Segunda edição do Estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Segunda edição do Estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres

#1 Mensagem por jambockrs » Sáb Abr 13, 2019 11:21 am

Meus prezados
Missões
A segunda edição do Estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres afirma o compromisso do Brasil de aumentar o número de policiais femininas em missões internacionais de manutenção da paz.
O Brasil participa de operações com a Organização das Nações Unidas (ONU) para contribuir para resoluções pacíficas de conflitos em diferentes regiões desde 1947. Segundo dados da ONU, em 28 de fevereiro de 2019, o Brasil contribuiu com 275 militares e policiais, especialistas em missões e equipes. oficiais para as 21 missões em todo o mundo - desses, oito (2,9 por cento) eram mulheres. O objetivo é multiplicar o número até 2020 da participação feminina para atingir 15% do contingente brasileiro.

O desafio não está limitado ao Brasil. “A resolução 2242 (2015) do Conselho de Segurança da ONU estabeleceu metas quantitativas para países contribuintes com pessoal militar e policial. Esse clamor pela participação feminina vai além da questão da representação ”, disse o Comandante Adler Cardoso Ferreira, da Marinha do Brasil (MB), comandante da Academia Naval de Operações de Manutenção da Paz da MB. A instituição do Centro de Treinamento Almirante Sylvio de Camargo criou o Estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres, em parceria com o Centro de Informações da ONU no Brasil.

“A presença das mulheres em missões de manutenção da paz é essencial. Posso citar algumas razões, por exemplo, uma melhor capacidade de conduzir atividades para combater a violência de gênero ou facilitar a abordagem com culturas que valorizam o papel das mulheres em certas tarefas sociais ”, disse o comandante. Adler. Como tal, o objetivo do estágio não é apenas atrair voluntárias para missões, mas também qualificar as mulheres a participar para que elas possam assumir papéis de liderança, fortalecer o empoderamento feminino e prevenir a violência contra as mulheres.

Preparação

A primeira edição do Estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres foi realizada em dezembro de 2018. Seus resultados positivos levaram a organização a realizar uma segunda edição, de 13 a 22 de março de 2019. Participaram 30 mulheres, incluindo 21 MB, militares estaduais do Rio de Janeiro. Brigada de Incêndio e sete acadêmicos civis.

As atividades de turma foram focadas principalmente em apresentar o guia de materiais de treinamento básico de pré-implantação para os alunos. O currículo consiste no conhecimento essencial exigido de todo o pessoal que trabalha em operações de manutenção da paz, sejam eles membros de serviço, policiais ou civis.

A tenente-coronel Priscila Maria Frank Braz Guimarães, da FAB, estava estudando material online da ONU, quando surgiu a oportunidade para o estágio. “Foi muito interessante, especialmente por causa das atividades práticas”, disse a oficial, que atualmente frequenta o Comando Aéreo Brasileiro e a Academia do Estado-Maior. Durante as atividades, os alunos simularam situações que podem ocorrer diariamente durante as missões.

“Aprendemos como identificar possíveis minas e resíduos explosivos, como nos conduzirmos nesses locais e como nos mover a pé e com um veículo blindado”, disse a Tenente-Coronel Priscila. Os estudantes também participaram do workshop de observação militar, onde simularam cruzamentos de tropas militares para relatar o que aconteceu. Eles também participaram de um workshop para se familiarizarem com as armas - frequentemente presentes em regiões de conflito - que a maioria dos participantes do estágio não lida em suas funções diárias.

A tenente-coronel Priscila se ofereceu para participar de operações de manutenção da paz com a FAB desde 2016. Agora que o aumento do pessoal feminino é uma prioridade, as participantes aspirantes aguardam ansiosamente a convocação da ONU. "Acho que será a experiência de toda uma vida, porque acredito que, como membro do serviço, posso levar a bandeira do meu país durante uma missão e contribuir para melhorar a vida de outras pessoas", disse ela. O desejo de ajudar os outros também foi um incentivo para a Capitão-de-Fragata Carla Araújo, do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que participou do primeiro estágio de Operações de Manutenção da Paz para Mulheres. O oficial está perto de alcançar seu sonho. No final de abril, a Capitão-de-Fragata Carla se juntará à Missão Multidimensional de Estabilização Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana. A oficial é uma dentista do CFN há cerca de 15 anos e ouviu muitas histórias de membros do serviço que viajaram para servir em operações de manutenção da paz. “Às vezes sinto que não estou fazendo diferença aqui, como se não estivesse fazendo tudo o que pudesse para contribuir para um mundo melhor. Foi isso que me motivou a candidatar-me a uma posição na missão de manutenção da paz ”, disse a Capitão-de-Fragata Carla, que assumirá um papel no conselho de gênero, para observar e relatar assuntos relacionados a mulheres em áreas de conflito.
Fonte: Andréa Lemos para Diálogo via CECOMSAER 13 abr 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder