Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1 Mensagem por arcanjo » Seg Jun 17, 2019 5:53 pm

17 June 2019
Argentine Pucarás to return with a new mission

Santiago Rivas, Buenos Aires - Jane's Defence Weekly

The Argentine Air Force (FAA) has decided to restart work on a Pucará aircraft prototype, the IA-58H, with Pratt & Whitney PT-6A-62 engines and complete its certification in July, a senior FAA source told Jane’s. The move comes as the force plans to retire its remaining IA-58A Pucará attack aircraft in September.

The intention is to develop a new surveillance platform that will be presented in October. The prototype and two other Pucarás will receive a new surveillance pod with gyro-stabilised sensors developed by the Argentine company FixView. The pod will have a wireless connection that will enable it to be controlled using a screen and console installed in the rear of the cockpit.

https://www.janes.com/article/89299/arg ... ew-mission

abs.

arcanjo




Editado pela última vez por arcanjo em Qua Jan 25, 2023 12:19 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#2 Mensagem por Túlio » Seg Jun 17, 2019 6:01 pm

Mas aí não é mole, o que a Argentina estava desenvolvendo em aeronaves militares nos anos 70? Pucará e Pampa. O que está desenvolvendo agora, quase meio século depois? Pucará e Pampa!!!

JAXUIXXXXXXXX, que venha logo o meteoro............ :roll: :roll: :roll: :roll:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#3 Mensagem por avc1 » Seg Jun 17, 2019 6:30 pm

Lixo de avião....uma bosta




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#4 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 03, 2019 6:16 pm

Notícia do Caiafa, Argentina de FA-50.

http://tecnodefesa.com.br/argentina-com ... guatemala/

Imagem

Mas duvido que um dia levem tudo isso nos cabides... :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#5 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2019 11:53 am

Bem, pode-se dizer que o FA-50 é como se fosse um A-1M com motor F-404 com pós-combustor. Nada mais é que jato LITF com capacidade supersônica. Não é o ideal, mas para quem sequer tem caças hoje disponíveis, pode ser mais do que se possa suportar.
No mais, que 4 aeronaves seriam estas oferecidas à armada argentina?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#6 Mensagem por Bourne » Qui Jul 04, 2019 6:35 pm

Parece que tem coisa nesse negócio dos FA-50. Talvez, vinculado com exportação de commodities para Coreia do Sul ou parceria mais profunda para montagem local.

Vai que os coreanos estão de olho na possível compra de treinadores (ou caças de baixo custo) na América Latina. A FAB pode ser um potencial candidato para comprar algumas unidades e servir de treinador para o Gripen. No modelo de força área da FAB no futuro próximo com aposentadoria dos A1 e F5, incorporação do Gripen como caça principal faz sentido. Outros mercados potenciais Colômbia, países do caribe.

Aguardemos não é coisa que sai do nada. É muito bem planejado e negociado.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#7 Mensagem por Túlio » Qui Jul 04, 2019 10:41 pm

Sei lá, quanto mais tento entender, mais enrolado eu fico: como assim comprar dez "caças" (sendo alegado que oito serão montados localmente) por apenas USD 200M? Que eu saiba esse valor não daria para fazer o mesmo nem com Super Tucano, que sequer usa radar e cujo motor é muito mas MUITO mais barato que um F-404 com PC.

Não, para mim a treta é outra e se chama Boeing-SAAB T-X. Notar que as duas empresas são profundamente ligadas a uma terceira que pertence "ao inimigo", a EMBRAER. Uma versão armada é quase inevitável, talvez vindo a ser uma espécie de F-5 do século XXI com o filé da tecnologia do Gripen e os Coreanos só têm uma miniatura bem downgraded do F-16 (e necas de FMS) para mostrar, sem comprovada capacidade REVO, BVR, WAD, etc. Então, melhor tentar saturar o mercado e lucrar nos contratos de Mntç, só que quase tudo no Golden Eagle é Made In America, de novo não faz sentido.

Imagem

Aliás, pelo preço, para mim está mais para T-50, se tanto (e mesmo assim fica estranho, pois "chave na mão", sem contratos de Mntç, repuestos, munições & quetales sai por pelo menos USD 30M a unidade, já com fabricação local mais barato é que não fica; lembrar ainda que a Argentina comprou T-6 Texan de treinamento para fazer o serviço do Super Tucano e até nisso foi complicado de se entender com os ianques na hora do pagamento)... 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#8 Mensagem por Bourne » Sex Jul 05, 2019 10:26 am

Essa fixação em FMS mágico de país bonzinhos. Todos os países tem financiamento camarada. E aqueles que querem entrar tentem a ser mais agressivos nas ofertas. Faz parte da estratégia de venda. Inclusive o Brasil.

No caso do FA-50, os coreanos estão sendo muito bonzinhos. E bonzinho ninguém é. Pelo menos não de graça. Por isso, acho que tem coisas a mais não reveladas ou o valor e abrangência é bem maior. Note que os coreanos, Lockheed Martin e FAdeA tem ótimas relações.

O possível concorrente Boeng-Saab pode ser um ponto. Porém, do outro lado, tem a Lockheed Martin e o FA-50. Não dou como certa que a Boeing ou Saab tomariam todos os contratos com a FAB. Não é assim que funciona. Existem outras questões técnicas, de cooperação e condições que precisam entrar no contrato.

Sou bem descrente que o FA50 ou Boeing-Saab vão substituir os F5 e A1. Se muito, compram uma ou duas dezenas para treinamento. A FAB não é uma mini U.S. Air Force. Nem nas missões e nem nas verbas. Então, se compra treinador avançado, tira verba do Gripen. O presente e futuro da FAB é o Gripen. Vai ter Gripen para todos os gostos, tipos e evoluções. Até idos da década de 2070/2080 só vai se falar de Gripen.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#9 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 05, 2019 2:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jul 04, 2019 11:53 am Bem, pode-se dizer que o FA-50 é como se fosse um A-1M com motor F-404 com pós-combustor. Nada mais é que jato LITF com capacidade supersônica. Não é o ideal, mas para quem sequer tem caças hoje disponíveis, pode ser mais do que se possa suportar.
No mais, que 4 aeronaves seriam estas oferecidas à armada argentina?

abs.
Só que o radar dele é muito melhor que do A-1.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#10 Mensagem por Túlio » Sex Jul 05, 2019 4:13 pm

Sigo insistindo na incongruência do valor mencionado em função do número de células e ainda a também mencionada possibilidade de 80% delas serem feitas na FAdeA; não tem como isso fazer sentido, e volto a dizer, nem com Super Tucano daria. No máximo uns 10 Pampas, que já são de casa mesmo...

Uma possibilidade (nem falo em probabilidade) que o @Bourne parece estar aventando seria de a KAI repetir o que fez a LM, transformando a FAdeA em LMAASA. Todos sabemos no que deu e os porquês (insegurança política, jurídica e ninguém comprava nem pagava por nada); bueno, a instabilidade continua, ainda por cima com a altíssima chance de a senhora K retornar (e mesmo com o Macri, a Argentina continua a um passo de voltar a cair em default).

Sobre o radar, pelo preço mencionado nem isso teria... 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#11 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2019 5:43 pm

Eu acho muito estranho essa história de 10 FA-50 por apenas 200 milhões, e ainda assim pagos em dez anos.
A Argentina pode estar ferrada e mau paga há década, mas daí não ter duzentos no bolso já é um pouco demais. O orçamento anual do governo portenho vai muito, mas muito mesmo além disso. Dinheiro então, definitivamente não é a questão aqui.
Ademais, na própria matéria pessoal da FAA revele que os aviões poderiam ser usados no lugar dos Pampa na escola de formação deles...
Tem muita coisa aí nessa história que não está batendo.
Não por acaso, incompetência política, diplomática e comercial nossa, que temos soluções aqui para vários dos problemas materiais deles, e nunca conseguimos sair da hipocrisia dos apertos de mãos para as fotos oficiais com eles.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#12 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2019 5:46 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Jul 05, 2019 2:42 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jul 04, 2019 11:53 am Bem, pode-se dizer que o FA-50 é como se fosse um A-1M com motor F-404 com pós-combustor. Nada mais é que jato LITF com capacidade supersônica. Não é o ideal, mas para quem sequer tem caças hoje disponíveis, pode ser mais do que se possa suportar.
No mais, que 4 aeronaves seriam estas oferecidas à armada argentina?
abs.
Só que o radar dele é muito melhor que do A-1.
Pra ser sincero eu nem sei qual o radar que o A-1 está usando. Se é que colocaram um nele na modernização. Não sei no que deu o Scipio.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#13 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 05, 2019 6:10 pm

Vamos ter que aguardar mais notícias dessa operação que ainda esta meio nebulosa...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#14 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2019 6:26 pm

Os argentinos, principalmente através do poder público, passam mais tempo tentando arrumar formas de ferrar com as ffaa's do que propriamente mantê-las.
Essa notícia parece apenas mais um capítulo dessa interminável novela de lavação de roupa suja da sociedade x regime miliar que nunca tem fim.
Haja saco para aturar tanta demagogia por tanto tempo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#15 Mensagem por Bourne » Sáb Jul 06, 2019 12:43 pm

Parece que a fonte original é a mesma que jurou que a MB iria doar quatro submarinos para Marinha Argentina. Ou seja, jovem @Túlio as hipóteses se desfizeram no ar. Pode ser só bullshit. Aguardemos.

A parte da volta da Senhora K pode acontecer. O que não muda nada. Com ou sem Macri e até com a terceira via, não muda o cenário e forma de governar peronistas. Além disso, a Argentina caminha rapidamente para Default e implorar dinheiro no FMI, pedir apoio da China, EUA e UE.




Responder