Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#1 Mensagem por jambockrs » Dom Dez 15, 2019 2:57 pm

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Marinha do Brasil seleciona o ScanEagle no programa ARP-E (ATUALIZADO)
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Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil confirmou a aquisição da Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) ScanEagle da Insitu – Boeing. O anúncio foi feito pelo Comandante da Marinha, AE Ilques Barbosa Junior, durante o vídeo de mensagem de final de ano da Força Naval Brasileira.
Programa ARP-E
Determinado pelo Plano de Articulação e de Equipamento da Marinha do Brasil (PAEMB), e sob a responsabilidade da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) para a realização das avaliações dos concorrentes, o programa previa a aquisição de um ARP com características de lançamento e recolhimento a partir de navios para realizar patrulha naval, coleta de dados táticos, esclarecimento aéreo, identificação, posicionamento, acompanhamento, dimensionamento de forças inimigas e designação de alvos.
A Marinha do Brasil previa a aquisição de 5 sistemas, onde cada sistema seria composto por dois veículos aéreos, uma estação de controle, sensores modulares diversos, sendo normalmente um para cada tipo de missão (payloads), um terminal de enlace de dados, equipamentos de comunicações e seus subsistemas de controle, lançamento e recuperação.
O ScanEagle
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O ScanEagle é um ARP produzido pela Insitu, uma subsidiária da Boeing, para fornecer inteligência, vigilância e reconhecimento de forma contínua dia e noite. Ele é lançado através de uma catapulta pneumática Compact Mark 4 e recolhido pelo sistema SkyHook,onde o ScanEagle é recuperado através de um dispositivo na ponta de suas asas sem a necessidade de se utilizar redes.
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Ele possui uma câmera eletro-óptica ou uma câmera infra-vermelha em uma torre giroestabilizada, existindo ainda a versão com uma câmera Dual, não havendo necessidade de reconfiguração.
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O motor é extremamente silencioso e capaz de operar com os combustíveis JP-5 ou C-10. Possui autonomia de até 24 horas ininterruptos de voo, com alcance de 100 km a partir do centro de controle.
Características
• Autonomia máxima: 24 horas
• Combustível: JP-5 ou C-10
• Capacidade do tanque: 7 litros
• Teto operacional: até 19 mil pés
• Velocidade máxima: 80 nós
• Velocidade de cruzeiro: 60 nós
• Navegação: GPS autônomo
• Envergadura: 3,11 m
• Comprimento: 1,71 m
• Peso vazio: 14 kg com câmera eletro-óptica ( 18 kg com câmera infra-vermelha)
• Peso máximo de decolagem: 22 kg
1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Patrulha e Vigilância Marítima (QP-1)
No dia 31 de maio desse ano, foi ativado o Grupo Executivo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (GEARP), no interior do hangar do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).
O GEARP foi composto por 6 militares, sendo 2 oficiais superiores e 4 praças, um de cada especialidade da aviação, que se dedicará ao estudo e emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) na Marinha do Brasil.
A Harpia, uma das maiores aves de rapina do mundo, encontrada no Brasil na região da Amazônia e Mata Atlântica, foi escolhida para representar o futuro 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Patrulha e Vigilância Marítima (QP-1).
DAerM visita o 700X NAS da Royal Navy

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Também nessa semana, a Marinha do Brasil divulgou a visita realizada pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, CA Alexandre Cursino de Oliveira, e o Chefe do Departamento de Gestão do Ciclo de Vida e Apoio Logístico Integrado, Capitão de Mar e Guerra Gilberto Roque Carneiro Junior, ao 700X NAS, localizado na RNAS Culdrose, ocorrida no início do mês de Dezembro.
O 700X é o Esquadrão responsável pela avaliação de veículos não tripulados na Royal Navy, que também emprega o ScanEagle a bordo dos navios britânicos.
A aquisição do Scaneagle pela MB
Após extensos estudos conduzidos pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha, o ScanEagle foi selecionado e aquirido via Foreign Military Sales (FMS).
A MB adquiriu um sistema composto por:
• Seis (6) ScanEagle
• Um (1) lançador
• Uma (1) estação de recolhimento
• Uma (1) unidade de controle no solo (móvel)
• Contrato de CLS (Contractor Logistics Support) por cinco (5) anos.
Dentro do pacote adquirido pela MB, ainda contempla o treinamento dos operadores, pilotos e mecânicos.
Inicialmente, o ScanEagle serão utilizados a bordo dos Navios Patrulha Oceânica da Classe Amazonas e nas Fragatas Classe Niterói, até que se tenha desenvolvido a doutrina de emprego do novo meio e, posteriormente, sendo expandido para outros navios.
O emprego do ScanEagle está voltado ao emprego nos patrulhas e escoltas, podendo a unidade de controle no solo, que é móvel, ser colocada em qualquer navio, em função do uso dos convoos.
Fonte: site Defesa Aérea & Naval 14 dez 2019




Editado pela última vez por jambockrs em Seg Dez 21, 2020 9:42 am, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha do Brasil seleciona o ScanEagle no programa ARP-E

#2 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 1:14 pm

Em primeiro lugar uma sugestão à moderação. Aproveitar este tópico para usá-lo como referência a utilização de todos os tipos de VANT de emprego naval. Isto posto, se o Jambockrs concordar, modificar o nome do tópico para Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil, ou outro nome que julgarem mais pertinente.

Bem, tendo em vista os últimos acontecimentos e levando em consideração nossas necessidades de vigilância e proteção da Amazônia Azul, seria pertinente que além dos Scan Eagle a MB envidasse o "Projeto ATOBÁ NAVAL" para realizar as tarefas dos P-95M da força aérea, não apenas complementando, como quiçá substituindo estes vetores no curto e médio prazo.

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Os VANT americanos são muito bons por sua flexibilidade e ampla capacidade de ser utilizado nos mais diversos meios navais da MB. Mas precisamos também de outros vetores que possam realizar atividades acima das características do mesmo.

Temos aqui a SantosLab que já vendeu vários VANT para a MB, a fim de equipar o CFN, mas são modelos cat 1. Além desta empresa, há também os israelenses, e outras empresas brasileiras que oferecem projetos e produtos que podem, em tese, nos oferecer capacidades que não temos em ISR naval no curto e médio prazo, até que tenhamos em mãos vetores de asa fixa e rotativa novos e que possam complementá-los. Mas isso ainda demora alguns anos.

O trabalho de ISR naval, além de cooperar com as atividades SAR naval também são importantes no sentido de nos dar a consciência situacional in loco que não temos hoje, tendo em vista que esta condição só será alcançada plenamente com a operacionalização do SIgaaz na íntegra, ainda sem prazo para acontecer.

Enfim, os VANT são uma reposta rápida, flexível e mais que oportuna que podemos disponibilizar a partir de soluções nacionais e que são importantes dominar o quanto antes.

O Atobá, e seus eventuais derivados, são apenas a ponta de lança de uma miríade de produtos e soluções que podemos obter sem maiores percalços e ainda alimentar a PDI nacional.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Marinha do Brasil seleciona o ScanEagle no programa ARP-E

#3 Mensagem por jambockrs » Seg Dez 21, 2020 9:36 am

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Marinha do Brasil ativa o Grupo de Fiscalização e Recebimento do ScanEagle
por Guilherme Wiltgen

No dia 15 dezembro, em Washington-DC-EUA, foi ativado o Grupo de Fiscalização e Recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (GFRARP), na sede da Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW).
O grupo irá executar as tarefas referentes à fiscalização e ao recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado “ScanEagle”, equipamentos de lançamento, recolhimento e serviços de Suporte Logístico e de Treinamentos associados, contribuindo para o processo de garantia de qualidade na obtenção do meio junto ao Foreign Military Sales do Departamento de Defesa do Governo Norte-Americano.
O GFRARP é subordinado ao Diretor de Aeronáutica da Marinha e será apoiado administrativamente pela CNBW, onde será baseado, e trabalhará em conjunto com o PMA-263 Small Tactical Unmanned Aircraft Systems. As primeiras aeronaves deverão chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021, acompanhando a formação dos pilotos e pessoal de manutenção.
Para a Marinha, a obtenção do Sistema Scaneagle é mais um importante passo na renovação dos meios aeronavais e os resultados alcançados permitirão que a Aviação Naval dê um importante passo para o incremento da eficiência operativa do novo trinômio Navio-Aeronave-Aeronave Remotamente Pilotada, entrando definitivamente na 5ª fase da História da Aviação Naval.
Fonte: blog Defesa Aérea & Naval 19 dez 2020




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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#4 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 21, 2020 11:26 am

Um passo curto e tímido, mas importantíssimo para a evolução continua da aviação naval.
Esperemos que nos próximos anos consigamos alargar esses passos a fim de ampliar o emprego e missões dos VANT na Marinha do Brasil.
É mais fácil e mais barato formar "pilotos" de VANT e a tripulação destes esquadrões do que aviões convencionais.
Tomara não restrinjam o acesso a candidatos que possam fazer os cursos de formação. Quanto mais gente interessada em todos os escalões e áreas de interesse, melhor.




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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#5 Mensagem por arcanjo » Dom Abr 04, 2021 1:10 pm



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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#6 Mensagem por arcanjo » Ter Nov 23, 2021 1:55 pm

Militares da Marinha do Brasil concluem curso do Sistema ScanEagle nos Estados Unidos

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg_j-QFbrjHFaPQdpIiLT26QfMhYl40avOWueM0puPOtg9GWnxwbqFHq28_qpeKaRgCSG4G2Jw-wvWjinkcaTU3exhUbcbJ4ImgEHfAPA33Mx5Bn6Sc-wK478w8xnjuz4LpxS7WEP43TIXXZXLkpDmUj7WkZU4aJxJLuhcnGIhDDLz4pO-iPlJE0QuRfQ=s701

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... curso.html

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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 24, 2021 12:47 pm

Nada contra a adoção deste VANT, mas criar esquadrão só para operar o mesmo, quando a tripulação do navio bem treinada podendo fazer isso, é de lascar.




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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#8 Mensagem por arcanjo » Ter Jun 28, 2022 1:19 pm



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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#9 Mensagem por SantaCatarinaBR » Qui Jul 21, 2022 5:34 pm

Por que a Marinha do Brasil necessita de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas?





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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#10 Mensagem por SantaCatarinaBR » Sáb Jul 23, 2022 1:09 pm

ScanEagle - Conheça em detalhes o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Marinha do Brasil.





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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#11 Mensagem por SantaCatarinaBR » Dom Jul 24, 2022 2:03 pm

Limitações do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Marinha do Brasil.





Editado pela última vez por SantaCatarinaBR em Seg Jul 25, 2022 5:58 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#12 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 25, 2022 4:20 pm

Um pequeno passo para a Marinha, um salto gigantesco para o Brasil :?: :roll:

E na falta de investir nos modelos nacionais, que já passam da casa da dezena, vamos de importado mesmo que é mais chique e todo mundo gosta.




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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#13 Mensagem por SantaCatarinaBR » Seg Jul 25, 2022 6:01 pm

O Sistema ScanEagle pode ter alcance estendido para mais de 300 km





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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#14 Mensagem por arcanjo » Sex Set 23, 2022 10:55 am

Diretoria de Aeronáutica da Marinha avalia SARP V-Bat 128

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYC8sRzhFjtjWbWYSHtzIQkcdwncQpU8ICltC51_v1Y8eNdnz5hTZqdw4rGZr2ohcYmH5HOp8RjlEE0NdNE1jmIClfDUTOV8nbnpjTdugo-BNQ-OFSS4Y7ee5zQ0AGAbhsBfb-1sZwL2DatNJPa6WcpBbfhPAQ76w7grP54F3spujuzhWG6yDyp4z_7g/s800/aeronave-v-bat-128-realizando-decolagem-vertical.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... rinha.html

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Re: Veículos Aéreos Não Tripulados - Marinha do Brasil

#15 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 23, 2022 1:43 pm

Este é o tipo de tecnologia VTOL que casa com perfeição com os futuros NAPA 500 BR.
Tomara que se disponham a olhar muitos outros modelos e conceitos. Inclusive, e principalmente, os nacionais.
Soluções por aqui é que não faltam.

@Viking




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