A Lei do Abate e o PT - Folha de S. Paulo
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
A Lei do Abate e o PT - Folha de S. Paulo
A Lei do Abate e o PT
FERNANDO RODRIGUES
BRASÍLIA - A história é rica de exemplos sobre como um governo de esquerda toma atitudes esperadas da direita e vice-versa. É notório o reatamento entre EUA e China sob o comando de Richard Nixon.
No Brasil, coube ao PT adotar uma política econômica ortodoxa.
É possível que, até o fim de sua administração, Lula surpreenda mais: o Brasil poderá colocar em prática a Lei do Abate, de 1998, nunca regulamentada por FHC. Para muitos, é uma pena de morte disfarçada.
A Lei do Abate autoriza o óbvio. Um avião que entrar no espaço aéreo brasileiro sem autorização poderá ser abatido -depois de cumprido um extenso cardápio de procedimentos, inclusive a tentativa ostensiva de aterrissagem forçada por aviões da FAB. Tudo sob supervisão direta do presidente da República.
Apesar de terem a sua lei do abate, os EUA pressionam contra a legislação no Brasil. Os norte-americanos acham que serão prejudicados.
É comum aviões dos EUA entrarem no espaço aéreo latino-americano sem avisar, por conta do combate ao narcotráfico, uma das maiores obsessões acima do Rio Grande.
Ao Brasil restam três atitudes:
1) pôr a lei em vigor e abrir um litígio com os EUA (a tecnologia do Sivam é norte-americana; a retaliação seria certa);
2) esquecer o assunto (opção de FHC); ou
3) negociar com os gringos tentando preservar a soberania brasileira -o caminho que o governo Lula diz estar tentando.
Milhares de aviões por ano entram clandestinamente na Amazônia traficando drogas e armas. É fundamental a Lei do Abate entrar em vigor para coibir essa prática. A negociação de garantias de que o processo será cercado de todos os cuidados está sendo conduzida pela Casa Civil e pelo Ministério da Defesa com os norte-americanos.
É uma decisão pragmática. Se der certo, será uma vitória de Lula.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opinia ... 200305.htm
FERNANDO RODRIGUES
BRASÍLIA - A história é rica de exemplos sobre como um governo de esquerda toma atitudes esperadas da direita e vice-versa. É notório o reatamento entre EUA e China sob o comando de Richard Nixon.
No Brasil, coube ao PT adotar uma política econômica ortodoxa.
É possível que, até o fim de sua administração, Lula surpreenda mais: o Brasil poderá colocar em prática a Lei do Abate, de 1998, nunca regulamentada por FHC. Para muitos, é uma pena de morte disfarçada.
A Lei do Abate autoriza o óbvio. Um avião que entrar no espaço aéreo brasileiro sem autorização poderá ser abatido -depois de cumprido um extenso cardápio de procedimentos, inclusive a tentativa ostensiva de aterrissagem forçada por aviões da FAB. Tudo sob supervisão direta do presidente da República.
Apesar de terem a sua lei do abate, os EUA pressionam contra a legislação no Brasil. Os norte-americanos acham que serão prejudicados.
É comum aviões dos EUA entrarem no espaço aéreo latino-americano sem avisar, por conta do combate ao narcotráfico, uma das maiores obsessões acima do Rio Grande.
1) pôr a lei em vigor e abrir um litígio com os EUA (a tecnologia do Sivam é norte-americana; a retaliação seria certa);
2) esquecer o assunto (opção de FHC); ou
3) negociar com os gringos tentando preservar a soberania brasileira -o caminho que o governo Lula diz estar tentando.
Milhares de aviões por ano entram clandestinamente na Amazônia traficando drogas e armas. É fundamental a Lei do Abate entrar em vigor para coibir essa prática. A negociação de garantias de que o processo será cercado de todos os cuidados está sendo conduzida pela Casa Civil e pelo Ministério da Defesa com os norte-americanos.
É uma decisão pragmática. Se der certo, será uma vitória de Lula.
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
O problema, como a reportagem já diz, é que os EUA não querem que a Lei do Abate seja aprovada e já ameaçou com o embargo de peças do SIVAM caso a lei seja aprovada....
Isso mostra que o EUA não dão a minima a que os paises das Americas do Sul e Central acham de ter infringido seu espaço aereo.
Dizem que as FA's deveriam cuidar das fronteiras para reprimir o trafico, e essa, é uma grande chance das FA's, principalmente a FAB fazer com que voos ilegais não entrem no país.
Isso mostra que o EUA não dão a minima a que os paises das Americas do Sul e Central acham de ter infringido seu espaço aereo.
Dizem que as FA's deveriam cuidar das fronteiras para reprimir o trafico, e essa, é uma grande chance das FA's, principalmente a FAB fazer com que voos ilegais não entrem no país.
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Não sei se vcs já leram, mas saiu um artigo a respeito da viagem do nosso ministro da defesa aos Estados Unidos, aonde pode-se ler que a posição do Viegas é favoravel a lei do abate e que, pelo menos aparentemente, o governo está tentando negociar a aprovação da mesma sem maiores complicações com o governo norte-americano (estadunidense pros xiitas...
). Sei que políticos não são exatamente as melhores em quem se acreditar mas no momento todas as cartas estão nas mãos deles. Só nos resta torcer e apoiá-los.
O link para a noticia é o seguinte: http://defesanet.web.terra.com.br/notic ... srumsfeld/
Abraços

O link para a noticia é o seguinte: http://defesanet.web.terra.com.br/notic ... srumsfeld/
Abraços
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Acho que além de "negociar" a lei do abate com o Rumsfield, o Bush e companhia, a visita do Ministro de Defesa aos EUA também deve tratar da suspensão da Ajuda Militar ao país e, conversar com os responsaveis pela decisão de cancela-la e, tentar fazer com que essa ajuda seja retomada.
Mas, o principal assunto, pelo menos o que a imprensa noticia é da conversa para a adoção do lei do abate no Brasil com a aprovação ou pelo menos com o consenso dos EUA.
Mas, o principal assunto, pelo menos o que a imprensa noticia é da conversa para a adoção do lei do abate no Brasil com a aprovação ou pelo menos com o consenso dos EUA.
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Como o Victor tinha comentado num outro tópico, agora na íntegra.
Quarta, 18 de fevereiro de 2004, 21h35
Força Aérea da Colômbia destrói avião brasileiro
A Força Aérea Colombiana (FAC) interceptou um vôo ilegal procedente do Brasil no município de Carurú, no departamento de fronteira de Vaupés, e após obrigar o piloto a pousar, destruiu o aparelho, revelou um comunicado militar. O comandante da FAC, general Edgar Alfonso Lesmez, disse que o avião, um bimotor de matrícula brasileira falsa, foi obrigado a descer na pista de Tio Barbas, em Carurú, no sudoeste da Colômbia.
"Após realizar o procedimento legal utilizado para estes casos e não receber resposta positiva, unidades da FAC destruíram o aparelho", afirmou o general Lesmez, que não revelou se a tripulação conseguiu escapar. O general informou ainda que devido à presença da Força Pública no município de Carurú, "os grupos de narcotraficantes têm procurado outras pistas para realizar suas ações ilícitas".
Em novembro passado, aviões da FAC destruíram um pequeno aparelho que entrou ilegalmente no país pela fronteira com o Panamá e que, segundo as autoridades, era usado para o tráfico de drogas. O comandante da FAC anunciou nesta quarta-feira o incremento das operações aéreas para combater com maior rigor os grupos armados irregulares e o narcotráfico.
Enquanto isso no Brasil...
Quarta, 18 de fevereiro de 2004, 21h35
Força Aérea da Colômbia destrói avião brasileiro
A Força Aérea Colombiana (FAC) interceptou um vôo ilegal procedente do Brasil no município de Carurú, no departamento de fronteira de Vaupés, e após obrigar o piloto a pousar, destruiu o aparelho, revelou um comunicado militar. O comandante da FAC, general Edgar Alfonso Lesmez, disse que o avião, um bimotor de matrícula brasileira falsa, foi obrigado a descer na pista de Tio Barbas, em Carurú, no sudoeste da Colômbia.
"Após realizar o procedimento legal utilizado para estes casos e não receber resposta positiva, unidades da FAC destruíram o aparelho", afirmou o general Lesmez, que não revelou se a tripulação conseguiu escapar. O general informou ainda que devido à presença da Força Pública no município de Carurú, "os grupos de narcotraficantes têm procurado outras pistas para realizar suas ações ilícitas".
Em novembro passado, aviões da FAC destruíram um pequeno aparelho que entrou ilegalmente no país pela fronteira com o Panamá e que, segundo as autoridades, era usado para o tráfico de drogas. O comandante da FAC anunciou nesta quarta-feira o incremento das operações aéreas para combater com maior rigor os grupos armados irregulares e o narcotráfico.
Enquanto isso no Brasil...
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Guilherme
- Sênior
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: A Lei do Abate e o PT - Folha de S. Paulo
VICTOR escreveu:
Isso que dá, comprar radares dos EUA. Deviam ter comprado da Thompson (atual Thales).
O negócio é aprovar a lei do abate. Se os americanos retaliarem com suspensão de vendas de peças e de serviços de manutenção para o SIVAM, o Brasil não deveria permitir que empresas dos EUA participassem de licitações para compra de material de defesa no Brasil.
Mas tambem acho que eles retaliariam em outros pontos, e não diretamente no SIVAM, para não prejudicar o negócio da Raytheon. Eles iriam, na minha opinião, criar mais sobretaxas para nossas exportações. Nesse caso, deveríamos adotar uma resposta à altura.
- Diorgenes
- Intermediário
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 7 vezes
Ola!
Não entendo muito do assunto militares só comecei a me eteresar sobre depois que li uma materia do programa fx e agora estou facinado por tudo o que diz respeito ao poder das FA'S, brasileira e outras.
O Brasil tem é que aprovar a lei de abate e não os EUA, quem esta sofrendo com aviolação somos todos nos brasileiros com o aumento de armas e drogas que chegam ao poder dos traficantes.
E por que os EUA se sente prejudicado com esta lei ? Não seia porque estao nos roubando?
Valeu! se tiver dito algo de errado me corrija!
Não entendo muito do assunto militares só comecei a me eteresar sobre depois que li uma materia do programa fx e agora estou facinado por tudo o que diz respeito ao poder das FA'S, brasileira e outras.
O Brasil tem é que aprovar a lei de abate e não os EUA, quem esta sofrendo com aviolação somos todos nos brasileiros com o aumento de armas e drogas que chegam ao poder dos traficantes.
E por que os EUA se sente prejudicado com esta lei ? Não seia porque estao nos roubando?
Valeu! se tiver dito algo de errado me corrija!
-
- Sênior
- Contato:
Diorgenes, seja bem vindo!
agora eu estou um pouco sem tempo, mas quando liberar um pouco a situação aqui eu comento a sua mensagem.
Abraços
César

agora eu estou um pouco sem tempo, mas quando liberar um pouco a situação aqui eu comento a sua mensagem.
Abraços
César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- Delta Dagger
- Sênior
Guilherme escreveu:Isso que dá, comprar radares dos EUA. Deviam ter comprado da Thompson (atual Thales).
Hoje eu tenho a opinião totalmente contrária a se adquirir equipamento Norte Americano p/ as Forças Armadas. Os EUA são mestres em criar sanções, retaliações e embargos quando seus interesses são contrariados. Neste caso ou acabamos cedendo aos interesses americanos e contrariando os interesses nacionais ou mantemos nossa posição e soferemos embargos de peças de reposição e ou fornecimento de material.

Abs
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Delta Dagger escreveu:Guilherme escreveu:Isso que dá, comprar radares dos EUA. Deviam ter comprado da Thompson (atual Thales).
Hoje eu tenho a opinião totalmente contrária a se adquirir equipamento Norte Americano p/ as Forças Armadas. Os EUA são mestres em criar sanções, retaliações e embargos quando seus interesses são contrariados. Neste caso ou acabamos cedendo aos interesses americanos e contrariando os interesses nacionais ou mantemos nossa posição e soferemos embargos de peças de reposição e ou fornecimento de material.![]()
Abs
Olá Amigos,
Conforme um post meu (que ninguém deve ter lido, hehehe), a conhecida Elizabeth Koslova escreveu um texto que transcrevi, e aconselho à todos lerem, pois fala exatamente da falta de visão estratégica do Brasil, que hoje poderia ter nacionalizado seus redares do SIVAN, mas não o fez.
Dêem uma lida, é a 4a. mensagem, no seguinte tópico: http://members.lycos.co.uk/forumdefesabrasil/phpBB2/viewtopic.php?t=641
Acho que é isso. Flwz!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- Naval
- Sênior
Alguem sabe como anda a Lei do Abate ? Nao tenho certeza, mas acho q jah foi aprovada no congresso, e só falta o Executivo implementar (nao sei se implementar eh a palavra certa).
Já foi sancionada, só falta a publicação. Ou seja, ela existe mas ainda não vale nada.
Num outro tópico do Cesar estávamos discutindo a respeito da decisão do FX e criação daquela comissão, eu comentei que a decisão ainda não saiu porque achava entre outras coisas do medo da retaliação dos EUA, pois bem aí está o porque. Se não me engano o Sivam ainda não foi totalmente implantado acho que só em Fevereiro ou Março tudo funicionará 100%. Talvez a demora do FX esteja aí. Depois é só entender como funciona o sistema e dominá-lo, pois já estará em nossas mãos. Um outro participante do fórum tb colocou que o Brasil assinou um contrato com a Alemanha paralelamente, para não ficar totalmente a mercê dos EUA em relação a criptografia.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Naval escreveu:Alguem sabe como anda a Lei do Abate ? Nao tenho certeza, mas acho q jah foi aprovada no congresso, e só falta o Executivo implementar (nao sei se implementar eh a palavra certa).
Já foi sancionada, só falta a publicação. Ou seja, ela existe mas ainda não vale nada.
As informações que eu tenho que o governo deve regulamentá-la assim que o Peru o faça. Para maiores informações, clique aqui
Num outro tópico do Cesar estávamos discutindo a respeito da decisão do FX e criação daquela comissão, eu comentei que a decisão ainda não saiu porque achava entre outras coisas do medo da retaliação dos EUA, pois bem aí está o porque. Se não me engano o Sivam ainda não foi totalmente implantado acho que só em Fevereiro ou Março tudo funicionará 100%. Talvez a demora do FX esteja aí.
Naval, o SIVAM já esta com sua estrutura com quase 99% concluida. O unico item que ainda está demandando problemas, é (pasmem!) um rádio UHF que deveria ter sido desenvolvido pelo Raytheon e até agora nada.
Depois é só entender como funciona o sistema e dominá-lo, pois já estará em nossas mãos. Um outro participante do fórum tb colocou que o Brasil assinou um contrato com a Alemanha paralelamente, para não ficar totalmente a mercê dos EUA em relação a criptografia.
O contrato com a Alemanha é referente aos rádios de datalink (hardware); a tecnologia da criptografia (software) é nacional.
Abraços
- Naval
- Sênior
Valeu Slip,
eu não sabia que o Brasil já dominava essa tecnologia de criptografia, muito bom saber disso. É porque uma vez eu ouvi dizer que ficávamos dependentes da Raytheon em matéria de lealdade e confiança do sistema. pois as informações do Sivam não podiam ser secretas eram criptografadas por eles e sabiam de tudo, precisávamos deles pra decifrá-las. Isso é verdade??
eu não sabia que o Brasil já dominava essa tecnologia de criptografia, muito bom saber disso. É porque uma vez eu ouvi dizer que ficávamos dependentes da Raytheon em matéria de lealdade e confiança do sistema. pois as informações do Sivam não podiam ser secretas eram criptografadas por eles e sabiam de tudo, precisávamos deles pra decifrá-las. Isso é verdade??