Brasil na OTAN

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você é a favor do Brasil entrar na OTAN?

Sim
22
39%
Não
34
61%
 
Total de votos: 56

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Brasil na OTAN

#1 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 01, 2018 11:38 am

Pessoas próximas ao novo governo estão incentivando a entrada do Brasil na OTAN.

Será que isto pode mesmo ocorrer?

Existem vantagens e desvantagens em tal associação.
Aquisições de equipamentos modernos, treinamentos conjuntos, etc.
Por outro lado existem obrigações. E o problema de sermos vistos como inimigos por países como a Rússia.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Brasil na OTAN

#2 Mensagem por Ckrauslo » Qui Nov 01, 2018 11:45 am

Luís Henrique escreveu: Qui Nov 01, 2018 11:38 am Pessoas próximas ao novo governo estão incentivando a entrada do Brasil na OTAN.

Será que isto pode mesmo ocorrer?

Existem vantagens e desvantagens em tal associação.
Aquisições de equipamentos modernos, treinamentos conjuntos, etc.
Por outro lado existem obrigações. E o problema de sermos vistos como inimigos por países como a Rússia.
Ele não seria efetivamente parte da OTAN, mas poderia atuar como convidado, não fazemos parte do Atlântico norte.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Brasil na OTAN

#3 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2018 12:17 pm

A melhor relação que podemos ter com a OTAN é de a máxima distância possível dela. A não ser que a gente queira virar alvo de graça sem ter nada a ver com a briga dos outros... :roll: :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Brasil na OTAN

#4 Mensagem por Zelhos » Qui Nov 01, 2018 12:29 pm

Chuta que é macumba, sempre fui contra o estreitamento de relações com os EUA por dois motivos. A proximidade das relações SEMPRE está condicionada ao alinhamento, o Brasil tem que pensar na sua independência e nos seus interesses, não estamos mais nos anos 50 onde o alinhamento com os EUA era uma questão de segurança nacional, e nem os EUA tem a importância hegemônica que tinha naquela época.

O outro motivo é que pior que isso é a instabilidade da politica americana, principalmente a sua diplomacia dos atabaques. O Trump vai ficar no poder por quanto tempo? Ele já tem mais de 70 anos, já disse que não vai se candidatar de novo, o próximo governo vai querer se alinhar com a "extrema-direita nacionalista" brasileira? O partido democrata assinou documento de repúdio contra o Brasil dizendo que impeachment era golpe, eles vão apoiar a politica brasileira? Quanto tempo vai levar até imporem sanções diplomáticas sobre o combate ao crime, por exemplo? Quanto tempo vai levar para implicarem com nosso programa nuclear? Eles já implicaram bastante. Quanto tempo vai levar para implicarem com nosso programa espacial (sem piadas, por favor)? Qualquer zé mané que apresente qualquer coisa no congresso americano tem capacidade de travar tudo, veja o caso do F-35 da Turquia, isso porque o programa é dependente dos turcos.

Eu não confio nem um pouco nos EUA, eu sempre apoiei o Bolsonaro, desde que ele era um meme, ajudei na popularização dele desde 2014, mas esse americanismo/sionismo cego típico de neocon ainda vai colocar o Brasil em posições muito perigosas. Eu quero acreditar que os generais não vão permitir isso, mas também não coloco a mão no fogo pelo juízo deles quando se trata de EUA.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Brasil na OTAN

#5 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 01, 2018 12:42 pm

Sai fora. Deus me livre.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Brasil na OTAN

#6 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2018 12:53 pm

Já é phoda ter que aturar o Bolsonaro se comportando como um Poodle do Trump, e agora querer transformar o pais na cadela da OTAN.
Fico puto com essa mania de alguns militares por aqui de ficar abanando o rabo pra tudo que é americanismos.
Saco isso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2914
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Brasil na OTAN

#7 Mensagem por saullo » Qui Nov 01, 2018 5:00 pm

Entre URSAL e OTAN, bem melhor OTAN

Abraços




Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Brasil na OTAN

#8 Mensagem por Zelhos » Qui Nov 01, 2018 5:05 pm

saullo escreveu: Qui Nov 01, 2018 5:00 pm Entre URSAL e OTAN, bem melhor OTAN

Abraços
Quem disse que é necessário escolher entre esses dois? Além que OTAN não evita Ursal, a Europa que o diga.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Brasil na OTAN

#9 Mensagem por Túlio » Qui Nov 01, 2018 7:04 pm

Zelhos escreveu: Qui Nov 01, 2018 5:05 pm
saullo escreveu: Qui Nov 01, 2018 5:00 pm Entre URSAL e OTAN, bem melhor OTAN

Abraços
Quem disse que é necessário escolher entre esses dois? Além que OTAN não evita Ursal, a Europa que o diga.
Totalmente de acordo. Votei NÃO por causa disso e de mais um balaio de coisas, tipo termos a nossa própria casa toda bagunçada para arrumar, antes de sair dando palpite na dos outros (ou já esquecemos do laçaço que a Anta levou da Merckel quando foi se fresquear de dar "conselhos" sobre como consertar a economia da Alemanha? :mrgreen: ). Fora que a tradição militar do Brasil é de neutralidade, não de alinhamento, ainda mais onde pode dar rabo.

Nem dêem muita bola para as charlaiadas de agora, até o Presidente Eleito está se mostrando claramente deslumbrado mas, quando sentar na cadeira e tiver que tomar decisões que afetarão o País inteiro, vai se alinhar é com o que nos tempos da Dita Dura era chamado de PRAGMATISMO RESPONSÁVEL, belo eufemismo para algo tipo "mas num brinca, o cara fez isso na cara de pau? Que josta mesmo! Mas aí, eu quero vender isso e comprar aquilo, pode ser?" e depois vai conversar com o outro a mesma coisa. :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Brasil na OTAN

#10 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 01, 2018 7:12 pm

A única coisa que ainda nos dá algum respaldo e dignidade no mundo das relações exteriores é o fato de o Brasil ser um país, via de regra, insuspeito no que compete a essas alianças militares transnacionais.
Pessoal devia lembrar quando propõe asnices como essas que "pau que dá em chico também bate em Francisco".
Ou já se esqueceram da peia de 82 e de que lado os primos ricos ficaram? :roll: :?
E sempre ficarão.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Brasil na OTAN

#11 Mensagem por Túlio » Qui Nov 01, 2018 7:21 pm

FCarvalho escreveu: Qui Nov 01, 2018 7:12 pm A única coisa que ainda nos dá algum respaldo e dignidade no mundo das relações exteriores é o fato de o Brasil ser um país, via de regra, insuspeito no que compete a essas alianças militares transnacionais.
Pessoal devia lembrar quando propõe asnices como essas que "pau que dá em chico também bate em Francisco".
Ou já se esqueceram da peia de 82 e de que lado os primos ricos ficaram? :roll: :?
E sempre ficarão.

abs.
Isso é interessante, nem tinha lembrado, tks: pouco mais de uma década após tomarem aquele couro dos bifes, foi-se o Menem todo cadelinha pedinchar pra botar a desarmadíssima Argentina...na OTAN! Se a Malvina já foi um baita fiasco militar, aquilo foi um fiasco político ainda maior!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Brasil na OTAN

#12 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 01, 2018 8:27 pm





Editado pela última vez por knigh7 em Qui Nov 01, 2018 8:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Brasil na OTAN

#13 Mensagem por Zelhos » Qui Nov 01, 2018 8:32 pm

knigh7 escreveu: Qui Nov 01, 2018 8:27 pm (Não se esqueçam que há diferentes níveis de parceria com a OTAN).

Imagem

https://www.oantagonista.com/brasil/exc ... -nordeste/
Olha aí, acho que só o fato deles terem tido a pachorra que propor uma base estrangeira no Brasil já é motivo o suficiente para mandar esse pessoal para a mula que pariu. Estou curioso para saber como isso está ecoando na caserna.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Brasil na OTAN

#14 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 01, 2018 8:51 pm

O Heleno nunca vai aceitar continuar no governo e ter de conviver com uma base Americana de lançamentos em Alcântara e uma base militar no Nordeste.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Brasil na OTAN

#15 Mensagem por Túlio » Qui Nov 01, 2018 8:55 pm

Não sei o que o cara que escreveu isso no Antagonista andou bebendo mas recomendo sem reservas: É DAS BUENAS, quem descobrir me mande dois garrafões!!! [091] [091] [016] [016]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder