Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1111 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 24, 2024 12:04 pm

Segundo notícias que chegam do país vizinho, o governo argentino vai mesmo fechar o negócio para até 24 F-16 dinamarqueses mais um pacote de apoio e armamento. Tudo para este ano.
Os USA chegaram a disponibilizar cerca de 38 células usadas, entre Block 10 e 15.
Enfim um alento para a FAA.
Ainda falta resolver o problema dos Super Standart e SEM da aviação naval.
Do jeito que o Milei é doido, capaz de pedir, e receber, F-18C/D de lambuja.
E tirar o sono de vez dos britânicos.
A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1112 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jan 29, 2024 6:27 am

Argentina descartó a China como proveedor militar y comprará 24 aviones de combate a Dinamarca con el aval de EE.UU.

Javier Milei ratificó su sintonía con la Casa Blanca frente al lobby desplegado desde Beijing para obtener un contrato con la Fuerza Aérea que implicaba su dependencia tecnológica con el aparato militar-industrial del régimen comunista

...

Milei y su ministro de Defensa, Luis Petri, conocen está dinámica en la compra de los aviones de combate y los trámites burocráticos en el Edificio Libertador se mueven a marcha forzada. Si la operación no se cierra a fines de febrero, se cae la adquisición por falta de financiamiento que es aceitado por el Pentágono.

...

https://www.infobae.com/politica/2024/0 ... l-de-eeuu/




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1113 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 10:20 am

Os caras tem pressa e não é à toa.
Ao menos para mim é motivo de satisfação ver a FAA novamente voltando a ter sua aviação de caça disponível, e agora com um vetor realmente efetivo, apesar das limitações e idade.
Creio que irão levar uns dois anos pelo menos até que estes 24 F-16 estejam plenamente operacionais com tripulações, técnicos de terra e material de suporte.
De qualquer jeito, serão um excelente sparring para os Gripen E da FAB. :twisted:
Estou começando a ficar empolgado com a Cruzex 2026. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1114 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2024 10:36 am

Falando em Cruzex, apesar deste exercício ser o maior em termos de complexidade e amplitude operacional na América do Sul, a mim faz muita falta a FAB realizar mais operações binacionais com as forças aéreas da vizinhança, principalmente as que possuem aviação de caça que possa oferecer oportunidades de crescimento mútuo e aprendizagem.

Infelizmente a maioria dos nossos vizinhos não tem caças para podermos fazer isso com mais regularidade, apesar de que, penso, com alguma iniciativa do MD, mesmo exercícios internos da FAB como o Tápio e outros poderiam ser melhor aproveitados convidando os vizinhos a participar de acordo com suas capacidades.

Chamam os yankees lá da caixa prego para vir aqui em Campo Grande mas não convidam os vizinhos aqui ao lado. No mínimo é de se questionar os critérios deste tipo de participação.

Com a FAA voltando a operar caças de primeira linha, espero que também possamos aproveitar tudo o que estes F-16 possam nos oferecer, visto que eles vão levar bastante tempo até dominarem plenamente a sua operação. E nada demais aproveitar este momento para "oferecer os Gripen E" para eles fazerem isso com mais celeridade, qualidade e em altíssimo nível. E duvido que não aceitem tal oferta. O ganho é de ambas forças aéreas.

Por aqui seria muito interessante que fizéssemos mais operações daqui para frente com Argentina, Chile, Peru, Colombia e Equador. A Venezuela é um caso a parte. Bolívia, Paraguai e Uruguai deveriam ser objeto de tratativas para algum negócio para os Gripen C\D usados, visto que, bolivianos e uruguaios possuem condições, ainda que restritas, para operar algumas poucas unidades do caça sueco, o que olhando a realidade objetiva destas forças aéreas hoje, seria um salto quântico para elas.

A chegada dos Gripen E\F pode, e deve, nos levar a uma maior intergração com as forças aéreas sul americanas. Fomentar as relações com os vizinhos a nível militar, principalmente, também é uma forma de diplomacia e de garantir que nossa defesa esteja sempre à altura das necessidades que temos. E como digo, a segurança e a estabilidade de nossos vizinhos é um princípio básico para a nossa defesa. Qualquer coisa fora disso é dar um tiro no pé. E os militares aqui, ao menos eles, parecem entender bem isso.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1115 Mensagem por Brasileiro » Ter Jan 30, 2024 10:43 am

Gosto muito do F-16, mas essa compra aí é absolutamente inócua. Em termos de degrau tecnológico, fazem par aos Mirage-2000 que adquirimos em 2005, 19 anos atrás. Curiosamente, como esses caças foram fabricados bem naquele período pós-Malvinas, a FAA recomçea exatamente de onde parou.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1116 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 30, 2024 10:46 am

Uma FA a menos para nos preocuparmos.

Esses F-16, no máximo, virão com uns AIM-7 de algum canto remoto, duvido que UK não faça uma pressão gigantesca pra ser negado a venda até de AIM-120C5.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1117 Mensagem por gusmano » Ter Jan 30, 2024 11:21 am

Calma... só acredito no hangar, na verdade.. só acredito voando...e olhe lá.

[]´s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1118 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2024 11:23 am

Os F-16 dinamarqueses passaram por diversos MLU ao longo da vida operacional, então, espera-se que estejam moderadamente atualizados em termos de aviônica.

Quanto à sua vida útil, a FAA não deve fazer com eles nada diferente que a FAB será capaz aqui com os Gripen E\F, que devem voar bem pouco anualmente, já que as raras horas destinadas à aviação de caça sempre ficam abaixo das 100 horas\ano por piloto. Algo como 70 a 80 horas\ano na prática. Talvez até abaixo disso. Mas é claro, que os brigadeiros não contam isso para ninguém. Nem mesmo para os governos de plantão.

O USA vão garantir todo o pacote de CLS e armamento necessário para estes caças. Os sites argentinos andam falando muito sobre os temos destes contratos e do que será liberado pelos yankees, mas fato é que isto é um segredo trancado a sete chaves, e a FAA obviamente não vai abrir para ninguém.

De qualquer forma, só o fato de recomeçar a sua aviação de caça serve de alento para a FAA nos próximos vinte anos, que é o tempo mínimo que esses F-16 devem aguentar voar por lá, até começar a abrir o bico pelo final da vida das células. O que vão fazer depois disso, é um mistério, e as alternativas serão bem menores.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1119 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2024 11:26 am

gusmano escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:21 am Calma... só acredito no hangar, na verdade.. só acredito voando...e olhe lá.
[]´s
No que depender do orçamento anual da FAA, nem isso vão fazer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1120 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jan 31, 2024 6:43 am

Nos fóruns hermanos o que mais se menciona é que esses caças são Tape 6.5, a ponto de uns mais empolgados já estarem colocando eles em pé de igualdade com os Gripens E/F... dá até dó. :twisted:

Com relação à aquisição em si, os argentinos não tinham muitas opções. Vejamos:

1- Os EUA deixaram bem claro o seu descontentamento com relação à aquisição de armamento chinês;

2- Os EUA segurando a coleira dos argentinos (FMI). Aí, manda quem pode e obedece quem tem juízo;

3- Nas últimas notícias os JF-17 vinham dando um show de indisponibilidade;

4- E o ponto mais importante: La Plata! Que os argentinos não tem.


Na mesma onda podemos esperar um desfecho para os blindados (Stryker), reabastecedores (KC-135) e transporte médio (C-27J Spartan). Tudo graças ao FMS.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1121 Mensagem por gusmano » Qua Jan 31, 2024 10:51 am

É... mas essa escolha pelo F16 e não pelo JF envolve mais coisas. O JF fazia parte de um acordo financeiro mais amplo (com outras coisas não relacionadas a defesa) entre china e hermanos, o caça era um "pedaço" do bolo.. vai dar barulho ainda.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1122 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 1:59 pm

Os norte americanos, salvo engano, tem vários C-27 parados na USCG, e que não estão mais em uso. Repassar aos argentinos por um preço simbólico, já que ninguém mais quer eles, aparentemente, deve ser mais uma cartada para afastar de vez os chinas. Idem os KC-135 que já existem muitos a disposição nos estoques da USAF. E eles vão precisar mesmo.

Não duvido que o tio Sam também não ceda para o EA alguns Black Hawk desses que serão retirados de operação por estes tempos. Eles estão atrás de recompor a frota de helos deles também.

Enfim, qualquer trocado que vier de Washington na seara militar será aceito de muito bom grado pela casa rosada. E sem direito a reclamações. Mas é a vida. E as regras são conhecidas. É aceitar que dói menos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1123 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 2:08 pm

gusmano escreveu: Qua Jan 31, 2024 10:51 am É... mas essa escolha pelo F16 e não pelo JF envolve mais coisas. O JF fazia parte de um acordo financeiro mais amplo (com outras coisas não relacionadas a defesa) entre china e hermanos, o caça era um "pedaço" do bolo.. vai dar barulho ainda.

abs

Já deu, o Milei tentou renovar aquele SWAP bilionário com o Xing Ling e recebeu um NÃO!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1124 Mensagem por EduClau » Dom Fev 04, 2024 1:13 pm



Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1125 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2024 4:56 pm

Morrem falando mal de nós, mas não vivem sem a gente. :mrgreen:
E dá-lhe Embraer. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder