Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#181 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 4:49 pm

Ucrânia pede à França caças Rafale ou Mirage e radares para Su-27

https://www.cavok.com.br/ucrania-pede-a ... para-su-27

Radares para os Su-27 e acrescentaria para os Mig-29 seriam muito mais importantes que Rafale ou Mirage 2000. Mas considerando que os estoques de mísseis russos devem estar acabando por lá, os Mirage 2000 e seus mísseis MICA seriam de grande ajuda no comabte a drones e mísseis de cruzeiro, assim também como vetores de ataque naval com os Exocet.

No momento eu creio que os ucraniano precisam de um vetor que possa disputar o espaço aéreo do país com os caças russos, mas o que eles podem receber em F-16 e Mirage 2000 e Gripen não tem nada que propicie vantagem sobre a caça russa e seus Su-35, principalmente.

Talvez os Gripen C\D se saiam melhor nesta missão se forem entregues com mísseis mais modernos como os AIM-120C ou D. O que acho muito difícil, porque nem os USA querem dar tais mísseis a Kiev, já que poderiam, com orientação de outros caças e\ou aviões, derrubar os jatos russos em seu próprio território.

Não adianta muito receber quantidades de caças se estes não tiverem capacidades ar-ar relevantes em termos de combate BVR, até para interceptar os bombardeiros russos fora do espaço aéreo do país.




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Out 03, 2023 5:04 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#182 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 5:03 pm

Mais uma lição para nós. Fico curioso em saber quem é o responsável na FAB por reunir todos os muitos dados e informações e condensar isso para estudos posteriores. O EB tem o seu "escritório de doutrina" fazendo as análises diárias do conflito. No entanto, nada se sabe sobre como força aérea e marinha tem visto e analisado este conflito.

Sucesso ucraniano na Crimeia atribuído aos AWACS, satélites espiões e drones da OTAN

Imagem

https://www.cavok.com.br/sucesso-ucrani ... es-da-otan




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#183 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2023 5:23 pm

Tudo o que você precisa saber sobre o Gripen, o jato “azarão” da Suécia que pode ajudar a Ucrânia
O avião sueco tem alguns truques na manga, mas será que a futura nação da OTAN dará algum à Ucrânia?

https://www.cavok.com.br/tudo-o-que-voc ... -a-ucrania

Se houvesse vontade política, o Gripen E\F seria o futuro caça padrão da Ucrânia. :roll:
Qualidades não faltam.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#184 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 14, 2023 4:17 pm

Segundo o site Cavok, o Gripen C\D ainda continua no páreo a fim de complementar a frota de F-16 doada à força aérea da Ucrância.
Não se fala em números, mas, tanto o MD quanto o primeiro ministro da Suécia já destacaram a intenção e validade de possíveis repasse dos caças suecos aos ucranianos.
O Gripen C\D foi considerado apto principalmente por se encaixar no tipo de defesa aérea que os ucranianos estão fazendo, abrindo mão de utilizar grandes bases militares para suas operações. É considerado também muito mais barato de se manter e operar que os jatos norte americanos.
Aproximadamente 40 unidades do F-16 serão transferidos à Ucrânia, mas mesmo assim Kiev continua a martelar por mais ajuda para suas forças armadas.
Diz-se que a França estaria negociando jatos Mirage 2000 para serem enviados aos ucranianos, via terceiros países, principalmente os Mirage 2000-9 dos EAU, com cerca de 40 unidades.
Os ucranianos não dispõe de caças em quantidade suficiente que possa desafiar o domínio aéreo russo sobre o país, contando apenas com suas defesa AAe, o que dificulta em termos as operações da VKS no espaço aéreo ucraniano.
Mas faltam muitos caças em quantidade a fim de poder passar a uma situação de menos pressão sobre as tropas de Kiev em todos os front, além de permitir maior flexibilidade das ações terrestres, com a devida cobertura da aviação.
Os italianos estão retirando todos os AMX de linha, com mais de 50 unidades ainda em condições de voo.
Mesmo com as limitações de performace que tem, o jato ítalo-brasileiro a meu ver seria uma boa opção para ajudar no apoio aproximado as tropas, e também em missões no mar negro anti navio, assim como versões de EW, que seriam muito bem vindas.
Quem sabe mais para frente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#185 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 1:17 pm

Relendo alguns escritos sobre a força aérea ucraniana, antes da guerra a sua organização quanto aos caças era a seguinte:

Total de 15 esquadrões operacionais, sendo:

6 esquadrões Mig-29, com 60 a 70 unidades;
4 esquadrões Su-27, com 50 a 60 unidades;
3 esquadrões Su-25, com 30 a 40 unidades;
2 esquadrões Su-24, com 20 a 30 unidades;

Apesar das quantidades acima, a maioria das OM de caça não dispunha de números efetivos de seus respectivos vetores, com a maioria estando fora de operação, e a modernização e\ou manutenção sendo feita a troco de caixa, tendo em vista a idade das células e a baixa disponibilidade de recursos e peças de reposição.

A organização acima dá a entender os números de caças solicitados pela UAF em relação ao F-16, dentre outros, no que tange dispor de vetores em quantidade e qualidade suficiente para disputar efetivamente o domínio do espaço aéreo do país com a VKS russa.

Tomando por base um esquadrão a 12 unidades, que é o mínimo básico necessário para sustentar operações reais de guerra, a uma organização militar, os ucranianos teriam necessidade de 180 caças a fim de reorganizar a sua força aérea como vetor de combate capaz de impor-se no TO aéreo do país.

Este é o número aproximado já propalado várias vezes pelo comandante da UAF no que diz respeito a sua força de caças.

Para fazer frente à VKS, 12 caças por esquadrão seria na verdade apenas um recomeço para a UAF. No padrão da FAB, de 18 caça por esquadrão, estes números chegariam a 240 caças, elevando-se a 360 unidades no padrão USAF de esquadrões operacionais.

Na realidade atual, eles estão longe, muito longe, de qualquer das opções acima mencionadas. Sejam caças novos ou usados. E as alternativas são cada vez mais escassas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#186 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:26 pm

Acreditem se quiser, mas o KAAN turco está comendo pelas beiradas, e nos bastidores, para se tornar o caça padrão da Ucrânia na próxima década. Ou ao menos ser o substituto mais certo para os Su-27 da UAF, que passavam de 40\50 unidades quando do desmembramento do país da URSS, e hoje são apenas um punhado que ainda conseguem ser mantidos em operação, mas não por muito tempo mais.

Imagem

A hipótese dos norte americanos liberarem o F-35 para a Ucrânia é tão remota quanto o país vencer esta guerra e
conquistar de volta todos os seus territórios. E o F-16C\D Block 70 não é exatamente um desafiante à altura dos Sukhoi Su-57 e Su-75, e mesmo dos futuros projetos de 5a e 6a G que o país está em busca de desenvolver, e que devem tornar-se o padrão da caça da VKS nos próximos anos.

Obviamente que neste momento ninguém na Ucrânia e fora dela sabe como irá se reformar e reorganizar a UAF no médio e longo prazo, visto que o país está literalmente quebrado e vivendo de doações da UE e USA. E ninguém vende caças de graça ou faz caridade com eles.

Embora pouco comentado na mídia em geral, os turcos continuam a apoiar as forças militares ucranianas em seu esforço para a defesa do país, enviando material doado pelo governo ou vendendo aquilo que os ucranianos podem pagar. Mas é certo que Ancara tem muitos planos para a Ucrânia no médio e longo prazo. E ter o país como um consorte próximo na área de defesa é uma das principais questões levantadas, e as relações entre os países nesta questão tem sido cada vez mais prolífica.

A ver até onde vai a capacidade, e o interesse, de ambos em aprofundar relações que hoje já são muito mais que próximas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#187 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:55 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#188 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 31, 2024 7:55 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 31, 2024 4:26 pm Acreditem se quiser, mas o KAAN turco está comendo pelas beiradas, e nos bastidores, para se tornar o caça padrão da Ucrânia na próxima década. Ou ao menos ser o substituto mais certo para os Su-27 da UAF, que passavam de 40\50 unidades quando do desmembramento do país da URSS, e hoje são apenas um punhado que ainda conseguem ser mantidos em operação, mas não por muito tempo mais.

Imagem

A hipótese dos norte americanos liberarem o F-35 para a Ucrânia é tão remota quanto o país vencer esta guerra e
conquistar de volta todos os seus territórios. E o F-16C\D Block 70 não é exatamente um desafiante à altura dos Sukhoi Su-57 e Su-75, e mesmo dos futuros projetos de 5a e 6a G que o país está em busca de desenvolver, e que devem tornar-se o padrão da caça da VKS nos próximos anos.

Obviamente que neste momento ninguém na Ucrânia e fora dela sabe como irá se reformar e reorganizar a UAF no médio e longo prazo, visto que o país está literalmente quebrado e vivendo de doações da UE e USA. E ninguém vende caças de graça ou faz caridade com eles.

Embora pouco comentado na mídia em geral, os turcos continuam a apoiar as forças militares ucranianas em seu esforço para a defesa do país, enviando material doado pelo governo ou vendendo aquilo que os ucranianos podem pagar. Mas é certo que Ancara tem muitos planos para a Ucrânia no médio e longo prazo. E ter o país como um consorte próximo na área de defesa é uma das principais questões levantadas, e as relações entre os países nesta questão tem sido cada vez mais prolífica.

A ver até onde vai a capacidade, e o interesse, de ambos em aprofundar relações que hoje já são muito mais que próximas.
A Ucrânia foi muito burra com o fim da URSS. Eles tinham uma caralhada de bombardeios da época da Guerra Fria que eles trocaram por troco de pinga com os EUA, perderam uma oportunidade excelente na época de terem adquirido mediante troca vários Su-27 da Rússia.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#189 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 10:29 am

Viktor Reznov escreveu: Qua Jan 31, 2024 7:55 pm A Ucrânia foi muito burra com o fim da URSS. Eles tinham uma caralhada de bombardeios da época da Guerra Fria que eles trocaram por troco de pinga com os EUA, perderam uma oportunidade excelente na época de terem adquirido mediante troca vários Su-27 da Rússia.
O problema de russos e norte americanos na época era não deixar nas mãos de um país semi-falido, com um Estado extremamente corrupto e sem dinheiro para nada, e pior, com nukes as centenas como existiam por lá. E vender isso no mercado negro ou para quem pagasse mais era uma possibilidade bem real. Um tipo de negócio que absolutamente ninguém queria correr o risco.

Infelizmente os ucranianos foram levados a pagode neste acordo, e como se sabe, papeis são só papeis quando maníacos autocratas como o Putin tem o poder nas mãos. E isso infelizmente é algo recorrente na Rússia. Deu no que deu.

A UAF assim como as demais forças militares ucranianas, tal como no Brasil, simplesmente foram esquecidas e quase tudo o que foi abandonado pelas forças soviéticas no país acabou vendido, alugado, ou negociado de algum jeito no mercado negro ou mesmo pelo próprio governo e militares ucranianos. E mesmo assim, tal era o gigantismo da coisa que até hoje a maior parte da defesa do país ainda é baseada em material soviético, que existe aos milhares ainda por lá. E é o que eles sabem usar. Modernizar e\ou atualizar é algo bem mais complicado de fazer.

Mas venhamos e convenhamos, trocar Tu-160 e Tu-22 por Su-27 de segunda mão e outras quinquilharias foi um péssimo negócio para o país. Mas é o que vem sustentando a defesa aérea nestes últimos dois anos. Imagina se eles tivessem feito uma modernização como a FAB fez com a Elbit nos Mig-29, Su-27 e Su-24\25 o que eles não teriam conseguido até agora contra a aviação russa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#190 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 10, 2024 1:28 pm

Saiu uma notícia, acho que no Cavok, de que a Ucrânia teria recusado receber 41 F-18C\D Hornet da força aérea australiana. E ainda chamou os caças de lixo. Isso coisa de um negociador ucraniano.
A procrastinação e a burocracia australianas parece ter tirado os negociadores ucranianos do sério.
Ou seria a má vontade mesmo australiana a causadora do imbróglio.
Está tudo muito mal explicado e mal compreendido nesta questão, que já vem sendo debatida desde o segundo semestre do ano passado. Sobrou até para os NH-90 que também os ucranianos estavam tentando dispor.
É pouco provável, mesmo apesar da idade, que estes caças não fossem de bom proveito as forças ucranianas. Ainda mais se tratando de 4 dezenas de caças + apoio logístico e de manutenção, fora o armamento.
Bom, no mínimo seriam um incomodo a mais à VKS.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#191 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Fev 10, 2024 5:27 pm

Eu imagino que esses F-18 estariam realmente caindo aos pedaços pros Ucranianos terem os recusado.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#192 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 10, 2024 11:38 pm

Para ser honesto, os USA até aprovaram a doação dos caças australianos para a Ucrânia, chegando mesmo a apoiar com verba e tudo o mais a transferência. Mas sei lá. Com poucas informações sobre o assunto a público, difícil saber se realmente estes F-18 são o que se diz deles ou se isso foi uma baita bola fora de quem afirmou tal coisa.

E mesmo que o estado deles não fosse exatamente grandes coisas, são 41 caças. Onde eles iriam arrumar essa quantidade por aí de qualquer outro modelo de um tacada só? E F-18 é o que mais tem nos desertos norte americanos, ou seja, peças e logística para suportar sua operação, e até mesmo uma atualização ou simplesmente por eles em condições de voo e combate, seria algo acessível com todo o apoio yankee tido até aqui.

A FAB opera F-5 tunado com quase 50 anos e estão todos aí voando mal ou bem. Qual seria o problema deles fazer o mesmo com estes caças australianos, bem mais jovens que os nossos Mike, e ainda contando com o beneplácito da Boeing e governo norte americano? Tem muito angu nesse caroço. Ainda mais com a UAF pedindo todos os dias por mais caças a todo mundo na OTAN.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#193 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 13, 2024 3:14 pm

A maior e melhor oportunidade de mante a linha de produção do Gripen na Suécia, e por tabela na Embraer, no velho continente, a meu ver, ainda é a Ucrânia, e suas muitíssimas necessidades de defesa aérea.

O problema é: quem vai pagar por isso?

Já dispus aqui inúmeras vezes as quantidades que a UAF possui em termos de demanda para caças de defesa aérea.

Há 10 anos atrás os bancos suecos avalizaram o contrato de financiamento dos 36 Gripen E\F para a FAB, e em condições, digamos, de pai para filho, com prazos e taxas longevos e para lá de benignos, para a época. O que pesa aí é que o Brasil, como de praxe, não fez, e não faz, o seu dever de casa em matéria econômica, vivendo entre saltos e sobressaltos.

Suecos e ucranianos já andaram tentando se entender sobre o Gripen em suas versões C\D, que poderiam estar à disposição para a guerra atual, mas, o governo sueco tem se mostrado muito reticente em resolver de vez esta questão. Talvez com a entrada oficial na Otan, agora aquiescida pela Turquia, as coisas fiquem mais fáceis e os suecos se tornem mais acessíveis.

A ver se esta nova realidade de Suécia membro nato da OTAN deixa a vida do Gripen E\F ou até o C\D mais fácil e perto das linha de voo da UAF.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#194 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 4:44 am

Ucrânia quer desenvolver e comprar caça furtivo de quinta geração, e não é dos Estados Unidos

https://www.cavok.com.br/ucrania-quer-d ... unidos/amp

Eu falei. 8-] :lol:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7415
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#195 Mensagem por FOXTROT » Seg Fev 19, 2024 11:39 am

Vejo as notícias de que a Força Aérea Ucraniana está falando em caça furtivo para a próxima década, deveriam estar preocupados se haverá Ucrânia na próxima década.

Saudações




Editado pela última vez por FOXTROT em Seg Fev 19, 2024 1:40 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Responder