MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#1 Mensagem por MasterCaiafa » Ter Set 24, 2019 7:47 pm

MICLA-BR ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance do Brasil confirmado! Força Aérea Brasileira confirma versão lançada do ar do AV-MTC

http://tecnodefesa.com.br/micla-br-ou-m ... onfirmado/

Imagem

Queria ver a cara da "Tigrada" (sic) que me desancou na época (teoricamente, por que pouco se me dá como o nada tal tipo de comportamento de quem não acrescenta).

Quem trabalha faz acontecer. Quem não....




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#2 Mensagem por Túlio » Ter Set 24, 2019 8:03 pm

MasterCaiafa escreveu: Ter Set 24, 2019 7:47 pm MICLA-BR ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance do Brasil confirmado! Força Aérea Brasileira confirma versão lançada do ar do AV-MTC

http://tecnodefesa.com.br/micla-br-ou-m ... onfirmado/

Imagem

Queria ver a cara da "Tigrada" (sic) que me desancou na época (teoricamente, por que pouco se me dá como o nada tal tipo de comportamento de quem não acrescenta).

Quem trabalha faz acontecer. Quem não....
Olha só quanta "desancada", quando outro Colega postou a matéria e o link:


viewtopic.php?p=5542197#p5542197

viewtopic.php?p=5542210#p5542210


Uma coisa é quando se vê que é só clickbait (AREX 9 mm "brasileira", avião que vai desbancar o ST, RPG que passa até por ADS), aí tem que descer o porrete mesmo; já quando é sério, tem que elogiar. O DB não é o que é por ajudar a divulgar lorota nem por afagar egos hipertrofiados, mas sim pelo apreço por coisas sérias, como a matéria em tela.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#3 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 25, 2019 1:11 am

Eu choro de alegria e de tristeza por uma notícia dessas.

Alegria por saber que, com muita resiliência, os cérebros brasileiros projetam armas de ponta no Brasil.

Tristeza pelo temor de ser mais um projeto natimorto no meio de dezenas de cortes orçamentários.

Ps: sobre a suposta polêmica acerca do furo Caiafa alguns meses atrás, aqui no DB, pelo que me lembro, nós desencamos foi aquela nota da FAB sem pé nem cabeça. Ninguém aqui engoliu aquela de teste supersônico em míssil subsônico....




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#4 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 25, 2019 2:42 am

E ninguém está triste pela FAB ter mentido para três meses depois voltar atrás?

Se era para testar um míssil aero-lançado que dissessem logo pows (by Túlio).

O que estavam pensando ao negar? Que o Brasil não é um estado democrático?

Enfim, parabéns à Avibrás, e vai se fuder à FAB.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2019 9:43 am

Gente, depois de tento tempo debatendo defesa aqui e acolá vocês parecem que não conhecem os militares que temos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#6 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 25, 2019 9:57 am

Marechal-do-ar escreveu: Qua Set 25, 2019 2:42 am E ninguém está triste pela FAB ter mentido para três meses depois voltar atrás?

Se era para testar um míssil aero-lançado que dissessem logo pows (by Túlio).

O que estavam pensando ao negar? Que o Brasil não é um estado democrático?

Enfim, parabéns à Avibrás, e vai se fuder à FAB.
Sobre isso da nota da FAB eu fico é puto de raiva mesmo. Na época eu falei com todas as letras: manter sigilo sobre compras de oportunidade (caso frequente na MB) faz todo sentido; mas manter sigilo de um projeto nacional, cuja versão do EB é de existência reconhecida, não faz o menor sentido. Minha tristeza é com o medo do projeto se tornar natimorto.

Enfim, sendo consenso geral que os 300km é conversa pra boi dormir, sabendo que pode alcançar pelo menos uns 1000km, a bordo de um gripen, abastecido pelo KC390, em um esquema de reabastecimento semelhante ao da Inglaterra nas Malvinas, torna-se plenamente possível atingir território francês na europa com uma criança dessas 8-]

Francinha querida, você não queria comer lagosta com açaí? Pode vir quente que estamos fervendo :lol: 8-]

Ps: por ser subsônico não deve ser difícil para ser interceptado por uma AAAe decente. Porém, é um risco que potência nenhuma do mundo vai querer correr.




Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Qua Set 25, 2019 11:21 am, em um total de 2 vezes.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2019 10:47 am

A lógica por trás do projeto do MCT-300, entendo, é a criação de toda uma família de mísseis de cruzeiro. Algo que já deveríamos ter por aqui há pelo menos uns trinta anos não fosse as idas e vindas do orçamento da defesa no país.
Mas enfim, parece que agora a coisa vai sair. É apenas questão de tempo.
Temos o conhecimento, a tecnologia e a capacidade para fazer. Fica a dever se teremos a vontade e os recursos necessários para fazer progredir o processo na íntegra, sem meias soluções pelo caminho.
Notar que um míssil de cruzeiro é um ativo militar que pode ser utilizado por todas as ffaa's em diversas versões, alcances e cabeças de guerra.
O simples fato de podermos fazer projeção de poder em todo o nosso entorno estratégico dentro do Atlântico e América do Sul é mais que suficiente para criar uma dissuasão bastante robusta mesmo em relação a eventuais potências extra regionais.
Mas para isso o MTC e seus possíveis derivados precisam dispor de longevidade, regularidade e perenidade de investimentos.
Não basta dizer que temos, precisamos de ser capazes, principalmente, de nos manter o mais que possível equiparados tecnologicamente e preparados para tirar o máximo possível destes sistemas.
Isso inclui o desenvolvimento de vetores de lançamento no estado da arte. Sim, porque sem um vetor de lançamento adequado que expanda as capacidades dos mísseis, eles serão de pouca valia do ponto de vista militar.
A ver se teremos condições de dar, também, esse passo crucial.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#8 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2019 11:39 am

Imagem

Notar que dentre os 18 programas apresentados pela FAB como estratégicos um deles trata-se de um míssil BVR.
A ver os desdobramentos e mais informações sobre este, também, importante vetor para a nossa defesa.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#9 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 25, 2019 11:52 am

Deixei no tópico do MD o vídeo da íntegra da reunião da CREDN para quem quiser assistir as falas dos representantes de cada força, do MD e do Itamarati.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#10 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 25, 2019 12:13 pm

Notar também que o VLM (veículo lançador de microsatelites) está na lista. Ele contém 4 estágios.

Como disse um Tulio veio em outro tópico, vira um IRBM sem muito esforço.

Ah se tivéssemos regularidade nas verbas!!!!




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#11 Mensagem por Túlio » Qua Set 25, 2019 1:19 pm

FCarvalho escreveu: Qua Set 25, 2019 11:39 am Imagem

Notar que dentre os 18 programas apresentados pela FAB como estratégicos um deles trata-se de um míssil BVR.
A ver os desdobramentos e mais informações sobre este, também, importante vetor para a nossa defesa.

abs

Cuidado com interpretações rasas (sem ofensa, cupincha véio): o BVR pode perfeitamente ser a aquisição do Meteor e não o desenvolvimento de algo semelhante no Brasil. Na mesma imagem vemos FX-2 e obviamente não foi desenvolvido no Brasil, mesmo que tenhamos participado de alguma coisa, inclusive com aquela ideia fantástica do WAD (que coloca o Gripen numa liga à parte dos demais Eurocanards), que nem os Suecos entenderam no começo, talvez só tenham se dado conta ao começarem a participar das discussões do T-X e este, por ser o LIFT dos Pilotos que voarão caças 5G (todos com WAD) precisava ter o equipamento.
Marcelo Ponciano escreveu:Ah se tivéssemos regularidade nas verbas!!!!
Não sabemos ainda se teremos ou não, o orçamento deste ano foi votado em 2018 e para ser executado por outro GF. Depende de como será votado este ano o de 2020 para nos situarmos. Com o Mercado Livre CONGRESSO que está aí, não vou dizer que estou otimista... :roll: :roll: :roll: :roll:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#12 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 25, 2019 3:25 pm

Só eu achei péssimo essa sigla MICLA??? Parece nome de personagem de desenho infantil...

A FAB precisava dar um nome mais imponente, como aquela bomba termobárica TROCANO, que é um excelente nome para uma arma de destruição. O míssil naval da SAAB é o Gungnir, a lança de guerra do Odin. Ou Tomahawk, que é o machado de guerra dos índios norte-americanos.

Sei que o nome é o de menos agora, mas é uma coisa que ajuda muito para marcar o assunto na memória dos interessados.

Essa criança merece um nome mais imponente.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#13 Mensagem por Túlio » Qua Set 25, 2019 3:30 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 25, 2019 3:25 pm Só eu achei péssimo essa sigla MICLA??? Parece nome de personagem de senho infantil...

A FAB precisava dar um nome mais imponente, como aquela bomba termobárica TROCANO, que é um excelente nome para uma arma de destruição. O míssil naval da SAAB é o Gungnir, a lança de guerra do Odin. Ou Tomahawk, que é o machado de guerra dos índios americanos.

Sei que o nome é o de menos agora, mas é uma coisa que ajuda muito para marcar o assunto na memória dos interessados.
Sei lá, cupincha, MICLA me parece um MICA com uma letra a mais; já TROCANO me parece coisa de GAY, tipo "os cabra tava se CARNEANO ali no matinho, TROCANO de veiz em quando"... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#14 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 25, 2019 3:36 pm

Sob essa perspectiva interpretativa acima a coisa muda um pouco :lol:

Mas TROCANO pelo menos é um tambor de guerra, dizem que tribos distantes se comunicavam pela floresta pelo batuque desse tambor, que era feito escavando um tronco maciço de árvore. Imagino até o terror dos primeiros a desbravarem essa terra quando começavam a ouvir um TUM, TUM, TUM distante.

Enfim, precisamos de nomes mais comerciais.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#15 Mensagem por Túlio » Qua Set 25, 2019 3:46 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 25, 2019 3:36 pm
Mas TROCANO pelo menos é um tambor de guerra, dizem que tribos distantes se comunicavam pela floresta pelo batuque desse tambor, que era feito escavando um tronco maciço de árvore. Imagino até o terror dos primeiros a desbravarem essa terra quando começavam a ouvir um TUM, TUM, TUM distante.

Enfim, precisamos de nomes mais comerciais.
Neste caso BORDUNA me pareceria melhor, porque era paulada dada, índio deitado (para não levantar mais).

Imagem

BOmba
com motor a Reação
auto/tele-Dirigida
UNA - a mesma para as 3 Forças.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder