DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

DESAER ATL-100

#1 Mensagem por Vinícius Almeida » Seg Ago 13, 2018 3:15 pm

Olá a todos, criei esse tópico para discutirmos sobre o projeto ATL-100 que está sendo desenvolvido pela empresa DESAER (nome bem estranho por sinal) cujo objetivo é substituir o Bandeirante na aviação civil e na FAB.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia ... orte-Leve/

Imagem
Imagem[/img]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: DESAER ATL-100

#2 Mensagem por Tikuna » Seg Ago 13, 2018 8:46 pm

Muitas aeronaves da mesma categoria foram projetadas aqui em SJC. Espero que essa não seja mais uma perdida no tempo, porque essa matéria parece muito mais propaganda para o projeto que coisa certa.

De qualquer forma torço para que seja um projeto realizável (e por favor reforcem esse trem de pouso?)


Grande abraço




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: DESAER ATL-100

#3 Mensagem por toncat » Seg Ago 13, 2018 9:13 pm

Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.

https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier

Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#4 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 1:10 pm

toncat escreveu: Seg Ago 13, 2018 9:13 pm Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.

https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier

Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.
Nem precisa ir tão longe. Tempos atrás escrevi um longo post sobre como uma aeronave com características assim (e não conhecia esta nem a da Cessna) faria com que a Amazônia se tornasse o verdadeiro berço da Aviação Regional no Brasil, e só lá já tem mercado para várias centenas destas aeronaves, entre civis e militares.

A treta começa quando vemos que se trata de um projeto oriundo de uma startup, dessas que pululam na região de SJC. Aqui não é os EUA nem a China, onde há real chance de irem pra frente (pois tem bastante gente disposta a investir em algo inovador e obviamente necessário) e, por conseguinte, fico de pé atrás. Nem maquete há, ou seja, a verba é curtíssima. Dado o (mau) exemplo da MECTRON, que cresceu com verbas públicas até chegar ao ponto de ser vendida a bom preço e, com uma parcela dos lucros, as mesmas pessoas abrirem a SIATT para retomar, agora pessoalmente bem mais endinheiradas, a garimpagem pela grana da viúva, fica clara a razão de minhas reservas a respeito...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: DESAER ATL-100

#5 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 14, 2018 2:11 pm

Só vai pra frente se o Estado fomentar o projeto.
Mas como já vimos o que aconteceu com a Novaer, prefiro esperar sentado.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#6 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 3:29 pm

Bolovo escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:11 pm Só vai pra frente se o Estado fomentar o projeto.
Mas como já vimos o que aconteceu com a Novaer, prefiro esperar sentado.
Novaer é outra que tem cara de caça-níqueis da viúva, com aquilo de querer vender como Treinador um treco que parece mais Aviação Geral, além daquele "Hiper-Tucano" que nem previsão para Mtr tinha e era todo estranho, tanto que acabou como acabou, tipo ninguém sabe, ninguém viu.

O Estado não tem mais como financiar nada, e em casos assim nem deve mesmo; os caras, antes de querer abrir empresa, deviam estudar como fazem isso no exterior: constatam e demonstram uma necessidade, depois sugerem a solução e sua viabilidade para só então passar à captação de recursos para fazer o Demonstrador de Tecnologia. Tudo indo bem até aí, passa-se então a captar recursos para a criação de uma linha de montagem (sugeri a Zona Franca porque, como quase tudo para avião "brasileiro" é importado mesmo, a ausência de impostos e redução do ICMS já dariam um belo ponto de partida); o tempo do Estado-Mãezona já era...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: DESAER ATL-100

#7 Mensagem por Brasileiro » Qui Ago 16, 2018 6:25 pm

Gostei bastante do projeto! Parece um LET-410, porém melhor, mais espaçoso e próprio para cargas, apesar de ter a versão de passageiros.

Certamente há demanda. Mas acredito que deveriam focar realmente no mercado internacional, especialmente o latino-americano, africano e asiático. Por ser de asa alta, certamente é uma boa pedida para ambientes com pistas ruins. Possui um bom espaço interno, inclusive para containers LD3. Tudo muito bem pensado.

Agora, precisam de investidores, e quanto menos puderem contar com o Governo, melhor.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#8 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 21, 2018 10:31 pm

O projeto parece ter evoluído de forma a contemplar os requisitos da Avex para a sua futura aeronave de transporte leve, o que não deixa de ser um indicativo de que os projetistas estão trabalhando de olho nas necessidades, e na realidade, do mercado interno, tanto militar quanto civil.
O desenho original - sem rampa traseira - também não deixa de ser interessante, já que o mercado de aviação regional no Brasil é bem grande, e cabe bem mais de uma proposta.
Por hora é torcer e esperar que empresas interessadas façam sua aposta no mesmo.
O bandeirante não dura para sempre, e EB é MB também tem espaço e necessidade de uma aeronave desta categoria. Missões e funções com certeza é o que mais tem para ele. Seja nas ffaa's, seja no mercado civil.
A Novaer está esperando uma decisão da FAB em relação aos T-25. Assim que sair, e não deve demorar, o projeto do Sovi irá sair do papel. E me atrevo a dizer que o B-250 será o ponto de partida para substituir os Tucano. Outro que dura apenas mais dez anos, dependendo se a modernização for feita, e em qual medida. O fator financeiro irá impor-se novamente nesta decisão. Mas assim como o Bandeirante, Tucano e T-25 não são eternos.
Trabalho para a indústria aeronáutica não vai faltar.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: DESAER ATL-100

#9 Mensagem por Lord Nauta » Qua Ago 22, 2018 3:30 am

Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#10 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 22, 2018 6:46 am

Lord Nauta escreveu: Qua Ago 22, 2018 3:30 am Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?
Não, é nem precisa. O mercado tem demanda para ela.
A empresa apenas pegou carona no ROB da Avex para chegar ao desenho atual e características, que ainda não estão definidos integralmente. Ainda há muito trabalho por fazer.

No mais, quando estiver pronta, com certeza vai chamar a atenção das ffaa's. A aeronave não está sendo feita alheia às necessidades da defesa, o que seria um erro crasso.

No mais, foi-se o tempo em que tinha que esperar um pedido do Estado para fazer alguma coisa em termos de mercado de aviação no Brasil. Temos espaço e demanda por muitos e variados modelos. A questão é: vale a pena correr o risco e investir nele?Há quem acredite que sim.

Ainda bem.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#11 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 22, 2018 10:02 am

Esqueci de dizer. Este projeto e seus desdobramentos, junto com o IPE-014, tem potencial para suprir uma lacuna enorme de décadas e que nunca foi coberta pelos aviões da Embraer, que são os serviços para-público, segurança, saúde e defesa civil governamentais.
Sem falar em Receita Federal, IBAMA, serviço geológico do Brasil, guarda costeira e de fronteira, correios e muitas outras estatais e autarquias que basicamente são 90% da clientela dos ETA, e demais aviações militares.
Essa dependência sempre foi crônica e cultural no país.
Mas ao mesmo tempo que é um mau, também pode ser a alavanca necessária para a sobrevivência da indústria aeronáutica do Brasil no pós Embraer.
Só temos que pensar com a cabeça.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: DESAER ATL-100

#12 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 22, 2018 2:24 pm

Mas tá vindo competidor de peso nessa área, e vem de quem não brinca em serviço:

http://www.cavok.com.br/blog/china-quer ... rbin-y-12/

Imagem

Harbin Y-12, já tem até representante aqui no Brasil pra fomentar negócios.

Modelo F:
Imagem




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#13 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 23, 2018 12:00 am

Ainda em tempo, o Brasília precisará ser substituído também no medio/longo prazo, bem como o Caravan.
Existe a necessidade de novas aeronaves para treinamento e formação de pilotos.
A chegada dos chineses era apenas questão de tempo.
Vamos ver se fazemos o nosso dever de casa.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#14 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 24, 2018 12:44 pm

Não muito a ver com o tópico, mas é preciso lembrar que a Embraer estuda seriamente voltar a produzir um turbohélice para a avaiação regional. Talvez daí também possa surgir um produto de interesse não apenas do mercado civil, mas para a defesa.

Abaixo, o desenho original do ATL, que mostra como o projeto pode ser explorado de forma a gerar não apenas uma aeronave, mas toda uma família.

http://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2017/11/38520.png

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: DESAER ATL-100

#15 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 24, 2018 1:00 pm

Video do ATL -100

https://youtu.be/yEnhTCTpzfg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder