Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#166 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 21, 2023 12:08 pm

Imagem
Imagem




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#167 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 21, 2023 12:15 pm

Queria ver a cara dos mascates da SAAB agora... :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#168 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 23, 2023 12:20 pm

Segundo o cmte da força aérea ucraniana, eles precisam de 128 caças para fazer frente aos russos no atual momento, de forma que se possa fazer a contra parte à VKS.

Mesmo com 61 caças dispostos por holandeses e dinamarqueses, e outros tantos que ainda podem ser liberados por Noruega e Bélgica, eles dificilmente vão alcançar este número enquanto esta guerra durar, vide que as perdas de F-16 já são contadas como certas no primeiro momento. Estão sofrendo com a falta de pilotos experientes, e os que são enviados para treinar nos F-16 diz-se são muito jovens e com poucas horas de voo.

Talvez não falte quem queira voar na Ucrânia para combater os russos, mas fato é que eles perderam muitos pilotos durante estes 18 meses de guerra, e que não foram repostos, já que não dá simplesmente para tirar um piloto qualificado e pronto para combate da cartola, ou da academia.

Como disse antes, a Ucrânia pode ser a salvação do Gripen E\F do ponto de vista comercial. O problema é quem vai pagar a conta. Os nórdicos com certeza não vão querer se arriscar, mesmo que isso favorecesse seu caça e a principal indústria do país.

Resta aos ucranianos esperar que os norte americanos não fechem a torneira do F-16 nos próximos meses.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#169 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Ago 24, 2023 10:02 pm



O Rio da Prata vai subir ao menos um metro com as lágrimas dos militares argentinos.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#170 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 25, 2023 8:23 am

Um dia eles agradecerão sobre essas bombas não terem ido pra eles.

Eu, fosse os Argentinos, ficaria de olho no que o Egito e o EAU vai dar baixa pra comprar. Já dizem que o EAU pretende iniciar a dar baixa nos M2000-9 mais velhos e comprar mais Rafale e o Egito tem outros M2000, que ainda são válidos e possuem real capacidade de combate ar-ar, diferente desses F-16.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#171 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 26, 2023 7:00 am

gabriel219 escreveu: Sex Ago 25, 2023 8:23 am Um dia eles agradecerão sobre essas bombas não terem ido pra eles.

Eu, fosse os Argentinos, ficaria de olho no que o Egito e o EAU vai dar baixa pra comprar. Já dizem que o EAU pretende iniciar a dar baixa nos M2000-9 mais velhos e comprar mais Rafale e o Egito tem outros M2000, que ainda são válidos e possuem real capacidade de combate ar-ar, diferente desses F-16.
F-16 pelo menos tem suporte, pacote de modernização e peças de reposição. O M2000, por outro lado, é francês. Não precisa dizer mais nada.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#172 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 26, 2023 10:44 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 26, 2023 7:00 am F-16 pelo menos tem suporte, pacote de modernização e peças de reposição. O M2000, por outro lado, é francês. Não precisa dizer mais nada.


Abraços,

Wesley
Eu concordaria se o país que estivesse comprando não fosse a Argentina, pois duvido que o EUA ofereceria algo como Block 52 de modernização e até mesmo AIM-120C5, além de considerar o desgaste das células em si. O Egito voa muito menos do que os Nórdicos, até por eles serem a espinha-dorsal da patrulha da OTAN no Báltico.

Outro ponto à favor dos M2000-9 é que são plataformas conhecidas da Argentina, embora eles tenham operado versões anteriores.

O ideal mesmo seriam os Argies adquirir material Chinês ou Russo, porém os Militares lá são idênticos aos daqui, então...




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#173 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 26, 2023 12:22 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Ago 26, 2023 10:44 am
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 26, 2023 7:00 am F-16 pelo menos tem suporte, pacote de modernização e peças de reposição. O M2000, por outro lado, é francês. Não precisa dizer mais nada.


Abraços,

Wesley
Eu concordaria se o país que estivesse comprando não fosse a Argentina, pois duvido que o EUA ofereceria algo como Block 52 de modernização e até mesmo AIM-120C5, além de considerar o desgaste das células em si. O Egito voa muito menos do que os Nórdicos, até por eles serem a espinha-dorsal da patrulha da OTAN no Báltico.

Outro ponto à favor dos M2000-9 é que são plataformas conhecidas da Argentina, embora eles tenham operado versões anteriores.

O ideal mesmo seriam os Argies adquirir material Chinês ou Russo, porém os Militares lá são idênticos aos daqui, então...
Esses M2000 do Egito e do EAU são interessantes para quem já opera os mesmos, tipo a Índia. Já para quem planeja criar uma espinha dorsal, como é o caso da FAA, não fazem muito sentindo. Para mim o M2000 é página virada.

No mais, dizem que os argentinos não morrem de amores pelos equipamentos franceses.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#174 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 10, 2023 2:37 pm

Pensando aqui com os meus botões na possibilidade da Suécia arrumar para os ucranianos o financiamento dos Gripen E\F que eles tanto precisam, já que a força aérea do país necessita de centenas de caças para fazer frente aos russos, segundo seu comandante. E os F-16 doados não vão durar muito enquanto durar esta guerra.

Existe um tal fundo europeu para a defesa na UE e outros fundos e organismos na Europa e OTAN que poderiam ceder os recursos aos ucranianos para a compra dos caças suecos. Pode ser a fundo perdido, ou não.

Sim, é mais uma dívida que é improvável que os ucranianos paguem tão cedo, ou mesmo tenham condições de fazê-lo. Mas a outra alternativa é ver os russos ganharem esta guerra e arriscar outras com a Otan, colocando em risco o state of European social life conseguido a duras penas em todos estes anos. E isso é uma imagem muito pior do que as trincheiras e os bombardeios na Ucrânia. Antes Kiev do que Paris, Londres ou Berlin.

Resta saber se o governo sueco estaria disposto a uma cartada como esta, já que se fala que pilotos ucranianos estão sendo treinados nos Gripen C\D. E também como fica a questão da produção, já que os suecos alegam estarem ocupados demais com suas linhas produzindo caças para a própria Suécia e FAB.

Aliás, seria algo também a ser pensado, dado que o governo atual já demonstrou que qualquer tentativa de envolver o país naquele conflito em favor da Ucrânia será rechaçada na hora, por mínima que seja, e por maiores também sejam os benefícios ao setor envolvido, leia-se Embraer neste caso.

É de se pensar, já que uma encomenda para 128, 136 ou 144 caças, seja lá qual for a quantidade final, seria extremamente benéfica não somente à Embraer, mas toda a cadeia produtiva do caça sueco no Brasil. E poderia mesmo alçar o Gripen E a outro patamar no mercado internacional. E mesmo diminuir mais ainda os custos de um eventual segundo lote para a FAB.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#175 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 16, 2023 1:38 pm

Suécia considera agora enviar caças Gripen para a Ucrânia

https://www.cavok.com.br/suecia-conside ... -a-ucrania

Será que agora vai :?:
Em novembro a resposta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#176 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 17, 2023 1:42 pm

Governo sueco estuda envio de caças Gripen para a Ucrânia

https://www.aereo.jor.br/2023/09/13/gov ... a-ucrania/

Parece que está ficando cada vez mais séria essa transferência.
Sem ninguém para bancar novos Gripen E\F a Ucrânia vai ter que se contentar com os C\D a conta gotas enviados, se forem, para eles.
Já é um grande adendo para a defesa aérea de Kiev.
Resta ver o que eles mandarão junto com os caças. Essa é a parte mais importante para os ucranianos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#177 Mensagem por gogogas » Sex Set 22, 2023 7:21 am

Ucrânia cada vez mais perto de receber caças Mirage 2000 da França
https://aeroin.net/ucrania-cada-vez-ma ... ranca/?amp




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#178 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 22, 2023 11:58 am

Chega a dar pena do pessoal responsável pela logística das forças armadas ucranianas.
Mas, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
Mais uma lição para nós.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#179 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 22, 2023 12:05 pm

Guerra é guerra. Ninguém liga. Se faltar peça original para esses Gripen e Mirage, vão desmontar geladeira, microondas, rádio de pilha, colheitadeira, qualquer coisa que sirva pra fazer essas aeronaves voarem e combaterem.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#180 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 22, 2023 12:16 pm

Parece que os "aliados" ucranianos já estão pensando é no pós guerra em relação ao reequipamento da força aérea ucraniana. Até outro dia era só F-16. Agora já pode Gripen e Mirage.
Daqui a pouco até Typhoon Mk I aparece por lá.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder