Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#781 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 25, 2023 6:35 pm

O único trabalho construtivo que o ICN terá na segunda metade desta década será o subnuc. E se nada for feito, todo o empreendimento estará sujeito no médio a longo prazo ao ostracismo que literalmente matou o AMRJ em termos de capacidade tecnológica de construção naval.
A ver se alguém acende a luz vermelha desde já, e não esperar o último sub ser entregue para decidir o que fazer com o estaleiro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#782 Mensagem por Viking » Dom Mar 26, 2023 3:45 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 25, 2023 6:35 pm O único trabalho construtivo que o ICN terá na segunda metade desta década será o subnuc. E se nada for feito, todo o empreendimento estará sujeito no médio a longo prazo ao ostracismo que literalmente matou o AMRJ em termos de capacidade tecnológica de construção naval.
A ver se alguém acende a luz vermelha desde já, e não esperar o último sub ser entregue para decidir o que fazer com o estaleiro.


Voto com o redator.

O almirante Iques fez varias referencias na necessidade da construção de SSk's em paralelo ao SNA, inclusive comentando que já existiam conversas em torno do S 44.
Em minha opinião deveriam ser contratados os S44 e S 45 com investimento de cerca de EUR 1 bilhão diluídos nos próximos anos, que seriam construídos em paralelo ao SNA 10.
Também em paralelo seria realizado o projeto da classe seguinte de SSK's da MB com a previsão também de 6 navios. Desta forma haveria o ciclo virtuoso de projeto e construção e os Bilhões investidos teriam perenidade e beneficio de fato ao Brasil.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#783 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 26, 2023 4:12 pm

Viking escreveu: Dom Mar 26, 2023 3:45 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mar 25, 2023 6:35 pm O único trabalho construtivo que o ICN terá na segunda metade desta década será o subnuc. E se nada for feito, todo o empreendimento estará sujeito no médio a longo prazo ao ostracismo que literalmente matou o AMRJ em termos de capacidade tecnológica de construção naval.
A ver se alguém acende a luz vermelha desde já, e não esperar o último sub ser entregue para decidir o que fazer com o estaleiro.
Voto com o redator.
O almirante Iques fez varias referencias na necessidade da construção de SSk's em paralelo ao SNA, inclusive comentando que já existiam conversas em torno do S 44.
Em minha opinião deveriam ser contratados os S44 e S 45 com investimento de cerca de EUR 1 bilhão diluídos nos próximos anos, que seriam construídos em paralelo ao SNA 10.
Também em paralelo seria realizado o projeto da classe seguinte de SSK's da MB com a previsão também de 6 navios. Desta forma haveria o ciclo virtuoso de projeto e construção e os Bilhões investidos teriam perenidade e beneficio de fato ao Brasil.
Sds
Eu espero sinceramente que neste último encontro entre o atual PR e o almirantado, questões como a que tu propõe tenham sido aventadas ao cmte em chefe, e mais, que se tenha disposto na mesa as consequências de se deixar para depois as soluções necessárias, diria, impositivas, que tem que ser resolvidas agora.
Com essa turma pseudo nacionalista no planalto, talvez seja relativamente mais fácil conseguir encaminhar o Prosub dentro de uma perspectiva melhor no que tange a regularidade dos investimentos que se faz jus em Itajaí.
Em abril, salvo engano, tem o primeiro encontro com o Sarkosy. É de se esperar que o Prosub seja um dos assuntos em pauta.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#784 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 26, 2023 4:20 pm

Acredito que um bom referencial, diria excelente, para a próxima classe de subs convencionais a complementar a Riachuelo seria a classe Soryu nipônica.

Imagem

https://navalpost.com/soryu-class-submarine/

Um navio que com certeza pode servir amplamente de base de referência para a nova classe de subs nacionais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#785 Mensagem por Viking » Dom Mar 26, 2023 8:03 pm

FCarvalho escreveu: Dom Mar 26, 2023 4:20 pm Acredito que um bom referencial, diria excelente, para a próxima classe de subs convencionais a complementar a Riachuelo seria a classe Soryu nipônica.

Imagem

https://navalpost.com/soryu-class-submarine/

Um navio que com certeza pode servir amplamente de base de referência para a nova classe de subs nacionais.
Eu acredito que submarinos com estas capacidades deveria ser o passo seguinte da MB em termos de evolução e continuidade do PROSUB.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#786 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 26, 2023 8:44 pm

Difícil os japoneses deixarem que se construa fora do país deles a Classe Soryu. Eles são muito fechados no tocante a materiais militares e seriam muito mais com um dos submarinos convencionais mais capazes do mundo. E no estágio tecnológíco da MB, ela não vai aceitar que um submarino seja produzido fora.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#787 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 26, 2023 10:14 pm

Não é o caso de construir sob licença deles o Soryu, mas tomar o projeto dele enquanto ponto de partida para a próxima classe de subs convencionais no Brasil.
Saber como projetar, produzir e operar nós já sabemos, pelo menos na teoria.
Falta agora dar sequência ao aprendizado. Isso se pode fazer tomando como exemplo uma classe já existente, ao invés de querer reinventar a roda e partir do zero. E sem precisar pedir licença ou pagar royalties a ninguém.
Se vamos construir um subnuc com mais de 6 mil toneladas, construir um submarino convencional maior que a classe Riachuelo não deve ser algo proibitivo para nós.
Assim espero.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#788 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 26, 2023 10:22 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 25, 2023 6:35 pm O único trabalho construtivo que o ICN terá na segunda metade desta década será o subnuc. E se nada for feito, todo o empreendimento estará sujeito no médio a longo prazo ao ostracismo que literalmente matou o AMRJ em termos de capacidade tecnológica de construção naval.
A ver se alguém acende a luz vermelha desde já, e não esperar o último sub ser entregue para decidir o que fazer com o estaleiro.
Enquanto um submarino da Classe Riachuelo tem 1,2 milhões de peças, o Alvaro Alberto terá 5 milhões. Tem um deslcocamento 3,5 vezes maior. É muito mais complexo que construir os 4 SSK. E estaleiro em Itaguaí vai ficar bastante ocupado construindo nosso SSN.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#789 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 26, 2023 10:35 pm

knigh7 escreveu: Dom Mar 26, 2023 10:22 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mar 25, 2023 6:35 pm O único trabalho construtivo que o ICN terá na segunda metade desta década será o subnuc. E se nada for feito, todo o empreendimento estará sujeito no médio a longo prazo ao ostracismo que literalmente matou o AMRJ em termos de capacidade tecnológica de construção naval.
A ver se alguém acende a luz vermelha desde já, e não esperar o último sub ser entregue para decidir o que fazer com o estaleiro.
Enquanto um submarino da Classe Riachuelo tem 1,2 milhões de peças, o Alvaro Alberto terá 5 milhões. Tem um deslcocamento 3,5 vezes maior. É muito mais complexo que construir os 4 SSK. E estaleiro em Itaguaí vai ficar bastante ocupado construindo nosso SSN.
Concordo. Mas apenas 4 unidades da classe Riachuelo servem se muito para "manter doutrina". Se a intenção é somente esta, então tudo bem, ficamos por aqui. Mas se a ideia é ter uma frota que realmente nos permita criar dissuasão, bom, estes números tem que ser repensados.
O subnuc vai levar uns 10 anos até estar pronto e mais uns dois ou três anos até estar completamente operacional. Até lá, entendo que não dá para o estaleiro ficar apenas construindo um único submarino, mesmo um de propulsão nuclear.
Claro, ele pode fazer serviços de manutenção, e outras coisas, mas como os Riachuelo são novos, até isso vai demorar para começar a acontecer, como os PMG dos navios, que só devem começar entrar em voga depois de 2030.
Exportar também é algo que os almirantes defendem para Itaguaí. Não podemos deixar o estaleiro na mão de uma única alternativa de trabalho, que não por acaso, vive as turras com a falta de regularidade do orçamento da marinha.
Temos que procurar novos clientes para eles e\ou continuarmos a ser nós mesmos clientes do processo construtivo dele.
Do contrário, não vai valer a pena o gigantesco investimento feito nele para no fim ficar dependente do subnuc.
Seria bom começar logo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#790 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 26, 2023 10:44 pm

Nao o prazo de construção do Alvaro Alberto é de 7 anos (menos do que foi o dos 4 SSK juntos). E depois serão 3 anos de testes de mar para ser entregue a MB.
Até o final de 2.030 os trabalhadores do estaleiro em Itaguaí estarão bastante ocupados.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#791 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 26, 2023 11:51 pm

knigh7 escreveu: Dom Mar 26, 2023 10:44 pm Nao o prazo de construção do Alvaro Alberto é de 7 anos (menos do que foi o dos 4 SSK juntos). E depois serão 3 anos de testes de mar para ser entregue a MB.
Até o final de 2.030 os trabalhadores do estaleiro em Itaguaí estarão bastante ocupados.
Eu parei de acreditar em cronogramas de projetos na Defesa já faz tempo. O Prosub é um deles. E o subnuc está mais do que atrasado em relação ao seu desenvolvimento graças às peripércias de nossos economistas.
Não boto mais fé no que dizem nestes temos.
Vou ficar satisfeito se o subnuc tiver a sua quilha batida até o final deste governo. Já vamos estar com sorte se isso acontecer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#792 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 27, 2023 12:34 am

Um dos responsáveis pelo atraso da iniciação da construção do nosso SSN é a falta de orçamento. Se nós decidirmos produzir mais um Classe Riachuelo, ele vai competir com os recursos e vai atrasar mais ainda a contrução do Álvaro Alverto.

Uma vez que o GT inimigo tem um grande espaço de manobra no Oceano Atlantico na nossa frente bem como alvos estratégicos que vão desde o Rio Grande do Sul até o Pará nós precisamos de um submarino nuclear pois ele sai da restrição que um SSK tem que é a patrulha em pequenas áreas.

Espero que logo após o início de testes de mar do Álvaro Alberto já se inicie a contrução de um 2º SSN mesmo que seja em prejuízo da contrução de mais SSK. O Àlvaro Alberto precisa de pelo menos um irmão, pois quem tem apenas 1 não tem nenhum.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#793 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 27, 2023 11:38 am

Na impossibilidade de construção de SSK adicionais, para não concorrer com a construção SNA, não seria interessante modernizar e manter um sub da classe Tupi e o Tikuna? Já que isso pode ser feito no AMRJ.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#794 Mensagem por Viking » Seg Mar 27, 2023 2:36 pm

knigh7 escreveu: Dom Mar 26, 2023 8:44 pm Difícil os japoneses deixarem que se construa fora do país deles a Classe Soryu. Eles são muito fechados no tocante a materiais militares e seriam muito mais com um dos submarinos convencionais mais capazes do mundo. E no estágio tecnológíco da MB, ela não vai aceitar que um submarino seja produzido fora.


Prezado colega, saudações.

Fiz referencia as capacidades que desta classe de submarinos e não que a MB deveria obter estes navios. Para um próximo projeto acredito ser fundamental analisar e adotar novas capacidades que sejam de interesse. Também sou da opinião que construindo submarinos desde a década de 1980 o Brasil obrigatoriamente tem que ser seu próprios projetos de SSK e SNA.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36160
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#795 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 27, 2023 3:12 pm

knigh7 escreveu: Seg Mar 27, 2023 12:34 am Um dos responsáveis pelo atraso da iniciação da construção do nosso SSN é a falta de orçamento. Se nós decidirmos produzir mais um Classe Riachuelo, ele vai competir com os recursos e vai atrasar mais ainda a contrução do Álvaro Alverto.
Uma vez que o GT inimigo tem um grande espaço de manobra no Oceano Atlantico na nossa frente bem como alvos estratégicos que vão desde o Rio Grande do Sul até o Pará nós precisamos de um submarino nuclear pois ele sai da restrição que um SSK tem que é a patrulha em pequenas áreas.
Espero que logo após o início de testes de mar do Álvaro Alberto já se inicie a contrução de um 2º SSN mesmo que seja em prejuízo da contrução de mais SSK. O Àlvaro Alberto precisa de pelo menos um irmão, pois quem tem apenas 1 não tem nenhum.
Manter Itaguaí dependente apenas da construção do subnuc terá como consequência no longo prazo o mesmo destino do AMRJ. Por mais complexo e amplo que seja a produção daquele navio. E na falta de mais navios para argumentar-se pela manutenção do orçamento, a lógica corrupta e leniente de Brasília, e na esplanada, irá entender que a necessidade de recursos para a construção de um único navio, por óbvio, será menor, apesar de quaisquer explicações técnicas que a MB proveja.

E como tenho dito aqui, a esquadra está em estado de insolvência na prática. Temos que resolver isso no curto prazo, ou simplesmente abrimos mão de uma esquadra de verdade. Esquadras não se improvisam, já dizia Rui Barbosa. Mesmo que historicamente o Brasil teime em fazer isso desde sempre.

No caso dos sub convencionais, ter 4 unidades significa na prática que só teremos 2 ou 3 operacionais. Em adendo, quem garante que a verba necessária para a sua plena operação e manutenção será melhor, ou mesmo diferente, da classe Tupi?

Uma coisa é ter. Outra, bem diferente, é conseguir operar. E se for para "manter doutrina", melhor seria ter comprado direto esses navios e ponto. Problema resolvido.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder