TUPAN 300 - Novo Drone nácional

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#1 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Nov 21, 2020 12:49 am




Um vídeo com o resumo da apresentação da SIATT e da TURBOMACHINE, com os dados sobre o drone e perspectivas futuras, incluso uma versão armada.




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#2 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Nov 21, 2020 1:36 am

Imagem da possível versão armada, durante a live os engenheiros da siatt e da turbo machine, comentaram que o míssil que será motorizado por um motor elétrico da turbo machine já está em desenvolvimento. Imagem

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#3 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 21, 2020 2:37 am

Esses mísseis, em função anticarro, podem ser extremamente leves. Com o uso de asas para planar e ativar o motor somente quando atingir altura mais baixa, aumenta o alcance sem necessidade de transportar bastabte combustível quanto mísseis de queima completa desde o lançamento.

A ogiva também não precisa ser grande, desde que seja dupla e penetre 600 mm, pois atacará a parte menos protegida da viatura.

Um deles é o Fury, que pesa pouco mais de 5 kg:

Imagem

Esse drone seria excelente para Elementos de Fronteira e apoio ás tropas Leves.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#4 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Nov 21, 2020 11:54 am

Papel aceita tudo. Mais um pdf. Quando for algo um pouco mais concreto, SE FOR, falo algo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#5 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 21, 2020 3:07 pm

Se não foi fruto de uma demanda emitida pelo MD ou forças armadas, está à própria sorte. E ele vai precisar de muita.
O projeto é espetacular, mas sendo movido a turbinas, mesmo que de pequena potência, já é algo que faz o pessoal da logística e do financeiro das forças coçar a cabeça e pararem para pensar.
De qualquer forma, vamos torcer para que ele seja visto como mais um passo à frente no campo dos VANT nacionais.
Quanto mais projetos nesta área melhor. Podemos tirar o nosso atraso mais rapidamente.
Boa sorte para ele.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#6 Mensagem por gogogas » Sáb Nov 21, 2020 4:21 pm

O que falta no país , é a valorização de nossas empresas .....




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#7 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 3:59 pm

gogogas escreveu: Sáb Nov 21, 2020 4:21 pm O que falta no país , é a valorização de nossas empresas .....
As relações entre o setor privado e o público no Brasil nunca foram fáceis. E na defesa não poderia deixar de ser diferente.
Mas existem luzes ao final do túnel, uma vez que a o MD está trabalhando no sentido de construir mais pontes entre as demandas públicas e o que a iniciativa privada pode nos oferecer. É conversando que se entende. E isto está sendo feito a miúde com esforços de ambas as partes.
Penso que há bastante espaço para diálogo. O que nos falta mesmo é fazer com que o pessoal que assina o cheque e decide as coisas na seara político-econômica queiram e façam parte dessa conversa. Já seria um grande e concreto avanço para mudarmos o status quo da nossa relação com o tema Defesa.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#8 Mensagem por Aim For The Top » Qua Jun 15, 2022 7:10 pm

Eu já não acreditava que isso iria voar... ainda bem que chegou a etapa de protótipo.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#9 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2022 1:01 pm

Apesar de tudo há quem acredite que as coisas podem dar certo e que a PDI em Defesa no Brasil ainda tem algum futuro.
Excelente notícia. Faço votos de sucesso para os empreendedores.
Olhando assim de longe, e vendo o tamanho relativamente pequeno deste drone, ele me lembrou vagamente o Harop israelense.
Dá umas ideias a se pensar com este drone, também.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#10 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2022 1:13 pm

Mil e uma possibilidades





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#11 Mensagem por Aim For The Top » Qui Mar 02, 2023 9:08 pm

Se vocês forem procurar sobre o Tupan pela internet, desde janeiro começoe a aperecer dezenas de propagandas sobre crypto e tokenização do projeto por uma tal de Zeniq, desde a primeira live do caiafa em 2020 sobre o tupan, já existia essa tática de angariar dinheiro usando cryptomoedas, porém agora de forma mais agressiva, (e um pouco ridicúla como todo projeto crypto é :lol: ) .

Não para detratar o projeto, mas como algúem com certa experiência em web3, vou ficar com os pés nas costas com este projeto até algo mais concreto acontecer.





Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 487
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#12 Mensagem por Aim For The Top » Ter Mar 07, 2023 10:54 pm

bom saber que pelomenos eles estão recebendo dinhero para desenvolver o tupã.





Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#13 Mensagem por Strike91 » Ter Jul 18, 2023 4:38 pm

Senhores, informação de bastidores dão conta de que o modelo de escala real e funcional do drone Tupan está pronto para começar os testes de voo! Em breve teremos mais informações e vídeos..

Dizem que o drone e sua inovadora turbina elétrica estão impressionando, detalhe é que o projeto tem agora cada vez mais Árabes viabilizando e influenciando.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#14 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 4:50 pm

O Tupã muito provavelmente irá ser comprado pelos militares aqui somente quando estiver pronto e vendendo lá fora, sem precisar de um único centavo do orçamento da defesa para isso.
Na aviação naval este projeto tem tudo para ser um dos mais importantes vetores, e caso tenha todos os modelos oferecidos prontificados, até poderemos justificar chamar um navio anfíbio de Navio Aeródromo Multimissão.
Não vou nem falar no uso óbvio nas outras duas forças porque seria perda de tempo, já que até o mais leigo aqui sabem o quanto este drone é capaz de oferecer.
Só não vê quem não quer... pagar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: TUPAN 300 - Novo Drone nácional

#15 Mensagem por Duka » Qua Jul 26, 2023 12:50 pm

Strike91 escreveu: Ter Jul 18, 2023 4:38 pm Senhores, informação de bastidores dão conta de que o modelo de escala real e funcional do drone Tupan está pronto para começar os testes de voo! Em breve teremos mais informações e vídeos..

Dizem que o drone e sua inovadora turbina elétrica estão impressionando, detalhe é que o projeto tem agora cada vez mais Árabes viabilizando e influenciando.
Qual seria a inovação nessa "turbina" elétrica (que não é uma turbina, e sim aparentemente um propulsor "ducted fan")?

Imagino que esse drone será 100% elétrico né? Como eles vão lidar com o peso das baterias? Como vão lidar com a necessidade de recarga em campo? Acredito que um sistema hibrido (combustão e elétrico seria muito melhor para aplicações militares).
Esse conceito do Tupan é muito diferente da maioria dos drones militares.

Agora, se entendi errado e tenha geração a combustão (seja turbina ou motor) aliada aos motores elétricos, talvez seja viável.




Abraços
Responder