Guerra na Selva

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#226 Mensagem por Alfa BR » Sáb Mai 20, 2023 5:02 pm

Infantaria de selva (52° BIS) progredindo para o objetivo após desembarque aeromóvel.

Imagem

Imagem

Um drone de observação e um morteiro...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#227 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 12:15 pm

Dentro das regras do CORE não vale os norte americanos baterem muito forte no EB dentro de casa que não dê para os tupiniquins fazerem o marketing por aqui.
Mas enfim eles eles nem estão preocupados com isso.
Deve haver mais tempo para turismo do que combates simulados neste exercício.
É muito mais legal e proveitoso para eles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Guerra na Selva

#228 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 22, 2023 12:57 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mai 22, 2023 12:15 pm Dentro das regras do CORE não vale os norte americanos baterem muito forte no EB dentro de casa que não dê para os tupiniquins fazerem o marketing por aqui.
Mas enfim eles eles nem estão preocupados com isso.
Deve haver mais tempo para turismo do que combates simulados neste exercício.
É muito mais legal e proveitoso para eles.
Quem tomou um pau na CORE 20 pros Pqdts foram justamente os Americanos, segundo alguns Militares de lá. Uma das coisas que conversaram comigo é que há maior liberdade para os Sargentos Brasileiros emitir ordens e movimentar, o que faz os GCs se movimentarem rápido e constantemente, o que dificulta o apoio de artilharia - simulado, claro - e o cruzamento de fogos pelo apoio de fogo a nível Cia dos Americanos.

Algo similar foi constatado pelos Fuzileiros Britânicos com os Fuzileiros Navais nossos, a rápida mobilidade da tropa. A CORE 21, ambos os lados lutaram juntos, então não dá pra aferir nada. Vamos ver na CORE 22, onde parecem que vão se enfrentar.

Como eu disse antes, o que salva o EB é que do posto de Major e Coronel pra baixo, o Exército Brasileiro se salva muito. O problema são os Generais, arcaicos, alguns pau mandados de políticos e juízes e outros talvez corruptos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#229 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2023 6:13 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 22, 2023 12:57 pm
FCarvalho escreveu: Seg Mai 22, 2023 12:15 pm Dentro das regras do CORE não vale os norte americanos baterem muito forte no EB dentro de casa que não dê para os tupiniquins fazerem o marketing por aqui.
Mas enfim eles eles nem estão preocupados com isso.
Deve haver mais tempo para turismo do que combates simulados neste exercício.
É muito mais legal e proveitoso para eles.
Quem tomou um pau na CORE 20 pros Pqdts foram justamente os Americanos, segundo alguns Militares de lá. Uma das coisas que conversaram comigo é que há maior liberdade para os Sargentos Brasileiros emitir ordens e movimentar, o que faz os GCs se movimentarem rápido e constantemente, o que dificulta o apoio de artilharia - simulado, claro - e o cruzamento de fogos pelo apoio de fogo a nível Cia dos Americanos.
Algo similar foi constatado pelos Fuzileiros Britânicos com os Fuzileiros Navais nossos, a rápida mobilidade da tropa. A CORE 21, ambos os lados lutaram juntos, então não dá pra aferir nada. Vamos ver na CORE 22, onde parecem que vão se enfrentar.
Como eu disse antes, o que salva o EB é que do posto de Major e Coronel pra baixo, o Exército Brasileiro se salva muito. O problema são os Generais, arcaicos, alguns pau mandados de políticos e juízes e outros talvez corruptos.
Há duas coisas importantes a se notar nestes exercícios CORE com os norte americanos.

O primeiro é que as tropas aqui são escolhidas a dedo, e treinadas, equipadas e disponibilizadas por até um ano antes de cada participação no exercício. É o caso agora do pessoal do 52o BIS. A 23a Bda Inf Slv faz parte da FORPRON junto com a 1a Bda Inf Slv na região norte. Via de regra, são tropas que já possuem algumas OM em nível de prontidão operacional acima da média da maioria das tropas, recebendo bem ou mal o que o EB consegue arrumar de melhor do projeto COBRA, dentre outros.

A segunda é que os militares brasileiros trabalham dentro de regras muito rígidas neste aspecto, já que tudo e todos aqui tem de ser nivelados nos parâmetros de treinamento do US Army. E os norte americanos cobram que todo o "ambiente de trabalho" esteja de acordo com seus padrões, do básico ao mais tecnológico.

Neste aspecto, o CORE como outros exercícios de campo, apresenta uma séria de listas de controles do que de fato cada tropa tem ou não liberdade para fazer e usar. De ambas as partes. E no nosso caso, estamos tendo que nos adaptar literalmente a um padrão de formação, treinamento e emprego de tropas muito acima do que o EB está acostumado aqui a praticar com seus praças, e mesmo oficiais. E dada as circunstância que cada exercício apresenta, o desempenho das forças em campo é medida dentro de tais "regras de engajamento" de acordo com o planejado, levando em conta as peculiaridades que cada exército tem. Esse é um dos ganhos que temos.

O que mais atrai nestes exercícios é a oportunidade que nós temos de poder ter contato direto com um exército operacional ao extremo, não somente pelo nível de formação\treinamento de suas forças, mas sobretudo pela capacidade de recolher seus aprendizados em guerras reais e transformar isso em doutrina, produtos e soluções além de sistemas de combate para seus soldados de forma célere e não intempestiva. Algo que não temos aqui pela nossa realidade.

Obviamente que a imensa maioria dos conscritos e soldados aqui jamais se poderia comparar diretamente com um soldado profissional norte americano, vide as enormes diferenças de realidade. Mas como mostrado nos outros exercícios, o soldado brasileiro é suficientemente versátil para aprender a lidar com suas próprias limitações, e se lhes for dadas as condições necessárias para poder ser formado de maneira adequada, pode ser um adversário de igual valor a qualquer dos exércitos mais operacionais do mundo. Nisto não deixamos nada a dever a ninguém.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37827
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guerra na Selva

#230 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 20, 2023 1:40 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37827
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Guerra na Selva

#231 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jul 05, 2023 6:52 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#232 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2023 2:05 pm

O mais novo fetiche sobre "combate de resistência" do exército na região norte.

COMANDO MILITAR DO NORTE REALIZA OPERAÇÃO INÉDITA DE DEFESA DO LITORAL NA FOZ DO AMAZONAS

Belém (PA) – A foz do rio Amazonas, no litoral do Amapá, é área estratégica para a política de segurança nacional e para o Exército Brasileiro. Por isso, o Comando Militar do Norte realizou a Operação Calçoene, uma série de exercícios militares para o adestramento da tropa na defesa do litoral que é porta de entrada para a Amazônia.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noti ... d/16648753


O problema agora é defender a foz do Amazonas. O resto a gente pensa nisso depois. [006]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#233 Mensagem por Alfa BR » Qua Set 20, 2023 8:05 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 19, 2023 2:05 pm O mais novo fetiche sobre "combate de resistência" do exército na região norte.

COMANDO MILITAR DO NORTE REALIZA OPERAÇÃO INÉDITA DE DEFESA DO LITORAL NA FOZ DO AMAZONAS

Belém (PA) – A foz do rio Amazonas, no litoral do Amapá, é área estratégica para a política de segurança nacional e para o Exército Brasileiro. Por isso, o Comando Militar do Norte realizou a Operação Calçoene, uma série de exercícios militares para o adestramento da tropa na defesa do litoral que é porta de entrada para a Amazônia.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noti ... d/16648753


O problema agora é defender a foz do Amazonas. O resto a gente pensa nisso depois. [006]
Falando em defender a foz do Amazonas: como que tá a capacidade de minagem da MB?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#234 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2023 1:43 pm

Alfa BR escreveu: Qua Set 20, 2023 8:05 pm Falando em defender a foz do Amazonas: como que tá a capacidade de minagem da MB?
A MB afirma que pode fazer isso através da sua força de minagem e varredura, e também dos meios distritais existentes, como os navios de apoio oceânico, dos subs da esquadra e até de aviões da FAB. Só tem alguns pequenos detalhes.

A classe Aratu praticamente acabou enquanto força operacional de combate. Os NApOc são apenas 3, da classe Mearim, e não treinam sequer lançamento de minas. Os poucos navios de patrulha que ainda estão operacionais tão pouco fazem isso, apesar de na teoria terem capacidade para tal. O 4o DN em Belém não tem capacidade hoje para realizar esse tipo de atividade na prática, dependendo do reforço de outros meios para tanto.

Contar com a FAB para esse tipo de missão é perda de tempo e de esforço, já que os meios empregados na patrulha marítima são escassos e tão pouco tem condições de serem empregados no lançamento de minas, com os P-3 teoricamente sendo capazes desta missão.

E o mais importante, a MB por acaso teria minas em quantidade e qualidade necessários à defesa da foz do Amazonas? :roll:

E outra. Uma coisa é ter. Outra é saber utilizar. Não creio que tenhamos capacidade para uma e outra coisa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#235 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 23, 2023 10:14 pm

O exercício CORE 2023 começou hoje e segue até novembro no Estado do Amapá.
A 23a Bda Inf Slv enviará um de seus Bis para a atividade conjunta com os norte americanos.
CAvEx, BdaOpsEsp e outras OM do exército farão parte também do exercício.
Os norte americanos ainda não chegaram, mas prometem virar a notícia da semana quando o primeiro soldado desembarcar em Macapá, segundo os puristas de farda e milicianos de esquerda.
Vai ser muito divertido o debate. Todos contra um.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#236 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 30, 2023 4:16 pm

Olha a galerinha chegando. 101a e até FOpEsp. Eles devem estar muito animados.

Operação CORE 23: Militares americanos participam de exercício em ambiente de selva no Pará e Amapá
Um Boeing C-17 com mais de 60 militares americanos desembarcou, na noite de sábado, na Base Aérea de Belém; o treinamento vai ocorrer entre os dias 1° e 16 de novembro

https://www.oliberal.com/para/operacao- ... a-1.742870

Esse exercício vai ser divertido. [000]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Guerra na Selva

#237 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 30, 2023 8:00 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#238 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 31, 2023 12:29 pm

Cavalaria na Amazônia só tem serventia onde a mata já virou savana ou descampado. De outra forma, é tão útil quanto um elefante tentando abrir uma garrafa de vinho com os dentes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Guerra na Selva

#239 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 05, 2023 5:13 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#240 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 05, 2023 5:37 pm

Vamos estar com sorte se um ou mais desses caras não se perderem no meio do mato durante o exercício.
Encontrar de novo vai dar um problema daqueles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder