Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#1 Mensagem por Cassio » Sáb Jun 06, 2020 11:02 am

Abri este tópico para se discutir, na visão dos foristas quais seriam as oportunidades de novos desenvolvimentos de aeronaves por parte da Embraer.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#2 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 06, 2020 4:16 pm

De minha parte, o mais óbvio seria a criação da Divisão de Helicópteros, já largando de um leve (preferencialmente híbrido, com um pequeno motor a combustão alimentando as baterias) para substituir o Écureuil, e não apenas no Brasil (fora a de drones). Propulsão P&W ou GE, naturalmente.

Fora isso, incremento na capacidade de desenvolver e produzir componentes e especialmente as máquinas que os produzem: o mercado para impressão 3D recém começou a andar e tem muito ainda para se desenvolver. Além de se tornar subcontratada de grandes indústrias aerospaciais mundo afora (até concorrentes, ou seja, win-win), ainda encontraria espaço em nichos $uculento$ da Indústria Automobilística e até Naval.

Ademais, a EMBRAER poderia desenvolver e a Neiva produzir um avião de passeio/turismo também híbrido. Se o mono fosse promissor, passar-se-ia a um bi, cobrindo uma faixa de 2 a 12 pessoas, p ex. Grande quantidade de componentes em comum.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#3 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Jun 06, 2020 4:30 pm

E aquele projeto de carro voador com a UBER? Era só conceito ou vai sair mesmo??

Pelo que lembro das artes de carro ele não tinha nada. Parecia um helicóptero para curta distância. Mas mesmo assim a iniciativa era interessante.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#4 Mensagem por arcanjo » Sáb Jun 06, 2020 7:53 pm

Assim como aconteceu com o KC-390, aposto minhas fichas no desenvolvimento de uma aeronave leve para transporte de carga e passageiros, contando com a contribuição da Força Aérea Brasileira.

Entendo como sendo o projeto de maior potencial e vai a minha torcida por ele.

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... mento.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#5 Mensagem por gogogas » Dom Jun 07, 2020 1:37 pm

Criar um produto para bater de frente com a Boeing e Airbus ,um novo avião com capacidade de 140 a 240 pessoas, fora o desenvolvimento ja anunciado de um novo turboélice.
Na aviação militar ,um novo Tucano para substituir muitos Tucano pelo mundo ....




Gogogas !
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#6 Mensagem por JavaLindo66 » Dom Jun 07, 2020 2:16 pm

Acho que a área de UAVs está se tornando cada vez mais interessante para FFAA do mundo. Talvez uma parceria com outras empresas brasileiras da área para criar um 'MALE UAV' nacional?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#7 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 07, 2020 2:50 pm

O mundo está cada vez mais inconstante e imprevisível. Assim, sou conservador quanto a novas propostas neste momento.

Para o curto prazo:

1. Helicopteros - parceira com a Leonardo com tot e off set de longo prazo a fim de conseguir autonomia no projeto e produção destes vetores;

2. Vetores asas rotativas grande velocidade: a Rostec tem muitos projetos interessantes com tecnologias disruptivas que visam desenvolver helos de alta velocidade;

3. Till-rotor e tecnologias correlatas - a Bell Helicopters, a Leonardo, Airbus e Rostec estão investindo nesta tecnologia. Parcerias seriam muito bem vindas para o desenvolvimento de soluções neste setor incluindo civil e militar brasileiro.

4. Turbohélice comercial - avançar neste projeto. o mercado tem espaço e demanda. e no futuro a curto prazo as novas tecnologias de combustíveis e propulsão irão ajudar a dispor de aeronaves melhores que as atuais.

4. Investir na parceira do MC-21 assumindo o papel de vendedor do produto no mundo ocidental oferecendo a base de mercado e apoio pós venda que a empresa já possui; não é para ser o dono do avião.

Para o longo prazo:

Ampliar a atuação no setor aeroespacial com investimento em ações que incluam PDI em sistemas e componentes comercializáveis para exportação e uso no programa espacial brasileiro.

Entrar no mercado de PDI em turbinas de aviação em diversas classes, desde mísseis a aviação. Parcerias com outras empresas também seriam muito bem vindas.

Me permito dizer o seguinte: a Embraer está entrando em um projeto de um novo avião de carga militar da FAB, para a FAB, com a FAB. Se eu fosse o presidente da Embraer, eu desenvolveria um novo avião para as três forças armadas, e não para a FAB.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#8 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 07, 2020 2:54 pm

JavaLindo66 escreveu: Dom Jun 07, 2020 2:16 pm Acho que a área de UAVs está se tornando cada vez mais interessante para FFAA do mundo. Talvez uma parceria com outras empresas brasileiras da área para criar um 'MALE UAV' nacional?
Já tivemos a falecida parceria entre Embraer, Avibrás e AEL que chamava Hárpia, salvo engano. Morreu antes de chegar na praia.
As demandas para UAV são gigantescas no Brasil, tanto no mercado civil como militar.
O problema é que não temos sequer doutrina para o uso militar destes vetores, e EB e MB sequer tem requisitos para operar tais vetores.
A FAB é a única que utiliza e ainda assim dificulta a vida das demais forças no que diz respeito este item.
Bom, sem uma orientação e/ou diretiva por parte do MD que oriente e determine todo que o que se tem de fazer em termos de VANT militares no Brasil, investir neste setor é arriscado.
Mas feito isso, as perspectivas são absolutamente incríveis em termos de demanda.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#9 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 7:17 pm

Motor PROPFAN

Imagem

https://aviationfacts.eu/uploads/thema/ ... ropfan.pdf

Investir em novas tecnologias para motor de aviação é um bom negócio. Há poucas empresas no mercado, quase oligopolizado por europeus e americanos. O pessoal dos BRICS corre por fora com seus projetos.

Entrar neste jogo em parceria com outras empresas seria uma passo natural no desenvolvimento de novos mercados.

Criar uma empresa subsidiária seria interessante para atuar neste setor, inclusive no MRO.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#10 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 7:23 pm

UCAV BR - Parceria Embraer e SAAB

Imagem

Não há estudos ou requisitos das forças armadas no Brasil neste momento para este tipo de vetor, mas isso não significa que não possamos começar a pensar a desenvolver um.

Vai levar muito tempo de qualquer jeito. E será também um vetor incontestes nos próximos 20 anos nos céus por aí. E potencialmente não vamos chegar a um número de caças suficiente para fazer a defesa aérea de forma proficiente.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#11 Mensagem por Túlio » Sex Ago 07, 2020 5:36 pm





"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#12 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 07, 2020 9:26 pm

As potencialidades que essas tecnologias tem de abrir mercados para outros sistemas e vetores é gigantesca.

Eu sei que neste momento é meio que voar na maionese, mas eu gostaria muito que um dia a Embraer se torne capaz de projetar algo assim no futuro:

Imagem

No Brasil emprego para este tipo de tecnologia não faltaria em lugar algum, muito pelo contrário. E com o avanço dos motores elétricos e de outras matrizes ditas ecológicas as possibilidades de mercado se tornam no mínimo empolgantes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#13 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 07, 2020 9:28 pm

Eu particularmente torço muito para que a Bell, caso não vença a concorrência para substituir os BH, leve esse projeto para o mercado civil.
Quem sabe uma boa oportunidade para a Embraer desbravar novos horizontes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#14 Mensagem por Túlio » Sex Ago 07, 2020 9:55 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 07, 2020 9:26 pm As potencialidades que essas tecnologias tem de abrir mercados para outros sistemas e vetores é gigantesca.

abs
O que nem a pau eu entendi foi o que será que faz aquele bicho que eu mostrei voar, nada de rotores, só aquelas coisas esquisitas e imóveis, tens alguma ideia de como aquilo funciona?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer - potenciais novos desenvolvimentos

#15 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 07, 2020 10:28 pm

Pelo pouco que sei Túlio, serão hélices. Como mostrado abaixo.
O que aparece acima no filme é apenas a ilustração computadorizada do vetor sem maiores detalhes por se tratar de um simulador.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder