Conflito Índia x China

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7414
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 83 vezes

Conflito Índia x China

#1 Mensagem por FOXTROT » Ter Jun 16, 2020 2:42 pm

https://www.cnnbrasil.com.br/internacio ... dos-mortos

Confrontos na fronteira entre Índia e China deixam mortos pela 1ª vez em 45 anos

James Griffiths, Swati Gupta e Ben Westcott, da CNN*
16 de junho de 2020 às 12:01 | Atualizado 16 de junho de 2020 às 14:24
Compartilhar

Bandeiras da China e da Índia
Bandeiras da China e da Índia na Feira Mundial do Livro, em Nova Déli
Foto: Chandan Khanna - 09.jan.2016 / AFP / AFP via Getty Images
Soldados indianos foram mortos durante um “confronto violento” com tropas chinesas na fronteira entre os dois países, na região do Himalaia, na noite dessa segunda-feira (15), informou o Exército da Índia em um comunicado. Segundo analistas, são as primeiras mortes em confrontos na fronteira entre os dois gigantes asiáticos em 45 anos.

Inicialmente, havia a confirmação de três mortes. Na tarde desta terça (16), o Exército atualizou o número para 20, dizendo que 17 militares indianos não resistiram aos ferimentos.

Ambas as tropas saíram da área em que o conflito aconteceu.

O incidente aconteceu em meio a um “processo de desescalada” no Galwan Valley, localizado na disputada área de Aksai Chin e Ladaque, na Caxemira, onde tropas estão reunidas há semanas nos dois lados da fronteira.

De acordo com a nota do Exército indiano, houve vítimas “nos dois lados”, incluindo um oficial e dois soldados indianos. Ela não cita o número de mortos entre os chineses, mas diz que altos oficiais militares dos dois lados estão conversando para neutralizar a situação.

Assista e leia também:
Lago na Índia repentinamente fica rosa — e especialistas investigam causas
Infestação de gafanhotos destrói plantações na Índia e no Paquistão

Durante uma reunião nesta terça-feira (16) com o chefe do Estado-Maior, do Exército, da Marinha e da Força Aérea, o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, “revisou a situação atual da operação no leste de Ladaque”. O ministro das Relações Exteriores da Índia também estava presente.

Na China, em uma entrevista coletiva também nesta terça, o porta-voz da chancelaria da China, Zhao Lijian, disse que “tropas indianas violaram seriamente nosso acordo e cruzaram duas vezes a linha da fronteira para atividades ilegais, provocando e atacando o grupo chinês, o que levou a um sério conflito físico entre os dois lados”.

“De novo, pedimos solenemente à Índia que siga nosso acordo, regule suas tropas da linha de frente e não cruze a linha e provoque problemas ou aja de maneira unilateral que possa complicar a situação”, afirmou Zhao. “Ambos concordamos em resolver esse assunto através do diálogo e nos esforçar para facilitar a situação e promover paz e tranquilidade na região da fronteira.”

Zhao não comentou se houve mortes no lado chinês. Militares da China também não responderam a pedidos por comentários.

Primeiras mortes na região em 45 anos

As mortes nos confrontos de segunda-feira são as primeiras registradas na disputada área fronteiriça há mais de quatro décadas, segundo especialistas em defesa indiana.

“Não tínhamos mortes na Linha de Controle Real (LAC, em inglês) há ao menos 45 anos”, disse Happymon Jacob, professor associado e analista político da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Déli. “Isso talvez seja um divisor de águas. Talvez o começo do fim do relacionamento harmonioso que a Índia mantinha com a China há 45 anos.”

O general Bikram Singh, ex-chefe do Estado-Maior da Índia, também confirmou à CNN que este é o primeiro incidente com mortos nos últimos 45 anos.

Quais os motivos para o confronto entre China e Índia?

A tensão tem crescido na região do Himalaia, ao longo de uma das maiores fronteiras terrestres do mundo, desde maio, com Nova Délhi e Pequim acusando uma a outra de ultrapassar a LAC, que separa os dois vizinhos detentores de armas nucleares. Esse território é disputado há muitos anos e palco de inúmeros conflitos pequenos e disputas diplomáticas desde a sangrenta guerra entre os dois países, em 1962.

Assista e leia também:
Com poluição reduzida durante quarentena, Himalaia volta a ser visível na Índia
Distanciamento é privilégio da classe média e em favelas na Índia, impossível

A LAC vai de Aksai Chin, sob controle da China, até a disputada região de Jammu e Caxemira. Essa linha resultou da disputa pela área fronteiriça entre a China e a Índia em 1962, mas nenhum dos lados concorda exatamente com o outro em relação a onde ela começa e qual o seu tamanho.

Aksai Chin é administrada pela China como parte de Xinjiang, mas também é reivindicada pelo governo indiano como parte de Ladaque.

O aumento de tropas na região deixou muitas pessoas preocupadas com o potencial de um confronto, principalmente porque os meios de comunicação chineses e indianos publicaram pedidos de ação absurdos.

Os líderes chinês e indiano, Xi Jinping e Narendra Modi, conseguiram reunir apoio da população em grande parte por causa do nacionalismo e da promessa de uma futura grandeza. Isso normalmente é traduzido como uma retórica agressiva, ainda mais quando dirigida ao público local. Tal abordagem ficou evidenciada na cobertura chinesa das manobras do Exército de Libertação Popular (ELP) no Himalaia.

Apesar dos pedidos públicos de Nova Déli para um alívio das tensões, os governos indianos vêm usando um tom agressivo. No início do mês, por exemplo, o ministro de Assuntos Internos, Amit Shah, disse em uma reunião do governante Partido Bharatiya Janata que “qualquer violação das fronteiras da Índia será punida”.

“Alguns costumavam dizer que Estados Unidos e Israel eram os únicos países dispostos e capazes de vingar de qualquer gota de sangue derramada de seus soldados”, afirmou Shah. “[Modi] incluiu a Índia nessa lista.”

À CNN, o general Singh disse que parte do problema é que a fronteira de fato está mal definida. “Em níveis estratégicos e operacionais, ambos os Exércitos impuseram restrições”, afirmou ele. “Contudo, em nível tático, confrontos ocorrem em razão de percepções diferentes de onde a fronteira atual está, já que a LAC não está desenhada no chão.”

Sobre o confronto recente, a ex-secretária de Relações Exteriores da Índia espera que a crise atual não leve a um abandono das negociações diplomáticas de longa data sobre o disputado território.

“Mesmo se as tensões aumentarem e os ânimos ficarem desgastados, eles farão bem em lembrar que precisam continuar a lidar com suas diferenças de forma madura, porque os confrontos armados e militares podem ter consequências extremamente sérias para a estabilidade da região, indo além do âmbito da relação puramente bilateral entre os dois países”, afirmou ela.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês)

(Com informações da Reuters)




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Conflito Índia x China

#2 Mensagem por Túlio » Ter Jun 16, 2020 4:50 pm

Isso vai continuar como sempre foi, uns tirinhos aqui, uns presuntinhos ali, bastante mimimi e segue como está. Gente com nukes não vai pra porrada A SÉRIO com quem também as tem...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflito Índia x China

#3 Mensagem por EDSON » Ter Jun 16, 2020 9:07 pm

Incidente entre tropas indias y chinas en el Himalaya
Hoy la tensión entre la India y China en la frontera del Himalaya ha alcanzado su punto más alto en décadas tras la muerte de 20 soldados indios. De momento no hay mucha información al respecto; el incidente se ha producido en el valle de Galwan.

Las autoridades chinas han acusado a los militares indios de cruzar la frontera en dos ocasiones el pasado lunes, provocando y atacando al personal chino. Esto terminó en un "serio enfrentamiento físico entre ambos bandos".

Por su parte, el ministro de exteriores indio ha acusado a China de no respetar el acuerdo alcanzado la semana pasada para respetar la Línea de Control Actual (LAC, por sus siglas en inglés). Según la prensa india, China sufrió 43 bajas, entre las cuales había muertos y heridos.


Imagem

Imagem


En las últimas semanas se habían producido varios incidentes y ambas partes estaban mandando refuerzos, pero sin intercambio de disparos. Ambos países lucharon una breve guerra fronteriza en 1962, pero desde entonces no se habían producido muertos, a pesar de los roces periódicos.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflito Índia x China

#4 Mensagem por EDSON » Ter Jun 16, 2020 9:09 pm

O mundo inteiro pegando fogo kkkkk Bem isto vai sustar a vida de milhares de milhões se chegaream as vias de fato.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Conflito Índia x China

#5 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 16, 2020 11:03 pm

Bem, começa assim. Depois...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Conflito Índia x China

#6 Mensagem por Túlio » Qua Jun 17, 2020 6:35 pm

Fudeu, manô! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

ALERTA MUNDIAL: Confronto entre China e Índia deixa 63 mortos

Terra Brasil Notícias junho 17, 2020

https://terrabrasilnoticias.com/alerta- ... 63-mortos/




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Conflito Índia x China

#7 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 18, 2020 1:35 am

Imagem
[018]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Conflito Índia x China

#8 Mensagem por P44 » Qui Jun 18, 2020 5:13 am

2020 sempre em grande




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Conflito Índia x China

#9 Mensagem por Túlio » Qui Jun 18, 2020 12:57 pm

Agora só falta O METEORO!!!

Imagem


[082] [083] [094] [100] [107] [042] [048] [060] [061] :-D :lol: :twisted: :mrgreen: [003]


PS.: Eu quando avisarem que o bicho tá chegando >>> [009] [016]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Conflito Índia x China

#10 Mensagem por P44 » Qui Jun 18, 2020 1:11 pm

Mas ainda nem tivémos a invasão alienígena :'(




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Conflito Índia x China

#11 Mensagem por Túlio » Qui Jun 18, 2020 2:03 pm

P44 escreveu: Qui Jun 18, 2020 1:11 pm Mas ainda nem tivémos a invasão alienígena :'(
Se supõe que aliens invasores seriam muito mais inteligentes do que nós: iam querer o que com um planeta todo degradado e cheio de MI-MI-MILLENIALS? Bobear e eles mesmos iam redirecionar o(s) meteoro(s) pra cima de nós, esperar uns anos e depois ocupariam a Terra já limpa e em plena recuperação. É o que EU faria se fosse um ET buscando um lugar DECENTE para colonizar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Conflito Índia x China

#12 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Jun 18, 2020 4:10 pm

EDSON escreveu: Ter Jun 16, 2020 9:09 pm O mundo inteiro pegando fogo kkkkk Bem isto vai sustar a vida de milhares de milhões se chegaream as vias de fato.

Morte de 63 no estilo briga de rua entre torcidas organizadas em dia final do campeonato carioca. Esperava mais do fim do mundo...

Vai ver era só a gravação de filmes de Kung Fu de qualidade duvidosa por Bollywood.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Atwa
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:22 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: Conflito Índia x China

#13 Mensagem por Atwa » Sex Jun 19, 2020 11:17 pm

Logo a china estará cercada por "inimigos".

Péssima estratégica.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Conflito Índia x China

#14 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 1:00 pm

Inimigos a China sempre teve, e ainda os tem, muitos, nos últimos 2 mil anos pelo menos. Estão devidamente acostumados.
A questão é que estão a esbarrar com alguns que podem lhes por a perder muito do que conseguiram até agora a troco de nada.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Conflito Índia x China

#15 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 20, 2020 1:21 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 20, 2020 1:00 pm Inimigos a China sempre teve, e ainda os tem, muitos, nos últimos 2 mil anos pelo menos. Estão devidamente acostumados.
A questão é que estão a esbarrar com alguns que podem lhes por a perder muito do que conseguiram até agora a troco de nada.

abs
Por isso creio que não vão entrar em guerra.
Até porque, o PIB chinês já é 5x maior que o Indiano e a diferença está aumentando.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder