Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#31 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Out 10, 2022 4:32 pm

FCarvalho escreveu: Seg Out 10, 2022 2:32 pm De que adianta ter um caça de 5a G se ele é só problemas...
Não acredite em nenhum número divulgado por esse parlamentar. Isso aí é fake news pra forçar o governo Sul Coreano a uma redução no número de F-35s e injetar mais investimento pra acelerar o cronograma de adoção do KF-21.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#32 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 14, 2022 7:35 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Out 10, 2022 4:32 pm
FCarvalho escreveu: Seg Out 10, 2022 2:32 pm De que adianta ter um caça de 5a G se ele é só problemas...
Não acredite em nenhum número divulgado por esse parlamentar. Isso aí é fake news pra forçar o governo Sul Coreano a uma redução no número de F-35s e injetar mais investimento pra acelerar o cronograma de adoção do KF-21.
Mas, e se ele não mais que por acaso estiver dizendo a verdade :?: [005]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#33 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 14, 2022 7:39 pm

Coreia do Sul define preço do jato de combate KF-X em 65 milhões de dólares

https://www.aereo.jor.br/2021/04/07/cor ... e-dolares/

Penso que seja muito cedo ainda para definir valores para este projeto, mas os caras devem saber ao menos os limites que eles tem em relação as possibilidades de venda para a força aérea sul coreana, e principalmente, de exportação, já que o KF-X não é de 4a e nem de 5a G, mas um misto dos dois, com seus prós e contras.
Então ele vai ter que, pelo menos, ter um preço competitivo se quiser se criar no mercado internacional.
Mais um para torrar os miolos dos vendedores da SAAB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#34 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 14, 2022 7:49 pm

olha a MB sonhando outra vez acordada. :mrgreen:

https://i.redd.it/carrier-borne-kf-21n-album-v0-cli0afzqiep91.jpg?width=3166&format=pjpg&auto=webp&s=92b0847120943cb19888e9b89f381597a6c14f3a

Caça sul-coreano KF-21 poderá ter uma versão naval

https://www.aeroflap.com.br/caca-sul-co ... sao-naval/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#35 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 16, 2022 12:45 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#36 Mensagem por jambockrs » Sex Dez 30, 2022 5:10 pm

Meus prezados
Investimento na frota
Coréia do Sul fará upgrade na frota dos caças F-15K
Além da atualização dos F-15K também foi aprovada verba para compra de novos aviões-tanque
EUA é o principal fornecedor de armamento a Seul - Força Aérea da República da Coreia do Sul
A Coreia do Sul aprovou uma série de modernizações para seus caças F-15K, além da aquisição de mais aviões de reabastecimento. De acordo com o Comitê de Promoção de Projetos de Defesa o custo estimado do projeto é de US$ 2,73 bilhões (R$ 14,4 bilhões).
A atualização dos caças F-15 incluiu a instalação dos modernos radares Active Electronically Scanned Array (AESA, na sigla em inglês) e de equipamentos de guerra eletrônica integrados, assim como um computador de missão atualizado.
Outra importante parte do projeto prevê, entre 2024 e 2029, a compra de novos aviões-tanque. Por ora, as principais opções são o Airbus A330 MRTT e o Boeing KC-46 Pegasus. Ainda que existam opções no mercado de usados como o 767TT, ou versões convertidas, é provável que Seul opte por unidades novas de fábrica.
A Coreia do Sul é um dos principais aliados dos Estados Unidos na região da Ásia e Pacífico, tendo investido anualmente grandes somas de valores em sua defesa. Entre os principais motivos estão as contantes tensões com a Coreia do Norte e a China.
Na força aérea do país opera com uma grande frota de caças, incluindo os F-15K, KF-16, F-35A, F-5E e F-4E. A indústria sul-coreana também investe na produção local de aeronaves militares, como o caso do jato leve FA-50 e do caça KF-21 Boramae.
Fonte: André Magalhães – Aero Magazine 29 dez 2022




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#37 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 15, 2023 11:49 am





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37829
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#38 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 06, 2023 1:04 pm







"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37829
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#39 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mai 11, 2023 7:51 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#40 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 11, 2023 3:42 pm

O Block II do KF-21 é a ante sala para a futura versão stealh do caça, que por sua vez, segundo os planejadores sul coreanos, está prevista para entrar em operação no final da próxima década, ou início dos anos 2040.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#41 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 01, 2023 5:53 pm

VÍDEO: Protótipos do caça KF-21 da Coreia do Sul realizam primeiros voos noturnos

https://www.cavok.com.br/video-prototip ... s-noturnos




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#42 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 01, 2023 6:02 pm

IMAGENS: Voa o protótipo final do jato sul-coreano KF-21

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2023/06/south-koreas-6th-and-final-kf-21-boramae-prototype-v0-h4tcd787vq8b1-1140x570.jpg

https://www.cavok.com.br/imagens-voa-o- ... eano-kf-21

Eu fico surpreso, e admito, é uma ótima surpresa, que os sul coreanos estejam progredindo rapidamente no apronto do projeto deste caça.
A confirmar tudo o que se propõe a ele, inclusive versões navais e de EW, é impossível deixar de pensar que uma vez em operação, ele será mais uma pedra no sapato do Gripen E no mercado internacional. Talvez a derradeira.
Se isso aqui fosse um país sério, à luz dos acontecimentos na Europa, e a clara e inequívoca demonstração de nosso atraso e inépcia no campo militar, talvez fosse o caso de aproveitar que os sul coreanos estão caminhando céleres para obter seu primeiro caça nacional em avançado estágio tecnológico, quase saltando para a 5a G em pouquíssimo tempo, aproveitar que podemos ter alguns negócios com eles no campo da defesa e conversar sobre os interesses respectivos das BIDS de ambos os países a fim de verificar como e se o KF-21 e suas versões pretendidas podem se encaixar ou não nas muitas demandas que temos por aqui.
Quem sabe conseguimos aproveitar para trocar figurinhas com eles e casamos algumas boas ideias a fim de favorecer as indústrias e a defesa nossa e deles.
Para pensar no longo prazo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#43 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 01, 2023 8:52 pm

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#44 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jul 04, 2023 1:02 am

Eu não me surpreenderia se em 5 anos a Coréia do Sul desenvolvesse a primeira adaptação do KF-21 pra um airframe de 5ª geração.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da República da Coréia do Sul - RoKAF

#45 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 04, 2023 2:41 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 04, 2023 1:02 am Eu não me surpreenderia se em 5 anos a Coréia do Sul desenvolvesse a primeira adaptação do KF-21 pra um airframe de 5ª geração.
Para ser bem honesto, vejo no KF-21 a chance mais próxima de termos um caça de 5a G e participarmos do seu processo de desenvolvimento, assim como está sendo com o Gripen E\F.

Claro, tem de ver em que pé está ainda essa questão de caça de 5a G na FAB. Se subiu no telhado de vez, ou se continua de alguma forma. No planejamento estratégico não tem nada sobre esse assunto. Mas, não significa que ele não esteja sendo debatido nos bastidores.

A questão é: o quê o KF-21 pode nos oferecer a mais que não tenhamos obtido com o caça sueco :?:

Outro dia o atual presidente da EDS abordou na inauguração da linha do Gripen em GPX que nesta nova fase do programa estavam negociando com os suecos como aumentar a participação da indústria nacional no caça. Bem, eu realmente não sei o que se poderia acrescer nele que já não tenhamos dominado aqui em termos de engenharia a esta altura, mas, se ele está discutindo isso, bom, no mínimo se pode esperar novas transferências de tecnologia além daquelas já acordadas no contrato atual. O que seria, só esperando para ver.

Há sim, a partir de 2026 quando o block I entra em produção em massa para a força aérea sul coreana, que tem 120 encomendados, diz-se, vão começar a trabalhar na versão block II. Existe a meu ver alguma confusão em termos de informações. Uns dizem que ela será a versão stealh, outros dizem que será uma versão avançada do modelo atual, e outros dizem ainda que a versão block III é que será stealh. Enfim, está bem confuso isso. E ainda tem a versão naval que eles pretendem desenvolver também.

De qualquer forma, é interessante observar que KF-21 a priori detém quase todos os mesmos tipos de sistemas que o Gripen E possui ou disporá a si através da SAAB e de outras empresas fornecedoras. Talvez seja o caso de se saber até onde as real capacidades deste caça, por exemplo, na seara eletrônica, consegue ser tão ou mais capaz que o Gripen. Até porque, como em sua atual versão ele não é totalmente furtivo, gastar uma grana pesada em um caça que apenas aparenta uma furtividade talvez um pouco melhor que o nosso, bom, há de se analisar a validade do investimento. Mas como eu disse, a chance de participar da evolução do KF-21 até chegar à 5a G me parece ser o maior atrativo para nós. O resto nós já temos aqui, e podemos conseguir mais, com os suecos.

Uma F414 EDE\EPE com super cruiser e empuxo vetorado no caça sul coreano seria um bom começo de inputs para a 5a G.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder