Embraer Defense Systems - EDS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#166 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 10, 2021 8:46 pm

Cassio escreveu: Qua Nov 10, 2021 7:19 pm Não entendi o que quiz dizer com 6o GAv? Fala em converter esse aviões em E-99?
Sim, pelo menos os 8 ERJ-145 que estão disponíveis hoje. Serem convertidos em E-99 e R-99 também. Precisamos mais destes modelos do que o GTE e o 2o/2o GT de aviões de transporte. Claro, se a conta custo x benefício nos for favorável, além de ser tecnicamente possível.
Até porque a Embraer tem aí o Praetor 600 em versão AEW&C, que apesar do tamanho possui capacidades bastante superlativas, e obviamente a empresa gostaria de vendê-los à FAB do que transformar os ERJ. Sem contar a família E-Jet que também oferece possibilidades neste campo.
Como os E/R-99 ainda duram mais uns 15/20 anos após a modernização, seria interessante fazer isso. A disponibilidade daria um salto qualitativo enorme. E daria menos trabalho também já que todos os aviões do tipo seriam concentrados em uma única base aérea facilitando a manutenção.
Seria o caso de adicionar mais 5 AEW&C e outros 3 ISR, totalizando 10 aeronaves de alerta aérea e 6 de reconhecimento para a FAB.
Ainda não creio que seja o ideal, mas já é melhor do que o temos hoje, mesmo depois de quase vinte anos de introdução destes modelos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#167 Mensagem por Cassio » Qua Nov 10, 2021 9:40 pm

Ok, entendi. Obrigado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#168 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 29, 2022 12:24 pm

Cássio, se puderem responder, qual a viabilidade de os E-JET serem adaptados para Revo? É possível?
Digo no sentido de serem usados como reabastecedores.
O custo x benefício de um avião deste tamanho fazendo este tipo de missão compensa ou é uma ideia errática para qualquer força aérea?
grato.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#169 Mensagem por Cassio » Dom Jan 30, 2022 4:54 pm

Não faz sentido a Embraer oferecer um Ejet REVO se ela tem o KC390, o qual precisa vender.

Se é viável um EJet reabastecedor? Do ponto de vista estrutural sim.... do ponto de vista operacional, não sei.... Quanto poderia transportar de combustível? Valeria a pena? Qual seria seu alcance? Precisa fazer algumas contas.
Quanto custaria? Um bocado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#170 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 11:47 am

A Embraer já pensou em entrar no mercado de helos seja sozinha ou em parceria com alguma empresa do ramo?
Seria um bom negócio para nós?
As necessidades de helos nas 3 forças armadas do Brasil são muito maiores que a nossa vã capacidade de investimento nelas, mas isso não significa que se abra mão de tentar obter as reais condições que se precisa ter.
Na Avex proximamente os Pantera K2 e os Fennec precisarão ser substituídos, e isto abre uma oportunidade para um ou dois tipos de helos na frota, do tipo leve e médio-leve.
Helibrás e Leonardo obviamente estão de olho, e tem produtos disponíveis para oferecer. Idem para a MB que precisa substituir a sua frota de Esquilo via programa UHL.
Eu particularmente gostaria de ver a Embraer investindo neste tipo de aeronave no futuro:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Bell_V-280_Valor_hover_demo%2C_2019_Alliance_Air_Show.jpg

Me parece que os till rotor seriam uma excelente opção para várias de nossas necessidades nas 3 forças. Pensar neles seriamente deveria ser um de nossos deveres de casa para o futuro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#171 Mensagem por Cassio » Ter Fev 08, 2022 8:59 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 11:47 am A Embraer já pensou em entrar no mercado de helos seja sozinha ou em parceria com alguma empresa do ramo?
Seria um bom negócio para nós?
As necessidades de helos nas 3 forças armadas do Brasil são muito maiores que a nossa vã capacidade de investimento nelas, mas isso não significa que se abra mão de tentar obter as reais condições que se precisa ter.
Na Avex proximamente os Pantera K2 e os Fennec precisarão ser substituídos, e isto abre uma oportunidade para um ou dois tipos de helos na frota, do tipo leve e médio-leve.
Helibrás e Leonardo obviamente estão de olho, e tem produtos disponíveis para oferecer. Idem para a MB que precisa substituir a sua frota de Esquilo via programa UHL.
Eu particularmente gostaria de ver a Embraer investindo neste tipo de aeronave no futuro:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Bell_V-280_Valor_hover_demo%2C_2019_Alliance_Air_Show.jpg

Me parece que os till rotor seriam uma excelente opção para várias de nossas necessidades nas 3 forças. Pensar neles seriamente deveria ser um de nossos deveres de casa para o futuro.
Sim, já pensou sim... já inclusive chegou a firmar uma parceria que, logo em seguida foi desfeita... Dizem que foi logo depois de se dar conta de que iria entrar numa "fria".

Estudou depois outras alternativas, mas nunca foi para frente.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#172 Mensagem por Túlio » Ter Fev 08, 2022 10:43 pm

Cassio escreveu: Ter Fev 08, 2022 8:59 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 11:47 am A Embraer já pensou em entrar no mercado de helos seja sozinha ou em parceria com alguma empresa do ramo?
Seria um bom negócio para nós?
As necessidades de helos nas 3 forças armadas do Brasil são muito maiores que a nossa vã capacidade de investimento nelas, mas isso não significa que se abra mão de tentar obter as reais condições que se precisa ter.
Na Avex proximamente os Pantera K2 e os Fennec precisarão ser substituídos, e isto abre uma oportunidade para um ou dois tipos de helos na frota, do tipo leve e médio-leve.
Helibrás e Leonardo obviamente estão de olho, e tem produtos disponíveis para oferecer. Idem para a MB que precisa substituir a sua frota de Esquilo via programa UHL.
Eu particularmente gostaria de ver a Embraer investindo neste tipo de aeronave no futuro:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Bell_V-280_Valor_hover_demo%2C_2019_Alliance_Air_Show.jpg

Me parece que os till rotor seriam uma excelente opção para várias de nossas necessidades nas 3 forças. Pensar neles seriamente deveria ser um de nossos deveres de casa para o futuro.
Sim, já pensou sim... já inclusive chegou a firmar uma parceria que, logo em seguida foi desfeita... Dizem que foi logo depois de se dar conta de que iria entrar numa "fria".

Estudou depois outras alternativas, mas nunca foi para frente.
E aí chegamos a um ponto que eu poderia ter mencionado lá no tópico da enrolation DESAER 171: por que alguma startup não tenta desenvolver um heli leve e inovador, tipo um biplace híbrido para começar? Se deslanchar pode muito bem partir para modelos maiores.

Lembremos, a EMBRAER não começou com um E-Jet mas com um BANDECO.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#173 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 09, 2022 2:35 pm

Cassio escreveu: Ter Fev 08, 2022 8:59 pm Sim, já pensou sim... já inclusive chegou a firmar uma parceria que, logo em seguida foi desfeita... Dizem que foi logo depois de se dar conta de que iria entrar numa "fria".
Estudou depois outras alternativas, mas nunca foi para frente.
Falas daquela natimorta cooperação com a então Agusta Westland, que não saiu do lugar? Me parece uma decisão acertada, visto que os italianos até o momento fizeram muitas promessas em no setor de helos no Brasil mas que não saíram do papel. Incluisve uma linha de produção dos AW-109/119.
Particularmente gostaria que a empresa visse com atenção o mercado de till rotor. É uma área pouco, diria nada, explorada no mercado civil, e os modelos propostos estão demorando muito para tornar-se realidade.
Talvez seja uma boa opção dar um passo a frente dos concorrentes e propor um conceito de till rotor comercial que seja ao mesmo tempo viável, econômico e inovador.
Quem sabe dá certo.
O mercado de helos civis no Brasil apesar de ser o segundo ou terceiro maior do mundo, não possui a regularidade necessária em termos de aquisições que justifique o investimento de um helo novo olhando para ele. E a maioria dos helos aqui é de categoria leve e médio-leve. Os meio-pesado e pesados estão começando a ganhar espaço mas é algo ainda muito incipiente para dar conta de qualquer projeto proposto made in Brasil também.
Um helo de treinamento conjunto para as ffaa's talvez fosse a ponta de lança para colocar um projeto nacional para funcionar, mas isto também é hoje porta fechada, ainda que as quantidades sejam relativamente substantivas a se encomendar no curto e médio prazo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#174 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 09, 2022 2:40 pm

Túlio escreveu: Ter Fev 08, 2022 10:43 pm
E aí chegamos a um ponto que eu poderia ter mencionado lá no tópico da enrolation DESAER 171: por que alguma startup não tenta desenvolver um heli leve e inovador, tipo um biplace híbrido para começar? Se deslanchar pode muito bem partir para modelos maiores.
Lembremos, a EMBRAER não começou com um E-Jet mas com um BANDECO.
Se formos olhar o mercado interno, os custos de formação de pilotos de asa fixa ou rotativa são extravagantes, limitando, e muito, a quantidade de pessoas que podem pagar por eles.
Uma alternativa seria tentar colocar um helo como o proposto nos aeroclubes de forma a ele ser uma proposta mais simples e barata para a formação de novos pilotos.
Mas esse tipo de ideia é muito complicado dado que estes mesmos aeroclubes, em sua grande maioria vivem à mingua em termos financeiros, e dificilmente teriam como arcar sozinhos com a aquisição de um produto nacional. Considerar também o tal do custo Brasil para se fazer qualquer coisa por aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#175 Mensagem por Túlio » Qua Fev 09, 2022 2:59 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 09, 2022 2:40 pm
Se formos olhar o mercado interno, os custos de formação de pilotos de asa fixa ou rotativa são extravagantes, limitando, e muito, a quantidade de pessoas que podem pagar por eles.
Uma alternativa seria tentar colocar um helo como o proposto nos aeroclubes de forma a ele ser uma proposta mais simples e barata para a formação de novos pilotos.
Mas esse tipo de ideia é muito complicado dado que estes mesmos aeroclubes, em sua grande maioria vivem à mingua em termos financeiros, e dificilmente teriam como arcar sozinhos com a aquisição de um produto nacional. Considerar também o tal do custo Brasil para se fazer qualquer coisa por aqui.
O problema não é este e sim a maneira como olhamos para o problema: desde criança fomos ensinados a pensar como XUXAS bem adestrados, tudo nasce ou não conforme a vontade do deus-baal-estado. Notar, fui ensinado (escola não EDUCA, isso é em casa) nos tempos do "gópi" e era a mesma conversa mole de hoje, se é estatal é bom, livre iniciativa é coisa de gente gananciosa (significando malvada), tinha até cartilha em quadrinhos mostrando como era bom pagar imposto e o quão melhor a PETROBRAS era por ser estatal.

Por que vim para este lado? ÓBVIO, se encolher o estado (e nem interessa se o governo da hora for bonzinho ou malvadão), se pode/deve reduzir os impostos, e uma coisa é uma hora de voo num Aeroclube depois de bateladas de taxas e muita mas MUITA buRRocracia, e outra BEM DIFERENTE é sem esse monte de freios que impedem o desenvolvimento; idem comprar os insumos e serviços, que vão desde lubrificantes e Manutenção até aeronaves prontas para voar.

No que essa geringonça encolher (duvido mas...) a Iniciativa Privada cresce ao natural, porque passa a haver Mercado que justifique o desenvolvimento de produtos e insumos para eles, seja carros, aviões ou helicópteros.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#176 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 09, 2022 3:25 pm

Túlio escreveu: Qua Fev 09, 2022 2:59 pm
FCarvalho escreveu: Qua Fev 09, 2022 2:40 pm Se formos olhar o mercado interno, os custos de formação de pilotos de asa fixa ou rotativa são extravagantes, limitando, e muito, a quantidade de pessoas que podem pagar por eles.
Uma alternativa seria tentar colocar um helo como o proposto nos aeroclubes de forma a ele ser uma proposta mais simples e barata para a formação de novos pilotos.
Mas esse tipo de ideia é muito complicado dado que estes mesmos aeroclubes, em sua grande maioria vivem à mingua em termos financeiros, e dificilmente teriam como arcar sozinhos com a aquisição de um produto nacional. Considerar também o tal do custo Brasil para se fazer qualquer coisa por aqui.
O problema não é este e sim a maneira como olhamos para o problema: desde criança fomos ensinados a pensar como XUXAS bem adestrados, tudo nasce ou não conforme a vontade do deus-baal-estado. Notar, fui ensinado (escola não EDUCA, isso é em casa) nos tempos do "gópi" e era a mesma conversa mole de hoje, se é estatal é bom, livre iniciativa é coisa de gente gananciosa (significando malvada), tinha até cartilha em quadrinhos mostrando como era bom pagar imposto e o quão melhor a PETROBRAS era por ser estatal.
Por que vim para este lado? ÓBVIO, se encolher o estado (e nem interessa se o governo da hora for bonzinho ou malvadão), se pode/deve reduzir os impostos, e uma coisa é uma hora de voo num Aeroclube depois de bateladas de taxas e muita mas MUITA buRRocracia, e outra BEM DIFERENTE é sem esse monte de freios que impedem o desenvolvimento; idem comprar os insumos e serviços, que vão desde lubrificantes e Manutenção até aeronaves prontas para voar.
No que essa geringonça encolher (duvido mas...) a Iniciativa Privada cresce ao natural, porque passa a haver Mercado que justifique o desenvolvimento de produtos e insumos para eles, seja carros, aviões ou helicópteros.
Historicamente somos um país estatista desde sempre. É uma cultura incrustada no cerne da sociedade, da política (e dos políticos) bem como do próprio Estado.
Fazer esta desconstrução é um processo que já vem de longa data mas que começou, mal ou bem, no início dos anos 1990 e vem desde lá aos trancos e barrancos.
Se olharmos o Brasil podemos ver que dos mais de 5000 municípios existentes, quase 60% deles sequer tem economia própria para se manter, sendo total ou grandemente dependentes dos impostos e serviços dos Estados e da União. Feitos a troco de caixa para serem apenas mais uma fonte de financiamento dos coronéis de barranco e suas trupes locais e que existem em todos os rincões, e obviamente alimentados pela viúva.
Como não podemos mudar este quadro em tempo visível, o que nos resta é tentar fazer o que for possível com os instrumentos que temos á mão. E o que temos a mão é a possibilidade de investir em produtos e soluções que mesmo com todas as dificuldades podem vir a ser concretizados no curto, médio e longo prazo dependendo da capacidade de investimento de cada empreendedor.
Diminuir o Estado no Brasil é até uma necessidade urgente a meu ver, mas que não pode ser feita, também, a troco de caixa, já que a maioria da população ainda vive em condições nas quais a presença dos serviços do Estado são uma necessidade imperiosa. Falo principalmente pela minha região.
Enfim, o nosso modelo de desenvolvimento é estatista, mas há espaço para mudanças, desde que a sociedade as queira e deseje, e faça disto, um voto, e deste, a projeção de mudanças concretas.
Temos que começar por algum lugar. Esperar por grandes mudanças no cenário nacional é ilusão e perda de tempo. Continuar propondo, insistindo, planejando, inovando é a parte que nos cabe. Até porque, cedo ou tarde, em economias ditas capitalistas liberais, a economia acaba por si mesma fazendo com que a sociedade se ajuste, e pressione o Estado por ajustar-se as suas demandas.
Mas estas são mudanças que se contam em anos, quiçá em décadas. Mas não creio que sejamos tão pacientes assim. Não faz parte do nosso escopo cultural pensar além do próprio umbigo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#177 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 24, 2022 6:07 pm

KC-390 - menos 6 para 22, e agora menos 7 para 15...
STOUT - cancelado...
UCAV - cancelado...
Gripen F - produção na Suécia...
Gripen E - + 26, mas quantos fabricados no Brasil :?:

Dias difíceis para a Embraer. [001]
E ainda tem quem acredite no futuro da nação. Que país é esse.... :oops:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#178 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 24, 2022 8:08 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 24, 2022 6:07 pm KC-390 - menos 6 para 22, e agora menos 7 para 15...
STOUT - cancelado...
UCAV - cancelado...
Gripen F - produção na Suécia...
Gripen E - + 26, mas quantos fabricados no Brasil :?:

Dias difíceis para a Embraer. [001]
E ainda tem quem acredite no futuro da nação. Que país é esse.... :oops:
Não entendo. Até pouco tempo atrás eu via muitos aqui chamando a FAB de TAB, porque sempre priorizou a aviação de transporto em detrimento a ponta da lança. Agora a FAB tem um comandante que claramente está empenhado em reverter isso, priorizando a operacionalidade e a aviação de caça, e agora a crítica é por isso?




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#179 Mensagem por Túlio » Ter Mai 24, 2022 8:27 pm

henriquejr escreveu: Ter Mai 24, 2022 8:08 pm
Não entendo. Até pouco tempo atrás eu via muitos aqui chamando a FAB de TAB, porque sempre priorizou a aviação de transporto em detrimento a ponta da lança. Agora a FAB tem um comandante que claramente está empenhado em reverter isso, priorizando a operacionalidade e a aviação de caça, e agora a crítica é por isso?
Eu nunca chamei de TAB (exceto quando zoando o autor do acrônimo, o Talha véio [086]), justamente por conseguir compreender a importância da capacidade de Transporte Aéreo no 5º maior País do mundo.

Minha dúvida se prende ao nosso véio DB estar chegando a VINTE ANOS e seus integrantes ainda não entenderem o papel do Transporte na Logística das Forças.

MIL supercaças e uma dúzia e meia de Cargos, quanto duram no combate mesmo, ainda mais se operando em dispersão?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: Embraer Defense Systems - EDS

#180 Mensagem por Strike » Qua Mai 25, 2022 5:08 am

FCarvalho escreveu: Ter Mai 24, 2022 6:07 pm KC-390 - menos 6 para 22, e agora menos 7 para 15...
STOUT - cancelado...
UCAV - cancelado...
Gripen F - produção na Suécia...
Gripen E - + 26, mas quantos fabricados no Brasil :?:

Dias difíceis para a Embraer. [001]
E ainda tem quem acredite no futuro da nação. Que país é esse.... :oops:

Com relação ao KC-390, eu estava lembrando aqui que a União não pode reduzir um contrato acima de 25%, pois pagaria uma pesada multa e no caso a redução de 25% já foi feita inclusive na época a FAB já queria reduzir para as 15 unidades, mas por conta dessa multa que a embraer não abriu mão foi acordado nas 22 unidades. Como vai ser agora vai pagar a multa? A FAB parece que não tem o mínimo de planejamento de suas ações.

Seria o cancelamento da contrapartida da FAB nos projetos do UCAV de 5°geração da Embraer e na aeronave de transporte híbrida STOUT reflexos desta "celeuma" judial entre as partes?? Ou apenas mais uma vez a falta de planejamento orçamentario e visão estratégica da força?!




Brava Gente Brasileira ..!
Responder