Embraer Defense Systems - EDS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#196 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2022 1:37 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Jun 15, 2022 5:37 pm Pensar ela pensa até em nave Klingon, o duro é verba pra desenvolver.
Se for com verba própria ela vai centrar onde não precisa de governo, como seu novo avião regional a hélice, ou aquele drone de passageiros que parece está fazendo um "puta" sucesso.
Pois é. Pensar ainda é grátis e não declara IRPF, mas não deixa de ser uma opção realmente atraente para o nosso cenário de defesa, e porque não dizer, para o mercado comercial civil também, que com certeza encontra para um till rotor variados empregos, principalmente no mercado offshore.

Para as forças armadas brasileiras um till rotor do STOUT seria de grande proveito pois ele teria emprego certo nos três ramos, podendo mesmo ser aplicado além daquelas funções para as quais foi previsto pela FAB. Isto por si só já daria a ele uma demanda possível para bem mais que algumas poucas dezenas de unidades.

Aliás, o mercado para-público no Brasil teria espaço de sobra para um vetor assim. E o problema não é tanto a falta de verba, mas a terrível ausência de cultura aeronáutica na maior parte do setor público nacional, em todos os níveis. Mesmo os helos levaram décadas para conseguir se firmar como vetor de emprego geral, e ainda assim com muitas limitações nos estados menos abastados do país. Há demanda muito maior de serviços para público para o emprego de helos hoje em dia que não é coberto simplesmente por falta de interesse dos governos de plantão.

Posso citar o meu estado, que em Manaus, a PMAM possui apenas dois helos, um Esquilo comprado usado, e um Robinson R-22. E é só. E eles tem de dar conta de uma cidade com 2,3 milhões de habitantes, com rescaldos para a área rural, muito maior que a própria cidade, e com população totalmente dispersa e sem qualquer infraestrutura básica decente. Imagines isto agora no interior, onde a presença do Estado vai de escassa a totalmente ausente. A diferença que um helo ou till rotor faria para salvar vidas, e outras tantas coisas mais, quando se está há mais de mil kms da capital.

De qualquer forma, temos uma mercado latente no Brasil gigantesco na seara pública, para-pública, militar e civil. O que nos atrapalha é justamente essa falta de vontade e interesse em dispor de vetores aéreos sem necessariamente depender das forças armadas para isso. Considero este um problema muito mais sério do que a falta de verbas para investimento, que como se sabe, quando interessa politicamente, aparece no mesma hora, independente de quaisquer questões de limitação orçamentária e financeira do Estado.

Infelizmente a Embraer não consegue vender seus produtos comerciais no Brasil pelo incrível fato de que eles saem muito mais caros do que comprar aviões da mesma categoria lá fora. Tanto que a Azul compra os seus lá fora e não direto da Embraer. O mesmo se aplica em maior ou menor escala aos jatos executivos, e à família de jatos militares, que dependem essencialmente do interesse, e capacidade, das forças armadas de adquiri-los. O que vem ficando cada vez mais difícil. O STOUT VTOL faria, e faz, todo sentido no Brasil, seja militar ou civil. Mas nós não temos políticas de Estado em Defesa, e nem no setor aeronáutico que possam suportar este ou qualquer outro tipo de investimento na área. Lamentável, para não dizer vergonhoso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#197 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2022 11:35 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 19, 2020 1:56 pm As missões do CL-X...

1. Capacidade STOL;
2. Operar em pistas não pavimentadas/preparadas;
3. Transporte de carga e pessoal;
4. Alcançar as principais aeroportos da América do Sul;
5. Lançamento de paraquedistas;
6. Extração de pallets;
7. Evacuação Aeromédica (EVAM)
8. Apoio Operações ACISO;
9. Missões de Misericórdia (MMI);
10. Busca e Salvamento (SAR);
11. Transporte Logístico Leve;
12. Ressuprimento;
13. Correio Aéreo Nacional (CAN);
14. Reconhecimento;
15. Inspeção em Voo;
16. Transporte de Autoridades;
Eu trouxe este post meu lá do tópico do STOUT para ilustrar as tarefas que foram programadas para o avião da Embraer, e que, em termos gerais, seriam as mesmas realizadas na Avex e Aviação Naval, além de outras específicas de cada força, com a vantagem de ser uma aeronave capaz de operar VTOL com a velocidade e desempenho de um avião convencional.

Além destas, podemos imaginar missões dentro do escopo ISR nas três forças, principalmente na aviação naval, no caso de operar embarcado.

Na aviação naval pode-se imaginar missões de assalto aéreo naval em favor do CFN a partir do NAM Atlântico e outros navio capazes de suportar sua operação, versões para AEW, patrulha e reconhecimento marítimo, policia naval, SAR\C-SAR, ligação, comando e controle, guerra ASW e ASupW, guerra de minas, REVO, ressuprimento naval, guerra eletrônica e muitas outras que não lembro agora.

Olhando a questão prática onde estes vetores seriam empregados, podemos dizer que hoje, começando pela Avex, com apenas 4 batalhões de aviação, o EB poderia tentar dispor de, pelo menos, 16 unidades, a fim de dotar cada Bavex com uma esquadrilha destes vetores, sendo que o mínimo necessário, considerando a questão da disponibilidade, seriam de 6 unidades por OM, o que nos oferece a possibilidade de demandar até 24 unidades para Avex.

No caso da MB, considerando que temos somente o NAM Atlântico, que vai ter sua vida operacional mantida até 2038, pelo menos, podemos imaginar também um mínimo de 4 a 6 unidades a fim de prover o GAE daquele navio. Estes números refletem apenas a opção pelo vetor básico de carga e transporte de pessoal. Como o STOUT poderá vir a transportar cerca de 30 pax, o que equivale a pouco mais de 50% de um pelotão de inf no CFN, para realizar um assalto aero naval com 1 companhia de fuzileiros navais completa, seriam necessários entre 7 e 9 aeronaves, o que nos deixa com a possibilidade, considerando o quesito disponibilidade operativa, solicitar entre 11 a 14 unidades de forma a prover tal capacidade.

E por fim, falando em FAB, os ETA seriam as OM de destino de tais vetores, já que seriam parte essencial das novas soluções de transporte tático. Mas é importante também não esquecer que as qualidades de SAR e C-SAR de um STOUT VTOL o classificam naturalmente como vetor do PARA-SAR e do 2o\10o Gav em Campo Grande. Assim, a título de exemplo, a FAB dispõe hoje de 6 ETA, sendo que cada OM destas poderia receber de 4 a 6 unidades deste vetor, assim como o Esquadrão Pelicano. Somando tudo, no geral, a FAB teria uma demanda hipotética entre 28 e 42 aeronaves.

Então, no que diz respeito as nossas forças armadas, temos Avex com 24 unidades, aviação naval com outras 14 unidades e a FAB com até 42 aeronaves. Uma demanda hipotética para cerca de 80 unidades passíveis de equipar OM nas três forças. Se este número, podendo variar para mais ou para menos, seria suficiente para amparar um programa de desenvolvimento da versão VTOL do avião da Embraer é algo que ainda precisamos saber, dado que os custos deste tipo de aeronave não é exatamente dos mais baratos.

Imagino que a Embraer tenha não apenas capacidade como qualidade de sobra em seu pessoal de engenharia a fim de transformar um avião convencional ainda no papel em um projeto VTOL. Me parece que pelos ganhos em desempenho e operacionalidade advindos deste tipo de vetor, com certeza ele seria muito bem vindo em nossas fileiras militares. Resta saber se seríamos capazes de bancar uma ideia assim e ainda por cima lucrar com ela exportando.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#198 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 03, 2022 1:53 pm

O que o futuro nos próximos quatro anos reservam para a Embraer- EDS serão providenciais a fim de sabermos se vários projetos que foram literalmente defenestrados pelo atual cmdo da FAB poderão, ou não, ganhar nova vida, na perspectiva estatista do novo governo e da mão pesada do Estado sobre a regulação econômica.
E por que não dizer, do tipo de relação que se terá entre o governo e a Defesa.
Projetos como o STOUT, KC-390, UCAV, e mesmo o novo turbohelice da Embraer tem chances de servirem de vitrine para orientar as ações mais pragmáticas da nova gestão no sentido de subsidiar suas ações no processo de modernização das ffaa's.
A ver se a Embraer terá, ou quererá, algum tipo de influência junto ao futuro ministro da defesa a fim de pautar seus projetos em outras bases, diferentes do que foi atestado até o momento.
E mais importante, saber como, e se, o próximo Estado Maior da força aérea irá aquiescer as atuais diretivas emanadas, ou se veremos uma contramão no direcionamento das prioridades.
O histórico e o perfil das relações com os militares do próximo PR já é conhecido, e isto será levado em consideração na hora de definir, inclusive, quem será o futuro comandante.
A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#199 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Nov 03, 2022 2:53 pm

FCarvalho escreveu: Qui Nov 03, 2022 1:53 pm O que o futuro nos próximos quatro anos reservam para a Embraer- EDS serão providenciais a fim de sabermos se vários projetos que foram literalmente defenestrados pelo atual cmdo da FAB poderão, ou não, ganhar nova vida, na perspectiva estatista do novo governo e da mão pesada do Estado sobre a regulação econômica.
E por que não dizer, do tipo de relação que se terá entre o governo e a Defesa.
Projetos como o STOUT, KC-390, UCAV, e mesmo o novo turbohelice da Embraer tem chances de servirem de vitrine para orientar as ações mais pragmáticas da nova gestão no sentido de subsidiar suas ações no processo de modernização das ffaa's.
A ver se a Embraer terá, ou quererá, algum tipo de influência junto ao futuro ministro da defesa a fim de pautar seus projetos em outras bases, diferentes do que foi atestado até o momento.
E mais importante, saber como, e se, o próximo Estado Maior da força aérea irá aquiescer as atuais diretivas emanadas, ou se veremos uma contramão no direcionamento das prioridades.
O histórico e o perfil das relações com os militares do próximo PR já é conhecido, e isto será levado em consideração na hora de definir, inclusive, quem será o futuro comandante.
A ver
Sabe o que eu lembro de 2002? Que nas primeiras semanas de governo, Lula suspendeu o FX com a falsa alegação de usar os recursos no programa Fome Zero.

Sabe o que eu li hoje? Que o orçamento do próximo ano não comporta a manutenção do auxílio de 600 reais. Vamos ver qual vai ser a mágica do pessoal de transição.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#200 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 03, 2022 4:43 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qui Nov 03, 2022 2:53 pm Sabe o que eu lembro de 2002? Que nas primeiras semanas de governo, Lula suspendeu o FX com a falsa alegação de usar os recursos no programa Fome Zero.
Sabe o que eu li hoje? Que o orçamento do próximo ano não comporta a manutenção do auxílio de 600 reais. Vamos ver qual vai ser a mágica do pessoal de transição.
Abraços,
Wesley
A PLOA 2023 está fechada e o relator do projeto já mandou avisar que não tem mais espaço para nada do que foi prometido em campanha pelos candidatos. Se o relator vai bater pé no seu parecer e deixar as coisas mais complicadas para a equipe econômica que vai assumir, veremos.
O pessoal da transição tem à frente o caroço de chuchu de SP, com a missão de tentar rever os pontos do relatório do orçamento de interesse do novo governo. Há pouco espaço de manobra e menos ainda de tempo. A eleição acabou e o pessoal já pensa nas "férias" de final de ano em Brasília. Tem-se apenas 45 dias para tratar qualquer assunto antes do "fim do expediente" político deste ano em Brasília.
Quanto à FAB, nada será revisto para ano que vem. Teremos o que já está definido. Agora, a partir de 2024 vamos ver o que realmente o futuro PR irá se dispor de fato a fazer pelos programas e projetos da FAB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#201 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Nov 04, 2022 7:54 am

FCarvalho escreveu: Qui Nov 03, 2022 4:43 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qui Nov 03, 2022 2:53 pm Sabe o que eu lembro de 2002? Que nas primeiras semanas de governo, Lula suspendeu o FX com a falsa alegação de usar os recursos no programa Fome Zero.
Sabe o que eu li hoje? Que o orçamento do próximo ano não comporta a manutenção do auxílio de 600 reais. Vamos ver qual vai ser a mágica do pessoal de transição.
Abraços,
Wesley
A PLOA 2023 está fechada e o relator do projeto já mandou avisar que não tem mais espaço para nada do que foi prometido em campanha pelos candidatos. Se o relator vai bater pé no seu parecer e deixar as coisas mais complicadas para a equipe econômica que vai assumir, veremos.
O pessoal da transição tem à frente o caroço de chuchu de SP, com a missão de tentar rever os pontos do relatório do orçamento de interesse do novo governo. Há pouco espaço de manobra e menos ainda de tempo. A eleição acabou e o pessoal já pensa nas "férias" de final de ano em Brasília. Tem-se apenas 45 dias para tratar qualquer assunto antes do "fim do expediente" político deste ano em Brasília.
Quanto à FAB, nada será revisto para ano que vem. Teremos o que já está definido. Agora, a partir de 2024 vamos ver o que realmente o futuro PR irá se dispor de fato a fazer pelos programas e projetos da FAB.
Lula busca novos comandantes paras as Forças Armadas

Em abril deste ano, período de pré-campanha, o petista disse que demitiria até 8 mil militares de cargos comissionados, se fosse eleito.

Contudo, a demissão precisa ser feita com cautela e justificativa, já que Lula tem receio de criar uma revolta entre os militares. Outro ponto são os projetos caros ao governo que estão nas mãos das Forças Armadas, como a proposta de um submarino nuclear, que segue na Marinha.

O veículo de notícias lembra que, durante os governos do PT, houve resistência de alguns oficiais da Marinha em dar continuidade ao projeto. Ao grupo, interessava mais usar os recursos na compra de navios.
https://br.noticias.yahoo.com/lula-busc ... 55058.html




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#202 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 04, 2022 1:16 pm

Eu tinha lido essa matéria acho que ontem. A procura por novos comandantes está bem limitada e vai depender, também, de quem for o novo ministro da defesa, que será um civil, desde que sem ligações com o partido e nem "histórico comunista" conforme informações a boca pequena de dentro das forças. Segue o mesmo recado enviado durante as eleições: 'me esquece que é melhor'.

Os projetos estratégicos serão mantidos e na medida do possível, devem receber os aportes necessários ao seu desenvolvimento, já que servem, e servirão, de bandeira do governo junto ao público militar. Quanto a este aspecto não se espera que haja mudanças, pois o novo PR sabe muito bem do zelo dos militares pelos projetos das forças, que aliás, vários deles iniciados nos seus governos anteriores. Tirar dinheiro deles ou promover descontinuidade e\ou cancelamentos é um tiro no pé nos primeiro minuto de jogo. Se fizer isso, e acredito a priori não fará, dá um atestado de burrice ou de muita boçalidade. E ele pode até ser boçal, mas burro com certeza não é.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#203 Mensagem por arcanjo » Sex Nov 11, 2022 2:46 pm

Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, decidiu deixar a empresa em abril do próximo ano, quando se encerra o seu mandato.

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... -seguranca

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#204 Mensagem por arcanjo » Ter Jan 17, 2023 10:52 am

Embraer pretende impulsionar seus planos de expansão em solo indiano
Com a expectativa de que a Índia gaste US$ 130 bilhões na modernização de suas Forças Armadas, a Embraer, principal fabricante brasileira no segmento de defesa e segurança, planeja aumentar as parcerias locais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6tFT70YfvGIz5w7ujBhsk9HTAQlj5Ru3PT04gxWiEpXL3IyA8uDDJsgvfDV1_haKzLxsFUtHaobcR_j_n92sN4D4uPYvAO8IwLc1P2Nh1fuW3bKyk3dEbC5DMh3PLWggM11oCYvvSF53m_OoQ9AF1poLtyBSlM3UuOe8473h0XaveIcwRzvpNKtY2hA/s1896/KC-390-campanha-de-testes.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -seus.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#205 Mensagem por Túlio » Ter Jan 17, 2023 1:14 pm

arcanjo escreveu: Ter Jan 17, 2023 10:52 am Embraer pretende impulsionar seus planos de expansão em solo indiano
Com a expectativa de que a Índia gaste US$ 130 bilhões na modernização de suas Forças Armadas, a Embraer, principal fabricante brasileira no segmento de defesa e segurança, planeja aumentar as parcerias locais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6tFT70YfvGIz5w7ujBhsk9HTAQlj5Ru3PT04gxWiEpXL3IyA8uDDJsgvfDV1_haKzLxsFUtHaobcR_j_n92sN4D4uPYvAO8IwLc1P2Nh1fuW3bKyk3dEbC5DMh3PLWggM11oCYvvSF53m_OoQ9AF1poLtyBSlM3UuOe8473h0XaveIcwRzvpNKtY2hA/s1896/KC-390-campanha-de-testes.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -seus.html

abs.

arcanjo
Uma coisa interessante seria a EMBRAER se envolver no Tejas, aquele caça que não deslancha nunca: aos que disserem "mas a empresa nunca desenvolveu um caça" respondo que também nunca tinha desenvolvido um Cargo e, no entanto, partindo praticamente do zero, chegou a isso:


Imagem

https://www.cavok.com.br/imagens-embrae ... ica-tcheca


Lembrar ainda que a Julieta teve que decolar já na reserva para voar apenas umas 25 milhas com um Stryker - bem mais leve que o Pandur - tão "pelado" quanto foi possível.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#206 Mensagem por Aim For The Top » Ter Abr 11, 2023 3:51 pm

Link com Brochuras de TODOS os produtos da Embraer defesa e segurança.


https://embraerdefense.digitalws.co/




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#207 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 12, 2023 10:56 am

Embraer launches the A-29N Super Tucano in NATO configuration
- New version of the aircraft will feature equipment to meet NATO's operational requirements

- A-29 has been selected by more than 15 air forces worldwide

Imagem

Rio de Janeiro, Brazil - April 12, 2023 – Embraer announced today, during LAAD Defence & Security 2023, the launch of the A-29 Super Tucano aircraft, light attack aircraft, armed reconnaissance, and advanced training, in the configuration of NATO (North Atlantic Treaty Organization), with an initial focus on meeting the needs of nations in Europe. The new version of the aircraft, the A-29N, will include equipment and features to fulfill NATO's operational requirements, such as a new datalink and single-pilot operation.



These features will further increase the aircraft's employment possibilities, allowing, for example, its use in JTAC (Joint Terminal Attack Controller) training missions. Training devices will also be upgraded to the world's most demanding standards, including virtual, augmented, and mixed reality.



“This is a new stage in the operational life of the A-29 Super Tucano,” said Bosco da Costa Junior, President and CEO of Embraer Defense and Security. “We see many application possibilities for the A-29N at the moment. Several European countries have shown interest in specific aircraft capabilities that we have now introduced with this version.”



With more than 260 units delivered worldwide, the aircraft has been selected by more than 15 air forces worldwide, including the United States Air Force (USAF).



Developed as a highly versatile aircraft, the A-29 Super Tucano can perform a broad range of missions, including light attack, aerial surveillance and interception, and counterinsurgency. The A-29 is rugged and versatile, operating from remote and unpaved runways on forward deployed operational bases with little support, all with low operating costs and high availability (above 90%).



In addition to combat roles, the aircraft is widely used as an advanced trainer. Its ability to simulate combat missions and upload and download flight data has made it a highly effective training platform. As a real multi-mission aircraft, the A-29 has the flexibility to provide air forces with a single platform for light attack, armed reconnaissance, close air support, and advanced training, thus optimizing their fleets.



It is equipped with various state-of-the-art sensors and weapons, including an electro-optical/infrared system with laser designator, night vision goggles, secure voice communications, and a data-link package. Thus, the A-29 Super Tucano represents the gold standard in its field, combining superior aircraft performance with 21st-century weapons, integrated sensors, and surveillance systems to create a highly influential air power component.



Follow us on Twitter: @Embraer




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#208 Mensagem por Strike91 » Ter Mai 23, 2023 2:23 pm

Possível venda de KC-390 ou Super Tucano à vista...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#209 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2023 2:33 pm

Strike91 escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:23 pm Possível venda de KC-390 ou Super Tucano à vista...
Como aquela gente faz tempo que tá nessa de vender tudo, talvez estejam interessados em empurrar o que sobrou da DENEL SOC pra EMBRAER; talvez (TALVEZ*) seja um bom negócio (e como tudo lá é movido a corrupção, vai que, umas propinas aqui e outras ali, levam por preço de feirão).

(*) - Um dos problemas é que o filé já foi levado embora pelo zorópas e Árabes.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#210 Mensagem por Strike91 » Ter Mai 23, 2023 3:14 pm

Túlio escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:33 pm
Strike91 escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:23 pm Possível venda de KC-390 ou Super Tucano à vista...
Como aquela gente faz tempo que tá nessa de vender tudo, talvez estejam interessados em empurrar o que sobrou da DENEL SOC pra EMBRAER; talvez (TALVEZ*) seja um bom negócio (e como tudo lá é movido a corrupção, vai que, umas propinas aqui e outras ali, levam por preço de feirão).

(*) - Um dos problemas é que o filé já foi levado embora pelo zorópas e Árabes.
Túlio, aparentemente você acertou, acabei de pesquisar nas mídias locais sul-africana e comentam que está "provavel" parceria da Embraer envolver a "quase finada" Denel!!!
Devia arriscar jogar na mega Sena hoje, vai que.... :mrgreen:
Aparentemente será algo relacionado a vendas de KC-390!!!




Responder