Vida do Sargento nas três forças

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Vida do Sargento nas três forças

#1 Mensagem por Opdol » Ter Set 04, 2018 4:39 pm

Me dei o Luxo de criar esse tópico para me atualizar sobre como tá a carreira do sargento (especialmente no exército) e que tipo de modelo estão adotando na força e se compensa de modo geral ser sargento para quem quer servir. Pois recentemente eu ouvi diversas coisas ruins sobre da maneira como tratam o sargento dentro do corpo militar e como ele é desvalorizado e não recebe o devido reconhecimento.

Se existir um tópico com esse assunto me avisem, mas de resto ficarei agradecido se os senhores compartilharem comigo as transformações que tem ocorrido.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#2 Mensagem por Clermont » Ter Set 04, 2018 6:24 pm

Opdol escreveu: Ter Set 04, 2018 4:39 pmSe existir um tópico com esse assunto me avisem,

viewtopic.php?f=3&t=17437

viewtopic.php?f=3&t=4635&start=60

viewtopic.php?f=3&t=4635&start=75




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: Vida do Sargento nas três forças

#3 Mensagem por Túlio » Qua Set 05, 2018 1:52 pm

Opdol escreveu: Ter Set 04, 2018 4:39 pm Me dei o Luxo de criar esse tópico para me atualizar sobre como tá a carreira do sargento (especialmente no exército) e que tipo de modelo estão adotando na força e se compensa de modo geral ser sargento para quem quer servir. Pois recentemente eu ouvi diversas coisas ruins sobre da maneira como tratam o sargento dentro do corpo militar e como ele é desvalorizado e não recebe o devido reconhecimento.

Se existir um tópico com esse assunto me avisem, mas de resto ficarei agradecido se os senhores compartilharem comigo as transformações que tem ocorrido.
Sei lá, se queres mesmo servir (e estiveres na idade para isso), o melhor - mas difícil como o inferno - seria a AMAN (EsSA é pra MONGE!); alternativamente, se tiveres EM completo e bom preparo físico, é veres com o CPOR/NPOR mais próximo: dura até oito anos e, ao menos "nos antigamentes", davam um soldo de oficial completo para cada ano servido após o derradeiro pé na bunda. Um Colega meu, antes de fazer o concurso para AP (fim dos 80), passou seis anos e meio como Oficial CPOR (1º ten). Quando foi avisado que não iam renovar, começou a papirar e, feito o concurso, já saiu direto para a ESP, ganhando o mesmo e com grana para comprar carro zero e fazer muita farra até receber o primeiro salário como AP. Ah, ex-oficiais do EB costumam/costumavam ter preferência para cargos de chefia...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#4 Mensagem por Bourne » Qua Set 05, 2018 7:44 pm

Esse negócio de CPOR nunca entendi. A avaliação é só física? O físico só treinar. A cabecinha e capacidade é outra história. No meu tempo, idos de 2003 era quase impossível ser selecionado para o CPOR. Se ficasse um por turma era muito. Imagina com a crise atual.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 05, 2018 8:20 pm

NPOR/CPOR é tudo peixada. Quando meu irmão mais novo serviu, alçou todos os requisitos para servir no CPOR em Manaus. Mas perdeu a vaga para um QI de dentro do EB.
Sem boas relações e conexões dentro do EB ninguém entra em CPOR.
E a maioria passa o tempo coçando o saco e servindo de arrego para os oficiais.
Serviço público tem dessas coisas.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#6 Mensagem por Opdol » Qua Set 05, 2018 10:55 pm

Alguém me tira uma dúvida: se eu fizer um curso universitário de interesse da força, que tipo de "vantagem" posso ter lá dentro ? Nessa caso específico falo da EsSA mas também pode incluir a EsPCEx.

Pq eu tenho conhecimentos em TI e penso em ir para arma de comunicação eu só não tenho um certificado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#7 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 06, 2018 12:25 am

Se tens o ensino médio completo, melhor tentar a Aman direto, caso esteja dentro do limite de idade. Se não a EsSA é um bom começo. Se conclui ensino superior já no EB isso ajuda, mas não garante vantagens.

Dependendo do que tu entendas pelo que seja vantagem na profissão militar, o oficialato permite uma maior possibilidade de escolhas e ascenção profissional.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#8 Mensagem por Opdol » Qui Set 06, 2018 11:56 am

Sim, alguns amigos meus falaram em usar a EsSA como trampolim, para futuramente irem para outras áreas ou fazer outros concursos. Pois acho que nenhum deles querem realmente ficar a vida toda no exército. São tão jovens quanto eu e por isso eu fico com dúvida também em relação a isso, se é bom fazer isso ou séria uma péssima decisão.

Eu vejo o pessoal falando da EsSA nos vídeos e comentários, mas sempre em tom de frustração por isso fica difícil tirar uma conclusão racional.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#9 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 06, 2018 12:54 pm

Como sugestão, já que tens conhecimento na área de TI, é arrumar um diploma para comprovar seus conhecimentos. É burocrático mas necessário. Esta área é bastante valorizada dentro e fora da forças armadas.
Junto a isso pensa o seguinte: onde e o que quero estar fazendo daqui 35 anos?
Não tenha pressa em responder.
A resposta para esta questão vai ajudar a definir o teu futuro. Com ou sem farda.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#10 Mensagem por Opdol » Qui Set 06, 2018 1:08 pm

Com total certeza Carvalho. Mas provavelmente fora da força, me alistei já me apresentai agora saber se vou ser chamado, na minha localidade é um TG.

Mas como tu disse eu já pensei bastante, e isso não envolve ficar na caserna, mas sempre tenho um sentimento de dúvida e incerteza que me rodeia. Mas tenho certeza que essa pode ser uma boa decisão a se tomar.

Mas obrigado Carvalho. Abração.




Editado pela última vez por Opdol em Sáb Set 08, 2018 11:54 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#11 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 06, 2018 1:21 pm

Apenas uma opinião pessoal. Não use a vida militar como escada para alçar outros degraus na vida.
Tenha certeza, vai ser tu e a torcida do Flamengo pensando a mesma coisa. Além dos que já estão lá fazendo exatamente isso agora.
Hoje existem mais de uma possibilidade de entrar nas ffaa's. A abertura cada vez maior para oficiais temporários está aí.
Outra opção é após completar o ensino superior. Existem várias escolas, principalmente no exército, que todos os anos abrem concurso.
Tens tempo para ver tudo isso com calma.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: Vida do Sargento nas três forças

#12 Mensagem por Túlio » Qui Set 06, 2018 2:52 pm

Para ficar fácil:

Soldo de SARGENTOS em 2018:

3º - R$ 3.584,00
2º - R$ 4.445,00
1º - R$ 5.110,00

Notar que o 1S recebe, após anos e anos e muita ralação, menos que o inicial de um AP aqui no RS.

http://www.amapergs-sindicato.org.br/po ... ge_id=3140

Notar ainda que o mesmo 1S recebe apenas uns trocados a mais que um Sd/PM iniciante da Brigada Militar (PM do RS):

http://abamf.org/servicos/tabela-de-reajuste-bm/


Assim, reitero: EsSA é pra MONGE! :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#13 Mensagem por Opdol » Qui Set 06, 2018 2:56 pm

Anotei todas as dicas Carvalho.




Avatar do usuário
Opdol
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jul 18, 2018 11:30 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vida do Sargento nas três forças

#14 Mensagem por Opdol » Qui Set 06, 2018 3:01 pm

Túlio escreveu: Qui Set 06, 2018 2:52 pm Para ficar fácil:

Soldo de SARGENTOS em 2018:

3º - R$ 3.584,00
2º - R$ 4.445,00
1º - R$ 5.110,00

Notar que o 1S recebe, após anos e anos e muita ralação, menos que o inicial de um AP aqui no RS.

http://www.amapergs-sindicato.org.br/po ... ge_id=3140

Notar ainda que o mesmo 1S recebe apenas uns trocados a mais que um Sd/PM iniciante da Brigada Militar (PM do RS):

http://abamf.org/servicos/tabela-de-reajuste-bm/


Assim, reitero: EsSA é pra MONGE! :wink: 8-]
Valeu Túlio tá anotado aqui :D :D :D :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: Vida do Sargento nas três forças

#15 Mensagem por Túlio » Qui Set 06, 2018 3:28 pm

Bourne escreveu: Qua Set 05, 2018 7:44 pm Esse negócio de CPOR nunca entendi. A avaliação é só física? O físico só treinar. A cabecinha e capacidade é outra história. No meu tempo, idos de 2003 era quase impossível ser selecionado para o CPOR. Se ficasse um por turma era muito. Imagina com a crise atual.
Cupincha, falei de um Colega do RS: aqui tá lotado de CPOR (Centro específico); aí no PR, que eu saiba, é um que outro NPOR (ou seja, Núcleo nas próprias OMs). Aqui não precisa tanto (isso quando precisa) estar "no aquário", aí sim, é sine qua non; o cara de que falei é um desses casos, não conhecia ninguém, apenas se apresentou pro SMO em Santa Maria e, ao dizer (e comprovar) a escolaridade, lhe foi perguntado se queria tentar CPOR; topou, fez os testes, curso e...seis anos e meio de mamata (ele chegou a conhecer um tio meu, então Maj Souza, do Corpo de Saúde¹), concluídos com um "dote" de seis soldos e meio de 1º tenente... :wink: 8-]


1 - Corpo de Saúde é uma das maiores barbadas das FFAA: quase ninguém quer, mesmo sem dedicação exclusiva; ele puxava umas horinhas no quartel (e com isso "perfumava" seu CV) e depois ia cuidar de seu consultório particular; se reformou como TC e uma pá de vantagens...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder