Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#31 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2021 6:29 pm

Infelizmente nem cultura há no Brasil para a adoção e operação de aviões bombeiros. Entra ano e sai ano e só ficamos na discussão e propostas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#32 Mensagem por papagaio » Qua Abr 07, 2021 7:59 pm

A ideia do Trader era originalmente boa, mas isso a milhares de anos atrás.
Queriam uma aeronave AEW pro A-12, o que era razoável.
Realmente são poucas as opções do mercado (o Trader ganhou do então SH-3 AEW em uso pela Royal Navy).
Aí decidiram que ao invés de se partir para uma aeronave AEW, deveria-se prontificar uma aeronave de transporte antes, que seria usada como COD e com outras aplicações secundárias (como realizar esclarecimento marítimo, uma vez que teria radar).
Mas aí algumas coisas começaram a dar errado (dá para escrever um livro sobre isso).
O tempo passou, hoje em dia não existe mais o A-12 e o projeto é questionado.
Vou parar por aqui.
Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#33 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 8:22 pm

Tem um tópico legal aqui sobre a aviação naval. Podes continuar lá. Eu pelo menos seria todo ouvidos. :D




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#34 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Abr 15, 2021 5:20 pm

Um sonho, de um dia, quem sabe, talvez, a MB...
NPaOc “Araguari” realiza exercícios com Porta-Helicópteros Anfíbio “Dixmude” da Marinha Nacional da França

Imagem

https://www.marinha.mil.br/noticias/npa ... da-marinha




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#35 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 15, 2021 9:06 pm

Difícil de explicar, mais ainda de engolir. Mas tá valendo. Pior seria não ter nada para colocar do lado do navio francês.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#36 Mensagem por Túlio » Sex Abr 16, 2021 10:27 am

Esta é a MB de todos nós, que faz o que precisamos em vez de torrar $$$ em inutilidades:





A outra mora lá na Corte e precisa de SkyHawk com Sidewinder Lima para defender o Imperador contra usurpadores do Trono e outros malfeitores; afinal, o que poderiam uns míseros F-5M com Derby e Python 4 da usurpadora FAB contra o CAI :twisted: (Corpo Aéreo Imperial)? [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#37 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Abr 16, 2021 12:56 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 15, 2021 9:06 pm Difícil de explicar, mais ainda de engolir. Mas tá valendo. Pior seria não ter nada para colocar do lado do navio francês.
Será que é tão difícil assim? Eu acho que não...1711 dias em solo
Grupo Aeronaval de Manutenção finaliza a recuperação da aeronave AF-1B N-1001

https://1.bp.blogspot.com/-YemJEWUIDkc/YHCmq2sHVtI/AAAAAAAALik/WDnNKN0NkdwoRsCoj1H6CeWuh_iyXbEyQCLcBGAsYHQ/s701/foto2_16.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... aliza.html

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#38 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 16, 2021 10:32 pm

A meu ver a questão é mais complexa do que extinguir o VF-1, e passa por tirar das costelas da própria MB a função de polícia marítima que ela insiste em manter com zelo ferrenho e quase insano.
Patrulha é coisa para guarda costeira. Mas até hoje não apareceu ninguém com culhão para peitar os almirantes e criar uma tão necessária e urgente guarda costeira.
Já disse e repito. Não precisa fazer mais nada além de criar institucionalmente esta força. Todo o resto do que é necessário a marinha já possui e funcionando. É tirar dela e colocar sob nova direção.
O problema é justamente esse.

obs: o problema de se criar uma guarda costeira no Brasil é que a MB pode acabar se tornando uma força mais insolvente do que já é hoje no médio e longo prazo, vide o nosso péssimo histórico de investimento em defesa. e não duvido que haverão vozes a dizer mais para frente que a marinha é um "elefante branco" do qual o país não tem necessidade. E pior, vai ter muita gente apoiando a ideia... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2083
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#39 Mensagem por gogogas » Sáb Abr 17, 2021 6:22 am

Criar uma Guarda Costeira , só vai ter justificativa de duplicidade de funções ! Se hoje a MB já tem efetivo e meios para isso , é investir no que já tem ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#40 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 17, 2021 7:59 pm

gogogas escreveu: Sáb Abr 17, 2021 6:22 am Criar uma Guarda Costeira , só vai ter justificativa de duplicidade de funções ! Se hoje a MB já tem efetivo e meios para isso , é investir no que já tem ...
Para evitar justamente esse tipo de duplicidade é que falo que todos os meios de uma guarda costeira devem ser tirados da própria marinha. Já está tudo aí. É só continuar usando, sob outro comando que não o da MB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#41 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 19, 2021 8:13 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 17, 2021 7:59 pm
gogogas escreveu: Sáb Abr 17, 2021 6:22 am Criar uma Guarda Costeira , só vai ter justificativa de duplicidade de funções ! Se hoje a MB já tem efetivo e meios para isso , é investir no que já tem ...
Para evitar justamente esse tipo de duplicidade é que falo que todos os meios de uma guarda costeira devem ser tirados da própria marinha. Já está tudo aí. É só continuar usando, sob outro comando que não o da MB.
Sempre que leio sobre a possibilidade de criação de uma Guarda Costeira com o material transferido da MB, me vem à cabeça a situação da nossa vizinha Argentina (com a sua Armada e Prefectura Naval). Confesso que não sou um profundo conhecedor do assunto, mas já li alguns argentinos denunciarem que recursos são destinados à Prefectura Naval em detrimento da Armada. Inclusive já li, e não foram poucas as vezes, eles elogiarem o Brasil, por concentrar tudo na MB.

Mas vai entender, ninguém é satisfeito com o que tem.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36306
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#42 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 19, 2021 9:13 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 19, 2021 8:13 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 17, 2021 7:59 pm Para evitar justamente esse tipo de duplicidade é que falo que todos os meios de uma guarda costeira devem ser tirados da própria marinha. Já está tudo aí. É só continuar usando, sob outro comando que não o da MB.
Sempre que leio sobre a possibilidade de criação de uma Guarda Costeira com o material transferido da MB, me vem à cabeça a situação da nossa vizinha Argentina (com a sua Armada e Prefectura Naval). Confesso que não sou um profundo conhecedor do assunto, mas já li alguns argentinos denunciarem que recursos são destinados à Prefectura Naval em detrimento da Armada. Inclusive já li, e não foram poucas as vezes, eles elogiarem o Brasil, por concentrar tudo na MB.
Mas vai entender, ninguém é satisfeito com o que tem.
Abraços,
Wesley
Este é exatamente o motivo que faz com que o almirantado no Brasil seja totalmente reticente à criação de uma guarda costeira por aqui. De fato, como disse antes, dado nosso histórico com os investimentos em defesa, não é difícil imaginar que no longo prazo uma guarda costeira tivesse mais recursos a disposição do que a própria marinha. E até mesmo que a marinha tenha questionada a sua existência e seus custeio já que "não estamos em guerra".
Afinal, do ponto de vista político, é sempre muito mais fácil justificar o investimento em uma força naval com tarefas policiais do que militar e estritamente voltada para a sua missão primária, que é guerra.
Em tempo, a missão de polícia naval da marinha trás recursos para dentro da força que de outra maneira jamais seriam dispostos a ela. E uma vez no orçamento da força são usados de acordo com seus interesses e necessidades, não obrigatoriamente em patrulha e nos DN.
É uma situação muito difícil. É o mesma oposição que o EB faz a existência de uma "guarda nacional".




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2083
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#43 Mensagem por gogogas » Ter Abr 20, 2021 6:47 am

A MB deveria receber recursos do Ministério da Justiça para as ações de patrulha em nossos rios e litoral




Gogogas !
Avatar do usuário
SantaCatarinaBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 201
Registrado em: Seg Out 18, 2010 1:55 pm
Localização: Grande Florianópolis - SC
Agradeceram: 133 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#44 Mensagem por SantaCatarinaBR » Dom Abr 25, 2021 9:35 pm

-
IPqM - Projetos do instituto de pesquisas da marinha
-




SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#45 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 02, 2021 3:57 pm

Marinha se surpreende com o custo operacional dos submarinos classe ‘Riachuelo’

Imagem

https://www.naval.com.br/blog/2021/05/0 ... riachuelo/




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder