Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#391 Mensagem por Pablo Maica » Ter Out 31, 2023 10:18 pm

Do jeito que a MB negligenciou as suas escoltas na ultima década, duvido muito que tenha algum plano para a força de contra minagem. Duvido mais ainda que haverá, a curto prazo e médio prazo, opções com custo beneficio minimamente razoável disponíveis no mercado (e se houver o chile compra antes).


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#392 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 6:15 pm

FABIO escreveu: Sex Out 27, 2023 4:30 pm Boa tarde amigos a MB ainda pode comprar navios caça minas ou o futuro
da força de varredura e minagam serão os ROV ?
Por enquanto @FABIO nada de novos navios.
A MB anda pensando nas alternativas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#393 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 6:20 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Out 31, 2023 10:18 pm Do jeito que a MB negligenciou as suas escoltas na ultima década, duvido muito que tenha algum plano para a força de contra minagem. Duvido mais ainda que haverá, a curto prazo e médio prazo, opções com custo beneficio minimamente razoável disponíveis no mercado (e se houver o chile compra antes).
Um abraço e t+ :)
O que a MB anda pensando é desenvolver um sistema de guerra de minas que envolva soluções do tipo navios, VANT, veículos de superfície e submarinos guiados e\ou autônomos, com base em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções em conjunto com a indústria e academia.
Já foram dados alguns passos neste sentido com os veículos de superfície e submarinos, faltando ver onde e como irão entrar os VANT e navios.
Estes últimos, a ideia é usar os NaPa 500BR como ponto de partida para uma nova classe de navios caça minas\varredores, ou usar os próprios navios de patrulha neste tipo de missão através da aplicação de kits modulares que seriam usados quando necessário.
A MB aparentemente está trabalhando no sentido de que estes navios sejam modulares de tal forma que possam ser usados para diversas missões além de patrulha. A guerra de minas é apenas uma delas.
Se vai dar certo tudo isso, a ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#394 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 02, 2023 12:50 pm





Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#395 Mensagem por Viking » Sex Nov 03, 2023 2:11 am

FCarvalho escreveu: Qua Nov 01, 2023 6:20 pm
Pablo Maica escreveu: Ter Out 31, 2023 10:18 pm Do jeito que a MB negligenciou as suas escoltas na ultima década, duvido muito que tenha algum plano para a força de contra minagem. Duvido mais ainda que haverá, a curto prazo e médio prazo, opções com custo beneficio minimamente razoável disponíveis no mercado (e se houver o chile compra antes).
Um abraço e t+ :)
O que a MB anda pensando é desenvolver um sistema de guerra de minas que envolva soluções do tipo navios, VANT, veículos de superfície e submarinos guiados e\ou autônomos, com base em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções em conjunto com a indústria e academia.
Já foram dados alguns passos neste sentido com os veículos de superfície e submarinos, faltando ver onde e como irão entrar os VANT e navios.
Estes últimos, a ideia é usar os NaPa 500BR como ponto de partida para uma nova classe de navios caça minas\varredores, ou usar os próprios navios de patrulha neste tipo de missão através da aplicação de kits modulares que seriam usados quando necessário.
A MB aparentemente está trabalhando no sentido de que estes navios sejam modulares de tal forma que possam ser usados para diversas missões além de patrulha. A guerra de minas é apenas uma delas.
Se vai dar certo tudo isso, a ver.

Perfeito. O projeto dos NaPa 500 BR esta sendo submetido a uma atualização para atender esta modularidade ou ter uma versão dedicada como navio mãe de sistemas autônomos para guerra de minas. Mas e preciso aguardar para ver e crer.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]

Sds




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#396 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 03, 2023 9:19 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#397 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 04, 2023 2:06 pm

Já estava meio que encaminhada a baixa do navio. Com a Rademaker são 2 a menos para gastar dinheiro.
Por enquanto nada de mais para um país acostumado a remar contra a maré, em termos de defesa.
Sempre que o mundo vai para um lado, o Brasil parece fazer questão de ir no sentido contrário.
E depois reclama que "ninguém poderia imaginar que..." :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#398 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Nov 21, 2023 6:10 pm

Brazilian marines details its 2032 tank replacement plan

https://www.janes.com/images/default-source/news-images/bsp_66051-jdw-24167.jpeg?sfvrsn=3dd661c9_2

https://www.janes.com/defence-news/defe ... ement-plan




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#399 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 2:23 pm

Se o MD servisse para algo neste país, o CFN estaria junto com o EB na VBC CC e VBC Fuz. E também com o Centauro II. Nem o Guarani conseguiu entrar ali. Fazer o CFN comprar os mesmos equipamentos que o EB, ainda que adaptados às suas necessidades é como ver o Vasco ganhar o brasileirão três vezes seguidas sem cair para a série B.

Muito provavelmente o tipo de CC que eles adotarão será um veículo leve ou médio, além de compatível com as EDCG que temos, já que são os nossos únicos meios de desembarque pesado que a MB possui.

Presumo que em mais alguns anos o CFN se voltará para o novo veículo anfíbio de desembarque do USMC na forma do bldo italiano 8x8, que pode ser muito bem importado, ou mesmo fabricado no Brasil, se forem adquiridos em quantidades expressivas, o que obviamente não será o caso. Resta a alternativa do SuperAV modificado para o CFN, bem mais palatável à nossa realidade. Adotar o Centauro II junto com ele seria uma saída para substituir os SK-105.

Aliás, cedo ou tarde, o EB vai acabar se voltando para o bldo 8x8 italiano. E os caras da Iveco sabem disso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#400 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 22, 2023 2:36 pm

Onde o CFN opera, Centauro II é um erro, teria que ser a adaptação de um VBCI como MGS, tal qual o USMC planeja pro futuro e os Chineses fazem. Os Russos estão estudando equipar a MPR com Sprud-SDM1 também, deixando os T-80 somente para apoio em operações convencionais.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#401 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 2:47 pm

Pra mim, não fosse essa eterna hipocrisia em relação a equipamentos chineses ou que não seja padrão OTAN, o Type 15 seria o ideal, com suas 36 ton em peso de combate. O VN-17 também seria adequado às necessidades do CFN. E formariam uma dupla bem azeitada, inclusive em questões logísticas, que é o que mais pega na hora da verdade.

Mas isso não vai acontecer. Então, espere-se soluções mais bem ao gosto de um USMC mirim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#402 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 26, 2023 3:37 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#403 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 26, 2023 9:55 pm

O que as FFAA tem contra uso de capa para capacetes?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#404 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 27, 2023 12:19 am

gabriel219 escreveu: Qua Nov 22, 2023 2:36 pm Onde o CFN opera, Centauro II é um erro, teria que ser a adaptação de um VBCI como MGS, tal qual o USMC planeja pro futuro e os Chineses fazem. Os Russos estão estudando equipar a MPR com Sprud-SDM1 também, deixando os T-80 somente para apoio em operações convencionais.
Neste ano, o CFN promoveu um media-da com jornalistas e um deles abordou o caso do Centauro para o Comandante do CFN. Ele respondeu que um blindado sobre rodas não vai aonde eles (CFN) precisam de ir.

Uma coisa ficou clara que é eles não vão abandonar um CC SL. Podem até eventualmente comprarem uma meia dúzia de viaturas de combate SR para dar mais proteção aos Piranhas.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#405 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 27, 2023 1:00 am

knigh7 escreveu: Seg Nov 27, 2023 12:19 am
Neste ano, o CFN promoveu um media-da com jornalistas e um deles abordou o caso do Centauro para o Comandante do CFN. Ele respondeu que um blindado sobre rodas não vai aonde eles (CFN) precisam de ir.

Uma coisa ficou clara que é eles não vão abandonar um CC SL. Podem até eventualmente comprarem uma meia dúzia de viaturas de combate SR para dar mais proteção aos Piranhas.
Pro caso do CFN - assim como para Bda Inf Lv, mas num conceito diferente pro EB, em que penso sobre essas Brigadas serem especificas para ações defensivas e em ambientes específicos - sou favorável de usar o VBCI vencedor no EB e colocar a torre do Centauro. Pro CFN, assim como tropas leves, um MGS faz total sentido.




Responder