Segurança Presidencial

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Segurança Presidencial

#1 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 06, 2018 7:22 pm

Inicio este novo tópico para debatermos uma situação pouco vista aqui no Brasil que é a segurança do presidente da república.
Com a posse de Jair Bolsonaro e as não poucas insinuações de atentados contra a sua vida, faz jus que os órgãos responsáveis pela sua segurança venham a ser mais questionados e, também, trazidos à luz de um novo enfoque.
Talvez por ser algo quase que impensável desde 1985, no imaginário popular, trata-se de um tema complicado visto ter de equilibrar a necessidade entre o político e seu eleitorado, e as normas de segurança do mandatário supremo do país.
A seguir, como nota inicial, uma lista interessante dos veículos utilizados pelos chefes de estado mundo afora.

https://2.bp.blogspot.com/-hqEzZaEDduQ/VC8dUsYazkI/AAAAAAAAJik/hetLwxEkWfk/s1600/1.jpg

Os 15 carros presidenciais mais luxuosos do mundo
https://www.curtoecurioso.com/2014/10/o ... -mais.html

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Segurança Presidencial

#2 Mensagem por Vinícius Almeida » Ter Nov 06, 2018 8:11 pm

Não adianta investirem muito em segurança se o presidente e o vice continuarem voando juntos...

Imagem

https://www.oantagonista.com/brasil/nov ... ra-o-azar/




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Segurança Presidencial

#3 Mensagem por gusmano » Ter Nov 06, 2018 9:49 pm

Fácil de resolver, um vai de GOL outro de TAM.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Segurança Presidencial

#4 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 06, 2018 11:23 pm

A partir de janeiro não voam mais. É a regra.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8616
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: Segurança Presidencial

#5 Mensagem por prp » Qua Nov 07, 2018 12:12 am

gusmano escreveu: Ter Nov 06, 2018 9:49 pm Fácil de resolver, um vai de GOL outro de TAM.

abs
:lol: toma distraído.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8616
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: Segurança Presidencial

#6 Mensagem por prp » Qua Nov 07, 2018 12:14 am

FCarvalho escreveu: Ter Nov 06, 2018 11:23 pm A partir de janeiro não voam mais. É a regra.

Abs
Se eu fosse o bozo eu mudava essa regra. Esse vice aí me parece com o Drácula.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Segurança Presidencial

#7 Mensagem por Bourne » Qua Nov 07, 2018 1:03 am

Acho, só acho, que a versão moderna do Dracula vai assumir o Ministério da Justiça. Daqui a pouco tenta por o bozo na cadeia e abrir caminho para ser o Presidente.




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: Segurança Presidencial

#8 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Nov 07, 2018 8:37 am

Não precisa fazer muita coisa. O principal dispositivo para a segurança do Bolsonaro é o vice: se algo acontecer com o PR Bolsonaro, o Mourão assume. Qual imbecil extremista vai querer isso?




Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Segurança Presidencial

#9 Mensagem por Zelhos » Qua Nov 07, 2018 1:12 pm

Meu amigo, esse é o país que quer mais é que político morra mesmo. Medidas populistas no mundo todo já estão jogando o conceito de segurança de autoridades no lixo, e aqui já existe uma imensa pressão para isso. Presidente voar em vôo comercial? Quanto tempo até derrubarem um avião, matar 300 inocentes, só para matar uma autoridade? Até os palácios estão caindo em deduzo porque é "privilégio".




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Segurança Presidencial

#10 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 13, 2018 12:25 am

No JN de hoje a noite uma matéria diz que o sistema de segurança do Bolsonaro é do Mourão vai ser mais ainda reforçado.
Serão adquiridos trinta veículos novos, com blindagem, sendo meio a meio.
O projeto vai para análise ano que vem no GSI com o Gen Heleno.
Uma bagatela de pouco mais de algumas dezenas de milhões de reais do erário público.
Dizem que o presidente eleito continua recebendo ou sendo alvo de ameaças.
Só não se sabe ou diz de quem.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Segurança Presidencial

#11 Mensagem por gusmano » Ter Nov 13, 2018 10:34 am

FCarvalho escreveu: Ter Nov 13, 2018 12:25 am No JN de hoje a noite uma matéria diz que o sistema de segurança do Bolsonaro é do Mourão vai ser mais ainda reforçado.
Serão adquiridos trinta veículos novos, com blindagem, sendo meio a meio.
O projeto vai para análise ano que vem no GSI com o Gen Heleno.
Uma bagatela de pouco mais de algumas dezenas de milhões de reais do erário público.
Dizem que o presidente eleito continua recebendo ou sendo alvo de ameaças.
Só não se sabe ou diz de quem.

Abs
Yep, igual o resgate do PCC em SP ao custo de 100 milhões de reais + mercenários iranianos...rs

Mas, mesmo com tudo isso, acho justo que o presidente tenha a disposição um aparato de segurança de verdade.


abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Segurança Presidencial

#12 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 13, 2018 1:11 pm

Algumas atitudes simples podem ajudar a melhorar a segurança do futuro presidente.
1. Aquisição de veículos blindados com resistência à .50, o que não é nenhuma novidade entre os líderes dos países desenvolvidos. É só adquirir um modelo que aguente bem a blindagem.
2. Fazer os deslocamentos do presidente preferencialmente de helo pelo país, equipando estes com dispositivos de defesa eletrõnica e pirotécnica, contra pouco prováveis, mas eventuais, ataques de mísseis. Transporte terrestre só quando não houver a alternativa aérea.
3. Assegurar que todas as pessoas do círculo mais próximo do presidente estejam adequadamente treinadas e equipadas para reagir as mais diferentes formas de ataque, incluindo ataque a bomba, químico e bacteriológico.
4. Revisar todos os protocolos de segurança da presidência da república a fim de adaptá-los à ameças diferentes daquelas já prescritas na atual segurança.
5. Um KC-390 de apoio em todas as viagens internacionais, e mesmo nacionais, a fim de transportar os veículos da presidência, e material de segurança e apoio. Da mesma forma, assegurar aos aviões da FAB que servem à presidência sistemas de defesa ativo e passivo. Desde o A319, E-190, até os C-99B/C do GTE
Acho que já é um bom começo. Na verdade acredito que alguém com um mínimo de bom senso na segurança da presidência já deve ter pensado em alguns destes pontos. Então, eu que sou um reles leigo consigo pensar em algo assim, que se dirá profissionais.
abs.
Algumas sugestões que fiz no outro tópico.
Creio que sejam viáveis e sem maiores custos ao erário.
É só querer.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Arariboia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 308
Registrado em: Sex Abr 10, 2015 10:58 am
Agradeceram: 27 vezes

Re: Segurança Presidencial

#13 Mensagem por Arariboia » Ter Nov 13, 2018 1:38 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 13, 2018 1:11 pm
Algumas atitudes simples podem ajudar a melhorar a segurança do futuro presidente.
1. Aquisição de veículos blindados com resistência à .50, o que não é nenhuma novidade entre os líderes dos países desenvolvidos. É só adquirir um modelo que aguente bem a blindagem.
2. Fazer os deslocamentos do presidente preferencialmente de helo pelo país, equipando estes com dispositivos de defesa eletrõnica e pirotécnica, contra pouco prováveis, mas eventuais, ataques de mísseis. Transporte terrestre só quando não houver a alternativa aérea.
3. Assegurar que todas as pessoas do círculo mais próximo do presidente estejam adequadamente treinadas e equipadas para reagir as mais diferentes formas de ataque, incluindo ataque a bomba, químico e bacteriológico.
4. Revisar todos os protocolos de segurança da presidência da república a fim de adaptá-los à ameças diferentes daquelas já prescritas na atual segurança.
5. Um KC-390 de apoio em todas as viagens internacionais, e mesmo nacionais, a fim de transportar os veículos da presidência, e material de segurança e apoio. Da mesma forma, assegurar aos aviões da FAB que servem à presidência sistemas de defesa ativo e passivo. Desde o A319, E-190, até os C-99B/C do GTE
Acho que já é um bom começo. Na verdade acredito que alguém com um mínimo de bom senso na segurança da presidência já deve ter pensado em alguns destes pontos. Então, eu que sou um reles leigo consigo pensar em algo assim, que se dirá profissionais.
abs.
Algumas sugestões que fiz no outro tópico.
Creio que sejam viáveis e sem maiores custos ao erário.
É só querer.

abs.
O A319 possui equipamentos de defesa.

Sobre a Segurança dele, provavelmente vão ser mais empregados escolta aérea e terrestre com equipes de Forças Especiais das Forças armadas fora os do GSI. O GSI já possuia FE, Comandos e Grumes e pessoal do Para Sar e outros nas suas fileiras.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Segurança Presidencial

#14 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 13, 2018 1:57 pm

Sugestões no setor aéreo para a segurança presidencial.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2018/11/Praetor-500.jpg

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _4031.html
Embraer apresenta novos aviões no maior evento de aviação do mundo
Praetor é aposta do fabricante no segmento midsize com alcance e cabine superior a concorrentes diretos

Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 terá um alcance intercontinental de 3.900 milhas náuticas (7.223 km) e o Praetor 500 irá liderar a classe de porte médio com um alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km).

Fosse eu, extinguiria o GTE, e deixaria apenas 4 aeronaves na forma de 2 Praetor 500 e 2 Praetor 600 subordinados a base aérea de Brasilia para servir à presidência. As aeronaves do GTE, no caso os Legacy, C-99 e E-190PR, mais o A-319VVIP podem ser vendidos e/ou realocados para esquadrões como o 1o e 2o do 6o Grupo que precisam de aeronaves para complementar a frota atual. Os E-90 e o A-319 podem gerar dividendos para a FAB conseguir atualizar e/ou adaptar aquelas aeronaves para as versões AEW e ISR.

O resto dos ministérios, quem quiser que pegue um táxi.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Segurança Presidencial

#15 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 22, 2018 4:02 pm

Uma outra ideia que pode assegurar menores custos e mais segurança para o transporte presidencial.
Trocar os dois EC-135 e os 2 H-225M VVIP por:

H-160
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRolzvyR8N8ZqEvmSg1I6_DmfH7OpjFaC_LZdFdrd4zrMpvJa-FBw

AW-169
http://www.dgualdo.it/wpmain/wp-content/uploads/2017/10/AW169_unifly-600x402.jpg

Apenas duas unidades de um ou outro modelo e estamos resolvidos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder