 pm

Se os custos de manutenção e operação combinarem com o preço de compra, junto às facilidades de apoio pós venda que os sul coreanos possam administrar na região, está de ótimo tamanho para a maioria dos países aqui, inclusive os pequenos da américa central, e certos grandes, cujo tamanho não reflete necessariamente a sua (não)relação com a defesa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#58 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mar 10, 2024 1:29 am

Esse avião seria um sucessor muito apropriado para os F-5 que ainda estão em serviço pelo mundo, se não tiver uma eletrônica tão básica quanto a do seu irmão biplace, pode se tornar uma opção bem interessante para quem não tem recursos para um caça de primeira linha de geração ou 4+.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#59 Mensagem por J.Ricardo » Dom Mar 10, 2024 10:35 pm

Se tiver capacidade de combate BVR até pode ser, mas duvido que os EUA liberem tal capacidade e atrapalhar sua lojinha de usados.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#60 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 13, 2024 6:59 am

J.Ricardo escreveu: Dom Mar 10, 2024 10:35 pm Se tiver capacidade de combate BVR até pode ser, mas duvido que os EUA liberem tal capacidade e atrapalhar sua lojinha de usados.
O radar em questão:

:arrow: https://www.rtx.com/raytheon/what-we-do ... ntomstrike




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder