Motor hipersônico BR - 14-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Motor hipersônico BR - 14-X

#1 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Dez 18, 2018 11:18 pm

Prezados,

Diante da inexistência de tópico específico sobre o tema tomo a liberdade de abrir um para consolidar as últimas notícias sobre o 14-X, o motor hipersônico brasileiro desenvolvido pela FAB.

Seguem abaixo as últimas notícias com alguns pontos destacados em negrito:
11 de Dezembro, 2018 - 11:00 ( Brasília )
FAB desenvolve MOTOR HIPERSÔNICO com MANUFATURA ADITIVA
Instituto de Estudos Avançados (IEAv) substituiu usinagem tradicional por manufatura aditiva (impressão 3D) para fabricar subsistemas de um motor scramjet
Imagem
A Divisão de Aerotermodinâmica de Hipersônica (EAH) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar científico-tecnológica ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, começou a utilizar uma impressora 3D Fortus 900mc, da Stratasys, para fabricar modelos de laboratório de motores aeronáuticos hipersônicos, conhecidos como scramjet (abreviação de supersonic combustion ramjet). A impressão 3D dos modelos do motor já trouxe uma economia de R$ 250 mil ao ano nos custos de fabricação.
[...]
http://www.defesanet.com.br/tecdi/notic ... A-ADITIVA/

Projeto da FAB busca velocidade hipersônica
Publicado: Quinta, 18 Outubro 2018 10:27 | Última Atualização: Quinta, 18 Outubro 2018 10:29
Aproximadamente 40 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto. Os primeiros testes em voo de motor hipersônico, como o 14X, serão realizados em 2020. A máquina vai entrar em funcionamento na estratosfera, a 40 quilômetros de altura. A previsão dos pesquisadores é de que a aeronave atinja a velocidade supersônica durante cerca de cinco segundos e exploda em seguida.

Claudio José Rocha, pesquisador da FAB, afirma que o os testes do motor no túnel de vento tiveram bons resultados e que agora é preciso colocar o protótipo no ar. “A partir dos ensaios em solo, que foram feitos em túneis de vento, nós tivemos a conclusão de que o nosso motor hipersônico é viável e funciona”.

O pesquisador explica que como os tempos de teste são muito curtos no túnel de vento, são necessários ensaios em voo para que seja possível atestar que o motor é viável tecnicamente. Só assim ele poderá ser produzido e otimizado para as aplicações civis e militares. Cada teste com o motor hipersônico ligado dura cerca de 50 milissegundos, mais rápido que um piscar de olhos.
http://www.capes.gov.br/sala-de-imprens ... ipersonica
Projeto 14-X: IEAv recebe fase 2 do projeto executivo para ensaio em voo do motor scramjet
9 de agosto de 2018 7505 59
Imagem
O Projeto 14-X tem como objetivo principal demonstrar em voo a operacionalidade de um veículo waverider integrado ao motor scramjet, a uma velocidade equivalente a 10 vezes a velocidade do som (número de Mach 10) na atmosfera sensível (estratosfera). Atualmente, está planejado para o ano de 2020 o primeiro ensaio em voo do sistema de propulsão (motor scramjet) do 14-X, com o intuito de validar as simulações computacionais e os dados de laboratório relativos ao princípio de funcionamento do motor (combustão supersônica), além de operacionalizar subsistemas críticos do motor scramjet.

Para tanto, o IEAv conta com a parceria da empresa Orbital Engenharia para a elaboração do projeto executivo de integração do motor scramjet 14-X S ao veículo hipersônico acelerador (foguete de sondagem do IAE). A entrega dos serviços contratados está ocorrendo por meio de 4 (quatro) fases, das quais: 1) Entrega da documentação da definição da missão; 2) Entrega da documentação da configuração do sistema integrado; 3) Entrega da documentação do projeto preliminar; e finalmente 4) Entrega da documentação do projeto detalhado.
https://www.aereo.jor.br/2018/08/09/pro ... -scramjet/
Bom, se as previsões se confirmarem, teremos um motor hipersônico de mach 10. Mas devemos lembrar que isso é só o motor, sem qualquer carga de míssil. Penso que se adicionar os componentes de um míssil essa velocidade vai ser reduzida (chuto no achismo um mach 5 ou 6).




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#2 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Dez 18, 2018 11:25 pm





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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#3 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Dez 18, 2018 11:31 pm

Notícia antiga mas repleta de informações importantes:
domingo, 28 de setembro de 2014
O Que Aconteceu Com o Projeto do Veículo Hipersônico 14-X?
Bom leitor, essa provavelmente é a pergunta que muitos de nossos leitores devem estar fazendo neste momento, mas infelizmente o Blog BRAZILIAN SPACE não obteve sucesso em contatar o Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), já que por alguma razão ele não respondeu aos nossos e-mails, fazendo assim com que desistíssemos já há algum tempo em tentar um novo contato.

As informações que obtivemos são frutos das pequenas apresentações publicadas no Caderno de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento - Volume 7, do período de mai/2013-jun/2014, divulgado que foi no site do IEAv após a realização do “XIV Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (WAI 2014)”, ocorrido em agosto deste ano.

Primeiramente, segundo o que consta neste caderno e no site do IEAv, atualmente a “Equipe Hipersônica Brasileira” é formada pelos seguintes profissionais:

* Alberto Monteiro dos Santos - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Antonio Carlos de Oliveira - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Antonio Osny de Toledo - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Artur da Cunha Menezes Filho - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Bruno Ferreira Porto - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Carla Simone Tafuri Marques - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Cláudio José Rocha - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Dermeval Carinhana Jr. - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Francisco Dias Rocamora Junior - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Giannino Ponchio Camillo - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Israel da Silveira Rêgo - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Luiz Gilberto Barreta - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Marco Antonio Sala Minucci - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) – acreditamos que o mesmo atue apenas como consultor por atualmente ser “Coronel Engenheiro da Reserva” e um dos pioneiros desta tecnologia no país.

* Matheus Torres Alvarenga Silva - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Mauricio Antoniazzi Pinheiro Rosa - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Norton Demeterco Veras de Assis - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Orlando Roberto Neto - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Paulo Gilberto de Paula Toro - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Roberto da Cunha Follador, Maj. Av. - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Roberto Masato Anazawa - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Thiago Lima de Assunção - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Tiago Cavalcanti Rolim, Cap. Eng. - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Victor Alves Barros Galvão - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

* Wilson José Vieira - Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

Bolsistas:

* Felipe Jean da Costa - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

* Jayme Rodrigues Teixeira da Silva - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

* Ronaldo de Lima Cardoso - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

* Alexandre Kazuo Carvalhal - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

* Iván Felipe Rodríguez Barón - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

* Sergio Nicolás Pachón Laitón - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

* João Felipe de Araújo Martos - Universidade Federal do ABC (UFABC)

* Jocasta Aparecida Ferreira Lemes - ETEP Faculdades de São José dos Campos-SP

Pois é leitor, como você mesmo pode notar a “Equipe Hipersônica Brasileira” é formada por apenas 24 profissionais do IEAv e 8 bolsistas de três instituições de ensino do país, sendo uma delas ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), uma universidade federal, e a última uma faculdade de ensino privada.

Vale lembrar que o Projeto de Desenvolvimento de Tecnologia Hipersônica a Ar Aspirado “scramjet”, que visa a proporcionar ao Brasil um sistema de propulsão aspirada baseada na combustão supersônica aplicada a veículos aeroespaciais em velocidade de voo atmosférico terrestre correspondente a um número de Mach hipersônico, como sabemos, desde 2007 vem desenvolvendo um Demonstrador Tecnológico “scramjet” intitulado de 14-X “waverider”.


Concepção artística do Veículo Hipersônico 14-X Waverider.

Assim sendo, para então ser possível a realização do voo atmosférico previsto para este veículo, foi necessário que fosse projetado um outro veículo que viesse acelerar o 14-X até o ponto em que o motor hipersônico pudesse ser acionado. Surgia assim o projeto do “Veículo Acelerador Hipersônico (VAH)”, composto por dois motores sólidos já desenvolvidos pelo IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço (S30 e S31) e um adaptador para ser acoplado ao segundo estágio do veículo (motor S30), e assim acoplar o 14-X.
Imagem
Concepção Artística do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH)
Imagem
Concepção Artística do Adaptador Acoplado ao 2º Estágio do VAH

Imagem
Vista dos Segmentos do Adaptador Interestágio

Imagem
Foto da Maquete do VAH/14-X na LAAD 2011

O projeto do 14-X Waverider foi concebido pelo então Ten. Cel. Eng. Marco Antonio Sala Minucci (hoje Coronel da Reserva) e projetado pelo então 1º Ten. Eng. Tiago Cavalcanti Rolim (hoje Capitão Engenheiro da ativa) para demonstrar em um vôo atmosférico (a 30 km de altitude e com velocidade de 3 km/s, correspondente a número de Mach 10) tanto a tecnologia de sustentação “waverider”, quanto a tecnologia “scramjet”.

Ensaios em Vôos

Segundo o cronograma do projeto estão planejados quatro tipos de vôos, cativos e livres, com e sem queima de combustível H2, para assim obter os dados aerodinâmicos, de estabilidade e de combustão durante o vôo atmosférico dos Demonstradores Tecnológicos “scramjet”.

Consta ainda que esses demonstradores serão levados à condição de testes por Veículos Aceleradores que se utilizarão inicialmente dos motores foguete S31 e S30 para as primeiras versões, e posteriormente serão usados os motores S40 e S44, todos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para a versão “waverider”.

Imagem
Visão Artística do Voo Atmosférico do Veículo
Hipersônico 14-X Waverider em trajetória balística

Entretanto, vale dizer que as atividades hipersônicas brasileiras não ficaram restritas ao projeto do 14-X Waverider. Após o DCTA ter definido em 2010 o 14-X como projeto estratégico, em Março de 2012 a coordenadoria do projeto propôs duas novas versões baseadas no 14-X “Waverider”, ou seja, os Demonstradores Tecnológicos 14-X B e 14-X S. Já em 2013, dois novos Demonstradores Tecnológicos, o “14-X T” e o “14-X SA” foram também incorporados ao projeto, sendo que estas novas versões foram projetadas para vôo atmosférico a 30km de altitude em velocidade correspondente a Mach 7.

Como o leitor pode notar o Projeto Hipersônico Brasileiro tem avançado nos últimos anos a nível laboratorial, mas a pergunta que o Blog acredita ser do interesse de todos é: Quando realmente o “Veículo Hipersônico 14-X Waverider” irá realizar o seu primeiro voo atmosférico? Bom leitor, esta é uma pergunta que só mesmo o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) pode responder.

Duda Falcão
Fonte: Formulado com informações do site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
http://brazilianspace.blogspot.com/2014 ... eto-do.htm




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#4 Mensagem por Túlio » Ter Dez 18, 2018 11:43 pm

Esse 14X me parece um bicho bem pequenininho, não? O que há de errado em fazer como os ianques faziam com experimentos assim, botar num jato e lançar a alta velocidade e altitude? Tipo apenas um booster - e menor - apenas para levar o engenho até a velocidade e altitude onde o ramjet for ligado e se separar? Tipo adquirir uma só aeronave - reutilizável por anos e anos, inclusive para testes de outros programas e sensores, capaz de subir alto e voar a pelo menos mach 2.5, tipo um TOMCAT? Talvez até motores revalidáveis de mísseis Phoenix aparecessem para a gente usar como booster, barateando ainda mais. E não seria nada inédito, até pouco atrás tínhamos um Hawker Hunter lá...

POWS, um F-14 brazuca, eu viajaria a SJC só para tirar umas fotos com o bichão!!! :D :D :D :D




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#5 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 19, 2018 12:18 am

Se ele chegar em Mach 10, na Estratosfera, não precisará de carga. Com a aceleração da gravidade e sendo feito de um material bem duro, se ele chegar há Mach 12 na queda, a energia cinética será grande o suficiente pra arrebentar uma área.

Mas qual o tamanho do X-14?




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#6 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Dez 19, 2018 12:22 am

F14 Brazuza seria um sonho mesmo.

Acho que a intenção pode ter sido de investir o dinheiro da aquisição de um avião mach 2.5 (coisa que a FAB não tem hoje) na aquisição do foguetes nacionais do IAE. Na prática penso que foi só pra gerar demanda para esses foguetes além de experimentos de microgravidade.

O protótipo que vai voar também me parece que é só o motor com sua carenagem. Futuramente se for converter isso em um míssil seu tamanho vai aumentar por causa da aparelhagem necessária a carga explosiva. Consequentemente também seria aerotransportado por alguma aeronave.

Mas isso são suposições da minha parte.




Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Qua Dez 19, 2018 1:45 am, em um total de 1 vez.
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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#7 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Dez 19, 2018 12:24 am

gabriel219 escreveu: Qua Dez 19, 2018 12:18 am Se ele chegar em Mach 10, na Estratosfera, não precisará de carga. Com a aceleração da gravidade e sendo feito de um material bem duro, se ele chegar há Mach 12 na queda, a energia cinética será grande o suficiente pra arrebentar uma área.

Mas qual o tamanho do X-14?
Isso eu não pensei, de fato a força cinética sozinha arrebentaria muita coisa.

Também não tenho fontes do tamanho. Vou tentar pesquisar algo nesse sentido.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#8 Mensagem por FelipeH1997 » Qua Fev 13, 2019 12:28 pm

Aproximadamente 40 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto. Os primeiros testes em voo de motor hipersônico, como o 14X, serão realizados em 2020. A máquina vai entrar em funcionamento na estratosfera, a 40 quilômetros de altura. A previsão dos pesquisadores é de que a aeronave atinja a velocidade supersônica durante cerca de cinco segundos e exploda em seguida.

Claudio José Rocha, pesquisador da FAB, afirma que o os testes do motor no túnel de vento tiveram bons resultados e que agora é preciso colocar o protótipo no ar. “A partir dos ensaios em solo, que foram feitos em túneis de vento, nós tivemos a conclusão de que o nosso motor hipersônico é viável e funciona”.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#9 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Out 01, 2019 12:14 pm

China festeja 70º aniversário da revolução com míssil que pode atingir os EUA
Desfile militar mobilizou 15 mil soldados, centenas de tanques e aviões de combate, e mostrou o DF-41, um foguete balístico intercontinental.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019 ... -eua.ghtml
Estava lendo a notícia acima, quando me deparei com a seguinte imagem do míssil hipersônico chinês:

Imagem

Notem que a solução adotada pelos chineses é a mesma que vai ser usada pela FAB, conforme exposto nos posts acima (em uma escala bem menor, evidente), que é basicamente colocar o artefato hipersônico em um míssil balístico.

Edit:

vi essa informação em um site mas esqueci de postar aqui. Existem dois testes agendados para o 14-X, um em 2020 e outro em 2022, segundo fontes do link abaixo:
2020

· Lançamento previsto para outubro do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) - veiculo composto por um foguete suborbital VSB-30 modificado tendo abordo um experimento tecnológico denominado de demonstrador Scramjet 14-X S1, primeiro teste de voo da tecnologia hipersônica ligada ao projeto de Veículo Aeroespacial Hipersônico 14-X que está em desenvolvimento no Brasil.

[...]

2022

· Lançamento do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) - veiculo composto por um foguete suborbital VSB-30 modificado tendo abordo um experimento tecnológico denominado de demonstrador Scramjet 14-X S2, ou seja, o segundo teste de voo da tecnologia hipersônica, este um pouco mais complexo, também ligada ao projeto de Veículo Aeroespacial Hipersônico 14-X que está em desenvolvimento no Brasil.


https://brazilianspace.blogspot.com/201 ... o-ate.html




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#10 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 01, 2019 12:47 pm

scramjet... já vi essa palavra em programa(s) de mísseis ar-ar em algum lugar por aí.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#11 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 17, 2021 12:23 am

FAB realiza primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X

https://tecnodefesa.com.br/fab-realiza- ... nico-14-x/

Imagem




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#12 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 20, 2021 12:09 am

gabriel219 escreveu: Qua Dez 19, 2018 12:18 am Se ele chegar em Mach 10, na Estratosfera, não precisará de carga. Com a aceleração da gravidade e sendo feito de um material bem duro, se ele chegar há Mach 12 na queda, a energia cinética será grande o suficiente pra arrebentar uma área.

Mas qual o tamanho do X-14?
Cerca de quatro metros, segundo o coordenador do projeto 14-X, em 2019. Mas não sei se o projeto mudou de alguma forma.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#13 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 20, 2021 12:11 am

post duplicado




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#14 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 20, 2021 12:22 am

Glauber Prestes escreveu: Seg Dez 20, 2021 12:09 am
gabriel219 escreveu: Qua Dez 19, 2018 12:18 am Se ele chegar em Mach 10, na Estratosfera, não precisará de carga. Com a aceleração da gravidade e sendo feito de um material bem duro, se ele chegar há Mach 12 na queda, a energia cinética será grande o suficiente pra arrebentar uma área.

Mas qual o tamanho do X-14?
Cerca de quatro metros, segundo o coordenador do projeto 14-X, em 2019. Mas não sei se o projeto mudou de alguma forma.
Bom, tem que saber o peso que o propulsor pode aguentar levar. A Mach 10, ele sendo feito de um material bem dúctil, a energia cinética dele em trajetória descendente, com aceleração própria e da atmosfera, o impacto é devastador. Nada comparado a uma arma nuclear, mas é um belo projétil tático.

Outro uso pra ele é como vetor de uma ogiva EMP. Pelas dimensões, dá pra operar bem uma EMP que desative qualquer coisa eletrônica em um raio de km's.

Hoje você faz um dispositivo EMP de mão, pesando uns 5 kg, que desativa qualquer coisa em um espaço de 40m2 e nem precisa ser muito sofisticado. Dependendo do dispositivo, mesmo "explodindo" a 30 km de altitude, pode desativar eletrônicos numa área de 50 km!




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#15 Mensagem por Túlio » Seg Dez 20, 2021 11:50 am

Além da óbvia possibilidade de ser desenvolvido em um Glider, tipo esse que os chinas testaram recentemente. E aí já tá valendo nuke (uma W87 sem "casca" deve pesar bem menos que os 200 kg originais e medir bem menos que o 1,70 m de sua versão RV (já que esta função passa a ser desempenhada pelo próprio Glider).




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