Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Força Aérea da Ucrânia

#1 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2021 6:19 pm

Elbit Systems vai atualizar caças MiG-29 ucranianos
https://www.aereo.jor.br/2020/08/06/elb ... cranianos/

Força Aérea da Ucrânia recebe mais um MiG-29 modernizado
https://www.cavok.com.br/forca-aerea-da ... odernizado

Empresa ucraniana entrega MiG-29UB de “treinamento” para Força Aérea da Ucrânia
https://www.cavok.com.br/empresa-ucrani ... da-ucrania

São cerca de 60 caças Mig-29 no inventário ucraniano e somente 2 foram modernizados efetivamente através de programa local. Destes 60, dez unidades estariam inservíveis.
Embora a modernização local possa trazer ao caça algumas qualidades a mais em termos de sistemas, ela não consegue ser melhor do que há do outro lado da fronteira com os Mig russos. E menos ainda que os Sukhoi e família.
Os Mig-29 são a base da força aérea da Ucrânia e são os únicos que existem, e voam, em quantidade razoável, estando operacionais e capazes de serem empregados no Donbass e/ou na defesa aérea do país.
Como dificilmente eles terão caças ocidentais em tempo de conseguirem fazer uma transição segura e responsável, uma alternativa para aguentar o tranco é negociar com os vizinhos os Mig-29 que ainda tenham condições de serem operados ou que pelo menos sirvam como peças de reposição.
A Polônia é dona da maior frota de MIg-29 da Europa, sendo que umas poucas dezenas foram modernizados com sistemas ocidentais, enquanto a maioria segue estocada. Os húngaros não conseguiram se livrar dos 19 Mig-29 que tentaram leiloar, enquanto a Rep Theca segue com os seus também estocados. Há Mig-29 ativos na Bulgária, enquanto os mais de 20 caças romenos apodrecem à céu aberto faz anos.
De qualquer forma, para o que se avizinha na Ucrânia nos próximos dias, todo caça que conseguir sair do chão será válido. Se eles conseguirem mais Mig-29 no exterior, melhor.
Acho que eles vão precisar, e muito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#2 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 12:09 am

Ukraine’s Fighter Jets Are Near The End Of The Line—It Should Turn To Drones And Missiles Instead

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2 ... 770ca731ed




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#3 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 12:10 am

Upgrading Ukraine’s Air Force could deter Russia
UkraineAlert by Stephen Blank

https://www.atlanticcouncil.org/blogs/u ... er-russia/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#4 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 12:12 am

Europe
Ukraine should look to US for air defenses, improved air force, says former defense adviser
By: Aaron Mehta and Howard Altman   March 17

https://www.defensenews.com/global/euro ... ir-assets/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#5 Mensagem por gogogas » Sex Abr 09, 2021 9:36 am

Toda a ajuda é bem vinda , mas sua força aérea está resumida a frangalhos , mesmo que adquira novos caças e outros , treinar piloto , comprar armamentos , mudar sua doutrina para equipamentos ocidentais , isso levará anos além de gasto de grana , coisas que eles não tem ...além disso , duvido que algum país europeu possa ajudar eles nessa empreitada




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 12:51 pm

Ninguém em sã consciência na Europa ocidental, diga-se OTAN/UE, irá mover uma palha em favor da Ucrânia se isto significar arrumar uma confusão de verdade com os russos, e arriscar o desaparecimento do país como hoje se conhece. E os russos tem planos de contingência para isso. há anos.
Pela quantidade de caças que os ucranianos tem desde a independência da URSS, caso tivesses modernizados os mesmos, hoje talvez a força aérea pudesse oferecer alguma oposição crível ante a VVS. Mas esta não é a realidade.
Mudar agora para padrões ocidentais de organização e operacionalidade vai realmente levar um tempo que eles não tem caso façam a besteira de invadir o Donbass e fazer o favor de dar aos russos a desculpa perfeita para encerar o assunto de forma definitiva e cabal via militar. E não vai haver contestação possível se escalar um possível conflito no leste para o resto da Europa.
E não vou nem falar nas questões econômicas entre UE e Rússia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#7 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 12, 2021 8:03 am

Com jatos de combate da Ucrânia perto do fim da vida útil, caças F-15 seriam uma solução?

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2021/04/ukraina-su-27-vvs-ukrainy-usaf-f-15c-eagle-1140x570.jpg

...

Para a Ucrânia, substituir aeronaves tripuladas por robôs e mísseis não é tão radical quanto pode parecer. Kiev já está substituindo sua minúscula e antiquada marinha por um sistema de defesa costeira que combina mísseis antinavio baseados em terra com uma rede de sensores em camadas.

Não por acaso, Taiwan – que está em uma posição geopolítica mais ou menos semelhante à da Ucrânia – está lentamente transformando sua própria Força Aérea e Marinha de maneira semelhante. Grandes navios e aviões tripulados estão se tornando menos importantes. Drones e mísseis inteligentes estão se tornando cada vez mais.
https://www.cavok.com.br/com-jatos-de-c ... ma-solucao

Para países que possuem um orçamento limitado, não vejo opções melhores (drones e mísseis). Para não acharem que fico criticando somente a MB (e sua obsessão por caças), acredito que a FAB também precisa fazer a sua parte, priorizando o desenvolvimento e PRODUÇÃO de mísseis. O A-Darter manda um "oi"...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#8 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Abr 12, 2021 10:35 pm

O Stephen Blank andou cheirando orégano mofado nessa viajem interplanetária dele, a Força Aérea Ucraniana não tem condições alguma de operar caças F-15. Eles não tem condição nem recolocarem em serviço todos os seus Mig-29 e Su-27, sequer modernizá-los. A única coisa que pode impedir a Ucrânia de deixar de existir como país é se eles no mínimo conseguirem assinar um acordo pra nações da OTAN fazerem patrulha do espaço aéreo Ucraniano e futuramente a Ucrânia ser incorporada à OTAN.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#9 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 13, 2021 6:09 pm

O nó do problema ucraniano é que se a OTAN entrar lá de qualquer jeito, a convite, contrato, exercício ou o que seja, vai deixar os russos mais putos da vida ainda. E como os caras são mestres em criar desculpas para intervir onde entendem que lhes é de interesse, bom, nada garante que mesmo a USAF colocando 200 F-15 sobre Kiev, que um único "incidente" com caças ou outras aviões russos naquele país não possam por tudo a perder. No Donbass é muito mais fácil ainda de fazer isso, e os próprios ucranianos são bastante cooperativos neste sentido.

O que deixa os russos em situação complicada é a proximidade da OTAN de suas fronteiras. Há séculos eles tentam estabelecer barreiras entre eles e seus inimigos ou desafetos. Não é diferente agora. E o fato da OTAN ter engolido praticamente todos os ex-países do Pacto de Varsóvia piorou e muito a situação.

Se americanos e europeus querem arrumar mesmo confusão com os russos em nome de uma suposta liberdade e autonomia da Ucrânia, encontraram o lugar e as pessoas certas. E promete ser das grandes.




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Abr 13, 2021 6:26 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#10 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 13, 2021 6:25 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 12, 2021 8:03 am [https://www.cavok.com.br/com-jatos-de-c ... ida-util-c
Para países que possuem um orçamento limitado, não vejo opções melhores (drones e mísseis). Para não acharem que fico criticando somente a MB (e sua obsessão por caças), acredito que a FAB também precisa fazer a sua parte, priorizando o desenvolvimento e PRODUÇÃO de mísseis. O A-Darter manda um "oi"...
Abraços,
Wesley
Esta solução só é crível e efetiva se for no sentido de combinar as capacidades e qualidades de cada vetor. Não há soluções iguais para países diferentes. Cada um no seu quadrado. Substituir um pelo outro não rende grandes coisa em matéria de defesa.

No nosso caso, os dois grandes programas estratégicos de vigilância de fronteiras, o SISFRONT e SIGAAZ, possuem em seus ditames conceituais a utilização de drones em diversos tipos, modelos e aplicações. Mas eles são complementares aos meios bélicos também projetados para aqueles cenários, e não substitutos. Helos, blindados, e artilharia ainda são insubstituíveis, assim como navios e aviões de patrulha.

Podemos até diminuir a quantidade requerida de caças e/ou outros tipos de aviões, mas para isso os drones ainda terão que avançar muito no sentido de conseguir tomar definitivamente o lugar dos caças tripulados, ainda que em parte.

Agora, temos uma dívida muito grande a pagar com o setor de P&D no Brasil até conseguirmos ter capacidade de projetar e produzir os recursos em missilística e UAV em condições que realmente os tornem uma opção capaz de não só complementar como em alguns casos, substituir vetores tripulados.

Aliás, ninguém até hoje conseguiu tirar uma resposta convincente da FAB do por quê o MAR-1 ter sido defenestrado quando todos os países desenvolvidos que possuem e fabricam tais meios continuam a fazê-lo.

Outro dia falei no tópico da terrestre em artilharia de costa equipada com mísseis e a ideia não foi muito bem vista, embora em países como Rússia, e agora a própria Ucrânia, tem investido em tais sistemas sem maiores problemas, e ninguém nunca disse que isso não prestava. Até americanos, europeus, chineses e japoneses usam artilharia de costa com mísseis. Mas no Brasil não pode? :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#11 Mensagem por jambockrs » Sex Jun 18, 2021 6:21 pm

Meus prezados

Lockheed Martin oferece F-16 Block 70/72 Fighter Jet para a Ucrânia

A Lockheed Martin, a maior empreiteira de defesa do mundo, ofereceu à Ucrânia uma nova aeronave de combate multifuncional F-16 Bloco 70/72 para modernizar sua força aérea.

A Força Aérea Ucraniana precisa urgentemente de uma atualização. O debate público da Ucrânia sobre como reviver o UAF chegou a um consenso de que jatos construídos no Ocidente, armados com munições inteligentes modernas, são necessários, juntamente com capacidades de defesa aérea ocidental.

Os melhores recursos da força aérea da Ucrânia no momento são duas brigadas de caça com menos força de cerca de cinquenta Su-27 FLANKERs, o equivalente ao F-15C dos EUA. Acredita-se que cerca de trinta estejam operacionais. Seu próximo melhor ativo é uma brigada de caça de FENCERs Su-24 com munição inteligente, o "F-111 soviético" e o carro-chefe da campanha de bombardeio da Rússia na Síria. Na melhor das hipóteses, acredita-se que cerca de trinta desses aviões estejam operacionais.

Os maiores recursos de caça que a Ucrânia possui são três brigadas de caça com menos força de cerca de 80 MiG-29 FULCRUMs, o equivalente ao F-16 dos EUA. Finalmente, uma brigada do Su-25 FROGFOOT ou "Warthog Soviético" é empregada para o ataque ao solo

A Ucrânia queria comprar caças novos ou usados para substituir a frota de aeronaves antigas de fabricação soviética. A Força Aérea Ucraniana possui atualmente uma frota de interceptores Sukhoi Su-27 Flanker de projeto soviético e aeronaves MiG-29 Fulcrum.

De acordo com a Lockheed Martin, a empresa pode fornecer novos caças à Ucrânia ou modernizar aeronaves de combate de segunda mão.

Conforme observado pela empresa, o F-16 é o caça de 4ª geração comprovado em combate mais bem-sucedido do mundo. Até o momento, 4.588 F-16s foram produzidos e há aproximadamente 3.000 F-16s em operação em 25 países.

Em conjunto com a Força Aérea dos EUA e vários clientes F-16 de Vendas Militares Estrangeiras, a Lockheed Martin certificou mais de 3.300 configurações de transporte e liberação para mais de 180 tipos de arma e armazenamento. A experiência da empresa como integradora de armas permitiu que o F-16 fosse um dos caças multifuncionais mais versáteis de todos os tempos.

Os cinco países escolheram a versão mais recente do Bloco F-16 70/72 por essas razões e muito mais. A produção do Bloco 70/72 F-16 começou em Greenville, Carolina do Sul, em 11 de novembro de 2019. O início da produção de Greenville coincide com a demanda crescente e significativa por novos F-16s de produção em todo o mundo.

Os F-16s de nova produção incluem recursos avançados, como o radar APG-83 AESA, cockpit modernizado com novos recursos de segurança, armas avançadas, tanques de combustível conformados, motor de desempenho aprimorado e vida útil estrutural estendida líder do setor de 12.000 horas . Mas o mais importante, os novos F-16s também incluem o comprovado Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo (Auto GCAS), que salva vidas, garante que os pilotos voltem para casa em segurança.

A empresa também oferece um pacote de modernização de caças usados, a fim de trazer suas capacidades de combate para a configuração do Bloco 70/72.

Fonte: Fighter Jets World 17 jun 2021

Trad./adapt. jambock




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#12 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 18, 2021 7:27 pm

Se os ucranianos seguirem mesmo adiante com esse processo de compra de novas aeronaves para sua força aérea, eu creio ser muito difícil alguém que não a Lookheed Martin ganhar. Por mais que os europeus façam um esforço de tentar vender seus produtos. No momento os ucranianos estão muito mais próximos de Washington do que de Bruxelas. Principalmente por causa da questão Defesa.

Talvez se a SAAB e Embraer juntassem forças poderiam ter melhores chances em relação a seus produtos e que tenham o interesse ucraniano.

Mas pessoalmente acho que tudo isso só sai do papel quando e se os ucranianos resolverem uma série de problemas internos com corrupção, má gestão e... o Donbas.

Afinal, colocar F-16 para voar na Ucrânia pode até parecer fácil. Difícil é ver quanto tempo eles conseguiriam voar sem serem derrubados por uma querela com a Rússia sob uma desculpa qualquer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#13 Mensagem por avc1 » Sáb Jun 19, 2021 8:49 pm

pode colocar o que quiser ali, vai virar chiclete de urso




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36169
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#14 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 19, 2021 11:25 pm

Bom, se for comprar com o claro objetivo de se defender da Rússia melhor guardar o dinheiro ou inestir em outras coisas.
Mas se considerar um eventual apoio norte americano e/ou Otan, basta meia duzia e deixa os cachorros grandes se pegarem.
Mas sejam 6 ou 60, torço para que sejam todos Gripen E co-fabricados no Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#15 Mensagem por Cassio » Dom Jun 20, 2021 8:24 am

Se a Ucrânia ficar com os F-16, acredito que aumentem as chances do Super Tucano.




Responder