Guerra na Selva

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Guerra na Selva

#241 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 05, 2023 8:31 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#242 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 7:27 pm

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#243 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 7:29 pm

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#244 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 7:43 pm

A CORE 2023 está terminando sem chamar a atenção da grande imprensa, e sem chamar a atenção de ninguém no país. Mesmo com 200 norte americanos passeando por aqui.
E melhor, até agora nenhum deles se perdeu no mato. :lol:
Nada de malária, febre amarela ou coisas da terra.
É um trunfo para nós saber que eles vão voltar para casa mortos de empolgados que nunca mais vão querer voltar. :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#245 Mensagem por Alfa BR » Qui Nov 16, 2023 12:59 am

FCarvalho escreveu: Qua Nov 15, 2023 7:43 pm A CORE 2023 está terminando sem chamar a atenção da grande imprensa, e sem chamar a atenção de ninguém no país. Mesmo com 200 norte americanos passeando por aqui.
E melhor, até agora nenhum deles se perdeu no mato. :lol:
Nada de malária, febre amarela ou coisas da terra.
É um trunfo para nós saber que eles vão voltar para casa mortos de empolgados que nunca mais vão querer voltar. :twisted:
Perspectiva dos americanos:





Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#246 Mensagem por Alfa BR » Qui Nov 16, 2023 1:21 am

Enquanto isso: os americanos executam uma manobra de valor brigada no Havaí em conjunto com pessoal do Reino Unido, Nova Zelândia, Tailândia e Indonésia.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#247 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2023 2:57 pm

Eu sinceramente não me lembro se alguma vez na vida o EB fez aqui alguma manobra a nível brigada. Pode até ter feito jogos de guerra, comando e controle de GU ou coisa que o valha, mas nunca no terreno com tropas efetivas.

Ademais, apenas 2 bda inf slv são completas aqui das 6 existentes. E mesmo tá difícil fazer algo do gênero.

A FFE do CFN salvo engano chegou a operar com toda a brigada anfíbia nos anos 1980, quando ainda havia meios para tal, e a organização era outra, mas ficamos por aí. Hoje não consegue sequer juntar um simples btl para uma operação anfíbia. E mesmo assim longe da costa.

Este exercício CORE 2023 dispuseram apenas de 1 Cia Inf Slv do 52o BIS, e olhe lá. A do ano passado que foi realizada entre RJ e SP pegaram um dos BIL da 12a Bda e levaram todo mundo para o exercício. E ainda de lambuja houve vagas para outras tropas especializadas. Por aqui não teve nada disso.

O EB, além de não ter dinheiro para comprar o que precisa a fim de se modernizar, não tem dinheiro também para manter o pouco ou quase nada de que dispõe. E ainda inventa esse negócio de Forpron para pagar de operacional. Sinceramente, estamos cavando o fundo do poço e não achamos a porta do inferno ainda.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#248 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2023 2:02 pm

A CORE 2023 acabou. Mas ninguém notou. Acho que nem o EB. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#249 Mensagem por Alfa BR » Qua Nov 29, 2023 8:06 pm

7ª Divisão de Infantaria (Leve) do US Army.

Imagem

Era um grande comando especializado em operações nos trópicos.

Em 1989 era organizada da seguinte forma:

Imagem

3 x Brigada de Infantaria:

- 1 x Companhia de Comando
- 3 x Batalhão de Infantaria Leve.

Total de 9 Batalhões de Infantaria Leve.

1 x Agrupamento de Artilharia Divisionária:

- 3 x Grupo de Artilharia de Campanha 105 mm (18 peças cada)
- 1 x Grupo de Artilharia de Campanha 155 mm (18 peças)
- 1 x Bateria de Artilharia de Campanha 155 mm (8 peças)

Total de 54 obuseiros 105mm e 26 obuseiros 155mm

1 x Brigada de Aviação:

- 1 x Esquadrão de Reconhecimento
- 1 x Batalhão de Ataque
- 1 x Batalhão de Apoio ao Combate

+ Varios elementos de apoio (comunicações, intendência, saúde...).

-------

Em 1985 a 7ª Divisão de Infantaria foi convertida em Leve e parte do treinamento passou a ser realizado no JOTC no Panamá.

O primeiro desdobramento da Divisão ocorreu em 1988, durante a Operação Golden Pheasant, uma implantação de emergência de tropas estadunidenses em Honduras como resposta às incursões da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua. A operação foi bem sucedida e dissuadiu os movimentos sandinistas em território hondurenho.

A 7ª Divisão de Infantaria veria seu primeiro combate real em 1989, na Operação Just Cause, a invasão do Panamá. Elementos da divisão desembarcaram no norte do país assegurando portos e aeroportos. As baixas sofridas foram 4 mortos e 3 feridos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#250 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 12:02 pm

E pensar que nem juntando as 6 bdas slv do EB conseguimos forma uma DE completa apenas com recursos alocados no CMA\CMN, como esta unidade norte americana.
Basicamente não temos nada aqui em termos de GU que sejam propriamente completas, a não ser a 23a Bda Inf Slv.
É simplesmente inaceitável o estado das tropas na região norte, tida uma vez como a mais importante do ponto de vista geoestratégico para as ffaa's. Hoje em dia o pessoal até paga advogado para não ser obrigado a servir aqui.
O objetivo de ter na região 8 bdas inf slv foi para o saco há muito, e ninguém no alto comando do EB parece se importar com isso.
Que se dane. :evil: :x :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Guerra na Selva

#251 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 30, 2023 5:20 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Guerra na Selva

#252 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 7:00 am

Pelo visto, as Miras Guará fizeram sua estréia.




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Guerra na Selva

#253 Mensagem por LM » Dom Dez 03, 2023 8:04 pm





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Guerra na Selva

#254 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 03, 2023 9:31 pm

Devem ter aproveitado este exercício para testar muitas das soluções da Imbel para o COBRA, e outras importadas adotadas recentemente.
Lamentável que o IA-2 não consegue sair da mesmice de sempre em termos de ergonomia geral. Nem a nova coronha proposta na versão 7,62 se deram o trabalho de arrumar nestes fuzis, o que seria muito útil para tropas de selva.
Enfim, é o de sempre. O EB fingindo parecer o que não é só para ficar bem na foto oficial.
Aliás, todos estes implementos e outros mais, não são encontrados na imensa maioria das tropas do CMA e CMN.
Se mandarem o pessoal amanhã para a fronteira com a Guiana e Venezuela, vão pegar mal para o marketing do exército.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
BRAZIL7.62
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Guerra na Selva

#255 Mensagem por BRAZIL7.62 » Ter Dez 26, 2023 3:43 pm

Fronteira Brasil/ Colômbia. Noite agitada.

https://www.instagram.com/reel/C1U4GrQr ... NwbW81dg==




Responder