Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#136 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2023 7:27 pm

F-16 dos modelos A\B com mais de 40 anos de uso nas costas, mas com muitas melhorias implementadas ao longo da sua vida operacional naqueles países. Podem levar armas ar-solo mais modernas e mesmo versões do AIM-120\AIM-9 mais recentes, se forem cedidos, claro.
Ainda falta nessa conta a Noruega, que formou junto com aqueles 3 países o quadrilátero operacional do F-16 no velho continente.
Podem até não ser as versões mais modernas, e muito provavelmente as células a serem enviadas tem poucas horas de voo de vida operacional, mas sendo bem usados, podem tornar a vida da VVS um pouco mais complicada.
A ver se de fato estes caças serão usados para disputar o espaço aéreo ucraniano com os russos, ou se serão apenas mais uma peça descartável neste quadro surreal que é esta guerra na Europa do leste.
Quem sabe agora os italianos se arvoram a enviar seus AMX para os ucranianos. Seriam bem vindos também, principalmente, a meu ver, em missões de apoio aeronaval.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#137 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 27, 2023 1:41 pm

Segundo informações da mídia local os ucranianos estão requerendo 48 F-16 para "impedir" os ataques russos no país.
É um número plausível de ser obtido vide os países que estão dispostos a cede-los tem essa quantidade sobrando na reserva ou retirados de serviço.
Só a Dinamarca poderia responder por 50% desse número.
Bem, a ver se a FAU tem pilotos suficientes para dar conta das quantidades aventadas. Um piloto por caça não é exatamente o que a doutrina básica de força aérea requer para a operações de guerra.
Muitos boatos também sobre a cedência de 40 Mirage 2000 por parte da França. A versão varia de acordo com as fontes. Impossível não é. Improvável, com certeza.
O problema não é ter ou não ter caças. Mas ter total liberdade para poder usar da forma que entender necessária. E isso os ucranianos não terão com qualquer caça de origem ocidental.
Não atacar os russos em seu próprio território contra alvos militares e estratégicos é um preço alto demais para quem luta por libertar seu país de uma agressão exterior. Mas esse é o preço imposto pelos "aliados" para a Ucrânia receber os seus tão desejados caças ocidentais.
Segue o jogo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#138 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 02, 2023 12:38 pm

Com é sabido de público, a Itália chegou a oferecer a transferência de seus AMX para a Ucrânia. Na minha opinião, a melhor forma de aproveitar esses caças seria dando a eles funções nas quais se destacou na FAB em missões ISR, que é uma capacidade que a força aérea ucraniana não tem e precisa com urgência a fim de valorizar o uso primário de qualquer outro caça contra as defesas aéreas e AAe russas.

Neste aspecto, lançar mão dos modelos biplace para tais missões seria uma opção lógica e necessária, principalmente se puder ser equipada com insumos israelenses, que a meu ver, não é problema para os AMX italianos.







Se acrescentar isto aqui para auto defesa até que não fica mal.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#139 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 03, 2023 7:54 am

Imagem
Ukraine Battle Map escreveu:A Ukrainian 🇺🇦 Su-24M Fighter Jet carrying two British 🇬🇧 Storm Shadow Cruise Missiles on its wings




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#140 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 12, 2023 4:32 am

Se os britânicos se dispuseram a ceder os Storm Shadow à Ucrânia, que deve se seguir a outros países também enviando mísseis da mesma classe, mais um pouco e veremos também mísseis anti navio sendo doados para para uso pela força aérea ucraniana.
Que vetores seriam mais adequados, talvez os poucos Su-24, a depender do modelo cedido, ou até os Mig-29.
Oferecer uma capacidade anti navio a partir do ar é necessidade que se impõe à Ucrânia se, e quando, eles resolverem retomar a Criméia.
A ver que é que vai se habilitar primeiro a ceder tal condição operacional para eles. E se vai haver caças em quantidade e qualidade para isso.
Já li e vi diversas vezes nas últimas semanas notícias de sites e paginas no youtube estrangeiras que os USA estariam em vias de enviar Super Tucano para a Ucrânia. Ao menos pelo que se sabe, eles possuem apenas 3 unidades na USAF. Não sei se algum ST afegão ainda estava em solo norte americano quando da derrocada do governo, e acabou ficando por lá. Nem todos os aviões chegaram a ser entregues salvo engano.
De qualquer forma, como se trata de um produto by Embraer fabricado nos USA, presume-se que o seu envio para a Europa estaria na dependência do abits do governo brasileiro, o que sabemos não será dado. Resta aos yankees fazer o que eles sabem fazer melhor que é nos ignorar e passar por cima, como de praxe em suas relações com a América Latina.
Se o resultado da aparição de ST na Ucrânia será bom ou mal para a Embraer, vamos ter que esperar para ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#141 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 12, 2023 9:58 am

Só uma dúvida, quem esta pagando todo esse armamento indo pra Ucrânia? Isso é tudo doação?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#142 Mensagem por gabriel219 » Seg Jun 12, 2023 10:02 am

Até onde sei, é tudo a título de dívida.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#143 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jun 12, 2023 4:22 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jun 12, 2023 9:58 am Só uma dúvida, quem esta pagando todo esse armamento indo pra Ucrânia? Isso é tudo doação?
Varia muito de país pra país. Alguns estão vendendo, outros estão doando. A Polônia por exemplo doou muita coisa mas parece que os blindados Rosomak que serão enviados à Ucrânia serão vendidos. Os drones Bayraktar TB-2 foram todos vendidos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#144 Mensagem por Túlio » Seg Jun 12, 2023 6:29 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Jun 12, 2023 4:22 pm
J.Ricardo escreveu: Seg Jun 12, 2023 9:58 am Só uma dúvida, quem esta pagando todo esse armamento indo pra Ucrânia? Isso é tudo doação?
Varia muito de país pra país. Alguns estão vendendo, outros estão doando. A Polônia por exemplo doou muita coisa mas parece que os blindados Rosomak que serão enviados à Ucrânia serão vendidos. Os drones Bayraktar TB-2 foram todos vendidos.
Então as terras que a Rússia não tomar eles vão ter que vender, porque nunca vão conseguir pagar tanta coi$a.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#145 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2023 11:56 am

Imagina se fosse o Brasil no lugar da Ucrânia.
Essa guerra não teria durado uma semana.
E continuaremos endividados até o século XXIII.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#146 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 13, 2023 12:00 pm

gabriel219 escreveu: Seg Jun 12, 2023 10:02 am Até onde sei, é tudo a título de dívida.
Errado, há material doado e material emprestado em lend lease pelos EUA.

Os Leopard 2, os M113, os Iveco blindados foram todos doados pelo estado Português ao Ucraniano a custo zero para os segundos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#147 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 13, 2023 12:02 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Jun 12, 2023 4:22 pm
J.Ricardo escreveu: Seg Jun 12, 2023 9:58 am Só uma dúvida, quem esta pagando todo esse armamento indo pra Ucrânia? Isso é tudo doação?
Varia muito de país pra país. Alguns estão vendendo, outros estão doando. A Polônia por exemplo doou muita coisa mas parece que os blindados Rosomak que serão enviados à Ucrânia serão vendidos. Os drones Bayraktar TB-2 foram todos vendidos.
Também há vários TB-2 doados.

https://mil.in.ua/en/news/bayraktar-tb2 ... n-ukraine/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#148 Mensagem por Túlio » Ter Jun 13, 2023 12:25 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 13, 2023 12:00 pm
gabriel219 escreveu: Seg Jun 12, 2023 10:02 am Até onde sei, é tudo a título de dívida.
Errado, há material doado e material emprestado em lend lease pelos EUA.

Os Leopard 2, os M113, os Iveco blindados foram todos doados pelo estado Português ao Ucraniano a custo zero para os segundos.

Tu entendeste o que disseste, né? O custo é todo no teu bolso! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea da Ucrânia

#149 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 13, 2023 12:26 pm

Túlio escreveu: Ter Jun 13, 2023 12:25 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 13, 2023 12:00 pm

Errado, há material doado e material emprestado em lend lease pelos EUA.

Os Leopard 2, os M113, os Iveco blindados foram todos doados pelo estado Português ao Ucraniano a custo zero para os segundos.

Tu entendeste o que disseste, né? O custo é todo no teu bolso! [003] [003] [003] [003]
Sim, e?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea da Ucrânia

#150 Mensagem por Túlio » Ter Jun 13, 2023 12:43 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 13, 2023 12:26 pm
Túlio escreveu: Ter Jun 13, 2023 12:25 pm


Tu entendeste o que disseste, né? O custo é todo no teu bolso! [003] [003] [003] [003]
Sim, e?

A pergunta foi apenas RETÓRICA. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder