Kawasaki C-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#16 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 28, 2020 6:01 pm

Pois é. Eu também acho meio estranho isso já que no Japão o que não falta é infraestrutura. Alias, dizer que o C-2 pousa em pista não preparada é uma coisa, outra é fazer um avião que não foi projetado para isso, conseguir atender os requisitos dos EAU.
Mas vamos ver. Eles estão fazendo um esforço bem grande para conseguir vender seus materiais de defesa de acordo com a nova política do primeiro ministro Shinzo Abe.
O problema todo é conseguir a primeira. O que vier depois, é lucro. E eles irão lucrar muito.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Kawasaki C-2

#17 Mensagem por akivrx78 » Sex Ago 28, 2020 10:31 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 28, 2020 6:01 pm Pois é. Eu também acho meio estranho isso já que no Japão o que não falta é infraestrutura. Alias, dizer que o C-2 pousa em pista não preparada é uma coisa, outra é fazer um avião que não foi projetado para isso, conseguir atender os requisitos dos EAU.
Mas vamos ver. Eles estão fazendo um esforço bem grande para conseguir vender seus materiais de defesa de acordo com a nova política do primeiro ministro Shinzo Abe.
O problema todo é conseguir a primeira. O que vier depois, é lucro. E eles irão lucrar muito.

abs


Quase 70% do Japão (ilhas principais) são áreas de montanhas com excessão de algumas ilhas, como tem muitas montanhas, as poucas áreas planas ou são utilizados como centros urbanos ou são utilizados para agricultura, então é muito difícil encontrar uma área de grande extensão plana que não esteja ocupada.

Diferente do Brasil que é enorme no Japão dificilmente uma aeronave conseguiria pousar em uma plantação por exemplo...





A agua para irrigar as plantações vem de rios e são ligadas por canais e valetas se uma aeronave tentar pousar em uma plantação com certeza o trem de pouso vai ficar dentro de uma valeta.

Imagem

Toda esta área de tonalidade mais escura demarcada foi aterrada com terra retirada de montanhas para ampliar áreas planas onde antes era mar ou canais de rios.

Não acho que o governo japonês esta fazendo muito esforço para poder exportar material militar, o EAU por exemplo em 2017 disse que queria comprar se passou 3 anos e somente agora resolveram fazer os testes em pistas não preparadas... além de serem muito lentos eles misturam muito outros assuntos condicionados a venda, a exportação do US-2 para a Índia foi anunciado as negociações em 2013 e até agora nada...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#18 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 29, 2020 12:53 am

Realmente é impressionante. Eu sei que o Japão tem uma baita infraestrutura mas conhecendo os detalhes é que se vê a grandiosidade que é viver em uma ilha com mais de cem milhões de bocas para alimentar.

Quanto as vendas, só muito recentemente eles começaram a dar os primeiros passos. Se não conseguem se entender nos projetos internos, que pelo que sempre converso aqui consigo é bem complicado também, vender para o exterior, ainda mais em um mercado onde a coisa é sempre na base da briga de foice, fica difícil mesmo para eles. Mas nada que não possa ser superado. Uma hora eles aprendem.

No caso do C-2, na falta de espaço no Japão, tem uma ilhota mais ao sul com um pouco mais de espaço sobrando. Será que eles não ajudariam? :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Kawasaki C-2

#19 Mensagem por akivrx78 » Sáb Out 10, 2020 7:53 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#20 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 12, 2020 12:41 pm

Japão recebe a primeira aeronave RC-2 para missões de reconhecimento

https://www.aeroflap.com.br/japao-receb ... hecimento/

Não que que ache uma ideia ruim, afinal o avião é deles, e podem fazer o que bem quiser, mas fico aqui pensando que na falta de mais conversa e interesse por parte das ffaa's japonesas, alternativas melhores para este tipo de missão poderiam ser adotadas.

Mas é melhor adotar um vetor nem tão bom assim para a missão mas que eu posso chamar de meu, do que depender de soluções de terceiros para implementá-la. Mesmo que o custo disso seja maior.

Defesa continua sendo um negócio muito caro. E não é para todo mundo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Kawasaki C-2

#21 Mensagem por akivrx78 » Sex Nov 13, 2020 6:25 am







Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#22 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 11:31 am

Pois é. O pessoal está realmente se esforçando muito para vender o C-2 para os EAU. E se conseguirem, e acho que conseguirão, será uma grande vitória para o Japão em termos e exportações da indústria de defesa nipônica.
Isso quem sabe abrirá portas também para o nosso KC-390 no mesmo país.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Kawasaki C-2

#23 Mensagem por Cassio » Sex Nov 13, 2020 11:39 am

FCarvalho escreveu: Sex Nov 13, 2020 11:31 am Pois é. O pessoal está realmente se esforçando muito para vender o C-2 para os EAU. E se conseguirem, e acho que conseguirão, será uma grande vitória para o Japão em termos e exportações da indústria de defesa nipônica.
Isso quem sabe abrirá portas também para o nosso KC-390 no mesmo país.

abs
Sei não... Acho que será um ou outro. Isso se comprarem um dos dois.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#24 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 9:44 pm

Do jeito que esses sheiks endinheirados, e com um ego do tamanho do mundo, são doidos de pedra, é capaz de comprarem os dois sim.
O EAU está comprando de um tudo um pouco faz alguns anos. As diferenças deles com os sauditas e outros vizinhos na região do golfo tem sido motivo de preocupações. Estão, aliás, não apenas comprando, como investindo em setores de alta tecnologia em diversas áreas, e a aeronáutica é apenas uma delas.
Eles já operam o C-17 e o C-130J na força aérea do país. Querer um avião como o C-2 parece meio que ilógico, se bem que ele é um meio termo entre o Hércules e o GlobeMaster.
Se o KC-390 tem qualidades e potencialidades que o Hércules não tem. E se a relação custo x benefício nos favorece, não duvido que os caras venham bater a nossa porta qualquer hora dessas.
O que eles fazem hoje com 12 C-130J, poderiam, em tese, fazer com 6-8 KC-390.
A ver

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Kawasaki C-2

#25 Mensagem por Cassio » Sáb Nov 14, 2020 5:25 am

Bom se quiserem comprar, vendemos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#26 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 14, 2020 11:50 pm

Cassio escreveu: Sáb Nov 14, 2020 5:25 am Bom se quiserem comprar, vendemos.
É o que suponho eles irão fazer. Cedo ou tarde. O mercado árabe de defesa nunca para quieto no lugar. São insaciáveis.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Kawasaki C-2

#27 Mensagem por akivrx78 » Dom Nov 15, 2020 5:40 pm



Decolagem, o que impressiona nos vídeos são as distâncias para aterrissagem e decolar mesmo em pistas de terra, no video da aterrissagem ele pousa em menos de 300 metros sem reverso, no meio entre a pista de terra e asfaltada tem a numeração a cada 100 metros.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#28 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 15, 2020 8:55 pm

Estes testes devem ser com o avião sem carga. Parece que estão progredindo rapidamente. A ver quanto temo ainda leva para completar todas as avaliações necessárias para operação em pistas semi-preparadas.
Imagino que os caras da Kawasaki não devem estar fazendo isso de graça.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Kawasaki C-2

#29 Mensagem por akivrx78 » Seg Nov 16, 2020 6:50 am

FCarvalho escreveu: Dom Nov 15, 2020 8:55 pm Estes testes devem ser com o avião sem carga. Parece que estão progredindo rapidamente. A ver quanto temo ainda leva para completar todas as avaliações necessárias para operação em pistas semi-preparadas.
Imagino que os caras da Kawasaki não devem estar fazendo isso de graça.

abs



Com certeza é sem carga, eu nem tinha reparado quando ele levantou voo da pista asfaltada parece que foi em menos de 250 metros.... parece que cortaram o video de proposito.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Kawasaki C-2

#30 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 16, 2020 11:33 am

Com certeza não devem mostrar tudo. Algumas informações sobre esses testes devem ficar na empresa. Mas pelo que se mostra em público o avião está tendo um desempenho melhor do que o esperado para algo do tamanho e peso dele.
Só continuo achando que a relação carga x MTOW é rasa para um avião deste porte. Se fosse o dobro do KC-390 ainda vá lá, mas ele no máximo concorre neste aspecto com o A400M, que é quadrimotor e turbohélice.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder