Pelotão de Cavalaria Mecanizado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#1 Mensagem por Alfa BR » Dom Jul 12, 2020 9:34 pm

Os Pelotões de Cavalaria Mecanizados (Fração) compõem os Esquadrões de Cavalaria Mecanizados (Subunidade). Estes, por sua vez, formam os Regimentos de Cavalaria Mecanizados (Unidade ou OM) das Brigadas de Cavalaria Mecanizadas (GU).

Com a aquisição do LMV, incorporação das VBTP Guarani e talvez futura aquisição de uma viatura 8×8 armada com canhão (105mm ou 120mm), o que o EB deveria fazer quanto a essa organização?

Estrutura atual do Pelotão de Cavalaria Mecanizado:

Imagem




Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#2 Mensagem por Henrique Brito » Dom Jul 12, 2020 10:12 pm

Talvez substituir as VTL Rec por LMV
Substituir uma VBR(M) por um 8x8 com canhão
Substituir uma VBTP por um 8x8 com metralhadora de controle interno.

Só um chute, ainda não entendo muito de tropas mecanizadas e blindadas.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#3 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 13, 2020 1:40 am

Gostaria de que, das quatro viaturas 4x4, duas operasse com mísseis AC e duas com SARC .50, operando drone CAT 1. Dois VBR's 8x8 e 3 VBCI's 8x8 com canhão 30 mm, sendo estes VBR's operando drones como Spike Firefly, dois GC's e um GAp.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#4 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 13, 2020 10:57 am

Em termos de planejamento, as Marruá AM-11 devem ser substituídas pelos LMV, os EE-9 pela nova VBR 8X8 e os EE-11 pelos VBTP Guarani.

Em um primeiro momento isto pode ser organizados da seguinte forma:

LMV cmte - Remax .50, 7,62 ou Lançador Míssil AC

LMV 1o Gp Exp - Remax .50 e Remax Lanç Grn
LMV 2o Gp Exp - Remax .50 e Remax Lanç Grn

Seç VBR - 2 VBR Guarani 8x8 can 105mm

GC - VBTP Guarani TORC 30 ou UT30 Mk II com míssil AC

Peça AP - VBTP Guarani TORC 30 ou UT30 Mk II com míssil AC

Ambos os bldos seriam dotados de um GC a 9 homens equipados com:

2 AT-4
1 Mtr 81
2 Mtl Lv 5,56
2 MGL 40mm
7 IA-2 5,56
2 IA-2 5,56 DMR

A presença dos SARC nas viaturas é importante pois abre uma série de possibilidades de reorganização dos grupos de combate e seus equipamentos.
Caso as VBTP Guarani não estejam equipadas com a torre mas a Remax, a infantaria pode levar um sistemas AC como o Spyke SR em cada GC.
O que me chama a atenção, é que se o Pelotão de Cavalaria Mecanizado possui apenas 2 VBR EE-9, e considerando que cada EsqCavMec dispõe de 3 Pel, isso significa que cada RCM deve ter apenas 18 VBR Cascavel. Então como explicar mais de 400 EE-9 no exército? Não existem tantos RCM assim que justifiquem este número, mesmo se juntarmos todas as OM na infantaria e cavalaria.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#5 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 13, 2020 11:11 am

No futuro a longo prazo, como creio que a razão de ser dos RCM são as VBR/VBTP e não os LMV, eu disporia da seguinte forma:

LMV cmte - Remax .50, Lança Granada ou Lançador Míssil AC - 1 veículo

LMV Gp Exp - Remax .50 e Remax Lanç Grn - 3 Veículos

Seç VBR - VBR Guarani 8x8 can 105mm - 4 bldos

GC - VBTP Guarani TORC 30 ou UT30 Mk II com míssil AC - 4 bldos a 1 GC cada.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#6 Mensagem por Alfa BR » Qui Jul 16, 2020 1:27 pm

Aparentemente o EB não pretende modificar a constituição dos seus Pelotões de Cavalaria Mecanizados, limitando-se a substituir as viaturas antigas por novas que cumprirão a mesma missão.

O Iveco LMV substitui o Agrale Marruá no Grupo de Exploradores (constituído por duas patrulhas).

Uma Viatura Blindada sobre Rodas armada com canhão 105/120mm substitui o Engesa Cascavel na Seção VBR.

O Iveco Guarani substitui os Engesa Urutu como Viatura Blindada de Transporte de Pessoal do Grupo de Combate e Viatura Porta-morteiro da Peça de Apoio.

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#7 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 16, 2020 9:34 pm

Na prática vai ser isso mesmo AlfaBR. Se já está sendo difícil incorporar os LMV e Guarani, esperar pela VBR MR ainda vai levar tempo.

Ademais, qualquer modificação na estrutura ainda dependeria de se obter a substituição dos veículos atuais, a fim de se fazer as experimentações necessárias já com os meios definitivos.

Conquanto, me parece pouco efetiva essa quantidade de VBR no pelotão. Apenas duas unidades não são suficientes para o que se espera de uma unidade de cav mec, ainda que as VBTP fossem equipadas com torres can 30mm, o que diminuiria a falta de poder de fogo do pelotão a meu ver.

O uso do morteiro 81mm na viatura de apoio de fogo pode ser tanto montado em reparo dentro da mesma, como manual via GC fora dela. Mas aí fica a questão: qual atende melhor os objetivos do pelotão? Um morteiro montado oferece maior capacidade de proteção e rapidez de tiro, assim como o aprestamento para entrar e sair de linha. Já operar ele manualmente fora da viatura tem todos as limitações de retirar, montar, aprontar, disparar e desmontar o morteiro pelo GC, que estará descoberto, e dependendo da proteção do bldo(e quem protege ele?). Talvez a resposta seja até simples e óbvia, mas o custo...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#8 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 16, 2020 9:49 pm

Notar que a adoção das LMV proverá aos grupos de exploradores a possibilidade de levar até 5 indivíduos ao invés dos 3 atuais das AM-10Rec.
Isso deve ser objeto também de avaliação pois este blindado poderá dispor ao pelotão além da maior capacidade de proteção, também de levar mais sistemas de armas, reconhecimento, comunicações e C2, e uma quantidade de militares maior que a atual.
Pode ser o caso de se repensar nesta perspectiva a reorganização da estrutura do pelotão mais para frente, já que um único LMV podem fazer o trabalho de duas AM10Rec.
Me parece ser questão de decidir entre incrementar mais ainda as potencialidades do pelotão, aproveitando todas as novas capacidades do veículo italiano, ou adaptar ele aos limites impostos pela doutrina atual da cav mec.
Um único LMV pode levar uma esquadra de inf, e junto consigo, armas e sistemas que hoje não são admissíveis com os recursos existentes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#9 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 19, 2020 6:15 am

Eu gostaria de ver uma reforma, sendo que o atual Pelotão de Cavalaria Mecanizada fosse renomeado para Pelotão de Reconhecimento Mecanizado. Já o novo Pelotão de Cavalaria Mecanizado seria descontinuado, com Esquadrões de Cavalaria Mecanizado sendo formados por 2 Pelotões de Carros de Combate - SR (4x VBC SR cada), 2 Pelotões de Fuzileiros Mecanizado (5x VBCI + 3 GC's + 1GAp + 1GCmd cada), 1 Pelotão de Apoio (1 Sç de Mrt 81 mm + 1 Sç AC).

Um Pelotão de Reconhecimento Mecanizado teria basicamente a mesma estrutura atual, porém ambos os Grupos com LMV possuíram SARC com mtr 7.62 mm e míssil anticarro nas quatro viaturas. No GC Mecanizado haveriam dois VBCI's (ao invés de um VBTP) e na Sç de Ap haveriam duas viaturas com mrt 81 mm. Penso que seria interessante também dotar ao menos duas viaturas 4x4 em função de defesa AAe móvel, com míssil Mistral/Verba/Igla-S e RBS-70NG.

As viaturas com canhão 120 mm seriam denominadas VBC-SR. Quanto as VBR's, gostariam que fossem viaturas 6x6 com canhão 30 mm e mísseis AC, talvez no lugar das VBC-SR da estrutura citada acima.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#10 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 19, 2020 10:24 pm

Uma pergunta: essa mesma estrutura é utilizada também no EsqCavMec das brigadas infantaria mecanizada? Porque se for, me parece muito mais adequada ao apoio de uma unidade de infantaria do que de cavaria. Tem muitos LMV aí, e quase nada de VBR-SR. Para mim isso não faz sentido.

Pelo menos até onde conheço a doutrina da cav mec do exército, deveria haver a projeção de meios como os EE-9 e/ou VBR-SR e não de AM-10rec ou LMV.

edit.: achei um documento do EB sobre a doutrina da cav mec em pdf mas não deu para colocar aqui. Em todo caso, a organização do pelo cav mec é essa mesma. O documento é de 2002.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#11 Mensagem por RobsonBCruz » Seg Jul 20, 2020 12:15 pm

gabriel219 escreveu: Dom Jul 19, 2020 6:15 am Eu gostaria de ver uma reforma, sendo que o atual Pelotão de Cavalaria Mecanizada fosse renomeado para Pelotão de Reconhecimento Mecanizado. Já o novo Pelotão de Cavalaria Mecanizado seria descontinuado, com Esquadrões de Cavalaria Mecanizado sendo formados por 2 Pelotões de Carros de Combate - SR (4x VBC SR cada), 2 Pelotões de Fuzileiros Mecanizado (5x VBCI + 3 GC's + 1GAp + 1GCmd cada), 1 Pelotão de Apoio (1 Sç de Mrt 81 mm + 1 Sç AC).

Um Pelotão de Reconhecimento Mecanizado teria basicamente a mesma estrutura atual, porém ambos os Grupos com LMV possuíram SARC com mtr 7.62 mm e míssil anticarro nas quatro viaturas. No GC Mecanizado haveriam dois VBCI's (ao invés de um VBTP) e na Sç de Ap haveriam duas viaturas com mrt 81 mm. Penso que seria interessante também dotar ao menos duas viaturas 4x4 em função de defesa AAe móvel, com míssil Mistral/Verba/Igla-S e RBS-70NG.

As viaturas com canhão 120 mm seriam denominadas VBC-SR. Quanto as VBR's, gostariam que fossem viaturas 6x6 com canhão 30 mm e mísseis AC, talvez no lugar das VBC-SR da estrutura citada acima.
Se o Esq C Mec acima proposto seria constituído por 2 x Pel CC, 2 Pel Fuz Mec e 1 Pel Ap, aonde ficaria o dito Pel Rec Mec?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#12 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 20, 2020 2:58 pm

RobsonBCruz escreveu: Seg Jul 20, 2020 12:15 pm
gabriel219 escreveu: Dom Jul 19, 2020 6:15 am Eu gostaria de ver uma reforma, sendo que o atual Pelotão de Cavalaria Mecanizada fosse renomeado para Pelotão de Reconhecimento Mecanizado. Já o novo Pelotão de Cavalaria Mecanizado seria descontinuado, com Esquadrões de Cavalaria Mecanizado sendo formados por 2 Pelotões de Carros de Combate - SR (4x VBC SR cada), 2 Pelotões de Fuzileiros Mecanizado (5x VBCI + 3 GC's + 1GAp + 1GCmd cada), 1 Pelotão de Apoio (1 Sç de Mrt 81 mm + 1 Sç AC).

Um Pelotão de Reconhecimento Mecanizado teria basicamente a mesma estrutura atual, porém ambos os Grupos com LMV possuíram SARC com mtr 7.62 mm e míssil anticarro nas quatro viaturas. No GC Mecanizado haveriam dois VBCI's (ao invés de um VBTP) e na Sç de Ap haveriam duas viaturas com mrt 81 mm. Penso que seria interessante também dotar ao menos duas viaturas 4x4 em função de defesa AAe móvel, com míssil Mistral/Verba/Igla-S e RBS-70NG.

As viaturas com canhão 120 mm seriam denominadas VBC-SR. Quanto as VBR's, gostariam que fossem viaturas 6x6 com canhão 30 mm e mísseis AC, talvez no lugar das VBC-SR da estrutura citada acima.
Se o Esq C Mec acima proposto seria constituído por 2 x Pel CC, 2 Pel Fuz Mec e 1 Pel Ap, aonde ficaria o dito Pel Rec Mec?
Penso numa organização mista, com Reg C Mec com 2 x Esq C Mec e 2 x Pel Rec Mec. Ganham poder de choque e conseguem conservar também boa parte da capacidade de Reconhecimento e Segurança. Ao todo, um RCMec teriam 18 VBC-SR (considere mais 2 VBC's atuando no GrCmd), 14 VBCI's (30 mm + SLR2, 8x8), 12 VBR's (30 mm + SLR2, 6x6), 16 LMV's (SARC .50 e SARC Msl AC).

Ou, caso as VBR's fiquem mesmo com canhão pesado (105/120 mm), seriam 30 VBC-SR's.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#13 Mensagem por Alfa BR » Seg Jul 20, 2020 7:54 pm

Comparativo entre os Regimentos de Cavalaria Mecanizados (R C Mec) e os Batalhões de Infantaria Mecanizados (B I Mec). Está incompleto ainda.

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#14 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 20, 2020 8:59 pm

Mas cada Esquadrão C Mec não possui 6 VBR's, com pode um RCMec possuir 20 VBR's?




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Pelotão de Cavalaria Mecanizado

#15 Mensagem por Alfa BR » Seg Jul 20, 2020 9:21 pm

gabriel219 escreveu: Seg Jul 20, 2020 8:59 pm Mas cada Esquadrão C Mec não possui 6 VBR's, com pode um RCMec possuir 20 VBR's?
Vi no manual que o Pelotão de Comando dos RCMec tem uma seção VBR, então seriam 20 VBR por R C Mec (18 nos Esqd C Mec mais 2 no Pel Cmdo). Isso na teoria, não sei se tem na prática (EB dos manuais é totalmente diferente do EB real).




Responder