Página 1 de 1

J-20 de quinta geração do caça chinês usa tecnologia roubada nos EUA

Enviado: Dom Out 27, 2019 11:47 am
por jambockrs

Meus prezados

Procurei um tópico sobre o J-20. Não encontrei...
J-20 de quinta geração do caça chinês usa tecnologia roubada nos EUA: relatório
Imagem
Dois J-20 em formação (Crédito: Wikipédia)
De acordo com um alto funcionário norte-americano o J-20, caça de quinta geração do Exército Popular de Libertação divulgado como resposta da China ao F-35 dos Estados Unidos, poderia ter sido projetado e desenvolvido com a tecnologia roubada dos EUA. Essa acusação foi outra de uma longa lista de tecnologias e projetos proprietários que Pequim supostamente roubou e usou para fazer engenharia reversa de suas próprias armas. Por exemplo, o sistema de sensores no J-20, que é visível na fuselagem em algumas fotos de alta resolução entregues pelos militares chineses, parece "muito semelhante" ao sistema de mira eletro-óptica da Lockheed Martin na parte frontal do F-35 Lighting II, de acordo com uma reportagem da revista National Interest, baseada em outro artigo publicado pela Task & Purpose, uma plataforma digital focada em militares e veteranos, em agosto de 2018, que descreveu um incidente de ciberespionagem que soou como o filme de ação Ocean's 11. Em 2007, a Lockheed Martin supostamente encontrou hackers chineses roubando documentos técnicos relacionados ao programa F-35, uma grave violação de segurança online revelada por Edward Snowden, um traidor da CIA que fugiu para Hong Kong e depois para a Rússia em 2013.

Um roubo semelhante ocorreu novamente em 2017, quando hackers chineses supostamente foram atrás de empresas de defesa australianas do F-35, obtendo ainda mais informações sobre o caça de ponta. Em 2014, um grande júri federal indiciou um cidadão chinês por um esquema de hackers que envolvia o roubo de segredos comerciais dos aviões de transporte militar C-17 da Boeing. O indivíduo também foi acusado de trabalhar com dois co-conspiradores baseados na China para roubar dados militares sobre os jatos F-22 e F-35. Os sistemas de sensores dos caças chineses e norte-americanos compartilham algumas semelhanças impressionantes em forma e posicionamento e diferem substancialmente daqueles montados no Su-57 da Rússia, apesar do fato de o J-20 ser provavelmente alimentado pelos mesmos dois motores hipersônicos AL-31F que impulsionam o caça russo. Além disso, partes do design do J-20 parecem imitar o F-22 e suas curvas furtivas, mesmo que o J-20 não tenha a furtividade de todos os aspectos e possa ser rastreado por alguns radares avançados. No início do mês passado, durante uma visita à Ucrânia, o ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA John Bolton afirmou que a China roubou a tecnologia F-35 para fazer um caça furtivo de quinta geração.

"Parece muito com o F-35, é porque é o F-35. Eles simplesmente roubaram ”, disse a marca anti-China. Alguns jornais dos EUA dizem que o caça FC-31 ainda em desenvolvimento na China pode ser um "imitação do F-35". Um modelo do avião apareceu no Paris Air Show em junho, e o roubo chinês de tecnologia militar americana sensível ainda é um enorme problema, afirma analistas de defesa. O hackeamento ao longo dos anos é uma das razões pelas quais a China conseguiu diminuir a diferença com os EUA em mísseis avançados, tecnologia de drones e até aeronaves furtivas. "O que Pequim tem sido muito bom é atingir os empreiteiros de defesa dos EUA, entrar em seus sistemas de computadores através de vários tipos de guerra cibernética e roubar os designs de alguns dos melhores ativos militares dos EUA", Harry Kazianis, diretor de estudos de defesa do Center for National Interest, um think tank financiado pelo ex-presidente Richard Nixon, disse à CNBC.
Fonte: Fighter Jets World 25 out 2019
Trad./adapt. jambockrs

Re: J-20 de quinta geração do caça chinês usa tecnologia roubada nos EUA

Enviado: Qua Out 30, 2019 12:45 am
por Fábio Machado
Como disse Steve Jobs, é melhor ser pirata do que entrar para a marinha.